O PÚBLICO é um jornal diário matutino português fundado em 1990. É um dos jornais de referência em Portugal, juntamente, com o Expresso. O diretor é Manuel Carvalho e os diretores-adjuntos, Amilcar Correia, Ana Sá Lopes, David Pontes e Tiago Luz Pedro. O jornal foi pioneiro a publicar artigos colecionáveis, como CD, CD-ROM e livros, entre outros. A linha editorial é assumidamente europeísta e é a única publicação portuguesa que segue o antigo acordo ortográfico.
A editora “Público Comunicação Social S. A”, que publica o jornal Público pertence ao grupo empresarial português Sonae e foi fundado em 1989. O seu primeiro diretor foi Vicente Jorge Silva. O primeiro número do Público saiu para as bancas em 5 de março de 1990, com um Estatuto Editorial. Este ainda se encontra em vigor.
A empresa Público, Comunicação Social S.A. foi constituída no dia 31 de Outubro de 1989, quatro meses antes de o jornal sair para as bancas. O jornal Público integrou-se em 1991 na World Media Network que consiste em uma associação de diversos jornais de referência no mundo que incluía, por exemplo, o jornal alemão Süddeutsche Zeitung, o espanhol El País, o francês Libération e o italiano La Stampa, com a qual publicou vários suplementos especiais. Teve, durante algum tempo, participações no seu capital social de empresas de comunicação estrangeiras, nomeadamente as detentoras dos diários El País e La Repubblica (Itália).
Em 11 de Maio de 1995, o Público registrou o seu sítio na Internet e no dia 22 de setembro desse ano, foi criado o Público Online (atualmente designado Público.pt), e também uma outra empresa, a Público.pt Serviços Digitais Multimédia, SA. Em 6 de setembro de 1999 começou a integrar também um serviço autônomos de notícias, atualizadas várias vezes por dia. Ao longo dos seus 20 anos de existência, o Público editou largas dezenas de colecionáveis (dos quais foi pioneiro na imprensa portuguesa, em 1992), suplementos especiais, livros, enciclopédias, CDs, CD-ROMs (a partir de 1999) e DVDs (a partir de 2003). Desde 1997 edita também, anualmente, o Janus, Anuário de Relações Exteriores, em colaboração com a Universidade Autônoma de Lisboa (UAL).
LISTA DE DIRETORES DESDE A FUNDAÇÃO
Vicente Jorge Silva
Nuno Pacheco
Francisco Sarsfield Cabral
Nicolau Santos
José Manuel Fernandes (1998-2009)
Bárbara Reis (2009-2016)
David Dinis (2016-2018)
Manuel Carvalho (2018-Atualidade).
PRÊMIOS
Ao longo da sua existência, o Público,
o Público.pt, os suplementos, e os jornalistas da publicação a título
individual têm ganho vários prêmios, entre os quais:
Prêmios ÑH02;
Prêmio AMI - Jornalismo contra a
indiferença;
Prêmios PC Guia pelo melhor sítio noticioso;
Prêmios Meios & Publicidade;
Troféus JETNET;
Prêmios Mulher Reportagem;
Grande Prémio Imigração e Minorias
Éticas;
Prêmios Gazeta;
Prêmios Bordalo de Jornalismo.
Prêmio de Jornalismo EEA Grants.
Suplementos, cadernos e áreas
Primeiro caderno
O primeiro caderno do jornal, P1 (ou
Público, simplesmente) abriga as notícias do dia dos temas sobre Portugal, o
Mundo, notícias Locais, os Classificados (Anúncios), o Desporto, a Economia, e
tem uma secção de opinião, chamada Espaço Público (onde estão as Cartas, os
Editoriais, as Crônicas e outros Artigos de Opinião, exceto críticas literárias).
FONTE:
Nenhum comentário:
Postar um comentário