Entre
os dias 18 e 22 de outubro de 2023, acontece a 75ª edição da Feira do Livro de
Frankfurt. O evento recebe 24 empresas brasileiras participantes do Brazilian
Publishers, projeto de internacionalização de conteúdo editorial brasileiro
realizado por meio de uma parceria entre a Câmara Brasileira do Livro (CBL) e a
Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (APEXBRASIL),
além da poetisa Luiza Romão, vencedora do Prêmio Jabuti 2022 nas categorias
Poesia e Livro do Ano.
Compõem
a delegação com destino à cidade alemã as seguintes empresas: Árvore, Bom Bom
Books, Callis, Ciranda Cultural, Clube de Autores, EDUSP, Faro Editorial,
Girassol, Global Editora, Lux Editora, Melhoramentos, Mil Caramiolas, Online
Editora, Ôzé, Pé da Letra, Pergunta Fixar, Revista Internacional Destaque
Nordeste, Ronaldo Andrade, SENAC SP, SESC SP, Todavia, UNESP, Viajante do
Tempo, VR Editora. Sevani Matos, presidente da Câmara Brasileira do Livro, e
Karine Pansa, diretora da CBL e presidente da International Publishers Association
(IPA), também estarão presentes e participarão de uma série de encontros e
reuniões, começando pela cerimônia de abertura, que acontece no dia 17, às 17h.
A
programação do estande brasileiro na edição deste ano inclui um matchmaking com
café da manhã (exclusivo para convidados), que será realizado às 9h do dia 18.
Também neste dia, às 11h, Sevani participa do painel Publishing Perspectives
Forum, enquanto Karine participa dos encontros “Sustainability Summit”,
“Freedom to Publish”, entre outros. Já a tradicional Caipirinha Hour promete
reunir profissionais do mundo inteiro para um encontro em clima descontraído de
Happy Hour, que acontece no dia 19, a partir das 16h30. No dia 20, às 17h, a
autora Luiza Romão participa de uma apresentação de sua obra “Também guardamos
pedras aqui”.
“A
relevância da Feira do Livro de Frankfurt se estende não apenas à indústria
editorial, mas também à promoção da diversidade cultural e à difusão de ideias
globalmente”, afirma Sevani Matos. “A Feira de Frankfurt serve como uma vitrine
para a literatura brasileira, possibilitando que autores e editoras brasileiras
alcancem um público global, o que não apenas aumenta a visibilidade
internacional de seus trabalhos, mas também promove a troca de conhecimento e a
compreensão cultural entre o Brasil e o resto do mundo”, conclui.
Para
Rayanna Pereira, coordenadora de relações internacionais da CBL e do Brazilian
Publishers, a presença brasileira na Feira do Livro de Frankfurt destaca a
diversidade literária do país, que vai além das obras de autores já consagrados
internacionalmente, como Machado de Assis e Clarice Lispector. Essa exposição
global também abre portas para negociações de traduções, acordos editoriais e
parcerias internacionais, o que pode impulsionar a disseminação da literatura
brasileira em diferentes idiomas.
Na
edição passada, as empresas brasileiras participantes prospectaram US$ 928 mil em novos negócios, entre acordos fechados e
expectativas, superando a estimativa inicial de US$ 600 mil. A delegação também estabeleceu mais de 170
novos contatos comerciais com representantes editoriais de outros países. Na
ocasião, o mercado editorial brasileiro foi representado por um total de 21
editoras.
SOBRE
A CBL
A
Câmara Brasileira do Livro (CBL) é uma associação sem fins lucrativos que
representa editores, livreiros, distribuidores e demais profissionais do setor.
Há 77 anos, atua em diversas frentes sempre com o propósito de promover o
acesso ao livro e a democratização da leitura em todo o país, além de divulgar
a literatura brasileira no mercado internacional. Desde março de 2020, a CBL é
a Agência Nacional do ISBN e, no mesmo período, lançou uma plataforma digital
que reúne os serviços prestados de maneira integrada e dinâmica. Outra atuação
forte da entidade está ligada a uma agenda de relacionamento com as mais
diversas esferas públicas e governamentais visando debater pautas e políticas
importantes para o setor. Todas as ações são pensadas com um olhar estratégico
e sensível de quem acredita no poder transformador dos livros para a sociedade.
SOBRE
O BRAZILIAN PUBLISHERS
Criado
em 2008, o Brazilian Publishers é um projeto setorial de fomento às exportações
de conteúdo editorial brasileiro, que visa promover o setor no mercado global
de maneira orientada e articulada. A iniciativa é resultado da parceria entre a
Câmara Brasileira do Livro (CBL) e a Agência Brasileira de Promoção de
Exportações e Investimentos (ApexBrasil), que atua para promover os produtos e
serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para
setores estratégicos da economia brasileira. Desde sua criação, o projeto já
ajudou mais de 100 empresas brasileiras a darem os primeiros passos na
internacionalização, além de contribuir para a disseminação da literatura
brasileira no mercado editorial global por meio de ações como o Catálogo de Livros
e Direitos Autorais e uma categoria no tradicional Prêmio Jabuti dedicada a
reconhecer editoras internacionais que publicam livros brasileiros. Para
participar, basta acessar www.brazilianpublishers.com.br/associe-se, preencher
o formulário e enviar o termo de adesão assinado.
SOBRE
A APEXBRASIL
A
Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) atua
para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair
investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira.
Para alcançar os objetivos, a ApexBrasil realiza ações diversificadas de
promoção comercial que visam promover as exportações e valorizar os produtos e
serviços brasileiros no exterior, como missões prospectivas e comerciais, rodadas
de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras
internacionais, visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião
para conhecer a estrutura produtiva brasileira, entre outras plataformas de
negócios, que também têm por objetivo fortalecer a marca Brasil.
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