terça-feira, 11 de julho de 2023

ALBA HELENA CORRÊA – ESTRELA DA TROVA - TEXTO DE WALDENIR DE BRAGANÇA



ALBA HELENA CORRÊA é Pedagoga e Pós-Graduada em Orientação Educacional pela Faculdade Nacional de Filosofia.   Mestre em Educação (Área  de Métodos e Técnicas pela  Universidade Federal Fluminense. Profª de 2º grau (concursada), aposentada após 33 anos de atividade em cada cargo (dupla regência).Trovadora, sonetista, cordelista,  cronista, contista  e declamadora diplomada pelo CCMS (Centro Cultural Maria Sabina). Membro das seguintes UBTs (União Brasileira de Trovadores):  Nacional; do RJ e de Niterói; Associada da ANE (Associação Niteroiense de Escritores); Membro Efetivo : da  AFL (Academia Fluminense de Letras), Niterói; da ABT (Academia Brasileira de Trova ),RJ; da ABLC (Academia  Brasileira de Literatura de Cordel-RJ); da ANL (Academia Niteroiense de Letras) Membro correspondente: da Academia Cachoeirense de Letras (ES); da Academia Itaperunense de Letras e do Ateneu Angrense de Letras e Artes. Aluna do Curso de Esperanto. Patrona da Academia Gonçalense de Literatura de Cordel.

***************************************

EM 11 DE JULHO CELEBRAMOS O ANIVERSÁRIO DE 
ALBA HELENA CORRÊA


Anúncio do aniversário de Alba Helena Corrêa pela confreira Márcia Pessanha, às 8h15min, em nosso grupo Foculistas.

Hoje é o aniversário da nossa amiga acadêmica Alba Helena. Parabéns! Felicidades! Uma chuva de bênçãos para você e sua família





Para a querida Alba Helena!💐🌹🌹🌹💐🌻🌻🌻💐🌹🌹🌹
uma trova de pé quebrado de minha autoria!🌷
    Uns bebem pra esquecer,
    outros pra nada lembrar
     do que queriam esquecer
     antes de se emborrachar!
                 (Sara de Lourdes Cabral Rodrigues ) 
                   11/ 07/ 2023  
                   Niterói/RJ🥰



Parabéns e feliz aniversário para nossa querida confreira Alba Helena. Rainha das Trovas. 

Hoje é dia do poderoso São Bento, eu peço para você Alba, muita proteção e bênçãos infinitas de amor, saúde e paz.

🙏😇🎂🥂
Labouré Lima



Alba Helena Corrêa e Dulce Mattos


Parabéns,  amiga ALBA HELENA , não  só  pelo seu aniversário,  mas também,  por seu exemplo de vida, por sua força interior, por sua determinação e principalmente,  pela amiga que é. Dulce Mattos



Alba Helena Corrêa e Maria Otília Camillo.


(VÍDEO COM A TROVA ESCRITA E MUSICADA
POR MARIA OTÍLIA PARA ALBA HELENA)


Olá, querida, Ilustre Amiga Alba Helena Corrêa! O momento nos é de, imensa, Alegria e Gratidão, ao Criador, pela sua presença, repleta de Amor e, marcante, carinho entre, todos, nós! Parabéns! Saúde! Felicidades! Iluminado carinhoso abraço de Aniversário ! Maria Otília



Parabéns por esta data especial, confreira Alba Helena! Que o tempo seja sempre o seu melhor parceiro, trazendo serenidade, equilíbrio e sabedoria, que lhe darão a receita ideal de como viver a vida, aproveitando o melhor que ela tem a oferecer. Parabéns por mais um ano que promete ser um ano luminoso em sua vida.  

Muita saúde, amor, paz, fé, esperança, alegrias e prosperidade! Um sincero abraço e votos de muitas felicidades do amigo Alberto Araújo – Editor do Focus. 11 de julho de 2023.

(CARTÃO DE ANIVERSÁRIO DIGITAL 
PARA ALBA HELENA CORRÊA)


MENSAGENS DOS AMIGOS


Dr. Waldenir de Bragança


ALBA HELENA CORRÊA – ESTRELA DA TROVA

 

A querida, ilustre e admirável trovadora Alba Helena Corrêa, que podemos denominar Estrela da Trova, completa 91 anos bem vividos, como agente e instrumento desse reino literário, transbordante do amor à arte poética.

“ALBA” significa o surgir do sol, o momento em que o astro-rei aparece no horizonte para nos iluminar. E assim é Alba Helena, efervescente chama que ilumina, aquece e entusiasma, com seu brilho especial.

Pedagoga, com mestrado em Educação, professora estadual com dupla regência por 33 anos, Alba costuma dizer que foi a partir de um encontro fortuito ocorrido em 1996 com o saudoso trovador Antônio Bispo dos Santos, ex-presidente da Academia Brasileira de Trovas, que passou a se interessar pelo gênero. Ele não imaginava que estava ativando um vulcão literário, ao despertar talentos acumulados de uma imensa riqueza contida na alma e no coração da trovadora Alba Helena.

E as lavas desse vulcão de letras vêm derramando trovas, sonetos, cordéis, poesias, haicais, ensaios, contos, crônicas, biografias – acompanhados do aroma da Rosa Rubra para ornamentar e encantar o nosso viver.

Em 26 anos dessa trajetória luminosa, Alba já ultrapassou o tempo e alcançou a eternidade na arte poética. É uma das mais premiadas trovadoras no Brasil e fora dele. É recordista! Possui catalogadas 734 classificações em âmbito nacional e internacional, participou mais de 100 antologias, teve diversos trabalhos publicados em revistas e jornais. Em decorrência, recebeu premiações em concursos patrocinados pela Organização Mundial da Trova, em Portugal, Espanha, México, Argentina, Canadá, Japão, República Dominicana, Estados Unidos, Venezuela e Cuba.

Celebramos a festejada sonetista e trovadora, sem igual no cenário contemporâneo em nosso idioma, com mais de 300 inspirados sonetos – alguns reunidos na coletânea Sonetos Prateados e Dourados – mais de 2 mil admiráveis trovas, em seus três gêneros, reunidas nos livros: Trovas para Sonhar, Trovas para Filosofar e Trovas para Rir, além de diversos cordéis, alguns dos quais fez publicar em A Voz do Cordel Sudestino, acompanhados de entusiasmado prefácio de Gonçalo Ferreira da Silva, Presidente da Academia Brasileira de Literatura de Cordel.

Integra as Academias Fluminense e Niteroiense de Letras, Brasileira de Trova, Brasileira de Literatura de Cordel, UBT-Nacional, UBT-Niterói e UBT-RJ, a Academia de Letras e Artes Lusófonas, entre outras entidades culturais congêneres. É cofundadora da Academia de Letras e Artes Lusófonas e da Academia Brasileira de Estudos e Pesquisas Literárias; está no Clube Simpatia de Algarve / Portugal; e outros mais.

As lavas literárias continuam sendo lançadas, diuturnamente, por esse vulcão que tem sido forte e valioso impulsionador do movimento trovadoresco no Brasil e fora dele – dedicando especial carinho às atividades da União Brasileira de Trovadores, sentimento que revela na trova:

Unindo irmãos trovadores,

Belo templo da harmonia,

Tem, da Rosa, seus primores:

Nossa UBT é poesia!

Vanguardeira, perseverante, incentivadora; coordenadora e julgadora de concursos, com ativa e alegre presença em inúmeros Jogos Florais realizados em cidades e estados onde sempre é recebida com carinhosas homenagens e justificado reconhecimento, Alba Helena chega ao 90º aniversário irradiando do seu vulcão explosões de pétalas de poesia.

Trabalhadora incansável das boas causas, é companheira leal, sempre pronta e disposta a efetivamente contribuir, doando seu tempo e esforço nas instituições que têm a sorte de receber sua participação. É valiosa colaboradora do jornal Unidade e da Universidade Aberta da Terceira Idade / UNIVERTI, onde coordena o Ouro da Casa, orientando e inspirando para a descoberta de novos talentos na Literatura e na Arte.

Foi durante vários anos Diretora-Tesoureira da Academia Fluminense de Letras, mantendo criterioso controle das contas, reservando tempo para telefonar para cada confreira e confrade para, delicadamente, lembrar-nos o compromisso da anuidade. Sem ela não estariam sendo realizados, até hoje, os concursos da UBT-Niterói, que contam com sua atuação direta na coordenação, providenciando o recebimento dos trabalhos, reunindo grandes trovadores para julgar os méritos dos concorrentes, atendendo aos requisitos formais do regulamento.

No ano do Jubileu de Ouro dos Jogos Florais de Niterói, reitero o reconhecimento à excelsa e premiadíssima trovadora que é há décadas sustentáculo laborioso da instituição e admirável irradiadora dos mais belos sentimentos de amor à poesia.

Podemos dizer que Alba Helena nasceu para o Reino da Trova e nele, e por ele, continuará pelos tempos infinitos.

Obrigado, querida amiga-irmã, por sua vida, obrigado pelo bem que praticou e há de praticar ainda. Que o Senhor esteja abençoando sua vida e sua caminhada.

Meu abraço fraterníssimo,

 

Waldenir de Bragança


(Obs. Repostagem do texto Dr. Waldenir de Bragança feito em homenagem aos 90 anos de Alba Helena Corrêa).



Antonio Soares - ASO e Alba Helena Corrêa.

Alberto Araújo e Alba Helena Corrêa

Alba Helena e Dr. Waldenir de Bragança

Alberto Araújo e Alba Helena Corrêa

Neide Barros Rêgo, Walmir Ventura Rêgo, 
Alba Helena e Sávio Soares


Clique no link para assistir 'Recordações Poéticas", 

https://youtu.be/HFLJzQQwukc  

recital de poesias de Alba Helena Corrêa, no Centro Cultural Maria Sabina. O orador foi Sávio Soares de Sousa.

 

GRAVAÇÃO DA SOLENIDADE DE POSSE DE ALBA HELENA CORRÊA, ACADEMIA NITEROIENSE DE LETRAS, EM 30 DE JUNHO DE 2021. 

CLICAR NO LINK: https://youtu.be/1Adn9dY2RnQ


POEMA "ALBA" DE GEIR CAMPOS À ESCRITORA, TROVADORA E ACADÊMICA ALBA HELENA CORRÊA.

 

ALBA

Não faz mal que amanheça devagar,

as flores não têm pressa nem os frutos:

sabem que a vagareza dos minutos

adoça mais o outono por chegar.

Portanto não faz mal que devagar

o dia vença a noite em seus redutos

de leste – o que nos cabe é ter enxutos

os olhos e a intenção de madrugar.



CONCURSO DE LITERATURA DE CORDEL DE SÃO GONÇALO-RJ, A ACADÊMICA ALBA HELENA CORREA,  conquistou, merecidamente, o primeiro lugar e num Evento, bastante  concorrido,  recebeu seu Troféu,  Diploma e flores.


REGISTRO CULTURAL: A ACADÊMICA E TROVADORA ALBA HELENA POSA AO LADO DE SUAS HONRARIAS RECEBIDAS DURANTE A SUA TRAJETÓRIA LITEROCULTURAL

Gostei muito de ver a nossa admirável trovadora Alba Helena Corrêa mostrar as suas honrarias, são relíquias recebidas durante a sua trajetória literocultural. Parabéns, Sucesso sempre. Postei no Focus e no Facebook do Focus. Crédito da foto é da Dulce Mattos. ALBERTO ARAÚJO.


*******************************

Luciana Pessanha Pires disse: Parabéns, querida Alba! Feliz Aniversário! Abraço

****************************

Sara De Lourdes Cabral Rodrigues

 


Marcia Pessanha disse: Parabéns prezada amiga Alba. Saúde, felicidades! Chuva de bênçãos para você e família. Abraços.


***************

Namir Rosa Lagos

Muita saúde, paz, felicidades e muito sucesso sempre!




Mensagem da Dulce Mattos.



Nenhum comentário:

Postar um comentário