A Noite Estrelada é uma pintura de 1889 do artista holandês Vincent Van Gogh. Foi feita utilizando a técnica de óleo sobre tela, mede 73 x 92 cm e se encontra, atualmente, no Museu de Arte Moderna de Nova Iorque (MoMa), nos EUA.
A tela apresenta uma paisagem noturna com destaque para o céu e as estrelas. Há também ciprestes que sobem ao firmamento como labaredas de fogo, montanhas e um povoado. A obra se encaixa no movimento de vanguarda europeu pós-impressionista.
Retrata a vista da janela de um quarto do hospício de Saint-Rémy-de-Provence, pouco antes do nascer do sol, com a adição de um vilarejo idealizado pelo artista.
A tela faz parte da coleção permanente do Museu de Arte Moderna de Nova Iorque desde 1941. É considerada uma das mais famosas pinturas de Van Gogh e uma das mais icônicas da arte ocidental.
Embora A Noite Estrelada tenha sido pintada durante o dia no estúdio do térreo, seria impreciso classificá-la como pintura de memória. Van Gogh pintou a vista da janela em diferentes períodos do dia, sob várias condições, como na alvorada, anoitecer, dias ensolarados, nublados, ventosos e num dia chuvoso. A equipe de funcionários do asilo não o deixava pintar na cela, mas Vincent, ainda nos aposentos, conseguia rascunhar com tinta ou carvão no papel e então usava os desenhos como a base para a criação de variações de trabalhos anteriores. O elemento pictórico em comum a todas essas pinturas e desenhos é a linha diagonal que representa as baixas colinas dos Alpilles.
A Noite Estrelada é a única noturna da série de obras da vista do quarto do hospício. A lua foi uma estilização, pois registros astronômicos indicam que o astro estivera minguante giboso quando Van Gogh produziu a tela.
Mesmo que a Lua então estivesse
minguante, a representação de Van Gogh não estaria astronomicamente adequada. O
único elemento pictórico definitivamente fora do alcance daquela vista de Van
Gogh é o vilarejo, que teve por base o rascunho F1541v, feito a partir de uma
encosta montanhosa acima do nível de Saint-Rémy.
Nenhum comentário:
Postar um comentário