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https://www.youtube.com/watch?v=z3RuvIBFrbQ
MÚSICAS:
1. L'Orfeo - Toccata (0:00)
2. Il combattimento di Tancredi e
Clorinda - Battle Music (1:29)
3. Lamento della Ninfa (3:52)
4. Cruda amarili (9:50)
5. Cor mio mentre vi miro (12:21)
6. Non si levav'ancor (14:18)
7. Quel augelin che canta (18:28)
8. O primavera, gioventu dell anno
(20:26)
9. Il ritorno d'Ulisse in patria -
"Di misera regina" (23:28)
10. L'Orfeo - 'Signor, quel'infelice'
(33:25)
11. Lamento d'Arianna (41:14)
12. L'Incoronazione di Poppea -
"Pur ti miro" (55:44)
13. Tirsi E Clori
I. Allegro [tutti] (1:00:15)
II. Allegretto (1:07:01)
III. Allegro gaio (1:13:31)
14. Vespro della Beata Vergine (1610)
*trechos
1. Deus in adiutorium (1:20:35)
2. Laudate pueri (1:22:52)
CLAUDIO GIOVANNI ANTONIO MONTEVERDI (1567–1643) foi um compositor italiano, tocador de cordas e maestro de coro. Compositor de música secular e sacra e pioneiro no desenvolvimento da ópera, ele é considerado uma figura de transição crucial entre os períodos renascentista e barroco da história da música.
Nascido em Cremona, onde realizou seus primeiros estudos musicais e composições, Monteverdi desenvolveu sua carreira primeiro na corte de Mântua (c. 1590–1613) e depois até sua morte na República de Veneza, onde foi maestro di capella na basílica. de São Marcos. Suas cartas sobreviventes dão uma visão da vida de um músico profissional na Itália do período, incluindo problemas de renda, patrocínio e política.
Grande parte da produção de Monteverdi, incluindo muitas obras de palco, foi perdida. Sua música sobrevivente inclui nove livros de madrigais, obras sacras de grande escala, como Vespro della Beata Vergine (Vésperas) de 1610 e três óperas completas. Sua ópera L'Orfeo (1607) é a mais antiga do gênero ainda amplamente executada; no final de sua vida, ele escreveu obras para o teatro comercial em Veneza, incluindo Il ritorno d'Ulisse in patria e L'incoronazione di Poppea.
Embora tenha trabalhado extensivamente
na tradição da polifonia renascentista anterior, como em seus madrigais, ele
empreendeu grandes desenvolvimentos na forma e na melodia e começou a empregar
a técnica do baixo contínuo, característica do barroco. Não estranho à
controvérsia, ele defendeu suas técnicas às vezes novas como elementos de uma
segunda prática, contrastando com o estilo anterior mais ortodoxo que ele
denominou de prima pratica. Amplamente esquecido durante o século XVIII e
grande parte do século XIX, suas obras foram redescobertas por volta do início
do século XX. Ele agora está estabelecido tanto como uma influência
significativa na história da música europeia quanto como um compositor cujas
obras são executadas e gravadas regularmente.
Busto de bronze de Claudio Monteverdi,
Giardini pubblici Giovanni Paolo II di Cremona
FONTE: Canal do You Tube:
Christopher MacIntyre
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Pela amiga Sara Cabral. – 09-05-2023
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