EDITORIAL DO BOLETRAS/AFL – OUTUBRO DE
2023
PÁGINAS DE OUTUBRO
Como se folheássemos um livro, até porque em outubro comemoramos o Dia Nacional da Leitura, do Poeta, da Poesia e do Livro, cada página representa uma nova leitura de nossas atividades acadêmicas, literárias e outras, que nos envolvem no cotidiano.
Mês com várias datas significativas nas áreas da cultura, das letras, da educação e da saúde, a começar pela própria denominação de Outubro Rosa, a campanha para a conscientização das mulheres para o combate ao câncer de mama.
E talvez, por estarmos ainda na estação primaveril em nosso país, eclodiu uma floração de atividades culturais, artísticas, literárias: feiras de livros, seminários, congressos etc. E a Academia Fluminense de Letras marcou presença em vários desses eventos: na XXXIV Convenção da Federação Internacional do Elos da Comunidade Lusíada, de 12 a 15 de outubro de 2023, no Paraná, nas cidades de Londrina, Mandaguari e Maringá, em que participaram as acadêmicas Matilde Carone Slaibi Conti e Márcia Pessanha; em seguida, a AFL, reconhecida como Academia oficial do Estado do Rio de Janeiro, por intermédio de sua presidente, foi convidada para participar do Congresso das Academias Estaduais de Letras, em Campo Grande, Mato Grosso do Sul, de 18 a 21 de outubro, representando nosso estado. Foi um Congresso muito representativo; as conclusões resultantes foram recolhidas na CARTA DE CAMPO GRANDE, que pode ser encontrada no final deste boletim.
Comemoramos em 12 de outubro o Dia da Criança, da Padroeira do Brasil, Nossa Senhora Aparecida e o Dia Nacional da Leitura; 15 de outubro, o Dia do Professor; 20 de outubro, o Dia do Poeta. E coroando o final do mês: 29 de outubro, Dia Nacional do Livro; 31 de outubro, Dia Mundial da Poesia, em homenagem a Carlos Drummond de Andrade. E muitas outras efemérides fizeram parte do calendário desse movimentado mês.
Desejamos que a AFL prossiga em sua caminhada, com o apoio de todos os acadêmicos, e como diz a “Parábola da Colheita: cada ação, pensamento e sentimentos cultivados ao longo dos meses darão frutos...” Que assim seja!
Márcia Pessanha,
Presidente da Academia Fluminense de
Letras.
Nenhum comentário:
Postar um comentário