A data de 13 de fevereiro foi escolhida pela UNESCO, em 03 de novembro de 2011 durante a sua 36ª conferência em homenagem ao primeiro programa de rádio das Nações Unidas, que foi ao ar em 13 de fevereiro de 1946. O objetivo da data é celebrar o rádio como um meio de comunicação poderoso, capaz de alcançar um público vasto e diversificado, e de promover a liberdade de expressão, a educação e a cultura.
Uma solicitação da Academia Espanhola do Rádio, no dia 20 de setembro de 2010, a Espanha propôs que o Conselho Executivo da UNESCO incluísse um item na agenda sobre a proclamação de um Dia Mundial do Rádio. O item para a proclamação de um “Dia Mundial do Rádio” foi adicionado à agenda provisória a 29 de setembro de 2011.
A UNESCO realizou uma ampla consulta em 2011 com diversas partes interessadas, como associações de radiodifusão, agências da ONU, fundos e programas, ONGs relevantes, fundações e agências bilaterais de desenvolvimento, bem como Delegações Permanentes da UNESCO e Comissões Nacionais para a UNESCO.
Entre as respostas, 91% foram a favor do projeto, incluindo o apoio oficial da União de Radiodifusão dos Estados Árabes, ASBU, da União de Radiodifusão da Ásia-Pacífico, ABU, da União Africana de Radiodifusão, AUB, da União de Radiodifusão do Caribe, CBU, a União Europeia de Radiodifusão, EBU, a International Association of Broadcasting, IAB, a Associação Norte-Americana de Radiodifusoras, NABA, a Organización de Telecomunicaciones Ibeoramericanas, OTI, BBC, URTI, Rádio Vaticano, entre outras. Os resultados desta consulta estão disponíveis no documento 187 EX/13 da UNESCO.
Em dezembro de 2012, a Assembleia Geral da ONU endossou a proclamação do Dia Mundial do Rádio, que assim se tornou um dia a ser comemorado por todas as agências, fundos e programas da ONU e seus parceiros. Vários órgãos da indústria do rádio em todo o mundo, apoiam a iniciativa, incentivando estações em países desenvolvidos a ajudar aqueles no mundo em desenvolvimento.
Na UNESCO, a consulta, a proclamação e as comemorações ficaram a cargo de Mirta Lourenço, Chefe do Setor de Desenvolvimento de Média.
DIA DO RÁDIO NO BRASIL
O rádio chegou ao Brasil em 1922, e desde então se tornou um dos meios de comunicação mais populares do país. O primeiro programa de rádio foi transmitido em 7 de setembro de 1922, durante as comemorações do centenário da Independência do Brasil.
O rádio desempenhou um papel importante na história do Brasil, ajudando a moldar a cultura, a política e a sociedade brasileira. Atualmente, o rádio continua sendo um meio de comunicação popular no Brasil, especialmente entre as pessoas que vivem em áreas rurais e de baixa renda. O rádio também é um importante meio de comunicação para os brasileiros que vivem no exterior.
CELEBRAÇÃO DO DIA DO RÁDIO
Tanto o Dia Mundial do
Rádio como o Dia do Rádio no Brasil são datas importantes para celebrar a
história e a importância do rádio como meio de comunicação. As datas podem ser
comemoradas com eventos, programas especiais e homenagens aos profissionais do
rádio.
Postagem do Focus
Portal Cultural
Alberto Araújo - editor
Nenhum comentário:
Postar um comentário