sábado, 31 de dezembro de 2022

MENSAGEM DE ANO NOVO DO FOCUS PORTAL CULTURAL

 




Caros amigos FOCULISTAS! Um ANO NOVO está chegando e com ele muitas expectativas. Ao começar o NOVO ANO, certifiquem-se de deixar para trás tudo aquilo que não é positivo. Abram espaços para coisas novas e deixem permanecer, somente, o que for bom. Celebrem os amigos e amores verdadeiros.  Vamos abrir os nossos corações, para receber as graças que porventura chegarem as nossas Tendas. 

Que renovemos a Fé e a Esperança na vida e nos sonhos. Que Plantemos novas sementes para um futuro melhor, cheio de amor e prosperidade. 

Pronto o Ano chegou! Recomecemos, acima de tudo, devemos apagar tudo aquilo que não valeu a pena. Neste NOVO ANO, vamos escolher ser LUZ todos os dias. Que sejamos um ponto de PAZ e AMOR para um mundo mais positivo, bondoso e belo.

EM CONSIDERAÇÃO: O Ano de 2022, foi um ano dificílimo, tivemos perdas de familiares e muitos amigos queridos. Os nossos sinceros sentimentos a todos os parentes e amigos enlutados.  E lhes dizer que não se preocupem, Deus está com eles guardados em seu coração divino. E o legado de amor e amizade deixado por todos esses que partiram, estará preservado em nossos corações para sempre.

FELIZ ANO NOVO! Que a Graça de Deus seja derramada em nossos caminhos e que o Amor de Cristo esteja sempre presente em nossos corações.

Minha eterna gratidão a todos vocês, que fizeram as nossas páginas culturais serem as mais belas de todas. Muito obrigado por tudo, por todos os compartilhamentos, por todas as alegrias que vocês nos proporcionaram. 

ALBERTO ARAÚJO – EDITOR 

 





 

MEIA-NOITE EM PARIS – DIREÇÃO WOODY ALLEN – FILME RECOMENDADO DO FOCUS PORTAL CULTURAL

 



MIDNIGHT IN PARIS - MEIA-NOITE EM PARIS é um filme hispano-estadunidense de 2011, dos gêneros comédia romântica e fantasia romântica, escrito e dirigido por Woody Allen e estrelado por Owen Wilson, Marion Cotillard e Rachel McAdams.

Em janeiro de 2012 foi indicado pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas ao Oscar de melhor direção de arte (Anne Seibel e Hélène Dubreuil), melhor direção (Woody Allen) e como melhor filme, além de ter sido o vencedor do prêmio de melhor roteiro original (Woody Allen).

Sinopse: Gil (Owen Wilson) sempre idolatrou os grandes escritores americanos e quis ser como eles. A vida lhe levou a trabalhar como roteirista em Hollywood, o que por um lado fez com que fosse muito bem remunerado, por outro lhe rendeu uma boa dose de frustração. Agora ele está prestes a ir para Paris ao lado de sua noiva, Inez (Rachel McAdams), e dos pais dela, John (Kurt Fuller) e Helen (Mimi Kennedy). John irá à cidade para fechar um grande negócio e não se preocupa nem um pouco em esconder sua desaprovação pelo futuro genro. Estar em Paris faz com que Gil volte a se questionar sobre os rumos de sua vida, desencadeando o velho sonho de se tornar um escritor reconhecido.


Direção: Woody Allen

Owen Wilson - Gil Pender

Rachel McAdams - Inez

Kurt Fuller - John (pai de Inez)

Mimi Kennedy - Helen (mãe de Inez)

Michael Sheen - Paul Bates (cavalheiro pedante)

Nina Arianda - Carol Bates

Carla Bruni - guia do Museu

Yves Heck - Cole Porter

Alison Pill - Zelda Fitzgerald

Corey Stoll - Ernest Hemingway

Tom Hiddleston - F. Scott Fitzgerald

Sonia Rolland - Josephine Baker

Daniel Lundh - Juan Belmonte

Kathy Bates - Gertrude Stein

Marcial Di Fonzo Bo - Pablo Picasso

Marion Cotillard - Adriana

Léa Seydoux - Gabrielle

Emmanuelle Uzan - Djuna Barnes

Adrien Brody - Salvador Dalí

Tom Cordier - Man Ray

Adrien de Van - Luis Buñuel

Gad Elmaleh - Detective Tisserant

David Lowe - T. S. Eliot

Yves-Antoine Spoto - Henri Matisse

Laurent Claret - Leo Stein

Vincent Menjou Cortes - Henri de Toulouse-Lautrec

Olivier Rabourdin - Paul Gauguin

François Rostain - Edgar Degas

 

Carla Bruni, a ex-primeira-dama da França, faz uma ponta no filme. Woody Allen a chamou para interpretar a guia de um museu. Ela explicou o motivo da resposta positiva à nova experiência: "Não sou atriz, mas eu não poderia perder uma oportunidade como essas. Quando eu for avó, gostaria de poder dizer que fiz um filme com Woody Allen.". É o primeiro filme de Allen totalmente gravado em Paris, apesar de Love and Death e Everyone Says I Love You terem sido parcialmente gravados lá.

 

 

TÍTULO ORIGINAL: MIDNIGHT IN PARIS

Lançamento: 2011

Gêneros: Comédia, Romance

Idioma: Português

Classificação: 14 Anos

Duração: 100 Minutos

Nacionalidade: EUA














 

quinta-feira, 29 de dezembro de 2022

MEMÓRIA FOCULISTA: EM 2022, AVA GARDNER ATRIZ E CANTORA NORTE-AMERICANA SE VIVA ESTIVESSE CELEBRARIA 100 ANOS | FOCUS PORTAL CULTURAL.



AVA LAVINIA GARDNER foi uma atriz e cantora norte-americana. É considerada uma das 50 melhores estrelas do cinema estadunidense, segundo o American Film Institute.  A artista nasceu em Smithfield - Virgínia-EUA em 24 de dezembro de 1922 e faleceu em Londres, 25 de janeiro de 1990.

Gardner apareceu em vários filmes de alto nível das décadas de 1940 a 1970, incluindo The Hucksters (1947), Show Boat (1951), Pandora e o Flying Dutchman (1951), The Snows of Kilimanjaro (1952), The Barefoot Contessa (1954), Junção de Bhowani (1956), Na Praia (1959), 55 Dias em Pequim (1963), Sete Dias em maio (1964), A Noite da Iguana (1964), A Bíblia: No Início ... (1966), Mayerling (1968), The Life and Times of Judge Roy Bean (1972), Earthquake (1974) e Cassandra Crossing (1976). Em 1941 Gardner assinou contrato com a Metro-Goldwyn-Mayer e apareceu, principalmente, em pequenos papéis até chamar a atenção com sua atuação em The Killers (1946).

Ela foi indicada ao Oscar de Melhor Atriz por seu trabalho em Mogambo (1953), e também recebeu indicações ao BAFTA Award e ao Globo de Ouro por outros filmes.

Gardner estava visitando sua irmã Beatrice em Nova York em 1941, quando o marido de Beatrice, Larry Tarr, um fotógrafo profissional, ofereceu-se para tirar seu retrato. Ele ficou tão satisfeito com os resultados que exibiu o produto acabado na janela da frente do seu Estúdio de Fotografia Tarr na Quinta Avenida.

Um funcionário jurídico da Loews Theatres, Barnard Duhan, localizou a foto de Gardner no estúdio de Tarr. Na época, Duhan costumava se apresentar como um caçador de talentos da MGM para conhecer garotas, usando o fato de a MGM ser uma subsidiária da Loews. Duhan entrou no escritório de Tarr e tentou obter o número de Gardner, mas foi recusado pela recepcionista. Duhan fez o comentário: "Alguém deveria enviar suas informações para a MGM", e os Tarr o fizeram imediatamente. Pouco depois, Ava, que na época era estudante do Atlantic Christian College, viajou a Nova York para ser entrevistada no escritório da MGM por Al Altman, chefe do departamento de talentos da MGM em Nova York. Com as câmeras rodando, ele instruiu a jovem de 18 anos a caminhar em direção à câmera, virar e ir embora, depois reorganizar algumas flores em um vaso. Ele não tentou gravar a voz dela porque seu sotaque sulista dificultava sua compreensão para ele. Louis B. Mayer, chefe do estúdio, no entanto, enviou um telegrama para Altman: "Ela não sabe cantar, não sabe atuar, não sabe falar, é fantástica!". Ela recebeu um contrato padrão da MGM e deixou a escola para Hollywood em 1941, com sua irmã Beatrice a acompanhando. A primeira ordem de negócios da MGM era fornecer a ela um treinador de fala, pois seu sotaque da Carolina era quase incompreensível para eles.

Após cinco anos de pequenos papéis, principalmente, na MGM, e muitos deles sem créditos, Gardner ganhou destaque no filme The Killers (1946), interpretando Kitty Collins.

Outros filmes incluem The Hucksters (1947), Show Boat (1951), The Snows of Kilimanjaro (1952), Lone Star (1952), Mogambo (1953), The Barefoot Contessa (1954), Bhowani Junction (1956), The Sun Also Nasce (1957) e On the Beach (1959). Em The Barefoot Contessa, ela desempenhou o papel de beleza condenada Maria Vargas, uma mulher ferozmente independente que vai de dançarina espanhola a estrela de cinema internacional com a ajuda de um diretor de Hollywood interpretado por Humphrey Bogart, com consequências trágicas.

Gardner estrelou como Guinevere em Cavaleiros da Távola Redonda (1953), ao lado do ator Robert Taylor como Sir Lancelot. Indicativo de sua sofisticação, ela retratou uma duquesa, uma baronesa e outras damas da linhagem real em seus filmes da década de 1950.

Fora das câmeras, ela podia ser espirituosa e concisa, como em sua avaliação do diretor John Ford, que dirigiu Mogambo ("O homem mais malvado do mundo. Absolutamente mau. Adorava-o!").

Ela foi cotada entre Charlton Heston e David Niven por 55 Dias em Pequim (1963), que foi ambientada na China durante a Rebelião dos Pugilistas em 1900. No ano seguinte, ela desempenhou seu último papel principal em um filme aclamado pela crítica, The Night of the Iguana (1964), baseado em uma peça de Tennessee Williams, e estrelado por Richard Burton como clérigo ateu e Deborah Kerr como uma artista gentil viajando com seu velho avô poeta. John Huston dirigiu o filme em Puerto Vallarta, México, insistindo em fazer o filme em preto e branco - uma decisão que mais tarde se arrependeu por causa das cores vivas da flora. Gardner recebeu faturamento abaixo de Burton, mas acima de Kerr. Ela foi indicada ao BAFTA e ao Globo de Ouro por sua atuação.


SOBRE A SUA MORTE


Depois de uma vida inteira fumando, Gardner sofria de enfisema e de um distúrbio autoimune não identificado. Dois golpes em 1986 a deixaram parcialmente paralisada e acamada. Embora Gardner pudesse arcar com suas despesas médicas, Sinatra queria pagar por sua visita a um especialista nos Estados Unidos, e ela permitiu que ele fizesse os arranjos para um avião particular com pessoal médico. Sofreu uma queda forte uma semana antes de morrer e ficou deitada no chão, sozinha e incapaz de se mover, até a governanta voltar. Suas últimas palavras (para sua empregada) foram declaradamente "Estou tão cansada". Ela morreu de pneumonia aos 67 anos, em sua casa em Londres, 34 Ennismore Gardens, onde vivia desde 1968.

Gardner foi enterrada no Sunset Memorial Park, Smithfield, Carolina do Norte, ao lado de seus irmãos e pais, Jonas (1878–1938) e Molly Gardner (1883–1943). A cidade de Smithfield agora tem um Museu Ava Gardner incorporado em 1996.

 


Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Ava_Gardner  

POSTADO TAMBÉM: CONTINUE LENDO...

 https://www.facebook.com/focusportalcultural/  

quarta-feira, 28 de dezembro de 2022

CONVITE PARA MISSA DE SÉTIMO DIA EM MEMÓRIA DO PROFESSOR MAXIMIANO DE CARVALHO E SILVA

 



A Missa do Sétimo Dia do Professor Maximiano de Carvalho e Silva será realizada na Paróquia São Judas Tadeu – Icaraí – Niterói.

Data: 29 de dezembro de 2022 (quinta-feira).

Horário: 18 horas

 

**********************



Nascimento: 05 de julho de 1926

Falecimento: 22 de dezembro de 2022 (quinta-feira)

Aos 96 anos.



terça-feira, 27 de dezembro de 2022

PÁTMOS: A ILHA SAGRADA DA GRÉCIA | FOCUS PORTAL CULTURAL

 



PÁTMOS é uma pequena ilha grega do Dodecaneso, no Egeu Meridional, situada a 55 km da costa SO da Turquia, no Mar Egeu. Tem uma área total de 45 km² e uma população de 3.047 habitantes.

Patmos é uma municipalidade (demo) integrante da unidade regional de Calímnos com capital em Hora (ou Chora), que às vezes é chamada, erroneamente, de Patmos. Escala é o único porto.

A ilha é dividida em duas partes quase iguais, uma do norte e outra do sul, unidas por um istmo. A vegetação é escassa, e o relevo é formado por montes relativamente baixos, cujo ponto mais alto chama-se Profeta Elias e tem 269 m de altitude.

Patmos, hoje, é um destino religioso popular, com peregrinos que vêm visitar o Mosteiro de São João e a Caverna do Apocalipse. E também um destino mais cosmopolita que atrai um público mais sofisticado em busca de praias mais organizadas, com estrutura, e outras totalmente isoladas. Os barcos de passeio do porto de Skala vão para as ilhas de Leros, Lipsi, Arki e Marathi.

Skala, a principal entrada marítima de Patmos é onde está o comércio e as melhores opções de hospedagem. A noite é bem jovem e movimentada, principalmente no verão. De lá é fácil alugar uma scooter por 15 euros a diária e percorrer todas as praias da ilha e descobrir as atrações como igrejas, museus, monastérios e vilarejos.

HISTÓRIA

Conhecida por ser o local para onde o apóstolo João foi exilado e escreveu o livro da Bíblia "Apocalipse” conforme consta na introdução do próprio livro, Patmos foi usada como um lugar de banimento do Império Romano. Segundo uma tradição preservada por Ireneu, Eusébio, Jerônimo e outros, o exílio de João aconteceu em 91 ou 96 d.C., no décimo quarto ano do reinado de Domiciano. A tradição local ainda aponta a caverna onde João teria recebido a revelação para escrever o livro de Apocalipse.

A partir de 1522, a ilha foi, por diversas vezes, ocupada pelos turcos. Em 1912, foi capturada pelos italianos e, após a Segunda Guerra Mundial, em 1948, passou definitivamente a integrar o território grego.

Em 1999, o centro histórico de Chora, o Mosteiro de São João, o Teólogo e a Caverna do Apocalipse foram incluídos no Patrimônio Mundial pela UNESCO. 







 

 

segunda-feira, 26 de dezembro de 2022

RÉVEILLON EM NITERÓI: BARÃO VERMELHO, PARALAMAS DO SUCESSO E BABY DO BRASIL ESTÃO CONFIRMADOS.




ICARAÍ, SANTA ROSA, LARGO DA BATALHA, BARRETO, FONSECA E ITAIPU TERÃO QUEIMA DE FOGOS.

A chegada de 2023 será celebrada com duas grandes festas de réveillon realizadas pela prefeitura na orla da cidade. As praias de Icaraí e Itaipu serão palcos de shows e das tradicionais queimas de fogo.

A Prefeitura de Niterói anunciou a programação da festa da virada 2022/2023. O Réveillon vai contar com shows na Praia de Icaraí e queima de fogos em seis pontos da cidade. O público também poderá assistir aos shows através da página da Prefeitura no Facebook com transmissão ao vivo.

O show pirotécnico na Praia de Icaraí acontecerá em cinco balsas, prometendo muitas novidades durante 15 minutos. Niterói também terá queima de fogos de artifício em outros cinco pontos: Praia de Itaipu; no monumento à Nossa Senhora Auxiliadora, em Santa Rosa; no Largo da Batalha, atrás do Fórum; no Barreto, em frente da Árvore de Natal; e na Vila Ipiranga, no Fonseca.

A programação de shows será aberta às 18h30min com o grupo Bicho Solto, seguido da cantora Baby do Brasil, às 20h30min, e da apresentação do grupo Barão Vermelho, às 22h20min.

O grupo Paralamas do Sucesso será o ponto alto da comemoração em Icaraí, logo após o espetáculo de queima de fogos, que terá duração de quinze minutos.

De acordo com a Niterói Lazer e Turismo, a expectativa é receber cerca de 400 mil pessoas na Praia de Icaraí, com perspectiva de chegar a 100% de ocupação na rede hoteleira. O presidente Paulo Novaes, explica que a cidade está pronta e organizada para o Réveillon pelo planejamento que foi feito com os órgãos da Prefeitura, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros. Segundo Paulo Novaes, possui um planejamento para que Niterói esteja pronta para receber os turistas o ano todo, fazendo com que a cidade se torne um polo turístico do estado.










CLEOPATRA – DIREÇÃO DE KARI SKOGLAND, ROTEIRO DE LAETA KALOGRIDIS E ESTRELADO POR GAL GADOT. FILME SOBRE A FABULOSA RAINHA DO EGITO CHEGA AOS CINEMAS EM 2023.



A nova adaptação de Cleópatra, produção que foca sua história na vida da antiga rainha egípcia, seria inicialmente comandada pela diretora Patty Jenkins. A cineasta, que esteve à frente de Mulher-Maravilha (2017) e Mulher-Maravilha 1984 (2020), volta a trabalhar com a atriz Gal Gadot, que interpretará a personagem-título.

A história da última rainha do Egito já foi contada várias vezes em Hollywood, incluindo uma em 1934 estrelada por Claudette Colbert e a conhecida megalomaníaca versão de 1963, protagonizada por Elizabeth Taylor e Richard Burton.






 

quinta-feira, 22 de dezembro de 2022

quarta-feira, 21 de dezembro de 2022

GRUPO EDIOURO DESTACA CINCO TÍTULOS DE SUCESSO PARA DAR DE PRESENTE NESTE NATAL. OS LIVROS SELECIONADOS SÃO DAS EDITORAS NOVA FRONTEIRA, TRAMA, AGIR E PETRA




Em clima de fim de ano, a Ediouro, grupo editorial que detém um dos catálogos mais completos da América Latina, apresenta cinco livros dos seus selos para que os leitores possam presentear a família e os amigos com títulos que vão desde a saga épica de Brandon Sanderson a um planner anual com trechos de grandes autores da literatura. 

Os títulos em destaque, das editoras Nova Fronteira, Trama, Agir e Petra, compreendem diversos gêneros, como o suspense, a fantasia e a literatura religiosa.

 

CONFIRA A LISTA:

 


O CAMINHO DOS REIS, DE BRANDON SANDERSON 

SINOPSE - Do autor best-seller n.º 1 do “New York Times” Brandon Sanderson, “O caminho dos reis” chega ao Brasil iniciando uma incrível saga épica. Roshar é um mundo de pedras e tempestades. Já se passaram séculos desde a queda das dez ordens conhecidas como os Cavaleiros Radiantes, mas suas Armaduras e Espadas Fractais permanecem. Kaladin, que abandonou seus estudos de medicina em troca de uma lança para proteger seu irmão mais novo, foi reduzido à escravidão. Agora, em meio a um conflito que parece não fazer sentido, ele busca manter seus homens enquanto sonda os outros líderes.


 

A GAROTA ROUBADA, DE TESS STIMSON

 

SINOPSE - Alex sabe que sua filha de três anos jamais andaria sozinha em um lugar estranho. Então, quando Lottie simplesmente desaparece de um idílico casamento na praia, Alex só consegue pensar no pior. A busca pela menina rapidamente atinge proporção mundial, mas não demora muito para que as suspeitas recaiam sobre sua mãe. Alex sabe que não é perfeita, mas ama sua filha mais do que tudo. E agora que tem todos os olhos voltados para si, ela teme que nunca descubram a verdade — a menos que resolva esse mistério por conta própria.


 


O COBRADOR, DE RUBEM FONSECA

 

SINOPSE - "O Cobrador", um dos mais conhecidos livros de contos de Rubem Fonseca, está de volta. Em seu quinto livro de histórias curtas, o autor mantém o tom incômodo e brutal de sua ficção, apresentando personagens inquietantes, como o protagonista do conto que dá título à obra. Amálgama de bandido, poeta e revolucionário, o Cobrador é uma espécie de vingador não apenas da divisão de classes, mas também da violência simbólica que é o controle da palavra. Esta nova edição, que inaugura a reedição de toda a produção literária fonsequiana, conta com um prefácio inédito do escritor Marçal Aquino e um posfácio do jornalista Sergio Augusto.




TODO DIA FAÇA ALGO PARA SER FELIZ

SINOPSE - Este planner tem tudo para ser seu novo companheiro diário. Com ele, você conseguirá agendar todos os seus compromissos e atividades, planejar leituras, definir metas e fazer acontecer! Além de ferramentas organizacionais, ele traz pensamentos de grandes autores da literatura para iluminar sua semana. Aqui, você encontrará o aliado perfeito para ter uma rotina mais inspirada e feliz.


 

 

O TESOURO DA SABEDORIA CATÓLICA, DE JOHN A. HARDON

 

SINOPSE - Mais do que um livro, O tesouro da sabedoria católica é uma biblioteca em miniatura, um compêndio do que as grandes mentes da história da Igreja pensaram e disseram desde a era apostólica. Encontram-se nestas páginas textos de 33 dos principais pensadores e escritores do cristianismo, dando conta de todos os períodos em que os seguidores de Cristo se fizeram presentes na Terra. Estão aqui místicos e mártires, filósofos e teólogos, poetas e prosadores -- entre eles Gregório Magno, Basílio, Agostinho, João Crisóstomo, Francisco de Assis, Tomás de Aquino, Catarina de Sena, Teresa de Ávila, João da Cruz, Teresa de Lisieux, G. K. Chesterton e Fulton Sheen.

 

SOBRE A EDIOURO PUBLICAÇÕES

 

Fundada em 1939 com o nome de Publicações Pan-Americanas, editora de livros técnicos, a Ediouro está na linha de frente do mercado de livros. Hoje, como Empresas Ediouro Publicações, inclui os selos Nova Fronteira, Agir, Trama, Petra, Coquetel, Pixel, Ediouro Educação e Novo Céu. O grupo Ediouro atualmente possui um dos mais completos e respeitáveis catálogos da América Latina e há mais de oitenta anos se dedica a publicar e distribuir conteúdo em diferentes mídias e plataformas.

 

Para mais informações à imprensa: ATÔMICA

Mais informações sobre a Ediouro Publicações no site.

https://www.ediouro.com.br

CLÁUDIO AGUIAR CELEBRA 50 ANOS DE TRAJETÓRIA LITERÁRIA. HOMENAGEM DO FOCUS PORTAL CULTURAL

 

Parabéns! Notável companheiro nas artes das Letras. Que o Altíssimo conceda a você muitos anos de vida, para que continue com a sua belíssima trajetória literocultural, apresentando-nos as suas festejadas inspirações. Muito sucesso! Abraços do Alberto Araújo.


ABAIXO LEIA A MENSAGEM DO ESCRITOR CLAUDIO AGUIAR 

EIS, AS PALAVRAS:

VIDA LITERÁRIA - Hoje completo 50 anos de vida literária. A estreia ocorreu com o lançamento de EXERCÍCIO PARA O SALTO (Contos) numa livraria de Copacabana, no Rio Janeiro, onde fui apresentado pelo querido amigo, poeta Mauro Mota. A seguir, no Recife, ocorreu o segundo lançamento na primeira Livro 7, mediado e animado por Ariano Suassuna. Foi nesse dia que conheci Célia Salsa, que logo passou a ser minha mulher. Esse auspicioso encontro talvez seja o mais importante "salto" de minha vida, graças ao salutar convívio conjugal que também chega às "bodas de ouro". Viva a vida. Claudio Aguiar. 20 de dezembro de 2022.

 

UM POUCO SOBRE CLAUDIO AGUIAR

 

Com mais de 25 livros editados nos gêneros romance, teatro e ensaio, Cláudio Aguiar, biógrafo, romancista, historiador, dramaturgo, ensaísta e poeta, nasceu na cidade de Poronga, Ceará, em 1944, tornando-se nome bastante conhecido entre a intelectualidade nacional e europeia. Há anos  se dedica a uma escrita, na qual, em fraterno enlace, a realidade e a ficção se complementam com  expressiva musicalidade.

A partir de 1962, radicado na cidade do Recife, foi aluno do Ginásio Pernambucano e, em 1971, graduou-se pela Faculdade de Direito do Recife. Por essa época, atuou com intensidade na imprensa recifense, principalmente como colaborador literário dos suplementos literários do Jornal do Commercio e Diário de Pernambuco. 

Por seus méritos, tornou-se bolsista pesquisador do Ministério de Assuntos Exteriores de Espanha (Madrid),  estudando a obra de José Ortega y Gasset (Madrid, 1983) e, no mesmo ano,  foi admitido como bolsista do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), perante a Universidade de Salamanca, onde, em 1986, defendeu tese doutoral na área de Direito Internacional sobre o processo de imigração espanhola ao Brasil, sob o título: Organización Social y Jurídica de los Inmigrantes Españoles en Brasil, alcançando, então, o título de doutor pela mesma universidade. 

Em 1992, aposentado do cargo público ocupado na Justiça do Trabalho da 6ª. Região, no Recife, exerceu a função de professor convidado da Universidade Federal Rural de Pernambuco, atuando na área de convênio firmado entre aquela instituição de ensino e a Universidade de Sherbrooke-Irecus – Canadá de 1990 a 1994.

Na categoria de romancista, dramaturgo, ensaísta e poeta, Cláudio Aguiar recebeu vários prêmios e distinções, em virtude do conjunto de sua obra. Dentre eles, o prêmio-homenagem  internacional, de 1994, concedido pela prestigiosa Cátedra de Poética Fray Luís de León, da Universidade Pontifícia de Salamanca (Espanha), ocasião em que lhe foi outorgado também o título de honor pela mesma Universidade e, em 2009;  o Prêmio Ibero-americano de Narrativa “Miguel de Unamuno” pelo livro El rey de los bandidos, publicado pela Editorial Verbum, de Madrid.  Em outubro de 2012, Aguiar recebeu o Título de Cidadão de Salamanca (Huésped Distinguido), concedido pela Prefeitura (Ayuntamiento) por decisão unânime da Câmara local, distinção conferida a grandes personalidades da cultura e das letras. 

Fundador de Caliban, uma revista de cultura, na qualidade de editor-responsável publicou 10 (dez) números (1998-2007). É membro de várias entidades culturais e literárias, dentre as quais se destacam: Academia Pernambucana de Letras,  Instituto Arqueológico Histórico e Geográfico Pernambucano (IAHGP), Academia Carioca de Letras,  Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro (IHGB) e PEN Clube do Brasil, do qual é seu Presidente. Também  é o atual Presidente da Fundação Miguel de Cervantes de Apoio à Pesquisa e à Leitura da Biblioteca Nacional.

 

OBRAS PUBLICADAS:

 

Caldeirão: A guerra dos beatos;

Francisco Julião: Uma biografia;

Franklin Távora e o seu tempo (biografia);

O monóculo & o calidoscópio;

Suplício de Frei Caneca;

Os anjos vingadores;

Brincantes do Belo Monte;

Medidas e Circunstâncias

A volta de Emanuel;

Lampião e os meninos;

Os anjos vingadores;

A corte celestial;

Somba, o menino que não devia chorar;

Exercício para o salto;

Depoimento de um sábio;

Flor destruída (drama);

Suplício de Frei Caneca (oratório dramático);

Antes que a guerra acabe (drama);

Brincantes do Belo Monte (auto);

A Emparedada (tragédia);

e a mais recente:

A Última Noite de Kafka e Outros Dramas.





FONTE TEXTO E IMAGEM

https://www.instagram.com/p/CmbZA4GtrRb/...