terça-feira, 21 de maio de 2024

90 ANOS DO CLÁSSICO “SÃO BERNARDO” DE GRACILIANO RAMOS

 

A Editora Via Leitura lança edição de São Bernardo com introdução da vencedora do Jabuti, Micheliny Verunschk. 

SÃO BERNARDO, um dos romances mais aclamados de Graciliano Ramos, completa 90 anos em 2024. Para celebrar a ocasião, o selo Via Leitura, do Grupo Editorial Edipro, lança uma nova edição desse clássico. O novo conteúdo apresenta texto introdutório da escritora vencedora do Jabuti, Micheliny Verunschk, e arte de capa elaborada pelo artista plástico Andrés Sandoval. 

Originalmente escrita em 1934, a história é narrada em primeira pessoa e acompanha Paulo Honório, um personagem complexo. Pelo olhar do protagonista, Graciliano explora as nuances de poder e solidão em uma narrativa que desnuda as contradições sociais nas primeiras décadas do século XX. 



São Bernardo ressurge atemporal e desafia os leitores a explorarem abismos da alma e dilemas de um mundo em constante transformação. A prosa do escritor alagoano revela a luta do personagem para alcançar o topo e os sacrifícios de afetos e ética nesse processo. 

A busca incessante de Paulo Honório por progresso e status ecoa em cada página e culmina em reflexões sobre o quanto as escolhas moldam os destinos das pessoas. O autor escancara o drama de um homem que se torna senhor de terras, mas escravo da própria ambição. 

Derivado de um conto não publicado, escrito em 1924, intitulado ‘A carta’, o romance é fruto de um tempo em convulsão, tempo de desastres econômicos, perturbações políticas e de grandes encruzilhadas tanto individuais quanto para os sistemas de poder estabelecidos. Um romance de crise. São Bernardo é, assim, dessas grandes narrativas que podem ser lidas por lentes diversas, sendo a mais usual delas, certamente, aquela que põe foco na paisagem histórica, política e social, tendo como centro o fenômeno do coronelismo no Nordeste brasileiro”, comenta Micheliny Verunschk. 

Esta obra se junta com as recentes publicações do selo Via Leitura: Angústia e Vida Secas. Narrativas que marcam a imortalidade dos clássicos de Graciliano Ramos e convidam a nova geração a mergulhar em histórias que são símbolos da literatura brasileira.

 

FICHA TÉCNICA:

Título: São Bernardo

Autor: Graciliano Ramos

Número de páginas: 176

Dimensões: 14 cm x 21 cm

Onde encontrar: Amazon: https://www.amazon.com.br/S-Bernardo-Graciliano-Ramos-integral/dp/6587034500/ref=sr_1_1?__mk_pt_BR=ÅMÅŽÕÑ&sr=8-1

 

Sobre o autor: Graciliano Ramos (1892-1953) tornou-se um dos mais renomados escritores brasileiros do século XX. Nascido em Alagoas, destacou-se por sua prosa seca e realista. Além de escritor, Graciliano foi prefeito de Palmeira dos Índios e teve uma trajetória política marcada pelo engajamento social. Sua contribuição à literatura brasileira continua a influenciar gerações de novos escritores e a formar mais e mais leitores. 

Sobre a editora: O Grupo Editorial Edipro tem como propósito, desde 1977, publicar obras que ajudem na evolução do leitor. Edipro é formação, inspiração e entretenimento. Ao longo dos anos, são mais de 500 títulos publicados nas principais áreas do saber e novos selos foram criados, como Caminho Suave e Mantra.

 

Instagram: @editoraedipro

https://www.instagram.com/editoraedipro/   





Nenhum comentário:

Postar um comentário