sexta-feira, 23 de agosto de 2024

GRANDE SERTÃO: VEREDAS - ADAPTAÇÃO DE BIA LESSA, EM EXIBIÇÃO NOS CINEMAS, NO RIO DE JANEIRO.

 

'O Diabo na Rua no meio do Redemunho' tem Caio Blat e Luiza Lemmertz como Riobaldo e Diadorim. 

Nas salas de cinema do Rio de Janeiro desde quinta-feira 22 de agosto de 2024 o filme “O diabo na rua no meio do redemunho”, longa-metragem de Bia Lessa, que adapta às telas o clássico da literatura brasileira “Grande sertão: veredas”, 1956, de Guimarães Rosa. 

Na trama, Caio Blat é Riobaldo e Luiza Lemmertz vive Diadorim, que integram um bando de jagunços em meio a embates com um grupo rival entre andanças pelo sertão. 

O longa é a quarta incursão de Bia Lessa no audiovisual: a diretora teatral, curadora e artista multimídia assinou os filmes “Crede-mi”, 1996 e “Então morri”, 2016 e a série “Cartas ao mundo”. O filme vem de uma longa pesquisa de Bia com a obra de Guimarães Rosa. Ela já havia transformado o clássico numa exposição interativa no Museu da Língua Portuguesa, SP, em 2006, e o adaptado para os palcos em 2018.

No Rio, entre os dias 26 de agosto e 4 de setembro de 2024, após as sessões das 20h do filme no Estação Net Botafogo, Rua Voluntários da Pátria, 88, será realizada uma série de debates. 

Entre os convidados estão o cientista político Luiz Eduardo Soares, os cineastas Nevillle d’Almeida e João Moreira Salles, a crítica literária Flora Sussekind e o neurocientista e escritor Sidarta Ribeiro.

O elenco do filme conta ainda com Luisa Arraes, Leonardo Miggiorin, Clara Lessa, José Maria Rodrigues, Lucas Oranmian, Daniel Passi, Elias de Castro e Balbino de Paula.

 

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário