segunda-feira, 5 de junho de 2023

EM 05 DE JUNHO CELEBRAMOS O DIA MUNDIAL DO AMBIENTE | HOMENAGEM DO FOCUS PORTAL CULTURAL



05 DE JUNHO DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE 

FOCUS PORTAL CULTURAL 


Em 1972, durante a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano, em Estocolmo, a Organização das Nações Unidas (ONU) instituiu o Dia Mundial do Meio Ambiente, que passou a ser comemorado todo dia 05 de junho. 

Esta data, que foi escolhida para coincidir com a data de realização dessa conferência, tem como objetivo principal chamar a atenção de todas as esferas da população para os problemas ambientais e para a importância da preservação dos recursos naturais, que até então eram considerados, por muitos, inesgotáveis.

Na Conferência, que ficou conhecida como Conferência de Estocolmo, iniciou-se uma mudança no modo de ver e tratar as questões ambientais ao redor do mundo, além de serem estabelecidos princípios para orientar a política ambiental em todo o planeta. Apesar do grande avanço que a Conferência representou, não podemos afirmar, no entanto, que todos os problemas foram resolvidos a partir deste momento. 

Créditos dos Vídeos: Maria Otília Camillo, postados em nosso grupo de WhatsApp.










COMENTÁRIO DE MÁRCIA PESSANHA APÓS POSTAGEM DO FOCUS EM HOMENAGEM AO DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE.

05 de junho, dia consagrado ao meio ambiente. E é preciso unir nossos esforços, erguer nossa voz para preservar a natureza e manter a sustentabilidade de nosso planeta. E como o meio ambiente envolve a interação entre os elementos naturais e humanos do espaço, devemos festejar a referida data com o espírito de defensores e guardiões de nossa terra, nossa gente, nossa fauna e nossa flora.

Nesse sentido, Alberto Araújo, editor do Focus Portal Cultural, sensível aos cuidados que devemos ter com a preservação da natureza, elaborou um cartão digital, ilustrado com um vídeo do jardim de Maria Otília, que frequentemente nos envia mensagens floridas. E presenciamos, assim, a natureza em festa e usufruímos da beleza das flores, em especial do bailado da rosa, ao sopro do zéfiro ameno.

E para completar o cenário de beleza natural, o pássaro feliz por ter abrigo e alimento na verdejante árvore, também saúda a natureza com seu simbólico canto “bem-te-vi”.

E incentivados pelo som do “ bem-te-vi” podemos em coro dizer: “bem- te- vimos” terra amada, desde seu descobrimento e sua revelação ao mundo, o desejo de alguns de explorar suas riquezas e violar seu ventre fértil. Mas aqui estamos, seus filhos amados, para defendê-la e cantá-la em prosa e versos, em nossa condição de escritores. Telurismo que nos faz evocar alguns poetas românticos, como por  exemplo Casimiro de Abreu em seus versos:

Todos cantam sua terra/ também vou cantar a minha,/ nas débeis cordas da lira/ hei de torná-la rainha;/ - Hei de dar-lhe a realeza/ nesse trono de beleza/ em que a mão da natureza/ esmerou-se em quanto tinha./ Correi pras bandas do sul: /debaixo de um céu de anil/ encontrareis o gigante/ Santa Cruz, hoje Brasil;/ - É uma terra de amores/ alcatifada de flores/ onde a brisa fala amores/ nas belas tardes de abril / É um país majestoso/ essa terra de Tupã./ Desde o Amazonas ao Prata,/ do Rio Grande ao Pará!/- Tem serranias gigantes/ e tem bosques verdejantes/ que repetem incessantes/ os cantos do sabiá.

São versos e palavras que acendem nossa fé e nossa esperança, pois terra querida, queremos “vê-la bem” e grandiosa como idealizou o poeta. Sementes lançadas para que possamos continuar lutando pela preservação da natureza, o que garante nossa própria sobrevivência.

Vê estão chegando as flores...

Professora Doutora Márcia Maria de Jesus Pessanha

 

***************************************

AGRADECIMENTO DO ALBERTO ARAÚJO

Muito Obrigado Márcia Pessanha pelo seu feedback tão expressivo. Sim, muito enérgico e com a essência delicada da contemplação, ao apreciar o belo. Você como sempre fez uma leitura iconográfica brilhante. Foi essa a ideia que tive em produzir o simples, mas significativo cartão. O vídeo de Maria Otília nos idealiza em sua vez, na porta de entrada, estão as flores, as quais representam a todos nós, e na sala o cantar do bem-te-vi que simboliza a alegria de estarmos vivos em cada amanhecer. Assim, na sua linguagem iconográfica você acrescentou os cuidados que devemos ter em preservar toda essa beleza. É isso mesmo, precisamos de ambientes arborizados e com sorridentes flores.  Valeu muito a sua manifestação na ciranda em homenagem ao Dia Mundial do Meio Ambiente. Concordo, precisamos nos juntar e irmanados proteger o nosso Planeta. Isto é, cuidando das árvores, cuidando de nossos jardins, rios... Pois, são sublimes formosuras, e nos foram ofertadas por Deus. Agradeço aos vídeos que Maria Otília postou há muito tempo e que hoje serviram para ilustrar o singelo e expressivo cartão.

Abraços do Alberto Araújo. 05 de junho Dia Mundial do Meio Ambiente.




TRILHA SONORA DA POSTAGEM 

ESTÃO VOLTANDO AS FLORES – EMÍLIO SANTIAGO, do Canal Youtube da Sônia Lessa.

https://www.youtube.com/watch?v=gyktzui6pmk










Nenhum comentário:

Postar um comentário