terça-feira, 21 de fevereiro de 2023

LITERATURA ESPERANTO

 



A LITERATURA ESPERANTO inclui todas as obras escritas por autores de várias nacionalidades que falam Esperanto. Sua história começa em 26 de julho de 1887com a publicação do livro Langue Internationale de Lázaro Luiz Zamenhof iniciador da língua. 

Já são mais de 30.000 obras em Esperanto, originais ou traduções. Eles estão principalmente disponíveis nas livrarias do movimento esperantista. Um dos mais importantes é o libro-servo da Associação Mundial de Esperanto, que conta com mais de 6.000 referências. 

O Esperanta PEN-Centro foi admitido em 1993, no PEN-Club International (Poetas, Escritores, Contos), única organização de escritores admitida na UNESCO . William Auld, poeta escocês, foi indicado de 1999 a 2006 como candidato ao Prêmio Nobel de Literatura pela Associação de Escritores Esperantistas. Desde 2007, o poeta islandês Baldur Ragnarsson está presente. 

HISTÓRIA DA LITERATURA ESPERANTO 

O primeiro romance em Esperanto data de 1907, ou seja, vinte anos depois dos primeiros poemas de Zamenhof . Durante esses vinte anos, os autores se envolveram principalmente com traduções e, no que diz respeito à literatura original, produziram poesia. É ao doutor Henri Vallienne, médico francês, que devemos o primeiro romance escrito originalmente em esperanto Kastelo De Prelongo (1907); trata das relações entre os membros de uma nobre família francesa e seus criados. No ano seguinte, Vallienne, que teve de abandonar a carreira profissional por causa de seu estado de saúde, escreveu um segundo romance Ĉu li?  (e o) Ambas as obras são interessantes, mesmo que não se deva prestar muita atenção às imperfeições linguísticas; Vallienne foi um autor pioneiro em uma época em que a prática do Esperanto ainda estava em sua infância. Depois dos romances de Vallienne, seguiram-se duas obras de Heinrich August Luyken  (e o), Paŭlo Debenham  (e o) (1911) e Mirinda Amo  (e o) (1913). 

Durante a Primeira Guerra Mundial, apareceu um romance filosófico, Nova Sento  (e o) de Tagulo (pseudônimo de HA Hyams ). Trata-se de uma utopia onde o autor expõe sua filosofia de vida que suscita ideias socialistas e vegetarianas.


 

UM POUCO SOBRE LÁZARO LUIZ ZAMENHOF

Lázaro Luiz Zamenhof, foi um filólogo e oftalmologista polonês. Foi o criador do esperanto, uma língua neutra e internacional. (Ludwig Lazar Zamenhof) nasceu em Bialystok, pertencente ao império russo, hoje na Polônia, no dia 15 de dezembro de 1859. Filho de Rosália e Marcos Zamenhof, professor de geografia e línguas modernas. Bialystok era uma pequena cidade que se constituía num palco de dolorosas lutas raciais, agravadas pela incompreensão linguística entre os seus habitantes.

A Polônia pertencia ao Império Russo, onde se falava cerca de duzentas línguas diferentes. Só na pequena Bialystok falavam-se quatro línguas oficiais: o Russo, o Alemão, o Polonês e o Ídiche. 

Com apenas 06 anos de idade, Zamenhof já pensava na ideia de elaboração de uma única língua neutra e internacional. No curso ginasial, passou a estudar fervorosamente as línguas latina e grega, examinando a possibilidade de uma delas se constituir em língua internacional. Lazaro Luiz Zamenhof faleceu em Varsóvia, na Polônia, no dia 14 de abril de 1917. 



  

 

FONTE: https://pt.frwiki.wiki/wiki/Littérature_espérantophone

Nenhum comentário:

Postar um comentário