Se eu te contasse sobre uma escritora misteriosa, com toques de erudição e espírito de celebridade, você conseguiria adivinhar quem é?
Nascida na bucólica região de Yorkshire, no norte da Inglaterra, em 1816, Charlotte Brontë foi poeta e romancista. Depois de ver o primeiro romance recusado por várias casas editoriais, a escritora alcançou a fama com a sua segunda obra, “Jane Eyre”, em 1847.
Por mais que os críticos tivessem aclamado a obra, o louvor deu-se sob o manto do anonimato: Charlotte assinava suas obras sob o pseudônimo masculino, Currer Bell.
Mas o público, inquieto, não se
cansava de indagar: "Quem é Currer Bell?".
Ela até tentou revelar sua verdadeira identidade, porém, em 1855, veio a notícia chocante: ‘Currer Bell’ havia morrido.
Dois anos depois, o mistério sobre a sua identidade se desfez, comovendo ainda mais a sociedade da época e contribuindo para o fascínio em torno da romancista, que se tornou uma das figuras mais estudadas da literatura inglesa.
O romancista W. M. Thackeray, que gozava então de enorme sucesso com “Feira das Vaidades”, comentou que não conseguira desgrudar do livro, chorando em diversas passagens.
Os críticos reconheceram o gênio literário de Brontë. Mas o louvor deu-se sob o manto do anonimato: Charlotte assinava suas obras sob pseudônimo masculino, Currer Bell, o que era de praxe na época entre as escritoras. Mas o público, inquieto, não cansava-se de indagar: ‘Quem é Currer Bell?’. À boca pequena, diversos críticos diziam suspeitar tratar-se de uma mulher. Incomodada, Charlotte tentou revelar sua verdadeira identidade. Porém, em 1855, veio a notícia chocante: ‘Currer Bell’ havia morrido. Charlotte faleceu aos 38 anos de complicações durante a gravidez ela havia se casado um ano antes. Foi uma comoção na época.
O mistério sobre a sua identidade se desfez definitivamente quando, em 1857, a romancista Elizabeth Gaskell lançou a biografia “A Vida de Charlotte Brontë”. Terminava o mistério, mas não o fascínio em torno da romancista, que se tornou desde então uma das figuras mais estudadas da literatura inglesa.
Charlotte Brontë nasceu em Thornton,
21 de abril de 1816 e faleceu em Haworth, no dia 31 de Março de 1855, foi uma
escritora e poetisa inglesa, a mais velha das três irmãs Brontë que chegaram à
idade adulta e cujos romances são dos mais conhecidos da literatura inglesa.
Nasceu em Thornton, oeste de Bradford, West Yorkshire, Reino Unido no dia 21 de
abril de 1816. Escreveu o seu romance mais conhecido, Jane Eyre com o
pseudônimo Currer Bell.
Nenhum comentário:
Postar um comentário