A FONTANA DI TREVI | FONTE DE TREVI possui um tamanho de 26 metros de altura e 20 metros de largura é a mais audaciosa construção de fontes barrocas da Itália e está localizada no rione Trevi, em Roma. A fonte está encostada na fachada do Palazzo Poli.
A fonte situava-se no cruzamento de três vias, marcando o ponto final do Acqua Vergine, um dos mais antigos aquedutos que abasteciam a cidade de Roma. No ano 19 a.C., supostamente, ajudados por uma virgem, técnicos romanos localizaram uma fonte de água pura a pouco mais de 22 quilômetros da cidade a cena é representada em escultura na própria fonte. A água desta fonte foi levada pelo menor aqueduto de Roma, diretamente para os banheiros de Marco Vipsânio Agripa e serviu a cidade por mais de 400 anos.
A origem da fonte remonta ao ano 19 a.C., época em que a Fontana constituía o final do aqueduto Aqua Virgo. A primeira fonte foi construída durante o Renascimento, sob as ordens do papa Nicolau V.
O aspecto final da Fontana di Trevi data de 1762 quando, depois de vários anos de obras promovidas por Nicola Salvi, foi finalizada por Giuseppe Pannini.
Como
curiosidade, o nome de Trevi deriva de Tre Vie (três vias), já que a fonte era
o ponto de encontro de três ruas.
A
FONTANA DE TREVI E O CINEMA - O MITO DA FONTANA DI TREVI
Por
que sempre tem gente na Fontana jogando moedas na água e fazendo fotos? O mito nasceu com o filme “A Fonte dos
Desejos” em 1954, que diz o seguinte:
Se
você jogar uma moeda: voltará a Roma.
Se
jogar duas moedas: encontrarás o amor com uma bela italiana (ou italiano).
Se
jogar três moedas: irá se casar com a pessoa que conheceu.
Para que isso funcione é recomendável jogar a moeda com a mão direita sobre o ombro esquerdo.
Como dado curioso, a cada ano é retirado aproximadamente um milhão de euros da fonte. Desde 2007, esse dinheiro é usado com fins benéficos.
Em 1964, foi lançado o filme que leva seu nome Fontana di Trevi - filmado pelo diretor Carlo Campogalliani. O monumento foi o cenário de uma das cenas mais famosas do cinema italiano: em La Dolce Vita de Federico Fellini, Anita Ekberg entra na água e convida Marcello Mastroianni a fazer o mesmo.
Precedentemente, a fonte foi o cenário do filme estadunidense Three Coins in the Fountain, onde a fonte do título é a própria Fontana di Trevi.
Em Tototruffa 62, Totò tenta vender a fonte a um turista.
A
fonte aparece como fundo principal no videoclipe da canção Thank You for Loving
Me do grupo Bon Jovi.
Nenhum comentário:
Postar um comentário