“FLORAÇÕES
PRIMAVERIS” – EDITORIAL DE MÁRCIA PESSANHA -PRESIDENTE DA ACADEMIA FLUMINENSE
DE LETRAS.
Mais um BOLETRAS/AFL que chega trazendo, simbolicamente, o florescer primaveril em nossas atividades culturais. Alguns acadêmicos estão colhendo flores e frutos de seus trabalhos, com lançamentos de livros, participação em congressos, seminários, e recebendo premiações e títulos. Além disso, nossa instituição está recebendo oito novos Membros Titulares das quatro Classes: Letras; Belas Artes; Ciências; e Ciências Sociais, que foram eleitos recentemente e tomarão posse em breve. É um renascer após o período da pandemia e de muitas perdas. Por isso, a Primavera traz para nós com a beleza e o perfume das flores um renovar de esperanças e de realizações.
E nesta ambiência poética podemos citar em nível dialógico frases e versos de renomados escritores: “O inverno cobre minha cabeça, mas uma eterna primavera vive em meu coração”, Victor Hugo; “Podes cortar todas as flores, mas não podes impedir a Primavera de aparecer”, Pablo Neruda; “Aprendi com as primaveras a deixar-me cortar e a voltar sempre inteira”, Cecília Meireles.
A AFL tem sido convidada para participar de vários eventos e tem marcado presença em nossa cidade e em outros municípios. E no mês de outubro participaremos de um Congresso de Academias Estaduais de Letras em Mato Grosso do Sul, a convite da Academia Sul-Mato-Grossense.
E com o apoio e
colaboração dos prezados acadêmicos, poderemos ir muito além. Pois como bem
disse Florbela Espanca em seus versos: “Há uma primavera em cada vida: / É
preciso cantá-la assim florida, / Pois se Deus nos deu voz, / foi pra cantar!”
Márcia
Pessanha, Presidente da AFL
Nenhum comentário:
Postar um comentário