Sexta-feira, 26 de abril de 2024, o salão de conferências do Centro Cultural Expressão Cultural ficou concorridíssimo por uma seleta assistência de vários âmbitos culturais. O motivo da alegre ocorrência foi que a professora e pianista Licia Lucas, apontada por todos os seus admiradores como a Dama do Piano, proferiu a conferência intitulada “História da Música e do Piano”.
O encontro foi aberto pelo Presidente do Centro Cultural Expressão Cultural, Dr. Jorge Bragança que apresentou a conferencista, professora de piano, fundadora da Academia Nicaraguense da Música e Presidente de Honra da Orquestra Jovem de Nicarágua, tendo recebido a Medalha de “Amiga e Mecenas da Arte e da Cultura Nacional” naquele país. A artista também tem apoiado no Brasil, inúmeros projetos de diversas orquestras jovens.
Com
desembaraço e verve, expressões que lhe são peculiares, a palestrante iniciou a
conferência, explanando todo o tema abordado na programação.
Conteúdo
da Palestra
1
- As origens da música ocidental;
2
- A inserção do Piano quando de sua invenção;
3
– O extraordinário desenvolvimento do Piano;
4 - Outras perspectivas sobre a expressiva arte do Piano.
Durante o momento da conferência foram exibidos os seguintes vídeos relacionados ao tema da palestra.
1-
Vídeo - Do cravo ao piano;
2-
Vídeo - A fábrica de Pianos Fazioli que está localizada em Sacile, a 60 km de Veneza,
Itália. O Piano Fazioli é reconhecido e possui diversas sedes de distribuição
pelo mundo todo, agradando a todos os tipos de músicos que o tocam;
3- Vídeo - Concerto Nº 1 para Piano e Orquestra do compositor Piotr Ilitch Tchaikovski com a Orquestra Filarmônica do Amazonas, no Teatro Amazonas de Manaus, com a pianista Licia Lucas como solista e Eduardo Alvarez como regente.
Como forma de conectar o público ao ambiente cultural, como música ambiente, no início da palestra foi colocada a música Adagio of Spartacus and Phrygia do ballet Spartacus do compositor armênio Aram Khachaturian, com a Real Filarmônica Orquestra da Inglaterra.
Licia Lucas e seu esposo Marne Serrano Caldera são autores da obra A Genealogia do Piano – O desenvolvimento das escolas pianísticas no mundo, publicada em 2010. A obra tem o selo da Editora Muiraquitã, contém 256 páginas e acompanhada por um CD com músicas executadas ao piano pela a artista Licia Lucas.
SOBRE LICIA LUCAS
Licia Lucas nasceu na cidade de Itu em São Paulo. Começou os estudos de piano em família com a professora Nayl Cavalcante Lucas, diplomando-se posteriormente na Escola Nacional de Música na classe da professora Neida Cavalcante Montarroyos. Dotada de uma sólida formação pianística e artística obtida em prestigiosos conservatórios europeus, Licia Lucas se especializou no Brasil com Homero de Magalhães, discípulo de Alfred Cortot e na Itália, no Conservatório de Santa Cecília de Roma, com Vincenzo Vitale, descendente artístico de Thalberg e de Cesi, este último que, a convite de Anton Rubinstein, foi Diretor da escola pianística de São Petersburgo. Sua educação musical foi aperfeiçoada com Bruno Seidhofer e Hans Graf da escola vienense.
No Brasil, a pianista Licia Lucas tem desenvolvido intensa atividade pedagógica. Membro Titular e Presidente da Academia Nacional de Música de 2013 a 2016. Membro do Comité D’Honneur da Fundação João de Souza Lima. Na França é membro do Comité D’Honneur da Fundação Franz Liszt.
Em maio de 2003, no esplendor das comemorações dos 300 anos da fundação de São Petersburgo, Licia Lucas voltou à Rússia como solista convidada da Orquestra do Teatro e da Ópera e do Ballet do Conservatório de São Petersburgo, na Sala Glazunov do Conservatório Estatal de São Petersburgo Rimsky-Korsakov, gravando os concertos de Tchaikovsky Nº 1 e Grieg en La menor com a prestigiosa Filarmônica Acadêmica de São Petersburgo.
Em junho de 2004, o nome de Licia Lucas se inscreveu no seleto grupo de artistas, entre eles Liszt e Tchaikovsky que se apresentaram na legendária Grande Sala da Filarmônica de São Petersburgo, ao ser, longamente, ovacionada como solista dos concertos para piano e orquestra de Beethoven Nº 3 e Chopin Nº 2 e gravando estes dois concertos com a mesma orquestra e com um grande lançamento nacional e internacional do CD, realizado na temporada de 2005.
Entre suas gravações destacam-se também as realizadas na Sala Tchaikovsky de Moscou com a Orquestra Estatal da Sociedade Filarmônica de Moscou; com a Filarmônica de Turim na Itália; nos Estados Unidos com a Arpeggione Kammerorchester da Áustria, assim como a gravação do 2º. Concerto de Bela Bartók para a TV Globo no Rio de Janeiro, com a Orquestra Sinfônica Nacional; os CDs gravados para o selo L’ART: “Il Barocco” assim como os “24 Prelúdios de Chopin”; o CD “Licia Lucas in Italy” gravado em 2008, na Itália na “Fazioli Concert Hall” e o CD “Licia Lucas in Russia” gravado com a Orquestra Sinfônica da Rádio&TV de Moscou com o Concerto Nº2 e a Rapsódia sobre um Tema de Paganini de Rachmaninoff.
Durante
4 anos, Licia Lucas foi Coordenadora do Departamento de Música Clássica do
Ministério da Cultura da Nicarágua e Chefe da Cátedra de Piano da Escola
Nacional de Música de Manágua. Tem proferido palestras e Masterclasses, além do
Brasil, na Argentina, Peru, America Central, Porto Rico, México, Estados Unidos
e Itália.
Shirley Araújo disse: Parabéns amiga Licia Lucas, você é uma artista incrível e muito talentosa, é muito admirada por todos nós. Além, da sua perfeita “performance” ao executar as composições clássicas ao piano é uma especialista, sabedora de todo desenvolvimento da arte pianística. Sobretudo, tem o especial carinho em compartilhar os seus conhecimentos. Em tempo, a sua obra A Genealogia do Piano publicada em parceria com o seu esposo Marne Serrano, é maravilhosa! Shirley Araújo
******
Angela Riccomi disse: Parabéns querida Licia! Sua competência ao piano e seu conhecimento musical são incomparáveis! ❤️
******
Maria Esther Paes Barreto Rodrigues disse: Parabéns!
Também
postado no Facebook do Focus Portal Cultural
Créditos das fotos: Marne Serrano Caldera.
Editorial
Alberto Araújo
Focus Portal Cultural
Nenhum comentário:
Postar um comentário