terça-feira, 15 de outubro de 2024

A PRESIDENTE DA ACADEMIA FLUMINENSE DE LETRAS, DRA. MÁRCIA PESSANHA É MEMBRO DA DIRETORIA DO FÓRUM DAS ACADEMIAS DE LETRAS.

Erthal Rocha, Márcia Pessanha, Merval Pereira e Henrique Medeiros

Empossada em 14 de outubro a primeira diretoria do Fórum das Academias Estaduais de Letras - FAEL, em solenidade realizada no Salão Nobre da Academia Brasileira de Letras, presidida por Merval Pereira, que também é o Presidente de Honra da nova entidade. 

A FAEL atua como uma ponte que possibilita  a travessia, unindo  instituições literárias de nosso país, compartilhando saberes e experiências, mostrando o quanto é importante o elo entre os escritores , que preservam nosso idioma  e, unidos, podem contribuir para a melhoria da educação e cultura   no Brasil.

Márcia Pessanha, presidente da Academia Fluminense de Letras, representando o Estado do Rio de Janeiro, integra a diretoria como 2ª secretária. Os demais empossados foram: Henrique Alberto de Medeiros Filho, MS, presidente; Antônio Penteado Mendonça, SP, vice-presidente; Ernani Buchmann, PR, 1º secretário; Ayrton Ortiz, RS, 1º tesoureiro; Alberto Rostand Fernandes Lanverly de Melo, AL, 2º tesoureiro. 

UM POUCO SOBRE MÁRCIA PESSANHA 

Marcia Maria de Jesus Pessanha é professora do Ensino Superior, com Mestrado e Doutorado em Letras-Literatura pela UFF, onde exerceu o magistério no Instituto de Letras e na Faculdade de Educação, e assumiu a coordenação do curso de Pedagogia. Foi vice-diretora e diretora da Faculdade de Educação da UFF e vice-presidente do Conselho Municipal de Educação de Niterói. Atualmente, integra o Conselho Municipal de Educação de Niterói e o Conselho Universitário da UFF, como representante da AFL. É também presidente da FALERJ, a Federação das Academias de Letras do Estado do Rio.

Foi presidente executiva do 4° Salão de Leitura de Niterói, na gestão de Waldeck Carneiro como Secretário de Educação de Niterói.

Em sua obra literária constam livros de poesias, contos e antologias. Entre eles, Borboletrando, Editora Muiraquitã, Fatias do Viver, Editora Sol Nascente, Casimiro de Abreu, o poeta das primaveras, organização e apresentação, Coleção Introdução aos Clássicos da Literatura Fluminenses, Ed. Nitpress, Mutatis Mutandis - na contradança das palavras, coautoria com Leda Mendes Jorge, Editora Parthenon, Haicais em dueto - diálogos poéticos, coautoria com Paulo Roberto Cecchetti, Ed. Parthenon e várias outras publicações em revistas e antologias.

 

Crédito da foto:

Cleide Villela Abib




 

Nenhum comentário:

Postar um comentário