segunda-feira, 16 de setembro de 2024

HOMEMAGEM À ESCRITORA BRITÂNICA AGATHA CHRISTIE

 

Postagem, especialmente, aos admiradores da renomada “Rainha do Crime”

            ALBERTO ARAÚJO exibe três obras do acervo particular do Focus Portal Cultural. O Natal de Poirot; Cai o Pano; Assassinato no Expresso do Oriente da escritora Agatha Christie que em 15 de setembro de 2024, foi celebrado os 134 anos do seu nascimento. 

A trilogia em embalagem especial, isto é, uma caixa com as três obras, que foram publicadas pela Editora Nova Fronteira do Rio de Janeiro. 

O personagem perspicaz Hercule Poirot é a criação Agatha Christie e trata-se de um detetive belga, protagonista de quase cem produções da escritora, entre romances e contos. Baixinho, de cabeça oval e com bigode enorme, Poirot é meticuloso, perfeccionista e cheio de manias. Não há crime que não desvende. Por isso, e também por não ser muito humilde, Poirot costuma se intitular a grande mente da Europa. 

SINOPSES DAS OBRAS

01 – CAI O PANO - A convite de Poirot, o capitão Hastings retorna ao local da primeira investigação de ambos: a mansão Styles. O tempo passou: o detetive belga envelheceu e está em umacadeira de rodas, já a antiga mansão foi reduzida a uma mera hospedaria. A visita, porém, se revela mais que um reencontro entre velhos amigos. O instinto de Poirot, ainda afiado, lhe diz que entre os hóspedes há um assassino. E ele precisa que Hastings o ajude a identificá-lo antes que haja mais uma vítima e antes que seu tempo acabe. Escrito na década de 40, mas mantido em um cofre até sua publicação em 1975 (um ano antes da morte de Christie), Cai o pano é a última investigação de Hercule Poirot. Neste romance, considerado um de seus melhores, a Rainha do Crime concebe uma arrebatadora despedida ao seu maior e mais querido personagem. 



02 – ASSASSINATO NO EXPRESSO DO ORIENTE - É perto da meia-noite quando a neve acumulada sobre os trilhos interrompe a jornada do Expresso Oriente, o mais famoso e luxuoso trem de passageiros do mundo, que liga a Ásia à Europa. A bordo, milionários, aristocratas, empregados e um assassino. Porém, no mesmo vagão encontra-se ninguém menos que Hercule Poirot. Caberá ao meticuloso detetive investigar todos os passageiros e descobrir a identidade do ousado criminoso. Christie propõe um fascinante enredo nos moldes do clássico subgênero do “locked room”, “mistério do quarto fechado”, em que o crime ocorre num local isolado, e a suspeita recai sobre todos os presentes. Publicado em 1934, o romance foi levado com estrondoso sucesso ao cinema pelo diretor Sidney Lumet, em 1974, com Albert Finney, Lauren Bacall, Sean Connery, Jacqueline Bisset e Ingrid Bergman no elenco até hoje, é uma das mais aclamadas adaptações jamais feitas de um clássico da literatura de mistério. 

03 – O NATAL DE POIROT - Simeon, o patriarca dos Lee, convida todos os seus filhos para comemorar o Natal na luxuosa mansão da família. É hora de eles deixarem os ressentimentos de lado e visitarem o velho pai. Mas aparentemente as intenções de Simeon não são nobres. Ele quer se divertir às custas do ganancioso grupo de familiares. Tudo começa com algumas alterações em seu testamento e termina com um assassinato, em um quarto trancado por dentro. Quando Hercule Poirot oferece ajuda para solucionar o caso, encontra uma atmosfera não de luto, mas de suspeitas mútuas.


AGATHA CHRISTIE

Nascida em 15 de setembro de 1890 em Torquay, na Inglaterra, e conhecida como a Rainha do Crime é a escritora de maior vendagem da história, atrás apenas da Bíblia e de Shakespeare, com quatro bilhões de exemplares distribuídos por todo o mundo. A autora produziu oitenta romances e contos ao longo de seis décadas, traduzidos para mais de cem idiomas, com inúmeras adaptações para cinema, teatro e televisão. Suas obras se tornaram clássicos da literatura devido a engenhosidade e criação de personagens marcantes, como os detetives Hercule Poirot e Miss Marple. Agatha faleceu em 12 de janeiro de 1976, Winterbrook, Reino Unido.




Nenhum comentário:

Postar um comentário