quarta-feira, 15 de maio de 2024

CRIANÇAS E ADOLESCENTES NO MUNDO DIGITAL. ORIENTAÇÕES ESSENCIAIS PARA O USO SEGURO E CONSCIENTE DAS NOVAS TECNOLOGIAS. AUTORIA: ALESSANDRA BORELLI

 

SOBRE O LIVRO 

Dados da edição mais recente da pesquisa TIC Kids Online Brasil, realizada pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), indicam que 93% dos brasileiros com idades entre 9 e 17 anos são usuários de internet. 

Essa é uma realidade sem volta. E, convenhamos, se e quando utilizada com consciência e responsabilidade, a internet e todos os demais avanços tecnológicos representam mecanismos espetaculares e incomparáveis, tanto para a comunicação como para acesso à informação, entretenimento e até educação. 

Por outro lado, o acesso a conteúdos inadequados à capacidade de compreensão de crianças e adolescentes é facilitado, assim como a sua vulnerabilidade à pornografia e a ações de aliciadores acaba sendo potencializada. Ofendem e são ofendidos, expõem a própria privacidade e da família, e, quando não são vítimas, cometem, muitas vezes sem saber, inúmeras infrações. Portanto, conhecer os perigos a que estão sujeitos também no ambiente digital é fundamental para se criar mecanismos e estratégias a fim ajudá-los a desfrutar das novas tecnologias de forma segura e consciente.

Este livro, de forma realista, prática e acolhedora tem o objetivo de dar às famílias e às escolas as respostas para muitos de seus questionamentos, entre eles, como bem direcionar crianças e adolescentes para o uso seguro e saudável das novas tecnologias. Não se pretende, absolutamente, reprimir, tampouco criticar as inovações tecnológicas, mas sim fazer com que tomem conhecimento da seriedade que reveste o universo digital, de modo que possam se resguardar de suas armadilhas e aprender a tirar dele o melhor proveito possível.

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Se o leitor estiver procurando uma obra que, efetivamente, possa trazer uma reflexão significativa a respeito de como devemos nos posicionar frente ao novo milênio quando o assunto for as novas tecnologias, seguramente, este livro é o mais indicado. Cristiano Nabuco de Abreu, Psicólogo e coordenador do Núcleo de Dependências Tecnológicas do PRO-AMITI do IPq-HC-FMUSP

 

Alessandra Borelli muito bem sabe como conversar com pais, educadores e profissionais das mais diversas áreas sobre como lidar com os obstáculos e os limites das telas, da mesma forma que precisam ser também bem-informados sobre como proteger a si mesmos e suas famílias. Evelyn Eisenstein, Médica pediatra, clínica de adolescentes e Coordenadora do GT Saúde na Era Digital da Sociedade Brasileira de Pediatria 

Em mais de dez anos de parceria, tenho vivido ao lado de Alessandra Borelli momentos incríveis, nos quais pude perceber o quanto ela se importa de verdade com as pessoas, com a formação de filhos e filhas saudáveis, seguros e felizes, e com o fortalecimento de uma parceria entre as escolas e as famílias para que, juntas, possam mesmo fazer a diferença neste mundo tão apressado, tão inconstante, sobre o qual ela tão bem fala. Leo Fraiman, Psicoterapeuta e especialista em Psicologia Escolar



Sobre ALESSANDRA BORELLI

 

Advogada dedicada às áreas de Direito Digital e Proteção de Dados, com especialização em Tecnologias e Metodologias Inovadoras Aplicadas à Educação Corporativa e em Direito Bancário e Mercado de Valores Mobiliários, ambas pela Fundação Getúlio Vargas (FGV-SP), possui Executive Program in Digital Transformation pelo Massachusetts Institute of Technology (MIT). Idealizadora do Consciência Digital da Opice Blum Academy (OBAC), professora convidada dos cursos Direito Digital e Proteção de Dados em instituições como Insper, FAAP, ESPM, EPD e EBRADI, foi colunista do aplicativo infantil PlayKids e Leiturinha. É autora, coautora e colaboradora de diversos artigos, livros e cartilhas relacionados aos temas da era digital e do uso seguro da internet, especialmente por crianças e adolescentes. Consultora familiar e escolar, é palestrante no Brasil e no exterior, tendo participado da Bett Show, do LearnIT (Londres, 2019) e do International Society for Technology in Education (Philadelphia, EUA, 2019).



 

 

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