quarta-feira, 1 de fevereiro de 2023

EM 2023 CELEBRAMOS 300 ANOS DA COMPOSIÇÃO: AS QUATRO ESTAÇÕES | LE QUATTRO STAGIONI DE ANTÔNIO VIVALDI

 


COMPOSTA EM 1723. CLICAR NO LINK PARA ASSISTIR - THE FOUR SEASONS DE ANTONIO VIVALDI - PERFORMANCE DE  JULIA FISCHER.

https://www.youtube.com/watch?v=kS-W3lfcVvY   


LE QUATTRO STAGIONI, em português como AS QUATRO ESTAÇÕES, são quatro concertos para violino e orquestra do compositor italiano Antonio Vivaldi, compostos em 1723 e parte de uma série de doze publicados em Amsterdão em 1725, intitulada Il cimento dell'armonia e dell'inventione.  As Quatro Estações é a obra mais conhecida do compositor, e está entre as peças mais populares da música barroca. 

Ao contrário da maioria dos concertos de Vivaldi, esses quatro têm um programa claro, vinha acompanhado por um soneto ilustrativo impresso na parte do primeiro violino, cada um sobre o tema da respectiva estação. Não se sabe a origem ou autoria desses poemas, mas especula-se que o próprio Vivaldi os tenha escrito.

Lista de concertos e movimentos

O arranjo de Vivaldi é o seguinte:

Concerto No. 1 em Mi maior, op. 8, RV 269, "La primavera" (Primavera)

1. Allegro (em mi maior)

2. Largo (em dó sustenido menor)

3. Allegro Pastorale (em mi maior)

Concerto No. 2 em Sol menor, op. 8, RV 315, "L'estate" (Verão) 

1. Allegro non molto (em sol menor)

2. Adagio e piano - Presto e Forte (em sol menor)

3. Presto (em sol menor)

Concerto No. 3 em Fá Maior, op. 8, RV 293, "L'autunno" (Outono)

 

1. Allegro (em fá maior)

2. Adagio molto (em ré menor)

3. Allegro (em fá maior)

Concerto No. 4 em Fá menor, op. 8, RV 297, "L'inverno" (Inverno)

 

1. Allegro non molto (em fá menor)

2. Largo (em mi bemol maior)

3. Allegro (em fá menor)

 

  


Antonio Lucio Vivaldi  nasceu em Veneza, 4 de março de 1678 e faleceu em Viena, 28 de julho de 1741) foi um compositor e músico do estilo barroco tardio oriundo da República de Veneza, atual Itália. Tinha a alcunha de il Prete Rosso ("o padre ruivo") por ser um sacerdote católico de cabelos ruivos. Compôs 770 obras, entre as quais 477 concertos e 46 óperas. É conhecido do grande público principalmente por seus quatro concertos para violino e orquestra denominados Le quattro stagioni ("As Quatro Estações").

Filho de Giovanni Battista Vivaldi e Camilla Calicchio, Antonio Vivaldi era o mais velho de sete irmãos. Seu pai, um barbeiro, mas também um talentoso violinista (alguns chegam a considerá-lo como um virtuoso), depois de iniciá-lo na música, matriculou-o, ainda pequeno, na Capela Ducal de São Marcos, para aperfeiçoar seus conhecimentos musicais, e foi também responsável pela sua admissão na orquestra da Basílica de São Marcos, onde Antonio Vivaldi despontou como o maior violinista do seu tempo.

Em 1703, Vivaldi foi ordenado padre. Em 1704, foi-lhe dada dispensa da celebração da Eucaristia devido à sua saúde fragilizada (aparentemente sofria de asma), e ele se voltou para o ensino de violino num orfanato de moças - o Ospedale della Pietà, em Veneza. Pouco tempo após assumir suas novas funções, as meninas ganharam seu apreço e sua estima. Vivaldi compôs para elas a maioria dos seus concertos, cantatas e músicas sagradas.

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário