terça-feira, 11 de fevereiro de 2025

ALBERTO ARAÚJO HOMENAGEIA GILDA UZEDA COM ACRÓSTICOS

 


Uma homenagem em reconhecimento à escritora e artista plástica Gilda Uzeda, pela participação constante e comentários enriquecedores abrilhantando as nossas páginas culturais.


Gilda, artista que nos inspira.

Iluminando a arte com seu talento.

Levando a beleza a todos os cantos.

Doando sua alma em cada pincelada.

Artista completa, que nos encanta.

Um presente para os olhos e a alma.

Zelo e dedicação em cada obra.

Expressando sentimentos em cores,

Despertando emoções em cada traço.

Artista que transcende a tela.

 

********

 

Gentileza que encanta,

Inteligência rara,

Luz que irradia,

Doçura que acalma,

Alma que inspira.

Um ser de luz,

Zelo e amor,

Elegância e graça,

Dedicação e talento,

Artista que encanta.

 

Gilda Uzeda escritora e artista plástica de talento ímpar, que nos presenteia com sua arte e sabedoria, abrilhantando nosso espaço com sua participação constante e comentários inspiradores. 

A homenagem de Alberto Araújo à sua confreira Gilda Uzeda é um reconhecimento da importância da artista para a cultura e para a comunidade que a acompanha. Os acrósticos são carregados de amizade, respeito e admiração e são um tributo à sua arte e à sua presença constante em nossas páginas.


UM POUCO SOBRE GILDA UZEDA

Gilda Pinheiro Guedes de Uzeda é uma escritora e geógrafa brasileira. Nascida em Niterói, em 1940, Gilda é professora aposentada do Instituto de Geociências da Universidade Federal Fluminense (UFF).

Além de escritora, Gilda Uzeda também é artista plástica, ilustrando seus próprios livros com desenhos simples e expressivos. Sua obra literária é vasta, com 18 livros publicados, que exploram temas como a natureza, a vida, o ser humano e a espiritualidade. 

Gilda Uzeda é membro da Academia Niteroiense de Letras, ocupando a Cadeira 05, que tem como Patrono Euclides da Cunha. 

A escrita de Gilda Uzeda é marcada pela sensibilidade, poesia e reflexão. Seus livros são uma combinação de prosa e poesia, com uma linguagem acessível e envolvente. Ela utiliza elementos da natureza em suas obras, estabelecendo uma conexão entre o ser humano e o meio ambiente. 

Gilda Uzeda é uma autora que valoriza a simplicidade e a beleza das coisas. Seus livros são um convite à reflexão e ao autoconhecimento. A autora utiliza elementos da natureza em suas obras, estabelecendo uma conexão entre o ser humano e o meio ambiente. Seus livros são ricos em detalhes e observações sobre o mundo ao seu redor.

OBRAS

Algumas de suas obras mais conhecidas são:

"Mundo de Dentro"

"Rastros e Palavras"

“Que Queres?"

"Foi para isso que vim"

"O vento sopra onde quer"

"O Lampião do Eremita"

"Alma e Raiz"

"Cantilenas Em Cantaria Lavrada"

"A Fogueira do Acampamento"

"Seiva da Terra" 

Gilda Uzeda é uma escritora que merece ser lida e reconhecida por sua sensibilidade, talento e importante contribuição para a literatura brasileira.

 

Editorial

Alberto Araújo

Focus Portal Cultural



MENSAGENS DE AMIGOS




Gilda Uzeda disse: Alberto. Fico imensamente grata. Quanta generosidade e gentileza em suas palavras.  Deus o abençoe.
Bjs para Shirley. 🌹🙏🌹


*****************************


Matilde Slaibi Conti disse: Muito certo está o nosso Alberto quando nos disse que Gilda Uzeda é uma artista que transcende a tela. Convivo com essa excepcional artista nos nossos encontros da Academia Niteroiense de Letras.  Já há muito tempo tinha observado sua finesse. Quanto à sua alma, é de uma grandeza imensa, como a sua personalidade traz  a marca da fraternidade, de saber estender a mão para o próximo, para aquele outro tão carente de tudo. Seu olhar transmite uma placidez incrível, que somente as mulheres muito sábias são capazes de fazê-lo.  Muito felizes nós somos por tê-la em nossa Academia. Matilde.

*************************

Gilda Uzeda disse: Matilde querida. Gratidão imensa. Suas palavras são puro incentivo para que a gente tente levar a vida da forma mais positiva que puder. Bjs bjs e muita PAZ!!!
🌺🙏🌺


************************ 






Nenhum comentário:

Postar um comentário