sexta-feira, 31 de março de 2023

EFEMÉRIDES: HÁ 291 ANOS, EM 31 DE MARÇO DE 1732 NASCEU JOSEPH HAYDN, COMPOSITOR AUSTRÍACO. FOI UM DOS MAIS IMPORTANTES COMPOSITORES DO PERÍODO CLÁSSICO. PERSONIFICA O CHAMADO "CLASSICISMO VIENENSE" AO LADO DE WOLFGANG AMADEUS MOZART E LUDWIG VAN BEETHOVEN. A POSTERIDADE APELIDOU ESTE GRUPO COMO "TRINDADE CLÁSSICA VIENENSE".

Haydn é considerado o pai da sinfonia clássica e do quarteto de cordas, além de ter escrito muitas sonatas para piano, trios, divertimentos e missas, que se tornou a base do estilo clássico de composição de música erudita. Além disso, escreveu também algumas músicas de câmara, óperas e concertos, que hoje não são tão conhecidos. Haydn foi o maior influenciador do estilo da época.

O desenvolvimento da forma-sonata de um esquema rígido em uma maneira sutil e flexível de expressão musical, que se tornou dominante no pensamento musical clássico, é devido quase que completamente a Haydn. Ele também criou a forma sonata, a forma de variação dupla, e foi também o primeiro a integrar a fuga e outros modelos contrapontísticos à forma clássica.

Franz Joseph Haydn nasceu em Rohrau, 31 de março de 1732 e faleceu em Viena, 31 de maio de 1809. Para, além disso, é considerado como um dos autores mais importantes e influentes da história da música erudita ocidental com uma carreira que cobriu desde o fim do Barroco aos inícios do Romantismo. Ele é considerado a ponte e o motor que permitiram que esta evolução sucedesse.

Era irmão do igualmente compositor Michael Haydn, colega de Mozart em Salzburgo, e do tenor Johann Evangelist Haydn, que mais tarde Joseph fará vir para Eszterhaza em 1763. Tendo vivido a maior parte da sua vida na Áustria, Haydn passou a maior parte de sua carreira como músico de corte para a rica família dos Eszterházy. Isolado de outros compositores, foi, segundo ele próprio, “forçado a ser original”. O seu gênio foi amplamente reconhecido durante a sua vida.

Haydn nasceu numa família modesta em 1732, na vila de Rohrau, perto da fronteira com a Hungria, filho de Matthias Haydn e Maria Koller. Ninguém da família de Haydn estava ligado à música, apesar de Matthias Haydn ser um entusiasta da música tradicional e tocar harpa de ouvido. De acordo com os apontamentos autobiográficos de Haydn, a sua infância foi bastante impregnada de musicalidade dando como exemplo os frequentes serões de canto com seus vizinhos.

Os pais de Haydn cedo perceberam que seu filho tinha dotes musicais e compreenderam que ficando em Rohrau, Joseph não teria hipótese de obter qualquer aperfeiçoamento musical sério. Por esta razão, aceitaram a proposta de um dos seus parentes, Johann Matthias Franck, mestre de capela em Hainburg, com o qual Haydn passaria a viver e a ter aulas de música. Haydn partiu com Franck e nunca mais voltou a viver com seus pais. Haydn tinha então apenas seis anos de idade.

A vida na casa de Franck não foi fácil para Joseph, onde se recordou de ter passado fome e humilhações. Contudo, aí aprendeu a tocar cravo e violino. Haydn, tendo uma bela voz infantil, iniciou-se também a cantar na secção de soprano no coro da igreja. Em 1740, Georg von Reutter, director de música na catedral de Santo Estêvão, em Viena, impressionou-se com a musicalidade de Haydn. Reutter nesse tempo viajava pela Áustria procurando pequenos cantores talentosos. Descoberto desta forma, Joseph Haydn foi enviado a Viena, onde trabalhou durante os nove anos seguintes como cantor, os últimos quatro já na companhia de seu irmão mais novo Michael.

Em 1749 Haydn, com 18 anos, deixou de ter voz para cantar e foi expulso. Desta forma, sem trabalho e na pobreza, chegando mesmo a dormir na rua, foi lançado na boemia vienense como músico ambulante. Durante este período, que durou cerca de dez anos, Haydn acabou por introduzir-se nos meios intelectuais e desenvolveu várias atividades, entre as quais, a partir de 1753, a de secretário do então famoso compositor italiano Nicola Porpora, com quem acabou por aprender os fundamentos da composição. A sua formação é, porém devida a si próprio a partir do estudo voluntário do tratado de contraponto Gradus ad Parnassum do então compositor da corte, Fux (1660-1741). Outra grande influência foi Carl Philipp Emanuel Bach, o segundo filho de Johann Sebastian Bach. É a partir de 1750, com os novos conhecimentos que foi obtendo que teve a ensejo de escrever missas e a sua primeira ópera (hoje perdida) Der Krumme Teufel. Posteriormente, Haydn compõe os primeiros divertimentos e outras peças para cordas que de um só golpe estabelecem a sua reputação e o sucesso de um novo tipo de formação musical; o quarteto de cordas.

 

 

 

ROFA ROGERIO ARAÚJO RECEBE O TÍTULO CIDADÃO GONÇALENSE E LANÇA SEU QUINTO E NOVO LIVRO “AS MULHERES DE NOSSA VIDA”.



O escritor, professor e jornalista Rofa Rogerio Araujo recebeu o Título de Cidadão Gonçalense, no Plenário Joaquim Lavoura, em sessão legislativa, da Câmara Municipal de São Gonçalo, concedido por proposição da vereadora Priscilla Canedo (PT). 

Rofa, que nasceu em Niterói (RJ), sempre morou na cidade de São Gonçalo e faz o seu nome por onde passa por outros estados e outros países. Um cidadão de destaque do município. 

Na mesma ocasião e aproveitando o final de março, Mês da Mulheres, lançou durante a solenidade o seu quinto e novo livro “As mulheres de nossa vida” (Literarte, 2023). Uma obra em que homenageia todas as mulheres com 25 crônicas e poesias e pensamentos e, também, as mulheres de sua vida, com textos dedicados à sua avó materna, Carola (in memoriam), sua mãe Esnita e sua amada esposa Cristina. 

Um momento singular para a vida de São Gonçalo que pode reconhecer o trabalho de seu cidadão, que já lançou seus outros 4 livros, de grande sucesso: os infantis “Rofinha e os amigos de oito patas” (Gárcia Edizioni, 2015), o duplo “O super-herói do Natal/Presentão de Natal” e os de adultos, “Crônicas, poesias e contos que eu te conto...” (Literarte, 2014) e “Mídia, bênção ou maldição?” (Quártica Premium, 2011) – que já participou de feiras nacionais e internacionais, como Bienal do Livro RJ e SP, Feira de Frankfurt (Alemanha), Feira de New York (EUA) e foi alvo de palestras realizadas em escolas, empresas e igrejas. 

Indagado a respeito da importância das mulheres envolvidas em nossas vidas, Rofa cita seu pensamento: “Mulher: joia preciosa que Deus nos presenteou para que brilhasse em nossa vida”.

As redes sociais de Rofa em que todos podem contatar o autor e adquirir as obras: Facebook/Instagram: @rofarogerioaraujo

 

 




 

 

 

ARENA OOPPAH REÚNE PERSONALIDADES DAS ARTES

 



Centenas de atores e profissionais do universo audiovisual se reuniram em teatro no Rio de Janeiro

Na sexta-feira, 24 de março de 2023, o mundo das artes foi celebrado com uma nova edição do Arena Ooppah Conexões. Idealizado pela mais importante plataforma voltada para atores no momento, a Ooppah, o evento teve como cenário o Teatro Cesgranrio, no Rio Comprido, Rio de Janeiro (RJ). Nele, grandes personalidades do universo audiovisual compartilharam com centenas de atores – vários em início de carreira – suas experiências, ensinamentos e histórias inspiradoras em palestras individuais. O público também pôde acompanhar o evento por live na rede social Instagram da Ooppah.

 

Para esta terceira edição do Arena Ooppah Conexões, os criadores da plataforma – Alexandre Klemperer e Vitor Frad – convidaram os diretores de novelas Fabricio Mamberti e João Boltshauser, o autor Daniel Adjafre, as diretoras de elenco Vânia Ferreira e Yolanda Rodrigues, os preparadores de elenco Eduardo Milewicz e Fátima Toledo, o ator Victor Lamoglia e o agente artístico Marcus Montenegro.

 

 

Interação completa com o público

 

 

Durante o evento, os especialistas também avaliaram monólogos de atores assinantes da Ooppah e deram dicas do que pode ser aprimorado para que se tornem artistas ainda mais completos. Além disso, responderam a perguntas do público, que não perdeu a oportunidade de absorver o máximo possível do know-how dos palestrantes.

Fátima Toledo deu dicas valiosas para os atores presentes. “É importante ter técnica, mas para passar a sensação que desperta a emoção no público, é preciso entrega”, destacou a profissional, com mais de 35 anos de carreira. “O ator precisa limpar as próprias emoções para ativar o lado sensorial”, completou. 

Por sua vez, o argentino Eduardo Milewicz, tão experiente quanto Fátima, traçou um panorama do ator brasileiro no exterior. “O mercado estrangeiro, em especial o europeu, valoriza muito o artista brasileiro. Principalmente em produções de ação e comédia, com mais papéis para latino-americanos”, ressaltou.

Quarta edição já tem data: julho

Ao final do evento, os inscritos receberam um certificado, que complementou a experiência única de absorverem os conhecimentos de grandes nomes do meio artístico e fazerem networking.

Satisfeito, Alexandre Klemperer comentou sobre a próxima edição. “O Arena Ooppah Conexões já conquistou seu lugar no calendário carioca e há até convites para edições em terras paulistanas. A quarta edição no Rio será no final de julho, com grandes nomes da teledramaturgia e ainda mais interação com o público”, antecipou.  






Para saber mais, acesse: https://ooppah.com/

https://www.instagram.com/ooppahoficial/

 

 

 

ALGUMAS IMAGENS DA POSSE DA DIRETORIA DA ACADEMIA NITEROIENSE DE LETRAS GESTÃO 2023/2025 SOB A PRESIDÊNCIA DE PAULO ROBERTO CECCHETTI



ALGUMAS IMAGENS DA SOLENIDADE DE POSSE DA DIRETORIA DA ACADEMIA NITEROIENSE DE LETRAS GESTÃO 2023/2025 SOB A PRESIDÊNCIA DO ACADÊMICO PAULO ROBERTO CECCHETTI E NO ENSEJO ACONTECEU A POSSE DO MEMBRO TITULAR LUIZ ANTONIO DA SILVA BARROS – REALIZADA NO SOLAR DO JAMBEIRO, EM 28 DE MARÇO DE 2023-TERÇA-FEIRA.














CRÉDITOS DAS FOTOS:

DULCE MATTOS- ROTARIANA E FOTÓGRAFA

EFEMÉRIDES: HÁ 427 ANOS, EM 31 DE MARÇO DE 1596 NASCEU RENÉ DESCARTES - FILÓSOFO, FÍSICO E MATEMÁTICO FRANCÊS. DURANTE A IDADE MODERNA, TAMBÉM ERA CONHECIDO POR SEU NOME LATINO RENATUS CARTESIUS.

 



René Descartes foi um filósofo, físico e matemático francês. Notabilizou-se, sobretudo por seu trabalho revolucionário na filosofia e na ciência, mas também obteve reconhecimento matemático por sugerir a fusão da álgebra com a geometria - fato que gerou a geometria analítica e o sistema de coordenadas que hoje leva o seu nome. Por fim, foi também uma das figuras-chave na Revolução Científica.

Descartes, por vezes chamado de "o fundador da filosofia moderna" e o "pai da matemática moderna", é considerado um dos pensadores mais importantes e influentes da História do Pensamento Ocidental. Inspirou contemporâneas e várias gerações de filósofos posteriores; boa parte da filosofia escrita a partir de então foi uma reação às suas obras ou a autores supostamente influenciados por ele. Muitos especialistas afirmam que, a partir de Descartes, inaugurou-se o racionalismo da Idade Moderna. Décadas mais tarde, surgiria nas Ilhas Britânicas um movimento filosófico que, de certa forma, seria o seu oposto - o empirismo, com John Locke e David Hume.



OBRAS

Regras para a Direção do Espírito (1628) - a obra da juventude inacabada na qual o método aparece em forma de numerosas regras;

"O Mundo ou Tratado da Luz" (1632-1633) - a obra contém algumas das conquistas definitivas da física clássica: a lei da inércia, a da refração da luz e, principalmente, as bases epistemológicas contrárias ao que seria denominado de princípio da ciência escolástica, radicada no aristotelismo;

Discurso sobre o Método (1637);

Geometria (1637);

Meditações sobre Filosofia Primeira (1641);

"Princípios de Filosofia" (1644);

"As Paixões da Alma" (1649).

 

 

ENCONTROS ELISTAS DO DISTRITO 4

 


O Encontro Elistas do Distrito 4, realizado nesse mês de março por Videoconferência envolvendo o Elos Clube de Mandaguari – PR, Elos Londrina e Elos Maringá foi por demais produtivo; a sintonia da Governadora Maria Inês Botelho e os presidentes Leonardo Salgado- Elos Londrina; Ingrid Satter Oswaldo e Olga Moleirinho - vice-presidente do Elos Maringá tem surtido resultados significativos para o movimento Elistas Internacional. Os preparativos para a nossa Convenção Internacional no mês de outubro/2023 estão acontecendo em ritmo acelerado; exemplo para outras unidades e distritos.

 

Saudações Elistas

Sidney Cardoso da França 

Presidente

Federação Internacional

Elos da Comunidade Lusíada. 






CONVITE PARA LANÇAMENTO DO LIVRO “CÁUSTICO” DO ESCRITOR JORDÃO PABLO DE PÃO. EM 01 DE ABRIL DE 2023-SÁBADO, ÀS 20HORAS. LOCAL: MANJERICÃO PIZZA, RUA FLÁVIO BORTOLUZZIDE SOUZA, 314, ALTO, TERESÓPOLIS.

 



LEIA AS PALAVRAS DE CONTENTAMENTO DO ESCRITOR

Queridos amigos, com muita alegria, amanhã terá "Cáustico" em Teresópolis! Quem estiver por perto ou se animar a ir, será muito bem-vindo! ♥

 

quinta-feira, 30 de março de 2023

ALBERTO ARAÚJO RECEBE A HOMENAGEM “PERSONALIDADES DA IMPRENSA” CONCEDIDA PELA OAB-NITERÓI, EM 27 DE MARÇO DE 2023.

Na foto: Jornalista Gabriela Nasser; Presidente da OAB - Dr. Pedro Gomes, jornalista Alberto Araújo, Dr. Ronaldo Vinhosa Nunes e a procuradora-geral da OAB-Dra. Maria José Gomes.



MENSAGENS DE AMIGOS

Em 30/03/2023 Labouré Lima disse: Homenagem justa e muito merecida ao nosso estimado Alberto Araújo

👏👏👏👏👏👏

30/03/2023 Alberto Araújo disse: Muito obrigado confreira Labouré. Foi muito legal receber esse reconhecimento de tão expressiva instituição brasileira. ALBERTO ARAÚJO.

30/03/2023] Labouré Lima disse: Caro Alberto, um reconhecimento é sempre motivo de jubilo. Ainda mais em se tratando de uma instituição tão conceituada como a OAB. Grande abraço! Labouré Lima

30/03/2023] Alberto Araújo disse: É mesmo! HONRA E GRATIDÃO, são essas palavras que ilustram a minha alma e o coração neste momento. ALBERTO ARAÚJO.


************************************


ÁLVARO CARDOSO disse: PARABÉNS DR. ALBERTO ARAÚJO! MÉRITO COM JÚBILOS! ABRAÇO FRATERNAL INTERGALÁCTICO!

************************************

DULCE MATTOS disse: Parabéns, amigo Alberto, você  foi um dos selecionados para receber esta honraria através  da OAB.


************************************

Lúcia Motta disse: Parabéns, Alberto Araújo!

************************************

31/03/2023] Márcia ZIED disse: Eitaaaa parabéns que homenagem chiqueeeeee. 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻.

*************************************

28/03/2023] Leda Mendes Jorge disse: Alberto, parabéns.  Vc sempre merece as homenagens 👏👏👏👏👏👏👏.

**************************************






“OS SABORES E OS SABERES DE DANUSIA BARBARA” AUTOR: WANDERLINO TEIXEIRA LEITE NETTO.

AMIGOS FOCULISTAS! 

SEGUEM AS INFORMAÇÕES PARA ADQUIRIR A OBRA: 

OS SABORES E OS SABERES DE DANUSIA BARBARA”  WANDERLINO TEIXEIRA LEITE NETTO.




“Os sabores e os saberes de Danusia Barbara”, o mais recente livro do escritor Wanderlino Teixeira Leite Netto, acaba de ser lançado em versão e-book (arquivo PDF) e poderá ser adquirido na Amazon.

Para tanto, o interessado deverá acessar o link: https://www.amazon.com.br/dp/6599189253?ref=myi_title_dp e clicar em Kindle.

Caso deseje adquirir o livro no formato impresso, também pela Amazon, no mesmo link clique em Capa Comum. O livro impresso em papel poderá ainda ser comprado diretamente com a Editora Cassará.

Para que assim seja, deverá acessar:


https://www.cassara.com.br/product-page/os-sabores-e-os-saberes-de-danusia-barbara

Existe também a possibilidade de fazê-lo com a Livraria da Travessa acessando: https://www.travessa.com.br/os-sabores-e-os-saberes-de-danusia-barbara-1-ed-2022/artigo/45105e9b-d533-41c0-8ae3-bbf02e8fcd1b

 

OS SABORES E OS SABERES DE DANUSIA BARBARA

 

Quando se fala em crítica de gastronomia no Brasil, um nome nos vem à ponta da língua: Danusia Barbara. 

A autora do consagrado Guia Danusia Barbara – restaurantes do Rio, pioneiro no gênero na cidade e respeitado em todo o Brasil, nos deixou amplo legado, registrado em livros, jornais, revistas, sites e blogs. 

Danusia também escreveu sobre outros assuntos, como artes e literatura. Independente do tema, saboreava cada palavra e oferecia aos leitores o prazer da boa prosa e de entrevistas envolventes.

No livro Os sabores e os saberes de Danusia Barbara, Wanderlino Teixeira Leite Netto aborda a vitoriosa trajetória profissional dessa jornalista. Destaca o reconhecimento que ela conquistou por sua atuação em diversos meios de comunicação.

O autor oferece aos leitores uma deliciosa seleção de artigos dessa jornalista, sempre sedutores, refinados e muitas vezes poéticos. 


ORELHA DE LENA JESUS PONTE 


Wanderlino Teixeira Leite Netto mergulhou em rico material de pesquisa para registrar, por escrito, o trabalho de Danusia Barbara, expoente da crítica gastronômica no Brasil.

Com a leitura deste livro, podemos saborear a fértil experiência de vida e as realizações profissionais daquela que, com um estilo ímpar e ampla bagagem cultural, elevou o tema gastronomia a um patamar superior.

O autor aborda, ainda, outros aspectos da obra de Danusia: resenhas literárias, comentários sobre manifestações artísticas e entrevistas com personalidades brasileiras e estrangeiras. Além desses assuntos, transporta os leitores para as viagens ao redor do mundo, por ela realizadas, em busca de novos sabores e saberes. Destaca, também, o reconhecimento conquistado com seus livros e sua atuação em jornais, revistas, rádio e televisão.

O escritor revela o estilo ao mesmo tempo requintado e simples, sério sem ser sisudo, dessa jornalista irreverente, tão reverente com a cultura. Assim como um bom chef é capaz de harmonizar, com sabedoria, diferentes ingredientes culinários, ela soube misturar, na medida certa, informação, humor, crítica, lirismo e reflexão.

Wanderlino temperou, com pitadas de afeto, este livro. Oferece um menu degustação dos saborosos textos com que Danusia Barbara brindou os mais exigentes leitores.

 

Formato: 16 x 23

Páginas: 528

Ano de edição: 2022

Edição: 1ª


Wanderlino Teixeira Leite Netto

Autor de 25 livros. (poesia, crônica, conto, ensaio, biografia, pesquisa histórica). Trabalhos também publicados em antologias, jornais, revistas, sites e blogs.






PINTURA MITOLÓGICA: “A QUEDA DE ÍCARO”, AUTOR JACOB PETER GOWY



SOBRE A PINTURA MITOLÓGICA: “A QUEDA DE ÍCARO”, AUTOR JACOB PETER GOWY

Técnica: óleo sobre tela, 195 x 180 cm.

Localizada no Museu do Prado – Madri

Dados entre 1635 e 1637

 


 

PROJETO “ESPAÇO PARA OUVIR” NO ESPAÇO CULTURAL BNDES APRESENTA: NOS GUSTA PIAZZOLLA.


CLICAR NO LINK: 

 

O Espaço Cultural BNDES apresenta a série #EspaçoparaOuvir: um mosaico de músicas e fotos de diferentes shows, sem intervalos, para você curtir um determinado gênero musical, um compositor ou até entrar num clima diferente. É dar o "play" e deixar-se levar pelo som... 

Todo mês de março, nossos "hermanos" argentinos celebram o nascimento de um de seus compositores mais amados: #AstorPiazzola, nascido dia 11 de março de 1921. O canal do Espaço Cultural BNDES no YouTube presta reverência, então, a esse compositor. Flutuando entre o popular e o erudito, mostramos uma seleção de #tangos do mestre, em performances magistrais.

00:00 - "Libertango",

04:10 - "Primavera Porteña",

09:11 - "Oblivion",

13:17 - "Bandoneon",

17:25 - "Four For Tango",

24:20 - "Verano Porteño",

30:41 - "Milonga del Ángel",

38:05 - "Introducción y Muerte del Ángel",

44:26 - "Escualo",

47:39 - "Otoño Porteño" / "Invierno Porteño",



Astor Pantaleón Piazzolla nasceu em Mar del Plata, 11 de março de 1921 e faleceu em Buenos Aires, 4 de julho de 1992, foi um bandoneonista e compositor argentino. 

Filho dos italianos Vicente Piazzolla e Asunta Manetti, Astor Piazzolla nasceu em Mar del Plata, Argentina e aos quatro anos foi com a sua família viver em Nova York em busca de melhores condições de vida. Em seu período estadunidense, além do espanhol, tornou-se fluente em inglês, italiano, francês e iniciou seu interesse pela música. Em 1929 ganhou seu primeiro bandoneón de seu pai, e em 1933 começou a tomar aulas de piano com Bela Wilde, um pianista húngaro discípulo de Sergei Rachmaninoff. Foi em Nova York que o jovem Astor conheceu o cantor argentino de tango Carlos Gardel, enquanto este estava na cidade para rodar o filme El Día Que Me Quieras, onde atuou como um garoto entregador de jornais.

Em sua juventude, tocou e realizou arranjos orquestrais para o bandoneonista, compositor e diretor Aníbal Troilo. Estudou teoria harmônica e contraponto tradicional com a educadora, compositora e diretora de orquestra francesa Nadia Boulanger.

Hoje normalmente considerado o compositor de tango mais importante da segunda metade do século XX, ironicamente, quando começou a fazer inovações no tango, no ritmo, no timbre e na harmonia, foi muito criticado pelos tocadores de tango mais antigos. Ao voltar de Nova Iorque, Piazzolla já mostrava a forte influência do jazz em sua música, estabelecendo então uma nova linguagem, seguida até hoje. 

Quando os mais ortodoxos, durante a década de 60, bradaram que a música dele não era de fato tango, Piazzolla respondia-lhes que era música contemporânea de Buenos Aires. Para seus seguidores e apreciadores, essa música certamente representava melhor a imagem da metrópole argentina.

Piazzolla deixou uma vasta e prolífica discografia, tendo gravado com Gary Burton, Antônio Carlos Jobim, entre outros músicos que o acompanharam, como o também notável violinista Fernando Suarez Paz. 

Entre seus mais destacados parceiros na Argentina estão a cantora Amelita Baltar e o poeta Horacio Ferrer, além do escritor Jorge Luís Borges.

Algumas de suas composições mais famosas são "Libertango" e "Adiós Nonino". "Libertango" é uma das mais conhecidas, sendo que esta e constantemente tocada por diversas orquestras de todo o mundo. 

Em 1973, teve algumas músicas usadas como trilha sonora do filme Toda Nudez Será Castigada, dirigido por Arnaldo Jabor e adaptado da peça homônima de Nélson Rodrigues. A principal delas foi Fuga nº 9, do disco Música contemporanea de la Ciudad de Buenos Aires, Vol 1 (1971). Por conta disso, Piazzolla ganhou uma Menção Especial do Júri, como melhor trilha, no Festival de Gramado do mesmo ano. 

A canção "Adiós Nonino", outra das mais conhecidas composições, foi feita em homenagem ao seu pai, quando este estava no leito de morte, Vicente "Nonino" Piazzolla em 1959.

Após vinte anos, Astor Piazzolla diria “Talvez eu estivesse rodeado de anjos. Foi a mais bela melodia que escrevi e não sei se alguma vez farei melhor". Por muito tempo recusou escrever ou colocar uma letra na sua grande obra-prima, porém, aceitou a proposta da cantora argentina Eladia Blázquez, que lhe apresentou um poema que havia escrito sob a versão musical, e ele, comovido, concordou. Resta referir que Eladia renunciou a quaisquer direitos de autor que podia reclamar, enaltecendo ainda mais esta grande obra do tango. 

Piazzolla sofreu uma hemorragia cerebral em Paris em 4 de agosto de 1990, que o deixou em coma, e morreu em Buenos Aires, pouco menos de dois anos depois, em 4 de julho de 1992, sem recuperar a consciência.





 

FONTE: https://pt.wikipedia.org/wiki/Astor_Piazzolla


EFEMÉRIDES: HÁ 170 ANOS, EM 30 DE MARÇO DE 1853 NASCEU VINCENT VAN GOGH PINTOR PÓS-IMPRESSIONISTA HOLANDÊS, CONSIDERADO UM DOS MAIORES DE TODOS OS TEMPOS | FOCUS PORTAL CULTURAL


Van Gogh é considerado um dos pioneiros na ligação das tendências impressionistas com as aspirações modernistas, sendo a sua influência reconhecida em variadas frentes da arte do século XIX, como por exemplo, o expressionismo, o fauvismo e o abstracionismo.

Vincent Willem van Gogh nasceu em Zundert – Holanda em 30 de março de 1853. Foi um pintor pós-impressionista neerlandês. Considerado uma das figuras mais famosas e influentes da história da arte ocidental, criou mais de dois mil trabalhos ao longo de pouco mais de uma década, incluindo 860 pinturas a óleo, grande parte das quais, concluídas nos seus últimos dois anos de vida. As suas obras incluem paisagens, natureza-morta, retratos e autorretratos, caracterizados por cores dramáticas e vibrantes, além de pinceladas impulsivas e expressivas, que contribuíram para as fundações da arte moderna e trouxeram distinção para o estilo do pintor. 

Nascido numa família de classe média alta, Van Gogh começou a desenhar ainda criança, sendo descrito como uma pessoa séria, quieta e pensativa. Trabalhou como vendedor de arte quando jovem e viajava frequentemente. Porém, entrou em depressão depois de ser transferido para Londres. Eventualmente, Van Gogh acabou por se voltar para a religião, tendo passado algum tempo como missionário protestante na Bélgica. Ao longo dos anos enfrentou problemas de saúde e solidão, até começar a pintar em 1881, tendo-se mudado para casa dos seus pais. O seu irmão mais novo, Theo, apoiou-o financeiramente e os dois mantiveram uma duradoura e prolífica correspondência ao longo da vida de ambos. Os seus primeiros trabalhos exploravam o tema da natureza-morta e retratos da vida no campo. Em 1886, Van Gogh mudou-se para Paris onde se encontrou com vanguardistas como Émile Bernard e Paul Gauguin, que se opunham à sensibilidade impressionista. Lá, à medida que produzia suas obras, criou uma nova abordagem às naturezas-mortas e às paisagens, com suas pinturas a assumir cores mais vivas enquanto desenvolvia um estilo que se estabeleceu por completo em 1888, durante a sua estadia em Arles. Durante esse período, o pintor também ampliou seus temas que passaram a incluir oliveiras, ciprestes, campos de trigo e girassóis. 

Não tendo obtido sucesso nem reconhecimento durante sua vida, Van Gogh era encarado como um louco e um fracassado, conquistando alguma fama apenas após seu suicídio. O agravamento do seu estado de depressão, levou o pintor a disparar um revólver contra o seu próprio peito no dia 27 de julho de 1890, vindo a falecer na sequência dos ferimentos causados apenas dois dias depois. Com o passar do tempo, Van Gogh passou a existir na imaginação pública como a essência do gênio incompreendido, o artista no qual "os discursos sobre loucura e criatividade convergem". A sua reputação começou a crescer no início do século XX, enquanto elementos de seu estilo de pintura passaram a ser incorporados pelos fauvistas e expressionistas alemães. Van Gogh alcançou grande sucesso comercial, popular e de crítica nas décadas seguintes, sendo lembrado atualmente como um pintor importante e trágico, cuja personalidade problemática tipifica os ideais românticos do artista torturado. Faleceu em Auvers-sur-Oise, em 29 de julho de 1890. 

O Museu Van Gogh em Amesterdão é dedicado aos seus trabalhos e aos dos seus contemporâneos.







VINCENT (STARRY STARRY NIGHT) (VAN GOGH) - DON MCLEAN -  TRADUÇÃO PARA PORTUGUÊS

 

 

VINCENT

 

Starry, starry night

Paint your palette blue and gray

Look out on a summer's day

With eyes that know the darkness in my soul

 

Shadows on the hills

Sketch the trees and the daffodils

Catch the breeze and the winter chills

In colors on the snowy linen land

 

Now I understand

What you tried to say to me

And how you suffered for your sanity

And how you tried to set them free

 

They would not listen, they did not know how

Perhaps they'll listen now

 

Starry, starry night

Flaming flowers that brightly blaze

Swirling clouds in violet haze

Reflect in Vincent's eyes of china blue

 

Colors changing hue

Morning fields of amber grain

Weathered faces lined in pain

Are soothed beneath the artist's loving hand

 

Now I understand

What you tried to say to me

And how you suffered for your sanity

And how you tried to set them free

 

They would not listen, they did not know how

Perhaps they'll listen now

 

For they could not love you

But still your love was true

And when no hope was left in sight

On that starry, starry night

 

You took your life, as lovers often do

But I could've told you Vincent

This world was never meant for

One as beautiful as you

 

Starry, starry night

Portraits hung in empty halls

Frame-less heads on nameless walls

With eyes that watch the world and can't forget

 

Like the strangers that you've met

The ragged men in ragged clothes

The silver thorn of bloody rose

Lie crushed and broken on the virgin snow

 

Now I think I know

What you tried to say to me

And how you suffered for your sanity

And how you tried to set them free

 

They would not listen, they're not listening still

Perhaps they never will

 

 

Remover anúncios

Vincent

Estrelada, noite estrelada

Pinte sua paleta de azul e cinza

Olhe os dias de verão lá fora

Com olhos que conhecem a escuridão da minha alma

 

Sombras nas colinas

Esboce as árvores e os narcisos

Sinta a brisa e os arrepios do inverno

Nas cores da terra coberta de neve

 

Agora eu entendo

O que você tentou me dizer

E como você sofreu por sua sanidade

E como você tentou libertá-los

 

Eles não te ouviam, não sabiam como

Talvez agora eles te ouçam

 

Estrelada, noite estrelada

Flores flamejantes que brilham em chamas

Nuvens que giram na neblina roxa

Refletem nos olhos azuis de Vincent

 

Cores mudando de tom

O amanhecer nos campos de grãos âmbar

Rostos cansados e marcados pela dor

São suavizados pelas mãos carinhosas do artista

 

Agora eu entendo

O que você tentou me dizer

E como você sofreu por sua sanidade

E como você tentou libertá-los

 

Eles não te ouviam, não sabiam como

Talvez agora eles te ouçam

 

Pois eles não conseguiam te amar

Mas mesmo assim seu amor era verdadeiro

E quando não havia mais esperança

Naquela noite estrelada

 

Você tirou sua vida, como amantes costumam fazer

Mas eu poderia ter dito a você, Vincent

Esse mundo não foi feito

Para alguém maravilhoso como você

 

Estrelada, noite estrelada

Retratos pendurados em paredes vazias

Cabeças sem porta-retratos em paredes sem nomes

Com olhos que observam o mundo e não esquecem

 

Como os estranhos que você conheceu

Os homens arrasados com roupas esfarrapadas

O espinho prateado de uma rosa sangrenta

Esmagado e quebrado na neve virgem

 

Agora eu acho que entendo

O que você tentou me dizer

E como você sofreu por sua sanidade

E como você tentou libertá-los

 

Eles não te ouviam, e ainda não ouvem

Talvez nunca ouçam

 

Composição: Don McLean






















FONTE: https://pt.wikipedia.org/wiki/Vincent_van_Gogh