Do alto dos seus 20 metros, o terço gigante instalado entre duas palmeiras imperiais do Campinho do Convento da Penha, em Vila Velha, ES, demonstra um pouco da grandeza da devoção que ele representa.
O terço anuncia também a festa de Nossa Senhora da Penha o maior evento religioso do estado, que se repete há 453 anos. A instalação do terço de proporções gigantes é tradicional: acontece há 25 anos.
A ideia de homenagear a padroeira dos capixabas foi do médico Osmar Sales. “A ideia nasceu por acaso. Em 1997, no Rio de Janeiro, durante o 2º Encontro de Famílias com o Papa João Paulo II, vi um terço com bolas de gás. A partir disso, comecei, no ano seguinte, a preparar o símbolo da Festa da Penha no Espírito Santo”, explica o idealizador.
De lá para cá, ele não parou mais de coordenar a equipe que confecciona o terço gigante. A cada ano, o monumento carrega uma mensagem importante. Em 2023, por exemplo, ele quis que as pessoas compreendessem a Ressurreição de Jesus e a Eucaristia.
No centro do terço o voluntário resolveu colocar a figura de Maria segurando seu filho nos braços. “O manto de Maria nos envolve, nos estimula e nos coloca sempre à disposição do Filho que ela aponta… Maria nos estimula, nos orienta, e a Eucaristia nos sustenta nessa caminhada de fé, de devoção, de louvor ao Filho, através dela. Por isso que coloco o símbolo da Eucaristia na Cruz, para lembrar que pela Cruz houve a morte de Jesus, mas por ela também passou Aquele que iria ressuscitar e Ele continua Ressuscitado, hoje vivo, presente e verdadeiro na Eucaristia”, explana o médico.
A medalha, que tem quase dois metros, foi produzida pela artista plástica Vivian Chiabay. “Fiz uma maquete, uma peça numa escala um pouco menor – com 60 centímetros -, começamos a discutir a estrutura, material, cores, porque ela precisava ter cores, afinal de contas a gente precisava trazer as cores reais de Nossa Senhora da Penha… A peça tem várias camadas e dá esse efeito de luz e sombra”, afirma a artista.
O CONVENTO DA PENHA
O convento foi fundado em 1651. A festa da padroeira começou em 1571, com pequenos grupos de fiéis organizando e realizando as missas em homenagem à Nossa Senhora. Hoje, a festa da Penha é considerada o terceiro maior evento mariano do Brasil.
Nenhum comentário:
Postar um comentário