O Aniversário de Brasília é comemorado, anualmente, em 21 de abril. A data é considerada feriado na cidade. Localizada no Distrito Federal na região Centro-Oeste do país, ao longo da região geográfica conhecida como Planalto Central.
A cidade possui o maior produto interno bruto per capita em relação às capitais, o quarto maior entre as principais cidades da América Latina e cerca de três vezes maior que a renda média brasileira. Como capital nacional, Brasília abriga a sede dos três poderes da República (Executivo, Legislativo e Judiciário) e 127 embaixadas estrangeiras. A política de planejamento da cidade, como a localização de prédios residenciais em grandes áreas urbanas, a construção de enormes avenidas que atravessam a cidade e a sua divisão em setores, tem provocado debates sobre o estilo de vida nas grandes cidades no século XX. O projeto da cidade a divide em blocos numerados, além de setores para atividades pré-determinadas, como o Setor Hoteleiro, Bancário ou de Embaixadas.
Ela é conhecida como uma das criações mais importantes do arquiteto Oscar Niemeyer, em parceria com o urbanista Lúcio Costa. O “Plano Piloto”, como foi apelidado o projeto urbanístico da cidade, começou a ser criado em 1956.
Inaugurada como capital do Brasil em 1960, cidade planeada que se distingue pela sua arquitetura branca e moderna, essencialmente, concebida por Oscar Niemeyer. Uma particularidade da cidade de Brasília é o seu formato similar ao de um avião, quando vista de cima. A sua "fuselagem" é o Eixo Monumental, com duas avenidas amplas flanqueadas por um enorme parque. No "cockpit" (A cabine de comando, área usualmente, situada na parte dianteira da aeronave, de onde os pilotos a controlam) encontra-se a Praça dos Três Poderes, cujo nome provém das três agências do governo que a rodeiam.
O custo total da obra chegou a cerca de um bilhão de dólares. Brasília foi inaugurada em 21 de abril de 1960, pelo então presidente Juscelino Kubitschek, passando a ser a terceira capital do Brasil. Antes de Brasília, as capitais do Brasil haviam sido Salvador e Rio de Janeiro.
Graças ao seu estilo urbanístico, desde 7 de dezembro de 1987, 36 anos em 2023, a cidade é considerada PATRIMÔNIO MUNDIAL PELA UNESCO -Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura.
Como parte das comemorações do aniversário da capital federal, os brasilienses dispõem de várias atividades especiais. São exemplos: exposições, intervenções urbanas, mostras de cinema e documentários, shows e demais espetáculos culturais.
HISTÓRIA
A ideia de transferir a capital para o interior do país existia desde o tempo da Independência e era defendida por políticos como José Bonifácio. No entanto, o projeto nunca se concretizou.
No ano de 1889, o empreendimento vem novamente à tona, e em 1892 houve expedições para marcar o lugar da futura capital.
Na década de 20 se colocaria a pedra fundamental, onde, atualmente, se encontra a cidade de Platina.
Entretanto, com as crises econômicas no governo de Getúlio Vargas, a ideia foi, novamente, sepultada.
Durante a campanha para a presidência, JK é lembrado por um menino de que a lei acerca da transferência da capital para o interior ainda não havia sido cumprida. Assim, o político mineiro faz disso uma das suas plataformas de governo.
Com o crescimento desordenado no Rio de Janeiro e o poder de pressão da população, os políticos estariam mais resguardados em Brasília.
A construção da nova capital consumiu
os quatro anos de governo JK e no dia da sua inauguração ainda havia a ser
feito. Mesmo assim, Brasília mantém sua
vitalidade e concentra um traçado urbano arrojado e original.
LEGENDAS DA IMAGEM
Do topo para baixo e da esquerda para
direita: Eixo Monumental visto a partir da Torre de TV; Catedral Metropolitana
à noite; fachada do Palácio da Alvorada; Ponte Juscelino Kubitschek no Lago
Paranoá; edifícios do Setor Bancário Sul e o edifício do Congresso Nacional com
o mastro especial da Praça dos Três Poderes ao fundo; vista panorâmica do Plano
Piloto de Brasília.
Nenhum comentário:
Postar um comentário