sábado, 10 de agosto de 2024

FUNDAÇÃO DO ELOS CLUBE NITERÓI ICARAÍ, PRESIDENTE LILLIAN SANTOS





O Elos Clube de Niterói Icaraí, que é filiado ao Elos Internacional da Comunidade Lusíada. 

Com a elegância e competência de sempre e presença de membros elistas, a presidente do Elos Internacional, Dra. Matilde Slaibi Conti deu início aos trabalhos que determinam os princípios fundamentais do Elos Clube de Niterói Icaraí, a nova Célula elista a ser constituída. A instituição é presidida, interinamente, pela Dra. Lillian dos Santos, que no momento da sua posse e da diretoria, liderará a nova entidade por dois anos. Tratado, que a solenidade de posse acontecerá em setembro de 2024, a data ainda indefinida. 

A reunião de início das atividades do Elos Clube de Niterói Icaraí aconteceu na Sala de Leitura Professor Doutor José França Conti, no prédio da OAB, Niterói, em 08 de agosto de 2024, data do aniversário de 65 anos do Elos Internacional da Comunidade Lusíada. 

No início das atividades a presidente do Elos Internacional Dra. Matilde Slaibi Conti muito feliz convidou a todos os presentes para fazerem a Oração Elista e proferiu algumas palavras.  Logo após, a presidente do Elos Icaraí, Dra. Lillian Santos distribuiu aos presentes a cartilha que contém a Carta dos Princípios Elistas. A Carta é a base de toda a filosofia da Instituição. Contém também a Oração Elista, os Fundadores do Elos Clube; o Hino do Elos Internacional, que tem a letra e música de Dulce Sarmento, do Elos Clube de Montes Claros, Minas Gerais. 

Foi maravilhoso o início de atividades da nova Célula acadêmica, a qual tem um futuro promissor e que terá a liderança da expressiva e dinâmica elista Lillian Santos. Não conhecíamos a sua atuação acadêmica. Mas logo, percebemos que é uma personalidade muito carismática, que chegou com a ânsia de ajudar os companheiros. Sobretudo agregar valores da cultura fluminense e certamente, divulgar a nossa Língua materna. Aconteceu também a Oração a Deus, pelo membro elista, pastor Carlos Henrique Ferreira Gomes.

Durante a reunião foi criada a maioria do conselho diretor.  Veja os primeiros membros que compõe a diretoria da instituição, que assim formada, será registrada em cartório.

A DIRETORIA DO ELOS CLUBE NITERÓI ICARAÍ

 

Lillian Santos – Presidente

Andrea Fernandes – Vice-presidente

Ana Araújo Gomes – Secretária

Maria da Conceição Cardoso Painat – Tesoureira

 

Estiveram presentes: Matilde Slaibi Conti - Presidente do Elos Internacional; Lillian Santos, presidente do Elos Clube Niterói Icaraí; Pedro Gomes, presidente da OAB; Maria da Conceição Cardoso Painat; Andrea Fernandes; Ana Araújo Gomes; Carlos Henrique Ferreira Gomes; Clério Carneiro Júnior; Cleide Villela Abib; Esdras Ferreira Gomes; Alberto Araújo; Shirley Araújo; Ana Maria Cunha Noronha; Maria das Dores e outros. 

Para entender as regras filosóficas elista, é muito simples. Basta seguir com literalidade, amor, dedicação, seriedade, lealdade às etiquetas. Pois, ela é o domo de obediências, certamente, às regras da instituição.

O movimento elista professa em sua ideologia histórico-cultural e de forma consubstanciada, a divulgação da cultura lusófona, tendo por trilha inicial a expansão do IDIOMA PORTUGUÊS, assim como de sua origem, cultura, tradições, disseminando-o por todos os lugares, contudo, os mais diversos e longínquos. O Elos jamais poderá ser uma instituição fechada.

Na etiqueta do elismo não se discrimina religião; condição social e econômica. Tampouco, preconceito racial. Atitude discriminatória, segregação ou tratamento injusto e desigual é crime. Custa muito caro reaver a situação, sem falar que deixa sequelas indefinidas na pessoa difamada. A maioria dos elistas é advogado e sabe o prejuízo que causa essa indelicadeza. Portanto, a meta do Elismo, é agregar personalidades de boa conduta e moral e ilibada da sociedade.

Editorial

Alberto Araújo

Diretor Cultural do Elos Internacional

 

*******************

A Célula-Mater do Elismo surgiu no dia 08 de agosto de 1959, na Prainha de São Vicente, na cidade de Santos, Estado de São Paulo. O movimento foi iniciado por Eduardo Dias Coelho e um pequeno grupo de homens de boa vontade, cresceu pela congregação de valores humanos dispostos a semear fraternidade e preservar a cultura, usos e costumes de todos os povos que se expressam na Língua Portuguesa. Os Clubes em atividades estão entre Brasil, Portugal, Moçambique e Macau.






















































 


Nenhum comentário:

Postar um comentário