Hoje, 30 de abril é DIA INTERNACIONAL DO JAZZ, som que honra a ancestralidade negra. A data foi criada pela UNESCO e anunciada pelo pianista e embaixador da Boa Vontade da UNESCO, Herbie Hancock.
Herbie Hancock
O Dia Internacional do Jazz declarado pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura em 2011 foi com intenção de destacar o Jazz e seu papel diplomático de unir as pessoas em todos os cantos do universo.
O Jazz nasceu nos EUA, é um estilo musical livre, estruturado na criatividade e improvisação. Surgiu entre 1890 e 1910, com origens em Nova Orleans, por meio da comunidade afro-americana. Sua maior influência é originada do Blues, um ritmo que também deriva das canções de trabalho dos negros. O estilo tornou-se popular nas primeiras décadas do século XX.
Foi em 2012 que se celebrou pela primeira vez o Dia Internacional do Jazz. A comemoração tem como objetivo lembrar a importância deste gênero musical e o seu contributo na promoção de diferentes culturas e povos ao longo da história.
Foi ao som do Jazz que: Aretha Franklin, Miles Davis, Chet Baker, Billie Holiday, Ella Fitzgerald, Nina Simone, John Coltrane, Louis Armstrong e outros grandes nomes desse estilo musical se tornaram famosos.
O som é marcado pela criatividade e improvisação, a partir da fusão de diferentes ritmos. E deu origem ao Rock’n Roll e a Bossa Nova.
O Jazz oferece-nos uma proximidade que, neste momento, é particularmente difícil devido às medidas de distanciamento social, pois a melodia do Jazz é um diálogo contínuo entre os músicos da banda, mas também com o ouvinte. Este diálogo, alimentado por múltiplas influências, encontro de tradições musicais de diferentes continentes, ressoa assim em todas as culturas e aproxima-nos uns dos outros. Através do Jazz, reafirmamos também as virtudes da improvisação, porque reinterpretar e dar a ouvir de uma forma diferente o que pensávamos conhecer é, ao mesmo tempo, prestar homenagem e afirmar que, apesar das circunstâncias, ainda temos liberdade de criação.
Herbie Hancock, pianista e Embaixador de Boa Vontade da UNESCO inspira ouvir e a continuarmos a tocar, a continuarmos a inovar, e a mantermos os outros nos nossos corações. A música une-nos, mesmo quando estamos separados.
No entanto para a gente conhecer melhor o Jazz. Estilo musical que está cada vez mais popular no Brasil. Recomenda-se assistir aos festivais, pois, muitos têm entrada gratuita e são promovidos por escolas e músicos.
Um dos maiores festivais gratuitos da
América Latina ocorre o Rio das Ostras Jazz & Blues Festival. Sobre o 19º
Rio das Ostras Jazz & Blues Festival este ano de 2023, acontecerá de 08 a
11 de junho.
FOCUS PORTAL CULTURAL
Nenhum comentário:
Postar um comentário