SOBRE O LIVRO
Dados da edição mais recente da pesquisa TIC Kids Online Brasil, realizada pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), indicam que 93% dos brasileiros com idades entre 9 e 17 anos são usuários de internet.
Essa é uma realidade sem volta. E, convenhamos, se e quando utilizada com consciência e responsabilidade, a internet e todos os demais avanços tecnológicos representam mecanismos espetaculares e incomparáveis, tanto para a comunicação como para acesso à informação, entretenimento e até educação.
Por outro lado, o acesso a conteúdos inadequados à capacidade de compreensão de crianças e adolescentes é facilitado, assim como a sua vulnerabilidade à pornografia e a ações de aliciadores acaba sendo potencializada. Ofendem e são ofendidos, expõem a própria privacidade e da família, e, quando não são vítimas, cometem, muitas vezes sem saber, inúmeras infrações. Portanto, conhecer os perigos a que estão sujeitos também no ambiente digital é fundamental para se criar mecanismos e estratégias a fim ajudá-los a desfrutar das novas tecnologias de forma segura e consciente.
Este livro, de forma realista, prática
e acolhedora tem o objetivo de dar às famílias e às escolas as respostas para
muitos de seus questionamentos, entre eles, como bem direcionar crianças e
adolescentes para o uso seguro e saudável das novas tecnologias. Não se
pretende, absolutamente, reprimir, tampouco criticar as inovações tecnológicas,
mas sim fazer com que tomem conhecimento da seriedade que reveste o universo
digital, de modo que possam se resguardar de suas armadilhas e aprender a tirar
dele o melhor proveito possível.
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Se o leitor estiver procurando uma obra que, efetivamente, possa trazer uma reflexão significativa a respeito de como devemos nos posicionar frente ao novo milênio quando o assunto for as novas tecnologias, seguramente, este livro é o mais indicado. Cristiano Nabuco de Abreu, Psicólogo e coordenador do Núcleo de Dependências Tecnológicas do PRO-AMITI do IPq-HC-FMUSP
Alessandra Borelli muito bem sabe como conversar com pais, educadores e profissionais das mais diversas áreas sobre como lidar com os obstáculos e os limites das telas, da mesma forma que precisam ser também bem-informados sobre como proteger a si mesmos e suas famílias. Evelyn Eisenstein, Médica pediatra, clínica de adolescentes e Coordenadora do GT Saúde na Era Digital da Sociedade Brasileira de Pediatria
Em mais de dez anos de parceria, tenho vivido ao lado de Alessandra Borelli momentos incríveis, nos quais pude perceber o quanto ela se importa de verdade com as pessoas, com a formação de filhos e filhas saudáveis, seguros e felizes, e com o fortalecimento de uma parceria entre as escolas e as famílias para que, juntas, possam mesmo fazer a diferença neste mundo tão apressado, tão inconstante, sobre o qual ela tão bem fala. Leo Fraiman, Psicoterapeuta e especialista em Psicologia Escolar
Sobre ALESSANDRA BORELLI
Advogada dedicada às áreas de Direito
Digital e Proteção de Dados, com especialização em Tecnologias e Metodologias
Inovadoras Aplicadas à Educação Corporativa e em Direito Bancário e Mercado de
Valores Mobiliários, ambas pela Fundação Getúlio Vargas (FGV-SP), possui
Executive Program in Digital Transformation pelo Massachusetts Institute of
Technology (MIT). Idealizadora do Consciência Digital da Opice Blum Academy
(OBAC), professora convidada dos cursos Direito Digital e Proteção de Dados em
instituições como Insper, FAAP, ESPM, EPD e EBRADI, foi colunista do aplicativo
infantil PlayKids e Leiturinha. É autora, coautora e colaboradora de diversos
artigos, livros e cartilhas relacionados aos temas da era digital e do uso
seguro da internet, especialmente por crianças e adolescentes. Consultora
familiar e escolar, é palestrante no Brasil e no exterior, tendo participado da
Bett Show, do LearnIT (Londres, 2019) e do International Society for Technology
in Education (Philadelphia, EUA, 2019).
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