Ígor
Fiódorovitch Stravinsky nasceu em Oranienbaum,
no dia 17 de junho de 1882 e faleceu em
Nova Iorque, no dia 6 de abril de 1971. Ficou famoso como pianista e maestro,
estando nessa condição muitas vezes nas estreias das suas obras.
A
carreira de compositor de Stravinski foi notável pela sua diversidade
estilística. Inicialmente adquiriu fama internacional com três ballets
encomendados pelo empresário Sergei Diaguilev e executados pelos Ballets Russes
de Diaghilev: L'Oiseau de feu, "O Pássaro de Fogo", 1910, Petrushka,
1911/1947, e Le Sacre du printemps, "A Sagração da Primavera" , 1913.
A Sagração, cuja estreia provocou um motim, transformou o modo de pensamento
dos compositores posteriores acerca da estrutura rítmica, e foi largamente
responsável pela reputação duradoura de Stravinski enquanto revolucionário
musical, forçando as fronteiras do design musical.
Após
esta fase inicial russa, Stravinski virou-se para o neoclassicismo na década de
1920. As obras deste período tendem a utilizar as formas musicais tradicionais
(concerto grosso, fuga, sinfonia), frequentemente disfarçadas com um veio de
emoção intensa sob uma aparência superficial de distanciamento ou austeridade,
muitas vezes prestando tributo à música de mestres anteriores, como J. S. Bach
e Tchaikovsky.
Nos
anos 1950 adotou os procedimentos do serialismo, utilizando as novas técnicas
ao longo dos seus últimos vinte anos. As composições de Stravinski deste
período têm pontos em comum com toda a sua produção anterior: energia rítmica,
a construção de ideias melódicas desenvolvidas a partir de algumas células de
duas ou três notas, e clareza de forma, instrumentação e expressão vocal.
Também
publicou vários livros ao longo de sua carreira, quase sempre com a ajuda de um
colaborador, por vezes não nomeado. Na sua autobiografia de 1936, Chronicles of
My Life, escrita com a ajuda de Walter Nouvel, Stravinski incluiu a sua famosa
declaração de que a "música é, pela sua própria natureza, essencialmente
impotente para expressar seja o que for." Com Alexis Roland-Manuel e
Pierre Souvtchinsky escreveu as suas Charles Eliot Norton Lectures Harvard
University,1939–40, que foram feitas em francês e mais tarde coligidas sob o título
Poétique musicale em 1942, traduzidas para o inglês em 1947 como Poetics of
Music. Muitas entrevistas nas quais o compositor conversou com Robert Craft
foram publicadas como Conversations with Igor Stravinsky. Colaboraram ainda em
mais cinco volumes adicionais durante a década seguinte.
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