quinta-feira, 5 de outubro de 2023

THEATRO MUNICIPAL DE SÃO PAULO CELEBRA 210 ANOS DE VERDI COM ‘AOS DEUSES E AOS HOMENS’



O concerto é um dos mais famosos do compositor italiano, que é considerado expoente do período romântico do país.

O Theatro Municipal de São Paulo comemora os 210 anos de Giuseppe Verdi com apresentações especiais de “Aos Deuses e aos Homens”.

O concerto é um dos mais famosos do compositor italiano, que é considerado expoente do período romântico do país.

Além da Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal, regida por Alessandro Sangiorgi, o evento conta com os solistas Tatiana Carlos, Isabel de Paoli, Paulo Mandarino e Luiz-Ottavio Faria.

O programa acontece no dia 6 de outubro de 2023, às 20h, com reprise em 7 de outubro, às 17h. Os ingressos são vendidos a doze reais e podem chegar a sessenta e quatro reais. O evento acontece na sala de espetáculos da instituição.

SERVIÇO

210 ANOS DE VERDI

Data: Sexta-feira 06 de outubro de 2023, às 20h e sábado 07às 17h

Local e endereço: Theatro Municipal de São Paulo – Praça Ramos de Azevedo, s/n, República, São Paulo.

 

GIUSEPPE VERDI

 

Giuseppe Fortunino Francesco Verdi  nasceu em Roncole, 10 de outubro de 1813 e faleceu em Milão, 27 de janeiro de 1901, mais conhecido apenas por Verdi, foi um compositor italiano de óperas do período romântico. Sendo na época considerado o maior compositor nacionalista da Itália e um dos mais influentes do século XIX, assim como Richard Wagner (1813–1883) na Alemanha.

 

Suas obras são executadas com frequência em casas de ópera em todo o mundo e, transcendendo os limites do gênero, alguns de seus temas já estão há muito enraizados na cultura popular - como "La donna è mobile", de Rigoletto, "Va, pensiero" (Coro dos Escravos Hebreus) de Nabucco, "Libiamo ne' lieti calici" (Valsa do Brinde) de La Traviata e a "Gloria al Egito e ad Iside" (Marcha Triunfal) de Aida. Embora sua obra tenha sido algumas vezes criticada[por quem?] por usar de modo geral a expressão musical diatônica em vez de uma cromática e com uma tendência de melodrama, as obras-primas de Verdi dominam o repertório padrão um século e meio depois de suas composições.

 



 

Nenhum comentário:

Postar um comentário