sexta-feira, 29 de setembro de 2023

O ELOS EM AÇÃO


O ELOS CLUBE DE PRAIA GRANDE REALIZOU A CONFRATERNIZAÇÃO DO MÊS DE SETEMBRO. Nas dependências da Colênia de Férias SINTHORESP. A médica Dra. Poliana Magalhães, realizou brilhante palestra sobre A Saúde da Mulher. Parabéns para a vice-presidente CE Maria Goretti Rocha por tão bem comandar o encontro elista. Salão com painel e mesas decoradas com o tema Primavera, alegraram o salão.

********************

SOLENIDADE DE ANIVERSÁRIO DE 5 ANOS DE FUNDAÇÃO DA ALAPG. Posse da jornalista e escritora Rosana Valle, homenageada Circe Toschi . Participação do Núcleo Jovem Acadêmico de Praia Grande - composto por estudantes do Colégio França. Parceria Colégio França e Academia de Letras e Artes de Praia Grande e Elos Clube - Uma Fábrica de Talentos.

**************

MANHÃ CULTURAL – ELOS CLUBE DE SANTOS – CÉLULA MATER. Centro Cultural Português de Santos.











 

GRACINHA REGO - PROFESSORA, DECLAMADORA DO CCMS Declama "Gracias a la vida"



GRACINHA REGO - PROFESSORA, DECLAMADORA DO CCMS Declama "Gracias a la vida" - Violeta Parra durante o evento "Primavera com Artes" proporcionado pela ASPI-UFF - Niterói sob a coordenação de Dra. Márcia Pessanha. Em 26 de setembro de 2023


 

HOMENAGEM AO DR. FERNANDO GUEDES DE AZEVEDO E SUA ESPOSA ROSA MARIA AZEVEDO | FOCUS PORTAL CULTURAL


Essa revista cultural parabeniza o Dr. Fernando Guedes de Azevedo - Cônsul Honorário de Portugal em Niterói e sua esposa a consulesa Rosa Maria Azevedo pelos seus importantes trabalhos diante do Consulado Português. 

Ambos sempre se mostraram pessoas preocupadas com a questão humanitária, o casal é solidário, simpático e trabalha em prol da ação social e beneficência. Portanto, nós do Focus os aplaudimos e esperamos que os dois continuem assim, trabalhando com dedicação e beleza, no campo da filantropia. A nossa admiração pelo Dr. Guedes decorre desde quando foi presidente da OAB-Niterói e também do Clube Português de Niterói.

E como o editor dessa revista está sempre focado em tudo que acontece de maravilhoso em nossa cidade, soube por fonte precisa, que existe a possibilidade de obter um espaço especial nas dependências do Clube Português de Niterói, para abrigar o escritório do Elos Internacional. A afirmativa é do Dr. Fernando Guedes e de sua esposa Rosa Azevedo, em informações concisas e pautadas, em atual reunião administrativa. Com mais essa ação, percebemos a grandeza desse casal maravilhoso!

O Clube Português fundado em 1960 é um espaço social amplo e requintado para o seu lazer, promover festas de casamento, palestras, etc. Oferece um serviço experiente e de excelência. O extenso local conta com uma estrutura de luxo, totalmente, preparada para receber eventos de todos os estilos e dimensões e tem como Presidente Orlando Cerveira Francisco. Endereço: Rua Professora Lara Vilela, 176 - Ingá, Niterói – RJ. Telefone para informações: (21) 2717-4225.

O Consulado Português funciona no Edifício Tower 2002, um dos mais modernos de Niterói, localizado na Rua Visconde de Sepetiba, 935, sala 11214, Centro, Niterói.  Funciona de segunda a sexta das 11h às 16h.

No local, pode ser realizada autenticação de documentos, emissão de atestados de residências, inscrição consular, além da entrega de identidades e passaportes, sendo estes documentos solicitados on-line, ao Consulado no Rio de Janeiro, com a entrega efetuada em Niterói, conforme agendamento do Consulado, os contatos também podem ser feitos pelo telefone (21) 3619-1280 ou no e-mail: consuladohonorariodeportugal@gmail.com

Minuta de Alberto Araújo – Focus Portal Cultural

Na foto: Dra. Matilde Carone Slaibi Conti; o Cônsul Dr. Fernando Guedes e sua esposa a Consulesa Rosa Azevedo.



 



quinta-feira, 28 de setembro de 2023

EFEMÉRIDES: HÁ 452 ANOS, EM 29 DE SETEMBRO DE 1471 NASCEU CARAVAGGIO PINTOR BARROCO ITALIANO, FOI UM DOS MAIORES EXPOENTES DO NATURALISMO NA PINTURA, NO INÍCIO DO SÉCULO XVII.


Michelangelo Merisi (ou Amerighi), conhecido como Caravaggio  nasceu em Caravaggio, no dia 29 de setembro de 1571 e faleceu em Porto Ercole, 18 de julho de 1610, foi um notório pintor italiano que assinava as suas obras como Caravaggio, o nome da aldeia onde nasceu. Apontado como um dos pioneiros da pintura barroca, o artista se tornou o maior representante do movimento. As suas obras apresentam algumas características fundamentais da época: por exemplo, as cenas religiosas e a profunda carga dramática.

Um dos mais notados pintores italianos, atuante em Roma, Nápoles, Malta e Sicília, entre 1593 e 1610. Seu trabalho exerceu influência importante no estilo barroco, estilo do qual foi o primeiro grande representante. Caravaggio era o nome da aldeia natal da sua família e foi escolhido como seu nome artístico.

Exceto em suas primeiras obras, Caravaggio pintou fundamentalmente temas religiosos. No entanto, foram várias as vezes em que as suas pinturas feriam as susceptibilidades dos seus clientes. Em vez de adotar nas suas pinturas belas figuras etéreas, delicadas, para representar acontecimentos e personagens da Bíblia, ele preferia escolher, por entre o povo, modelos humanos tais como prostitutas, crianças de ruas e mendigos, que posavam como personagens para as suas obras.

Caravaggio procurou a realidade palpável e concreta da representação. Utilizou como modelos figuras humanas, sem qualquer receio de representar a feiura, a deformidade em cenas provocadoras, características essas que distinguem as suas obras. Tudo isso chocou os seus contemporâneos, pela rudez das suas pinturas. Dos efeitos que Caravaggio dava aos quadros, originou-se o tenebrismo, radicalização do Chiaroscuro, em que os tons terrosos contrastam com os fortes pontos de luz.


 












ENCONTRO DE ELISTAS EM CONFRATERNIZAÇÃO DO ELOS CLUBE DE SÃO VICENTE - ALMOÇO “BACALHAU À LAGAREIRO”.



Elos em Ação

Elos é Amor

Elos é Família

Elos é Cultura Elos é Preservação da Língua Portuguesa Cada Elista é a Fração de um todo.

____

 

APOIO CULTURAL

Federação Internacional

Elos da Comunidade Lusíada.

Sidney Cardoso da França 

Presidente 





 

quarta-feira, 27 de setembro de 2023

PALESTRA "VIVÊNCIA PROFISSIONAL NO CORO DO THEATRO MUNICIPAL DO RIO DE JANEIRO COM A SOPRANO MAGDA BELLOTI, NA ACADEMIA NITEROIENSE DE LETRAS,



ALGUMAS IMAGENS DA PALESTRA "VIVÊNCIA PROFISSIONAL NO CORO DO THEATRO MUNICIPAL DO RIO DE JANEIRO COM A SOPRANO MAGDA BELLOTI, NA ACADEMIA NITEROIENSE DE LETRAS,EM 27 DE SETEMBRO DE 2023.

CRÉDITOS DAS FOTOS:

DULCE MATTOS - TROVADORA E ACADÊMICA.






 

VIA LÁCTEA – AUTORIA OLAVO BILAC - NARRAÇÃO MUNDO DO POEMA


Ora, direis, ouvir estrelas, certo

Perdeste o senso, e eu vos direi, no entanto

Que, para ouvi-las, muita vez desperto

E abro as janelas, pálido de espanto

 

E conversamos toda a noite, enquanto

A via-láctea, como um pálio aberto

Cintila; e, ao vir do Sol, saudoso e em pranto

Inda as procuro pelo céu deserto

 

Direis agora: Tresloucado amigo

Que conversas com elas? Que sentido

Tem o que dizem, quando estão contigo?

 

E eu vos direi: Amai para entendê-las!

Pois só quem ama pode ter ouvido

Capaz de ouvir e de entender estrelas.

 

Composição: Olavo Bilac.




OLAVO BRÁS MARTINS DOS GUIMARÃES BILAC nasceu no Rio de Janeiro, no dia 16 de dezembro de 1865 e faleceu no Rio de Janeiro, no dia 28 de dezembro de 1918 foi um jornalista, contista, cronista e poeta brasileiro, considerado o principal representante do parnasianismo no país. Foi membro fundador da Academia Brasileira de Letras, ocupando a cadeira 15 da instituição, cujo patrono é Gonçalves Dias.

Conhecido por sua atenção à literatura infantil e, principalmente, pela participação cívica, Bilac era um ativo republicano e nacionalista, também defensor do serviço militar obrigatório (codificado à época pela Lei do Sorteio)em um período em que o exército usufruía de amplas faculdades políticas em virtude da proclamação da República em 1889.

Foi o responsável pela criação da letra do Hino à Bandeira, inicialmente criado para circulação na capital federal (na época, o Rio de Janeiro), e mais tarde sendo adotado em todo o Brasil. Também ficou famoso pelas fortes convicções políticas, sobressaindo-se a ferrenha oposição ao governo militar do marechal Floriano Peixoto. 

Em 1907, foi eleito "príncipe dos poetas brasileiros", pela revista Fon-Fon. É autor de alguns dos mais populares poemas brasileiros, como os sonetos Ora (direis) ouvir estrelas e Língua portuguesa.

 



BOLETRAS - BOLETIM DA ACADEMIA FLUMINENSE DE LETRAS - ANO III - Nº 24 - SETEMBRO 2023 - PRESIDENTE MÁRCIA PESSANHA.

 

“FLORAÇÕES PRIMAVERIS” – EDITORIAL DE MÁRCIA PESSANHA -PRESIDENTE DA ACADEMIA FLUMINENSE DE LETRAS.

Mais um BOLETRAS/AFL que chega trazendo, simbolicamente, o florescer primaveril em nossas atividades culturais. Alguns acadêmicos estão colhendo flores e frutos de seus trabalhos, com lançamentos de livros, participação em congressos, seminários, e recebendo premiações e títulos. Além disso, nossa instituição está recebendo oito novos Membros Titulares das quatro Classes: Letras; Belas Artes; Ciências; e Ciências Sociais, que foram eleitos recentemente e tomarão posse em breve. É um renascer após o período da pandemia e de muitas perdas. Por isso, a Primavera traz para nós com a beleza e o perfume das flores um renovar de esperanças e de realizações. 

E nesta ambiência poética podemos citar em nível dialógico frases e versos de renomados escritores: “O inverno cobre minha cabeça, mas uma eterna primavera vive em meu coração”, Victor Hugo; “Podes cortar todas as flores, mas não podes impedir a Primavera de aparecer”, Pablo Neruda; “Aprendi com as primaveras a deixar-me cortar e a voltar sempre inteira”, Cecília Meireles. 

A AFL tem sido convidada para participar de vários eventos e tem marcado presença em nossa cidade e em outros municípios. E no mês de outubro participaremos de um Congresso de Academias Estaduais de Letras em Mato Grosso do Sul, a convite da Academia Sul-Mato-Grossense. 

E com o apoio e colaboração dos prezados acadêmicos, poderemos ir muito além. Pois como bem disse Florbela Espanca em seus versos: “Há uma primavera em cada vida: / É preciso cantá-la assim florida, / Pois se Deus nos deu voz, / foi pra cantar!”

Márcia Pessanha, Presidente da AFL









terça-feira, 26 de setembro de 2023

MENSAGEM DA CONFREIRA DALMA NASCIMENTO APÓS POSTAGEM DA HOMENAGEM QUE RECEBI DURANTE SEMINÁRIO DE LITERATURA E CULTURA PIAUIENSE EM MINHA TERRA NATAL, 23 DE SETEMBRO DE 2023.



Boa noite, amigo, maravilhoso sucesso está fazendo palpitar seu coração e o dos amigos também, entre os quais me incluo, ao ver sua obra estudada em sua terra natal. MIL Parabéns a você e a sua Amada, sua téssera platônica, ou simplificando, sua costela de Adão, a tão querida Shirley!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!” - Dalma Nascimento.

MENSAGEM DE ALBERTO ARAÚJO

Muito obrigado querida confreira Dalma, você é muito especial para todos nós, sempre registrando o seu marcar categórico em nossas postagens, principalmente, quando somos homenageados. Muito emocionado e, sobretudo, por você sempre cumprimentar a minha “musa”, como você falou a minha COSTELA DE ADÃO. Suas palavras são como bálsamo perfumando os nossos corações. ALBERTO ARAÚJO.



 

VISITE O MUSEU DO AMANHÃ DE 27 DE SETEMBRO A 29 DE OUTUBRO DE 2023

 



Terça a domingo . 10h às 18h . última entrada 17h
Museu do Amanhã - Praça Mauá, 1, Rio de Janeiro - Rio de Janeiro
Ingressos até trinta reais.

COMPRAR INGRESSOS
DESCRIÇÃO DO EVENTO
O MUSEU DO AMANHÃ É UM MUSEU DE CIÊNCIAS DIFERENTE

Um espaço erguido sobre os pilares éticos da Sustentabilidade e Convivência, que explora a época de profundas transformações em que vivemos e os possíveis caminhos para os próximos 50 anos. Uma jornada rumo a futuros desejáveis, a partir de grandes perguntas que a Humanidade sempre se fez: De onde viemos? Quem somos? Onde estamos? Para onde vamos? Como queremos ir?


FUNCIONAMENTO
Terça a domingo
10h às 18h
Última entrada 17h
O ingresso é válido para o dia e hora agendados. Chegue no horário marcado para garantir a sua entrada.
Exemplo: o ingresso reservado para às 10h poderá ser utilizado entre 10h e 10h59.


INGRESSOS
Trinta reais . Inteira
Quinze reais - Meia-entrada

KRISTINE OPOLAIS, SOPRANO E AGNESE EGLINA, PIANO, EM 18 DE NOVEMBRO DE 2023, SÁBADO, ÀS 20H, THEATRO MUNICIPAL DE RIO DE JANEIRO.

 


Celebrada pela crítica e adorada pelo público, Kristine Opolais é das vozes mais aclamadas da atualidade. Com frequentes apresentações no Metropolitan Opera de Nova York, na Viena Staatsoper, na Deutsche Staatsoper em Berlim, na Bayerische Staatsoper, no Teatro alla Scala, no Opernhaus Zürich e na Royal Opera House, a soprano letã é sempre um triunfo pela beleza da voz e presença de palco sem igual.

 

Programa

 

Giuseppe Verdi (1813-1901)

Mia madre aveva una povera ancella (Canção do Salgueiro & Ave Maria) Aria de Desdemona, Otello

 

Pyotr Ilyich Tchaikovsky (1840-1893)

Abril. A Flor Floco de Neve, As Estações, Op. 37a

 

Sergei Rachmaninoff (1873-1943)

12 Canções, Op. 21, nº 5, Sereia

 

Pyotr Ilyich Tchaikovsky (1840-1893)

Ja li v pole da ne travushka byla (Não fui eu uma folha de grama no campo?), Op. 47, nº 7

 

Sergei Rachmaninoff (1873-1943)

Prelúdio em sol menor

 

Pyotr Ilyich Tchaikovsky (1840-1893)

Noci bezumnije (Noites Selvagens), Op. 60, nº. 6

 

Antonin Dvorak (1841-1904)

Měsíčku na nebi hlubokém (Canção para a Lua), Rusalka, Op. 114

 

INTERVALO

 

Jules Massenet (1842-1912)

Adieu, notre petite table (Adeus nossa mesinha), Manon

 

Giacomo Puccini (1858-1924)

Chi il bel sogno di Doretta poté indovinar? (Quem poderia adivinhar o belo sonho de Doretta?), La Rondine

 

Claude Debussy (1862-1918)

Clair de Lune, Suite Bergamasque, 3

 

Alfredo Catalani (1854-1893)

Ebben?… Ne andrò lontana (Bem, eu irei para longe), La Wally

 

Alberto Ginastera (1916-1983)

Danzas argentinas, Op. 2

 

Giacomo Puccini (1858-1924)

O mio babbino caro (Oh meu paizinho querido), Gianni Schicchi

 

Jānis Mediņš (1890-1966)

Festivity of Blossoms (A festa das Flores)

 

Giacomo Puccini (1858-1924)

Un bel dì vedremo (Um belo dia veremos) - Madama Butterfly

 

 




GALA DE ÓPERA – ORQUESTRA SINFÔNICA JOVEM DO RIO DE JANEIRO, NO THEATRO MUNICIPAL DO RIO, EM 27 DE SETEMBRO DE 2023, ÀS 19 HORAS.

 



Formada por músicos cariocas do projeto Ação Social pela Música do Brasil a Orquestra Sinfônica Jovem do Rio de Janeiro, que também é residente da PUC-Rio, se apresenta no Theatro Municipal sob a regência de Cláudio Cruz e recebe como convidado o renomado violoncelista Antônio Meneses. No repertório do concerto obras de Shostakovich, Haydn e Tchaikovsky.



ORQUESTRA PETROBRAS SINFÔNICA SOBE AO PALCO DO THEATRO MUNICIPAL DO RIO DE JANEIRO NO DIA 26 DE SETEMBRO, ÀS 19H, PROJETO CONCERTOS CLÁSSICOS – TEMPORADA 2023


Sob a regência do maestro Isaac Karabtchevsky, a Orquestra Petrobras Sinfônica sobe ao palco do Theatro Municipal do Rio de Janeiro no dia 26 de setembro, às 19h, para um programa com obras de Piotr Tchaikovsky e Richard Strauss, tendo como solistas o trompista Felipe Freitas e o violoncelista Miguel Braga. 

 

ORQUESTRA PETROBRAS SINFÔNICA

Isaac Karabtchevsky, regente

Felipe Freitas, trompa

Miguel Braga, violoncelo

Variações sobre um tema rococó, op. 33

(edição standart por Fitzenhagen)

I. Moderato assai quase andante

II. THEMA | Moderato símplice

III. var. 1 | Tempo dela Thema

IV. var. 2 | Tempo della Thema

V. var. 3 | Andante sostenuto

VI. var. 4 | Andante grazioso

VII. var. 5 | Allegro moderato – Cadenza

VIII. var. 6 | Andante

IX. var 7 e CODA | Allegro vivo

RICHARD STRAUSS

Concerto para trompa nº 2, em Mi bemol maior, TrV 283

I. Allegro

II. Andante com moto

III. RONDO | Allegro molto

PIOTR TCHAIKOVSKY

Sinfonia nº 6, em si menor, op. 74, “Patética”

 I. Adagio – Allegro non troppo

II. Allegro con grazia

III. Allegro molto vivace

IV. Adagio lamentoso

 



 

26 DE SETEMBRO É CELEBRADO O DIA EUROPEU DAS LÍNGUAS


Por iniciativa do Conselho da Europa, o DIA EUROPEU DAS LÍNGUAS é celebrado, todos os anos no dia 26 de setembro, desde o ano 2001. 

O Dia Europeu das Línguas comemora-se a 26 de setembro. O objetivo deste dia é celebrar a diversidade de línguas na Europa e procurar atingir a compreensão intercultural no velho continente. Saber se comunicar em outras línguas traz benefícios para a saúde mental, vida social e também pode ser um grande diferencial na carreira profissional das pessoas. Dessa forma, este dia é um incentivo à aprendizagem de línguas estrangeiras. Este dia tem como objetivo a celebração do patrimônio linguístico e da diversidade cultural comum ao continente europeu. 

Na Europa existem mais de 225 línguas faladas e a maior parte das línguas europeias emprega o alfabeto latino e algumas línguas eslavas utilizam o alfabeto cirílico. 

Por toda a Europa, 800 milhões de Europeus dos 47 estados-membros do Conselho da Europa são encorajados a aprender mais línguas, em qualquer idade, dentro e fora da escola. O Conselho da Europa promove o plurilinguismo em todo o continente, com base na convicção de que a diversidade linguística é uma via para alcançar uma maior compreensão intercultural e um elemento-chave da riqueza do patrimônio cultural da Europa.

O seu principal objetivo é o de fomentar a aprendizagem de idiomas em toda a Europa, ao longo de toda a vida, mas visa também favorecer o plurilinguismo e a comunicação intercultural e, de maneira mais evidente, celebrar a diversidade linguística e cultural do continente. Assim, todos os europeus são encorajados a iniciar a aprendizagem de um novo idioma ou de ter orgulho nas suas habilidades linguísticas. Da mesma maneira, os responsáveis por fornecer acesso ao ensino de idiomas são encorajados a facilitar o público a aprender todo um conjunto de línguas e a apoiar iniciativas de promoção a quaisquer línguas. Existe também uma ênfase na aprendizagem de outro idioma que não o inglês. 

Para comemorar esta ocasião, é dado início a uma série de eventos por toda a Europa, incluindo aquelas dirigidas a crianças e jovens, programas de rádio e televisão, aulas de idiomas e conferências. Os estados-membros e potenciais parceiros recebem rédea livre na organização de atividades, sendo estas coordenadas a nível nacional, e a pedido do Conselho da Europa, por um «intermediário». 

Na sequência do êxito do AEL-2001, o Conselho da Europa instituiu o Dia Europeu das Línguas, é celebrado todos os anos no dia 26 de setembro. Os objetivos gerais do Dia Europeu das Línguas são:

Alertar o público em geral para a importância da aprendizagem das línguas e diversificar a oferta linguística de modo a incrementar o plurilinguismo e a compreensão intercultural;

Promover a riqueza da diversidade linguística e cultural da Europa, que deve ser preservada e valorizada; 

Fomentar a aprendizagem de línguas ao longo da vida, dentro e for a da Escola, seja para fins acadêmicos ou profissionais, seja para fins de mobilidade ou por prazer e intercâmbio. 

Em 26 de setembro de 2011 assinalou-se o 10º aniversário do Dia Europeu das Línguas (DEL), celebrado no Conselho da Europa e em todos os 47 estados-membros.

 


 



 

segunda-feira, 25 de setembro de 2023

25 DE SETEMBRO CELEBRAMOS DIA NACIONAL DO RÁDIO E DA RADIODIFUSÃO



O dia 25 de setembro é o dia do rádio. O rádio foi patenteado pelo cientista e inventor italiano Guglielmo (Guilherme) Marconi, no início do século 20.

25 DE SETEMBRO NO BRASIL - DIA NACIONAL DO RÁDIO, a data foi escolhida em comemoração ao aniversário de Roquete Pinto, considerado “Pai do Rádio Brasileiro”. Em 1923, Roquete inaugurou oficialmente a primeira rádio do Brasil, a Sociedade do Rio de Janeiro. Antes dela, a Rádio Clube do Recife já havia entrado no ar, sendo a primeira rádio no ar no Brasil e que ainda está em operação.

Vale lembrar que a primeira transmissão de rádio no país já havia ocorrido no dia 7 de setembro de 1922, para um discurso de Epitácio Pessoa, na época presidente do Brasil.

Porém, é de conhecimento nacional que o rádio poderia ter nascido no Brasil, em 1894, pelas mãos do padre e cientista gaúcho Roberto Landell de Moura, com o desenvolvimento de um aparelho semelhante ao telégrafo de Marconi, transmitindo e receptando sinais em São Paulo, mais precisamente da Avenida Paulista até o bairro de Santana (Zona Norte da capital paulista). Informações dão conta que somente em 1900 Landell conseguiu mostrar publicamente o seu invento, dando brecha para que Marconi ficasse conhecido como inventor do rádio.







 

DE MARIA E DE LUZIA – POESIA DE ALBERTO ARAÚJO

 


 

DE MARIA E DE LUZIA – POESIA DE ALBERTO ARAÚJO


Morei

Onde mora Maria!

Nasci

Cresci...

E na fotografia,

os meus olhos atravessaram

os olhos de Luzia.

Com os meus punhos de paixão,

e ajoelhado eu pedia

misericórdia e compaixão

e Deus segurou em minha mão.

Dos doces tempos pueris à juventude,

eu olhava a constelação.

As águas do Rio Parnaíba,

(lumes que jamais cessarão)

Incendiosos fogos de artifícios

e homens em seus ofícios.

Morei onde mora Mãe Maria

Terra de coqueiros, peixes,

mandacarus alinhados.

Solo da alegria.

O meu sangue inesgotável

e a minha asa de nobreza,

herdei da terra de Santa Luzia.

Ainda que o branco,

esteja em excelsa carvoaria

e o mundo seja

uma silenciosa artilharia.

Nunca esquecerei

Morei onde mora Maria.

O solo sagrado de Luzia.

Por ©Alberto Araújo

Jornalista e escritor luzilandense

 

domingo, 24 de setembro de 2023

ALBERTO ARAÚJO É HOMENAGEADO EM SEMINÁRIO DE LITERATURA E CULTURA PIAUIENSE PELAS ACADÊMICAS DO PARFOR – UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ



CLICAR NA IMAGEM PARA ASSISTIR AO VÍDEO 
AQUI NO FOCUS PORTAL CULTURAL
OU CLICAR NO LINK PARA ASSISTIR NO CANAL DO FOCUS PORTAL CULTURAL NO YOUTUBE


O escritor Alberto Araújo e outros literatos são homenageados em Seminário de Literatura e Cultura Piauiense em Luzilândia – PI. 

Em 23 de setembro de 2023(sábado) é realizado o Seminário Literatura e Cultura Piauiense e o momento da apresentação da vida e obra do escritor Alberto Araújo é exposto é coordenado pela professora formadora Marli Maria Veloso e exibido pelas acadêmicas:

Jeane do Nascimento Santana

Maria Laiane Sales Lopes

Maria Luzia Ramos dos Santos

Maria Marta Gomes Lima

Maria da Luz Ferreira de Brito

Patrícia Gomes Lima

Rosilda Lopes de Sousa 


O Seminário sobre a Literatura e Cultura piauiense é realizado nas dependências do Cine Teatro São Domingos de Sá, Praça Santa Luzia em Luzilândia-PI.

Primeiro ouve-se as palavras da coordenadora Marli Maria Veloso, em seguida as acadêmicas falam sobre a vida e a obra de Alberto Araújo, que não pode participar, presencialmente, pelo motivo de residi, atualmente, no Rio de Janeiro. As alunas fazem uma brilhante exposição, mostrando em Datashow, ou projetor, é um aparelho que tem como função projetar uma imagem ampliada. No momento em que a acadêmica falou as informações sobre o autor, os slides iam sendo projetados na tela. Acadêmicas deram todas as informações sobre as obras solos, as antologias participadas, biografia, e fotografias de toda a trajetória literocultural do escritor até a recente data. 

Inúmeros professores, amigos e escritores enviaram os seus relatos por intermédio de vídeos, os quais foram projetados no imenso painel. 

Os professores, amigos e escritores que registraram mensagens de carinho sobre a vida e obra do autor: Niteroienses: Shirley Araújo (esposa), Waldenir de Bragança(ex-prefeito de Niterói, confrade em inúmeras academias.  Os Luzilandenses: José Lima Neto(professor e cunhado); Sônia Araújo(professora e irmã), Gilmara Gil(professora e amiga em curso universitário), Rita Cristianne(professora em curso universitário), Oliveira Ximenes A. Neto(amigo de juventude); Emerson Moura(escritor piauiense). 

O professor Dr. José Lima Neto profere palavras emocionantes fala de momentos de amizade convividos com o escritor em sua terra natal. 

Segundo informações de amigos presentes ao evento, destacamos: Professora Isabela Cristina Barros; Professora Marli Maria Veloso; Professora Maria Marta Gomes Lima foi um momento muito especial e emocionante.

"Estou voltando para casa com meu coração muito feliz por vivenciar essa imersão poética na sua obra acompanhada das suas conterrâneas. Foi um dia repleto de muita emoção. Tenho certeza que todas nós saímos com um olhar mais humanizado. Obrigada por ser parte tão importante nesse processo." disse: Marli Veloso (professora e coordenadora).

 

PAUTA DO DIA

 

8h50min – Caminhos Percorridos - eu e a poesia (Alberto Araújo)

9h30min – Amarga Solidão (O.G. Rego de Carvalho)

10h10min – Intervalo

10h30min – Jornaleiro de Gesso (Graça Vilhena)

11h10min – O Caçador de Passarinhos (Vilebaldo Rocha)

11h50min – O menino candeeiro (Assis Brasil)

12h30min – Intervalo para o almoço

14h – Uma violência chamada bullying (Eva Graça)

       -  Juanita das Sete Eiras (Ilza Bezerra)

14h40min - O Cinema Piauiense (Flávio Guedes)

15h20min – O Doutor e o menino (Fontes Ibiapina), com Paula Andrea e Leidaiana Costa.

 

Minuta de Alberto Araújo - Focus Portal Cultural







MENSAGEM DE AMIGOS


LABOURÉ LIMA disse: Parabéns caríssimo confrade e amigo Alberto Araújo por tão merecida e honrosa homenagem. Ser reconhecido em sua terra é um motivo de júbilo 🙌🍷

*************************

DALMA NASCIMENTO disse: Que maravilha, Alberto, participo de sua alegria. Está sendo reconhecido em várias partes do Brasil! Seu trabalho é dignificante. Meu mais tonitruante PARABÊNS!

***********************

Concita Cordeiro disse: Parabéns ❤❤❤ muito feliz por você conterrâneo. O reconhecimento merecido. LUZ sempre

*****

Idalina Andrade Gonçalves disse: Que maravilha!!!


**************************

MATILDE SLAIBI CONTI disse: Caminhos Percorridos. Esse caminho da capa do livro, tão lindo, bonito, feliz e ensolarado, é o caminho traçado por Deus para você, nesta sua já tão longa travessia. Na verdade aqueles tons que lá estão, um verde azul amarelado, são os tons do nosso mar,  a Baía de Guanabara, e que te fez a marca da saudade, que se incrustou na sua alma para sempre, fazendo-o recordar o volumoso Rio Parnaíba, que ficou para traz, enfeitiçado e morrendo de saudades suas.  Congratulamo-nos com a Universidade Federal do Piauí, pela iniciativa desse Seminário, de grande alcance social e que também homenageia um escritor, em sua terra natal. Viva o Piauí! Viva o Estado do Rio de Janeiro! Somos felizes por tê-lo aqui, ao nosso lado, espraiando cultura.  Grande abraço acadêmico. Matilde.

ALBERTO ARAÚJO disse: Olá, governadora Matilde, Bom dia, que mensagem mimosa, tão cheia de ternura e carinho. Você é linda de alma e coração. Pois, sim, uma pessoa que expressa esse sentimento de amor e acima apoia os seus companheiros que lutam em prol da Literatura, Educação e Cultura tem sim, o coração enorme e a alma cheia de graciosidade. É por isso, e outras coisitas mais que faz jus ao título que a nominei : Dama na Cultura Brasileira. A imagem da capa do livro é uma pintura em óleo da Shirley, é enorme, está na parede da sala daqui de casa. Minha amiga a sua mensagem reportou-me ao gênio do jornalismo fluminense, o companheiro Erthal Rocha, que fez uma linda mensagem sobre a minha pessoa, no dia da minha posse na Academia Niteroiense de Letras - Presidente Márcia Pessanha. Foram palavras que até hoje o meu coração pulsa de emoção quando a vejo. Como isso é algo, que nos incentiva, nos impulsiona a seguir a nossa trajetória cultural, vou compartilhar com vocês. Muito obrigado pelo carinho de sempre. ALBERTO ARAÚJO.

A seguir o vídeo da Homenagem do jornalista Erthal Rocha.


HOMENAGEM DO JORNALISTA ERTHAL ROCHA AO ACADÊMICO ALBERTO ARAÚJO DURANTE A POSSE DE ALBERTO ARAÚJO, NA ACADEMIA NITEROIENSE DE LETRAS, EM 17 DE JUNHO DE 2015.

********************************

MENSAGEM DA PROFESSORA ISABELA CRISTINA BARROS – colega de Curso Universitário – Luzilândia – PI.

Hoje a turma de Letras Português do PARFOR UFPI apresentou no seminário da disciplina de Literatura e Cultura piauiense nosso querido amigo e poeta Antônio Alberto, foi lindo e emocionante ver sua história e seu sucesso sendo mostrado. Recordei das quintas quando encerrava a aula com uma das suas lindas declamações homenageando os colegas da turma ou simplesmente falando do amor ️ Muito orgulho de você, Albert! Isabela Cristina Barros



FAMILIARES, AMIGOS, PROFESSORES E ESCRITORES
FALAM SOBRE ALBERTO ARAÚJO

Shirley Araújo (esposa) 

Dr. Waldenir de Bragança - Ex-prefeito
de Niterói e confrade de Alberto Araújo
em inúmeras instituições culturais.

José Lima Neto - Professor, Contador de
Luzilândia-PI (cunhado de Alberto Araújo)

Sônia Araújo Lima - Professora em Luzilândia-PI
(irmã de Alberto Araújo)

Rita Cristianne - Professora em Luzilândia-PI
(professora em Curso acadêmico de Alberto Araújo)

Gilmara Gil - Professora em Luzilândia-PI
(colega em Curso universitário)

Oliveira Ximenes A. Neto - Contador e Vice-prefeito
de Luzilândia (amigo de juventude)

Emerson Moura - Escritor Piauiense
(amigo de Alberto Araújo)

Homenagem de Maria Otília Camillo
a Alberto Araújo (trovas)

Rio Parnaíba (Velho Monge) pede ajuda
(Poesia de Alberto Araújo - Voz da poetisa Anna Müller)



De Maria e de Luzia - Poesia de Alberto Araújo

Reunião com as acadêmicas no Google Meet
17-09-2023.

Livros solos de Alberto Araújo

Imagens de algumas capas de antologias
que Alberto Araújo participa.

Universo literocultural de Alberto Araújo
(fotografias com familiares e personalidades do mundo cultural)



Professora Marli Maria Veloso essa mensagem de gratidão é dedicada a você e extensiva às acadêmicas integrantes do trabalho acadêmico: Literatura e Cultura Piauiense no qual todas vocês fizeram a honrosa homenagem à minha pessoa e obras literárias, em importantíssimo Seminário Literocultural, realizado em Luzilândia-PI, em 23 de setembro de 2023.

Gratidão às acadêmicas:

Jeane do Nascimento Santana

Maria Laiane Sales Lopes

Maria Luzia Ramos dos Santos

Maria Marta Gomes Lima

Maria da Luz Ferreira de Brito

Patrícia Gomes Lima                                          

Rosilda Lopes de Sousa


Muito OBRIGADO por tudo! Que Deus continue abençoando a todos vocês, com sabedoria, expressividade, conhecimento, intelectualidade. Que compartilhem sempre os seus nobres conhecimentos com generosidade aos seus discentes. Certamente, Deus estará escrevendo em seu Livro Divino o amor de todos ao próximo. Sucessos mil! ALBERTO ARAÚJO. 23-09-2023.

****

MENSAGEM DA PROFESSORA MARLI MARIA VELOSO

Boa noite, Alberto Araújo!

Estou voltando para casa com meu coração muito feliz por vivenciar essa imersão poética na sua obra acompanhada das suas conterrâneas. Foi um dia repleto de muita emoção. Tenho certeza que todas nós saímos com um olhar mais humanizado. Obrigada por ser parte tão importante nesse processo. 

Ontem à noite, no auditório Rio Parnaíba,   o professor Renato e eu, conversamos com o Jhon Lennon sobre a possibilidade realizarmos o Salão do Livro de Luzilândia- SALILUZ, em março de 2024. Sugeri ao Jhon que você fosse um dos convidados homenageados. Espero que a proposta seja aceita e estarei sempre à disposição para contribuir com projetos que valorizem a cultura e a literatura piauiense. Um forte abraço. Marli Veloso 

23.09.2023




MENSAGEM DE GRATIDÃO DE ALBERTO ARAÚJO AOS PROFESSORES, AMIGOS E ESCRITORES QUE REGISTRARAM MENSAGENS DE CARINHO SOBRE SUA VIDA E OBRA: SHIRLEY ARAÚJO, WALDENIR DE BRAGANÇA OS LUZILANDENSES:JOSÉ LIMA NETO; SÔNIA ARAÚJO, GILMARA GIL, RITA CRISTIANNE, OLIVEIRA XIMENES A. NETO; EMERSON MOURA. 

Muito OBRIGADO por tudo! Que Deus continue abençoando a todos vocês, com sabedoria, expressividade, conhecimento, intelectualidade. Que compartilhem sempre os seus nobres conhecimentos com generosidade aos seus discentes. Certamente, Deus estará escrevendo em seu Livro Divino o amor de todos ao próximo. Sucessos mil! ALBERTO ARAÚJO. 23-09-2023.

 


Mensagem de agradecimento de Alberto Araújo
à professora e às acadêmicas que o homenagearam.










PERFIL BIOGRÁFICO DE ALBERTO ARAÚJO - COMPLETO

ALBERTO ARAÚJO comendador; escritor brasileiro contemporâneo, poeta, jornalista, blogueiro, contabilista, professor, fotógrafo, vídeomaker. Nasceu no município piauiense de Luzilândia, em 23 de julho de 1964. É o segundo filho, dos seis concebidos por Maria Vicença de Araújo, falecida, em 28 de abril de 2012. 

Estudou o primário no Grupo Escolar João Francisco (atual Unidade Escolar João Francisco), ensino médio no Ginásio Luzilandense (CNEC). Graduado em Letras-Português, pela Universidade Estadual do Piauí – UESPI (2009).

Em sua terra piauiense concluiu os cursos de Contabilidade, Técnico em Zootecnia e Normal Superior. Trabalhou como Auxiliar técnico em contabilidade no escritório contábil F. Alves e Representações; Atuou profissionalmente, como Gerente administrativo por duas décadas, na empresa Durval Leite Araújo & Cia. Ltda.; Gerente Financeiro e Administrativo da firma J & P. Pinto Ltda.; Secretário administrativo do SENAI/SESI sob a direção do professor, doutor José Lima Neto (2001/2003). Registro de Jornalista na função de jornalista sob o número 0037033/RJ em 26/11/2015. 

Reside, atualmente, na cidade de Niterói, onde trabalha como colunista cultural no Jornal Santa Rosa da redatora e jornalista Maria Sílvia de Souza Tani.  Diretor e editor geral do Focus Portal Cultural site que divulga 100% a cultura brasileira e universal. Redator da página Grupo Mônaco de Cultura no jornal Literato. Colunista cultural do Portal Sem Fronteiras da editora e jornalista Dyandreia Valverde Portugal. Membro da Equipe Dourada da Rede Sem Fronteiras propriedade da jornalista Dyandreia Portugal, em Lisboa - Portugal por 2 anos consecutivos.

 

MEMBRO TITULAR EM DIVERSAS ACADEMIAS E ASSOCIAÇÕES:

 

Integra os quadros como acadêmico titular da Academia Niteroiense de Letras, onde ocupa a Cadeira 22, patronímica de Sebastião Eurico Gonçalves de Lacerda. Membro do Instituto Histórico e Geográfico de Niterói; Cenáculo Fluminense de História e Letras, onde ocupa a Cadeira 17 patronímica de Álvares de Azevedo, sucessor do escritor Raul Feteira; ANE - Associação Niteroiense de Escritores; Grupo Mônaco de Cultura, onde atua como editor e redator da página GRUPO MÔNACO DE CULTURA; Elos Clube de Niterói - Icaraí, AJEB - Associação de Jornalistas e Escritoras do Brasil; Associação Escritores Ao Ar Livro; Academia Niteroiense de Belas Artes, Letras e Ciências; Acadêmico correspondente da ALAF – Academia de Letras e Artes de Fortaleza-CE, Acadêmico correspondente da ALACE - Academia de Letras e Artes do Ceará. Membro correspondente da ALALS - Académie dels Lettres et Arts Luso-Suisse.

HOMENAGENS E PREMIAÇÕES:

Em Luzilândia – PI: Participou do Encontro Regional de Literatura promovido pelo professor e poeta Ivanildo di Deus. 2008.

Em Teresina: Participou do 7º SALIPI – 2009 que foi apresentado pelo professor Luiz Romero, organizado pelo Rodrigo Ferraz, Fundação Antares; o deputado estadual Fábio Novo (PT), e o secretário de Saúde, Assis Carvalho. Alberto Araújo foi entrevistado pelo Ozias Lima professor de português e escritor piauiense.

Em 17 de maio de 2009 – Lançou o seu primeiro livro “Caminhos Percorridos – Eu e a Poesia” em noite engalanada na Câmara Municipal, evento promovido pela Câmara Municipal e coordenado pelo Dr. Geraldo Pinto.

2012 – Lança o livro Identidade do Sol em evento cultural realizado na Unidade Escolar Sete de Setembro.

Troféu Professora Cleonice de Castro Teles, encontro da COLUZ - Colônia Luzilandense em Teresina - PI, 2013; 

Detentor da Medalha de Ouro no 1º salão de Artes Plásticas e Poesias da ANBA – Academia Niteroiense de Artes Plásticas, Letras e Ciências com a poesia “Cidade Sorridente” – em homenagem à cidade de Niterói-RJ, pela passagem dos 438 anos;

Possuidor da Medalha Cultural 2011, concedida pela Academia Niteroiense de Belas Artes, Letras e Ciências (2012); 

Medalha Cultural Salvador Dali, concedido pela Academia Niteroiense de Belas Artes, Letras e Ciências (2013); 

Detentor do Diploma de Homenagem "Amigo do IFEC" concedido pelo IFEC - Instituto Interamericano de Fomento à Educação, Cultura e Ciência (2014);

Agraciado, com a medalha José Cândido de Carvalho (outorgada pela Câmara Municipal de Niterói em 04 de agosto de 2014);

Detentor do Troféu internacional "Prêmio Destaque Artístico Cultural da Sociedade Europeia de Belas Artes" em Viena - Áustria, concedido pela ABRASA - Associação Afro-brasileiro de Apoio à Cultura, cerimônia oficial realizada em Castelo em Koblenz - Alemanha, em 19 de outubro de 2013; 

Detentor do Prêmio Excelência Cultural - 2013 ABD, concedido pela Associação Brasileira de Desenho e Artes Visuais do Rio de Janeiro (2014); 

Troféu Personalidade Cultural 2014, concedido pela Academia Niteroiense de Belas Artes, Letras e Ciências; 

Troféu Imprensa Sem Fronteiras - categoria Parceiros e apoiadores 2013/2014, concedido pelo Jornal Sem Fronteiras, da editora e jornalista Dyandreia Valverde Portugal;

Prêmio Niterói Cultura (concedido pela ANE - Associação Niteroiense de Escritores) em 16 de dezembro de 2013;

A sua poesia "A primeira Pessoa do Singular" foi publicada no livro: EJA – Educação de Jovens e Adultos – EAD – Língua Portuguesa – Editora: Base Editorial Ltda. – Curitiba – PR; 

O livro Caminhos percorridos – EU e a Poesia é ganhador do Prêmio Interarte 2012 – categoria: Melhor livro de Poesias em 2012 - pela Academia de Letras de Goiás Velho - GO; 

Escritor reconhecido internacionalmente com o Prêmio Luso-Brasileiro de Poesias – na categoria: Melhores Poetas de 2013 concedido pela Editora Mágico de Oz de Ilha de Madeira – Portugal;

Participou do XV Curso de História “Luiz Antônio Pimentel” do Instituto Histórico e Geográfico de Niterói (2012); 

A Academia Niteroiense de Letras – Casa de Horácio Pacheco em agradecimento pelas suas constantes contribuições culturais, junto ao seu veículo de comunicação Focus Portal Cultural e sua coluna cultura do Jornal Santa Rosa à entidade concedeu-lhe - “Carta de Agradecimento";

Sala de Cultura Leila Diniz – Nova Imprensa Oficial do Estado do Rio de Janeiro, presidida pelo jornalista Haroldo Zager e Coordenado pela Renata Palmier lhe enviaram carta de agradecimento pelos dois anos de contribuição e divulgação cultural junto ao Focus Portal Cultural e em sua coluna cultural no Jornal Santa Rosa;

A sua poesia “Cidade Sorridente” em homenagem à Niterói pela passagem de seus 438 anos foi trabalhada no “Projeto Nossa História: Eu, você e Niterói” ideação teve como objetivo conhecer a história de Niterói e valorizar as expressões culturais de nossa cidade e foi realizado pelas Diretoras: Luciana Botelho e Jaqueline Campos e os alunos da Unidade Municipal de Educação Infantil Lizaura Machado Ruas – Pendotiba – Niterói – RJ. 

Exerce a função de 2º secretário, diretor cultural do Cenáculo Fluminense de História e Letras (Biênio 2015 / 2016 - Presidente Matilde Carone Slaibi Conti); integra também a diretoria da Associação Niteroiense de Escritores (biênio 2016 / 2017 - Presidente Leda Mendes Jorge), atua como conselheiro consultivo.  

OBRAS: 

Caminhos Percorridos - Eu e a poesia (2009) Editora Secco - Florianópolis, obra lançada no 8º SALIPI (Salão do Livro do Piauí) e também, relançada em Niterói - RJ, no Calçadão da Cultura da Livraria Ideal, dentro do Projeto Giro Cultural - Nova Imprensa Oficial do Estado do Rio de Janeiro (2013); Identidade do Sol - poemas de amor (2011), Editora All Print - São Paulo: Júlio Cezar Vanni  filho de italiano de Lucca - Toscana - Tributo (2013), Editora Parthenon Centro de Arte e Cultura de Niterói-RJ.

PARTICIPAÇÃO EM ANTOLOGIA: Participou dos volumes I e II das antologias Poetas Contemporâneos do Brasil, organização de Aline Romariz (editora In House - SP) a primeira foi lançada na Bienal de 2010, em São Paulo – SP, a segunda foi lançada na Bienal de 2011, no Rio de Janeiro - RJ; 

Um brinde à poesia - 15 anos - Edição Histórica, organizada por Lucília Dowslley (2014); 

Sem Fronteiras pelo Mundo... Coletânea Literária Internacional Bilíngue, organização da jornalista e escritora Dyandreia Portugal (2016); 

Coautor da 13ª Antologia Logos, da Fênix (2015) de Carmo Vasconcelos de Portugal; da 19ª Antologia Logos, da Fênix (2016); da 24ª Antologia Logos, da Fênix (2017);

Coautor da Antologia O perfume da Palavra - volume V (2016), organização Labouré Lima - Editora Muiraquitã (na obra o autor apresenta as poesias Alma Leve e Sensata e o Busto de Bronze de Pimentel. As poesias tratam sobre o homenageado da edição Horácio Pacheco e Luís Antônio Pimentel, homenageado no volume I); 

Na Antologia Diário Falando de Amor - editora Iluminatta - SP (2011), organização Aline Romariz; 

Antologia Nikitikitikeru III (homenagem especial (in memoriam) ao escritor Luís Antônio Pimentel (2015), organização Paulo Roberto Cecchetti; 

Participa das Revistas do Cenáculo Fluminense de História e Letras (2012 e 2013); 

Participa da Antologia Atitude Literária volume V - (2014), organização de Levi Alucinação. 

Participa da II antologia "Mulheres pela Paz" organizada pela Fênix/Portugal de Carmo Vasconcelos e Henrique Lacerda Ramalho e a embaixadora da Paz na Alemanha, Alexandra Magalhães Zeiner (março de 2016).

Participa das antologias Livro Diário do Escritor dos anos 2012 e 2014, organizado pela Litteris Editora Ltda.(RJ). 

Prefaciou o livro O saber da Língua ao Sabor das Dicas da escritora Dionilce Silva de Faria, obra publicada pela Editora Nitpress(2014). 

Em 25 de maio de 2016 participou do lançamento da Antologia O Perfume da Palavra Volume V - Editora Muiraquitã, com a apresentação da poesia Alma Leve e Sensata, poesia em homenagem ao Dr. Horácio Pacheco, ex-presidente da Academia Niteroiense de Letras, Academia Fluminense de Letras, Cenáculo Fluminense de História e Letras, Instituto Histórico de Niterói e de outras entidades culturais no Estado do Rio de Janeiro. A Poesia Alma Leve e Sensata - homenagem ao professor Horácio Pacheco, está publicada no Canal You Tube. 

Participou do projeto Primavera na Praça com a poesia "Eu amo Niterói", projeto de textos em Banner, organizado pelo publicitário, Paulo Roberto Cecchetti (2016). 

Em 19 de março de 2016 a Editora Rede Sem Fronteiras confere o certificado de participação na Coletânea Literária Internacional Bilíngue – Sem Fronteiras pelo Mundo... Volume prosa e Verso.

Em 04 de fevereiro de 2017, com a leitura do poema "Euforia" do poeta José Hermínio Guasti participa do I Recital Poetas Encantados da Fluminense, evento realizado pelo Centro Cultural Maria Sabina - coordenado pela poetisa Neide Barros Rêgo em homenagem ao Centenário da Academia Fluminense de Letras.

Em 25 de fevereiro de 2017 torna-se Sócio Emérito da ABRATEXT - Associação Brasileira de Crítica Textual e Ecdótica - Entidade dirigida pelo professor doutor Maximiano de Carvalho e Silva - de 2017/2019. 

Em 24 de junho de 2017, Alberto Araújo juntamente, com o livreiro Carlos Silvestre Mônaco em solenidade oficial, são homenageados pela declamadora Neide Barros Rêgo, recebem das mãos da poetisa, o "DIPLOMA DE AMIGO DO CENTRO CULTURAL MARIA SABINA". 

Em 12 de agosto de 2017, com a leitura de "Haicais" do poeta Geraldo de Freitas Caldas participa do II Recital Poetas Encantados da Fluminense, evento realizado pelo Centro Cultural Maria Sabina, coordenação da poetisa e declamadora Neide Barros Rêgo, em homenagem ao Centenário da Academia Fluminense de Letras. 

Em 30 de agosto de 2017 participa do ENCONTRO LITERÁRIO UNILASALLE, entrevista com escritores do movimento Escritores Ao Ar Livro - Coordenadoria de Paulo Roberto Cecchetti, organizado pela doutora Angelina Accetta Rojas.

Em 15 de setembro de 2017, sob a presidência da doutora Matilde Carone Slaibi Conti é empossado no Elos Clube de Niterói.

Em 07 de novembro de 2017 em coletiva com diversos artistas niteroienses, participa do IV NIKITIKITIKERU - curadoria do publicitário Paulo Roberto Cecchetti, sob a diretoria da jornalista Renata Palmier, coordenadora da Nova Imprensa Oficial do Estado do Rio de Janeiro, evento realizado na Sala de Cultura Leila Diniz, em Niterói - RJ.

Em outubro de 2017, sua poesia ALMA LEVE E SENSATA - Homenagem a Horácio Pacheco é publicada no site da Academia Niteroiense de Letras.

Em 09 de novembro de 2017, eleito para Nova Diretoria Biênio 2018/2019, do IHGN - Instituto Histórico e Geográfico de Niterói, sob a presidência do historiador Heraldo Mesquita de Sousa, ocupando o cargo de 2º secretário da entidade. 

Em 11 de novembro de 2017, participa da Antologia Literária - ANE - Associação Niteroiense de Escritores, 35 anos, Jubileu de Coral, organizada pela presidente Leda Mendes Jorge, publicada pela Editora Parthenon, o lançamento aconteceu na sede da Editora Parthenon, coordenadoria de Mauro Carreiro Nolasco.

Em 23 de novembro de 2017, tomou posse como Membro Honorário da AJEB - Associação de Jornalista e Escritoras do Brasil, sob a presidência da jornalista e escritora Dyandreia Valverde Portugal. Em solenidade realizada no Teatro do Clube Monte Líbano, Leblon, Rio de Janeiro. 

Em 12 de dezembro de 2017, homenageado pela ANE - Associação Niteroiense de Escritores, em agradecimento pelos serviços prestados a entidade.

Em 27 de fevereiro de 2018, é homenageado pelo Jornal Sem Fronteiras periódico coordenado pela jornalista Dyandreia Valverde Portugal com o Troféu "Imprensa Sem Fronteiras" na categoria Colunista do Portal onde por mérito e reconhecimento promove e engrandece a cultura do País e com o "Troféu Sem Fronteiras" Categoria "Colunista Oficial" pela condução de sua coluna Focus Cultural no Portal Sem Fronteiras durante o ano de 2017 e pelo empenho em colaborar para a disseminação da Cultura - Cruzeiro em Alto Mar, fevereiro de 2018.

Em 20 de julho de 2018. Celebração do "Dia Internacional do Amigo" pela AFAERJ (Associação da Fundação da Amizade do Estado do Rio de Janeiro), Entidade governada pelo Dr. Waldenir de Bragança, recebe a outorga de "Honra ao Mérito da Amizade". Comemoração do Dia Internacional do Amigo, no restaurante à Mineira de São Francisco, Niterói, Alberto Araújo, recebe das Mãos de Dr. Waldenir de Bragança O Diploma De "Amigo do Ano". 

Em 21 de julho de 2018. Alberto Araújo fala a poesia CANÇÃO DO AMIGO de sua autoria. Recital de Música e Poesia em celebração ao Dia do Trovador (18 de julho) e ao Dia do Amigo (20 de julho), no Centro Cultural Maria Sabina, Sob a coordenação de Neide Barros Rêgo.

Em 30 de junho de 2018. Recital “Coração Nordestino", com poesias de Alberto Araújo marca nos 57 anos do Centro Cultural Maria Sabina, fundado e dirigido pela declamadora Neide Barros Rêgo sob uma concorridíssima plateia e coordenação geral da declamadora, poetisa Intelectual do Ano 2010, Neide Barros Rêgo, contou com a participação de declamadores diplomados em arte de dizer e de alunos do curso Maria Sabina, de poetas, convidados especiais, além da participação especial do homenageado, e foi realizado, no palco da sede da instituição, à Rua Santos Moreira, 52 - Casa 15 - Santa Rosa - NITERÓI - RJ. 

Em 19 de novembro de 2018 (segunda-feira), o Clube Sírio Libanês, na Avenida Indianópolis, Ibirapuera, em São Paulo em noite engalanada durante a solenidade da cerimônia recebeu a Comenda Personalidade do Ano 2018 e o prêmio: “Excelência e Qualidade Brasil 2018” evento realizado pela BRASLIDER - Associação Brasileira de Líderes, entidade administrada por Moisés Hatmann de Almeida e sua esposa Débora Hatmann de Almeida que reuniu a presença de empresários, jornalistas, escritores, professores e militares de todo o país. A premiação totalizando 50 categorias, subdivididas em Prêmio: Prêmio Excelência e Qualidade do Ano e a condecoração Personalidade do Ano 2018. Importantes premiações, que diversos empresários, comerciantes, prestadores de serviço e profissionais das diversas áreas que participaram do evento receberam as honrarias. 

Em 04 de dezembro de 2018, no Natal dos Poetas 2018, recebe homenagem, promovido pela ANE - Associação Niteroiense de Escritores, realizado na Sociedade Fluminense de Fotografia. 

Durante o Almoço de Confraternização de Fim de Ano da Academia Niteroiense de Letras coordenado pela Presidente Márcia Pessanha e sua diretoria, na ocasião recebeu a Moção de Louvor e Reconhecimento aos Acadêmicos da ANL, Concedido pela Câmara Municipal do Rio de Janeiro, através do Vereador Eliseu Kessler. 

Participou do Recital Homenagens e Perfis Poéticos, realizado pelo Centro Cultural Maria Sabina, apresentado e coordenado pela poetisa e acadêmica Neide Barros Rêgo, em 08 de dezembro de 2018. 

Fez parte da Diretoria da Academia Niteroiense de Letras, gestão 2019-2020, sob a presidência do acadêmico doutor Juber Baesso, teve as seguintes  incumbências: exerceu o cargo de 1º Tesoureiro e Assessor de Imprensa da Academia Niteroiense de Letras.

Fez parte da Diretoria da ANE - Associação Niteroiense de Escritores, como Relações Públicas, empossado na tarde/noite do dia 14 de maio de 2019.

28 de março de 2019 em Homenagem a Dia do Poeta recebeu a Moção de Aplausos da Câmara Municipal de Niterói nº 68/19 de autoria do vereador Bruno Lessa.

21 de outubro de 2019 a Câmara Municipal de Niterói em reunião plenária aprovou a Moção de Congratulações e Aplausos nº 1302/2019, autoria do presidente em exercício Milton Carlos Lopes – CAL.

Em 12 de dezembro de 2019 a AJEB – Associação de Jornalistas e escritoras do Brasil – Coordenadoria do Rio de Janeiro concedeu o certificado de Mérito Cultural – Maria de Lourdes Filgueiras Balassiano pelo seu desempenho no desenvolvimento da cultura e apoio ao fortalecimento do empoderamento feminino sob a presidência de Dyandreia Valverde Portugal e 1ª Secretária Angela Guerra.

21 de novembro de 2020 a UBT – União Brasileira de Trovadores – Seção Niterói outorga o título de “AMIGO ESPECIAL DA TROVA” pelas suas atividades de divulgação do movimento cultural fluminense e, em especial, de incentivo e valorização da Arte Poética da Trova – presidente Dr. Waldenir de Bragança. 

11 de setembro de 2021 a Rede Sem Fronteiras e a Letras Graciosas Editora confere o certificado de autor oficial no stand Zona Laranja – Nascente 3 – Pavilhão D92 da Rede Sem Fronteiras, na 92ª Feira do Livro de Lisboa – 2022 – Lançando as obras: Caminhos Percorridos – Eu e a Poesia; Identidade do Sol – poemas; Julio Cezar Vanni – Filho de Italiano de Lucca – Toscana; Matilde – Sinônimo de Companheira. 

16 de dezembro de 2021 – a AJEB – Associação de Jornalistas e Escritoras do Brasil concedeu-lhe a certificado de Mérito Cultural pelo empenho em colaborar para a disseminação e o desenvolvimento da cultura feminina, em prol de uma sociedade mais justa, por meio de atividades de apoio à Diretoria. 

12 de setembro de 2021 atuou como coordenador, na programação cultural, presencial e virtual, desenvolvida pela Rede Sem Fronteiras, durante a 91ª Feira do Livro de Lisboa – Portugal, com a atividade e tema ministrados: Painel Focus Portal Cultural, há 11 anos divulgando cultura com a carga horária de 60 minutos, realizado em 05 de setembro de 2021. 

A Rede Sem Fronteiras e Letras Graciosas Editora confere ao Focus Portal Cultural revista cultural que edita e dirige o certificado como Instituição parceira convidada no stand D-51 – 91ª Feira do Livro de Lisboa – Portugal. 

Em 12 de setembro de 2021 a Rede Sem Fronteiras concedeu ao Jornalista Alberto Araújo – Focus Portal Cultural o certificado de Mídia parceira oficial, no Stand D-51 da Rede Sem Fronteiras, durante a 91ª Feira do Livro de Lisboa – Portugal. 

12 de setembro de 2021 a Rede Sem Fronteiras certifica a sua participação na Coletânea Literária Internacional Lusófona Verso & Prosa “Sem Fronteiras pelo mundo... Volume 6” com lançamento oficial durante a 91ª Feira do Livro de Lisboa- Portugal. 

13 de fevereiro de 2023 torna-se membro oficial da Rede Sem Fronteiras sob o nº 21, Categoria: Equipe Dourada. 

Durante a solenidade Personalidades da Imprensa da OAB - Ordem dos Advogados do Brasil – Niterói sob a presidência de Pedro Gomes e a procuradora-geral Zezé Gomes em 27 de março de 2023, recebeu a Moção de Aplausos em reconhecimento a sua atuação nos meios de comunicação social do Estado do Rio de Janeiro. 

Detentor da Medalha de 50 anos de Fundação do Instituto Histórico e Geográfico de Niterói – Presidente Matilde Carone Slaibi Conti a outorga aconteceu durante a solenidade alusiva, na Câmara Municipal de Niterói, em 31 de agosto de 2023.

18 de agosto de 2023 recebe a Moção de Aplausos nº 1326/2023 de autoria do Vereador Leonardo Giordano. 

No dia 07 de setembro de 2023, foi homenageado durante o Desfile Cívico Escolar na cidade de Luzilândia, sua terra natal, em pelotão com simbologia literária, um aluno portava a imagem de seu livro Caminhos Percorridos – Eu e a Poesia, coordenado pela professora Ivetiana Sousa, do Polo Pedra Branca. 

Detentor da Medalha em celebração ao Centenário de Fundação do Cenáculo Fluminense de História e Letras – Presidente Dra. Matilde Carone Slaibi Conti, em solenidade na Casa da Amizade de Niterói – em 18 de setembro de 2023. 

Em 23 de setembro de 2023. A sua vida e obra foram apresentada em Seminário de alunos da Universidade Federal Do Piauí-UFPI - Programa Nacional de Professores de Educação Básica – PARFOR - Disciplina: Literatura e Cultura Piauiense. Professora Formadora: Marli Maria Veloso. Integrantes do Trabalho: Jeane do Nascimento Santana; Maria Laiane Sales Lopes; Maria Luzia Ramos Dos Santos; Maria Marta Gomes Lima; Maria Da Luz Ferreira De Brito; Patrícia Gomes Lima; Rosilda Lopes de Sousa.

SEUS TRABALHOS POÉTICOS, LITERÁRIOS E JORNALÍSTICOS SÃO DIVULGADOS NA INTERNET, NOS SEGUINTES Sites:

Alberto Araújo & Amigos:  

http://albertaraujo.blogspot.com.br/  

Focus Portal Cultural: 

http://focusportalcultural.blogspot.com.br/  

Recanto das Letras:

https://www.albertaraujo.recantodasletras.com.br/publicacoes.php 

Canal YouTube: 

https://www.youtube.com/@focusportalcultural1884/videos

Face book: https://www.facebook.com/focusportalcultural



*****************************************




SAIU NA MÍDIA. SITE DA JORNALISTA GABRIELA NASSER A MATÉRIA SOBRE A HOMENAGEM AO ESCRITOR LUZILANDENSE ALBERTO ARAÚJO EM SEMINÁRIO DE LITERATURA E CULTURA PIAUIENSE.

CLICAR NO LINK:

https://www.gabrielanasser.com.br/2023/09/25/o-escritor-luzilandense-alberto-araujo-e-homenageado-em-seminario-de-literatura-e-cultura-piauiense-pelas-academicas-do-parfor-universidade-federal-do-piaui/?unapproved=877&moderation-hash=679c8bd2f680e4fbb095cd44732f3274#comment-877


AGRADECIMENTO DE ALBERTO ARAÚJO


Olá, prezada companheira na arte jornalística e confreira na arte das letras, jornalista Gabriela Nasser, que maravilha ler ao amanhecer a matéria da homenagem conferida a mim e outros autores pelo PARFOR – Programa Nacional de Educação Básica – Luzilândia – PI, durante o Seminário “Literatura e Cultura Piauiense” coordenado pela professora formadora Marli Maria Veloso e exposto pelas acadêmicas: Jeane do Nascimento Santana; Maria Laiane Sales Lopes; Maria Luzia Ramos dos Santos; Maria Marta Gomes Lima; Maria da Luz Ferreira de Brito; Patrícia Gomes Lima; Rosilda Lopes de Sousa. É uma alegria muito grande saber que existem profissionais que estão de olhos fixados nos eventos literoculturais de seus companheiros e que fazem questão de ajudar na divulgação de todos os nossos projetos. Nota 1.000 para você, não tão somente por esse momento e sim, por toda a sua disponibilidade e apoio de sempre. A minha GRATIDÃO escrita em letras garrafais. ALBERTO ARAÚJO. 25-09-2023.










MENSAGEM DA PROFESSORA ISABELA CRISTINA BARROS EM SUA PÁGINA NO FACEBOOK – 23-09-2023.

Para deixar registrado esse momento tão especial da manhã de hoje da disciplina de Literatura e Cultura piauiense da turma de Letras Português do PARFOR UFPI que apresentou nosso poeta Antônio Alberto Araújo, meu ex-colega de turma e que nos agraciava com lindas poesias. Hoje autor de quatro obras lindas sempre valorizando suas raízes, Muito feliz por esse momento e por ter convivido com você e conhecer a sua essência poética. Isabela.



*************