Haydn
é considerado o pai da sinfonia clássica e do quarteto de cordas, além de ter
escrito muitas sonatas para piano, trios, divertimentos e missas, que se tornou
a base do estilo clássico de composição de música erudita. Além disso, escreveu
também algumas músicas de câmara, óperas e concertos, que hoje não são tão
conhecidos. Haydn foi o maior influenciador do estilo da época.
O
desenvolvimento da forma-sonata de um esquema rígido em uma maneira sutil e
flexível de expressão musical, que se tornou dominante no pensamento musical
clássico, é devido quase que completamente a Haydn. Ele também criou a forma
sonata, a forma de variação dupla, e foi também o primeiro a integrar a fuga e
outros modelos contrapontísticos à forma clássica.
Franz
Joseph Haydn nasceu em Rohrau, 31 de março de 1732 e faleceu em Viena, 31 de
maio de 1809. Para, além disso, é considerado como um dos autores mais
importantes e influentes da história da música erudita ocidental com uma
carreira que cobriu desde o fim do Barroco aos inícios do Romantismo. Ele é
considerado a ponte e o motor que permitiram que esta evolução sucedesse.
Era
irmão do igualmente compositor Michael Haydn, colega de Mozart em Salzburgo, e
do tenor Johann Evangelist Haydn, que mais tarde Joseph fará vir para
Eszterhaza em 1763. Tendo vivido a maior parte da sua vida na Áustria, Haydn
passou a maior parte de sua carreira como músico de corte para a rica família
dos Eszterházy. Isolado de outros compositores, foi, segundo ele próprio,
“forçado a ser original”. O seu gênio foi amplamente reconhecido durante a sua
vida.
Haydn
nasceu numa família modesta em 1732, na vila de Rohrau, perto da fronteira com
a Hungria, filho de Matthias Haydn e Maria Koller. Ninguém da família de Haydn
estava ligado à música, apesar de Matthias Haydn ser um entusiasta da música
tradicional e tocar harpa de ouvido. De acordo com os apontamentos
autobiográficos de Haydn, a sua infância foi bastante impregnada de
musicalidade dando como exemplo os frequentes serões de canto com seus
vizinhos.
Os
pais de Haydn cedo perceberam que seu filho tinha dotes musicais e
compreenderam que ficando em Rohrau, Joseph não teria hipótese de obter
qualquer aperfeiçoamento musical sério. Por esta razão, aceitaram a proposta de
um dos seus parentes, Johann Matthias Franck, mestre de capela em Hainburg, com
o qual Haydn passaria a viver e a ter aulas de música. Haydn partiu com Franck
e nunca mais voltou a viver com seus pais. Haydn tinha então apenas seis anos
de idade.
A
vida na casa de Franck não foi fácil para Joseph, onde se recordou de ter
passado fome e humilhações. Contudo, aí aprendeu a tocar cravo e violino.
Haydn, tendo uma bela voz infantil, iniciou-se também a cantar na secção de
soprano no coro da igreja. Em 1740, Georg von Reutter, director de música na
catedral de Santo Estêvão, em Viena, impressionou-se com a musicalidade de
Haydn. Reutter nesse tempo viajava pela Áustria procurando pequenos cantores
talentosos. Descoberto desta forma, Joseph Haydn foi enviado a Viena, onde
trabalhou durante os nove anos seguintes como cantor, os últimos quatro já na companhia
de seu irmão mais novo Michael.
Em
1749 Haydn, com 18 anos, deixou de ter voz para cantar e foi expulso. Desta
forma, sem trabalho e na pobreza, chegando mesmo a dormir na rua, foi lançado
na boemia vienense como músico ambulante. Durante este período, que durou cerca
de dez anos, Haydn acabou por introduzir-se nos meios intelectuais e
desenvolveu várias atividades, entre as quais, a partir de 1753, a de
secretário do então famoso compositor italiano Nicola Porpora, com quem acabou
por aprender os fundamentos da composição. A sua formação é, porém devida a si
próprio a partir do estudo voluntário do tratado de contraponto Gradus ad
Parnassum do então compositor da corte, Fux (1660-1741). Outra grande
influência foi Carl Philipp Emanuel Bach, o segundo filho de Johann Sebastian
Bach. É a partir de 1750, com os novos conhecimentos que foi obtendo que teve a
ensejo de escrever missas e a sua primeira ópera (hoje perdida) Der Krumme
Teufel. Posteriormente, Haydn compõe os primeiros divertimentos e outras peças
para cordas que de um só golpe estabelecem a sua reputação e o sucesso de um
novo tipo de formação musical; o quarteto de cordas.
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