sábado, 29 de fevereiro de 2020

LEITURA DA PEÇA "A ESTRANHA FORMA DE VIDA. UM FADO PARA FLORBELA ESPANCA" DE MÁRCIO AZEVEDO, COM RITA PORTO, RENATA FERRAZ, DIREÇÃO DE SUELI GUERRA, MÁRCIO AZEVEDO E DANIEL DE MELLO. DIA 12 DE MARÇO DE 2020(QUARTA-FEIRA), ÀS 15 HORAS. REAL GABINETE PORTUGUÊS DE LEITURA.




LEITURA DA PEÇA "A ESTRANHA FORMA DE VIDA. UM FADO PARA FLORBELA ESPANCA" DE MÁRCIO AZEVEDO, COM RITA PORTO, RENATA FERRAZ, DIREÇÃO DE SUELI GUERRA, MÁRCIO AZEVEDO E DANIEL DE MELLO.  DIA 12 DE MARÇO DE 2020(QUINTA-FEIRA), ÀS 15 HORAS. REAL GABINETE PORTUGUÊS DE LEITURA. RUA LUÍS DE CAMÕES, 30, CENTRO, RIO DE JANEIRO. IMPERDÍVEL!




APOIO NA DIVULGAÇÃO





ATRAVÉS DAS POESIAS: "A ENTREGA" E "O MOÇO" O FOCUS PORTAL CULTURAL HOMENAGEIA MOACYR SACRAMENTO - MOA, POETA QUE DEIXOU A VIDA TERRENA EM 29 DE FEVEREIRO DE 2020 E PARTIU RUMO AO PARNASO, O LUGAR CERTO DE TODOS OS ARTISTAS DE BEM.



MOACYR SACRAMENTO, O MOA, foi tomado pelos versos há 30 anos, faz da poesia uma ferramenta da beleza a serviço do bem. Com mais de 19 livros publicados e adotados em diversas escolas do país e compondo em diferentes gêneros, faz sempre de sua poética uma busca de luz e a compartilha para iluminar caminhos. Intérprete, palestrante, pai coruja e cidadão atuante. Acredita no poder da ARTE como ferramenta de educação, construção e transformação.



ENTREGA (MOACYR SACRAMENTO, O MOA)


Eu parto de mim
para estar comigo
lá onde estou.
E, sem me importar
se é perto ou se é longe,
de mim, eu me vou
aos mitos e às lendas;
às cores e às formas;
ao real e ao mágico.
Vou ao coração das coisas
pois é, lá, onde sou.
Porém... pra ir mais um pouco
além de mim mesmo,
pra romper a prisão
deste espaço que ocupo,
eu preciso expor-me
ao que vindo de fora
só é. Sem por quê.
E me sei dimensão infinita
e me entrego a você.


O MOÇO DE MOACYR SACRAMENTO

Não me perguntem quantos anos tenho;
e sim,
quantas cartas mandei e recebi.
Se mais jovem, se mais velho... o que importa,
se ainda sou um fervilhar de sonhos,
se não carrego o fardo da esperança morta !

Não me perguntem quantos anos tenho;
e sim,
quantos beijos troquei - Beijos de amor!
Se a juventude em mim ainda é festa,
se aproveito de tudo a cada instante
e se bebo da taça gota a gota...
Ora ! Então pouco se me dá que gota resta !

Não me perguntem quantos anos tenho:
mas...
queiram saber de mim se criei filhos,
queiram saber de mim que obras eu fiz,
queiram saber de mim que amigos tenho
e se a alguém, pude eu, tornar feliz.

Não me perguntem quantos anos tenho
mas...
queiram saber de mim que livros li,
queiram saber de mim por onde andei,
queiram saber de mim quantas histórias,
quantos versos ouvi, quantos cantei.

E assim, somente assim, todos vocês,
por mais brancos que estejam meus cabelos,
por mais rugas que vejam no meu rosto,
terão vontade de chamar-me: O MOÇO !
E ao me verem passar aqui... ali...
não saberão ao certo a minha idade,
mas saberão, por certo, que eu vivi!

Moacyr Sacramento, poeta e dentista, do Ateliê do Poeta em Conservatória. In: O Colecionador de Benqueranças, 4a. Ed, 2011, p. 32.


Nos dias 20 e 21 de novembro de 2017, a Cia Sintonia Arte & Cultura apresentou o espetáculo Poesia em Movimento, no Teatro Municipal de Sorocaba "Teotônio Vilela".

O enredo homenageou a obra do poeta fluminense Moacyr Sacramento, o Moa, que tem 19 livros publicados, muitos deles adotados por dezenas de escolas de todo o Brasil. A peça passeou pelos textos que marcaram a vida do escritor, materializando-os por meio do teatro e da dança. A história foi contada pelo Poeta e sua Inspiração, vividos pelos atores Jung Lamberti e Juliara Mendes, no espetáculo adulto; Felipe Marques e Angélica Bittar, no infantil. A parte teatral foi fruto do apoio da On Broadway, sob a direção cênica de Sady Medeiros.

"A nossa ideia foi a de fazer as artes conversarem entre si, levando não só entretenimento ao público, mas também a cultura e a literatura, por meio da dança e do teatro. Trazer a poesia para a dança é uma maneira de mostrar além do poema, mostrar o que ele quis dizer" pontua a diretora artística, Bia Ruberti, que também foi a idealizadora do roteiro, que destaca que o processo de criação do espetáculo foi incrível. "Ter os poemas do Moa como inspiração para nossa dança, fez toda a diferença para o sucesso das apresentações", completa.

O homenageado foi só emoção ao agradecer: "Eu escrevo para a luz. Escrever para mim é a ferramenta para a construção de um mundo melhor, só tem sentido assim, só tem sentido se produzir luz para o caminho daquele que lê. Então imagina a minha emoção ao ver a minha obra sendo dançada e interpretada por jovens, vejo que conquistei meu objetivo e não há como conter as lágrimas, sempre levarei um pouquinho de cada um dos envolvidos em meu coração, por todas as vidas que eu viver".



 UM POUCO SOBRE MOACYR SACRAMENTO





Poeta Moacyr Sacramento, que apresenta um sarau poético, para grupos fechados de turistas e escolas. O poeta, conhecido como Moa de Conservatória, interpreta seus textos, toca violão, canta e usa gaita de boca, em um espetáculo bem-humorado. Ele é autor de 11 livros, vários adotados em escolas do Rio de Janeiro.

Moacyr vive em Conservatória, onde nasceu, ao lado da mulher, a artista plástica Marinete, com quem é casado há 44 anos. Os dois são dentistas aposentados que atendiam em Niterói antes de montar o ateliê, há 11 anos. Ela faz aquarelas em tecido, que servem de pano de fundo para a poesia de Moa. O espaço exibe também os quadros e livros do casal. A cidade de Conservatória é tema recorrente nos trabalhos.







APOIO NA DIVULGAÇÃO








Conhecemos o trabalho artístico do poeta Moacyr Sacramento, através do site LUSO POEMAS de Portugal, o qual nós dois fazemos parte. O grande poeta certamente, ele nos deixará muitas saudades! 

Alberto Araújo - editor do Focus Portal Cultural.

CASA DA GLÓRIA, UM PANORAMA MÍSTICO E CLÁSSICO, NO CORAÇÃO CULTURAL DO RIO DE JANEIRO.





CASA DA GLÓRIA
HÁ TRÊS SÉCULOS 
DE RESISTÊNCIA HISTÓRICA




Caros foculistas, a nossa postagem Destaque de hoje. CASA DA GLÓRIA, o casarão mais charmoso da cidade do Rio de Janeiro. É com alegria que convidamos vocês para uma visita.

Para quem não conhece, a CASA DA GLÓRIA é um espaço cultural multiuso, perfeito para criar experiências únicas, seja para quem faz um evento, quanto para quem busca o melhor da arte, cultura e do entretenimento e muito bom para se conhecer gente contente e acolhedora. Tem também: piscina, comidas, bebidas e muito mais. Os eventos são abertos a todos os públicos e gratuitos.

HÁ TRÊS SÉCULOS DE RESISTÊNCIA HISTÓRICA

O século XVIII mora logo ali, num casarão na ladeira vizinho à igreja do Outeiro da Glória e preservado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). O local, que nasceu como uma construção colonial portuguesa e sofreu intervenções arquitetônicas ao longo dos anos, já foi residência do Visconde do Souto, primeiro banqueiro particular do país, e também abrigou um templo HARE KRISHNA e um colégio para moças.

Nos anos 1960, foi comprado pela família do empresário e juiz Dr. João Henrique Braune, foi nesse período que a suntuosa residência passou a ser chamada de CASA DA GLÓRIA.

Após presenciar tantas histórias lindas, o espaço está pronto para um novo capítulo em sua trajetória secular. No último dia 19 de outubro de 2019, foi reinaugurado como o mais novo CENTRO CULTURAL MULTIUSO DA CIDADE, num evento que reuniu mais de 1.700 pessoas ao longo do dia com atividades como IOGA, BANHO DE PISCINA, PERFORMANCES, JOGOS INFANTIS, SOM DE DJ E SHOWS.


"A Casa da Glória é um local muito aprazível e bem no coração do Rio. Guardo de lá extraordinárias lembranças. É necessário conhecê-la. Sentir-se-á no passado em pleno século XXI" - Ressalta Dalma Nascimento.


A CASA DA GLÓRIA tem mil metros quadrados de área construída e um jardim de dois mil metros quadrados rodeado por pés de jaca, jamelão, manga, abiu, carambola e sapoti, entre outras árvores. Braune conta que a árvore de fruta-pão que está até hoje no local, por exemplo, consta em algumas obras dos pintores Rugendas e Debret, célebres por retratarem o Rio de Janeiro nos anos 1800. O processo de reforma começou há mais de um ano e manteve passado e presente em sintonia. Da fachada restaurada com enormes portas e janelas de madeira, que ganharam a cor azul-turquesa e emolduram as paredes brancas, aos ladrilhos antigos, que foram preservados nos modernos banheiros, o empresário defendeu a ambiência do imóvel. Tanto que, em alguns casos, foi feito um trabalho quase arqueológico.


ESPAÇOS

1 . SALA EMBAÚBA
2 . BISTRÔ DA CASA
3 . COZINHA
4 . PISCINA
5 . JARDIM

2º PAVIMENTO

1 . SALA JEQUITIBÁ
2 . SALA PAU BRASIL
3 . CAMARIM
4 . TRANQUILO SOUNDZ
5 . ADMINISTRAÇÃO
6 . JARDIM





A PROGRAMAÇÃO inclui apresentações artísticas, DJs incríveis, aula aberta de YOGA, piscina liberada e atividades para toda a família, incluindo a criançada e os amiguinhos de quatro patas. O melhor de tudo: a entrada é gratuita!



ALGUNS AVISOS IMPORTANTES:

● A lotação simultânea da Casa é de 500 pessoas. Tudo monitorado, isso para assegurar que os eventos sejam os mais confortáveis possíveis!

● Aceitam cartões de crédito e débito no nosso bar.
● O funcionamento da piscina é até às 18h.
● A programação é veiculada em tempo real no Instagram (@casadagloria), com avisos sempre 10min antes do início das atrações.
● Não é permitido fumar nos espaços internos da Casa.
● O acesso será pelo portão principal da Casa, ao final da ladeira, bem do ladinho do Outeiro da Glória.
● Não se responsabilizam por objetos deixados no espaço.



Qualquer outra informação entre em contato com equipe de produção. Portanto, vão tomar um café? Na Casa da Glória, a casa do  jeito de vocês.




CASA DA GLÓRIA
Endereço: Ladeira da Glória, 98, Glória.
Rio de Janeiro / RJ
Telefone:(21) 8121-8500.
site: www.casadagloria.com.br



PRÓXIMOS EVENTOS



No mês de março a Escola de Roteiro Levante 42 e a Casa da Glória se unem para lançar o seu primeiro curso: o Laboratório Levante de Dramaturgia. Na abertura dos trabalhos, será realizada a Roda de Autores, um debate descontraído e dinâmico sobre o ofício da escrita com roteiristas, especialmente, para o evento, que será gratuito e aberto ao público em geral.

Além dos autores e sócios do Levante 42, Celso Taddei, Gabriela Amaral e Henrique Tavares, a Roda contará com Vinicius Antunes (Zorra e podcast Minuto de Silêncio), Angélica Lopes (Até que a Sorte nos Separe e Tá no Ar), Manuela Cantuária (Porta dos Fundos), Bia Braune (Vídeo Show e Isso é Muito Minha Vida) e Diego Molina (Zorra)

SERVIÇO
Roda de Autores - Levante 42
02/03 - 19h30
Local: Casa da Glória - Ladeira da Glória, 98 - Glória, Rio de Janeiro.
Entrada Gratuita


Mais informações:
cursos@casadagloria.com.br | contato@levante42.com






O Guanabara Sessions voltou ao calendário da cidade! Dessa vez, misturando ritmos, teatro e literatura na Casa da Glória - um chamado para o público que é ávido por novas ideias.

Nossa programação começa com a inauguração do novo projeto da Casa da Glória: o Disparos! Experimentos Literários. Nesta edição inaugural, convidamos os parceiros do Levante 42 - Escola de Roteiro, para realizar uma oficina de escrita criativa.

O emocionante espetáculo Cavalos entra na brincadeira! Escrito por Pedro Emanuel e dirigido por Nina Reis, o monólogo é estrelado pelo jovem talento Alexandre Paz. A peça conversa sobre questionamentos em torno da paternidade.

A noite será música para os nossos ouvidos. Teremos DJ set do Marcelinho Da Lua com o DJ Mustafá-baba, pela primeira vez no nosso palco, e garantindo a venda de LPs ao longo do evento.

Abrindo nosso live stage, temos Snow Tony. Produtor e multi-instrumentista, Tony já tocou em palcos como Kriol Jazz Festival (Cabo Verde), Brazillian Day Algarves (Portugal), CCK (Argentina).

Fechamos nossa festa com Edu Neves Quarteto, mestre da improvisação. Eduardo está presente em centenas de gravações a lado de grandes nomes da música nacional, como Maria Bethânia, Milton Nascimento, Gilberto Gil e Paulinho da Viola.

Detalhes sobre a programação em: https://bit.ly/3a39Jhw

>>> GUANABARA SESSIONS

Local: Casa da Glória. Ladeira da Glória, 98.
Data: 15 de março, das 16h às 23h.
Nosso contato: 21 98849-7853

Ingressos à venda no local.


CONTATO
Whatsapp(+55 21) 98849-7853
Telefone(+55 21) 3259-3554
E-mailcontato@casadaglória.com.br
Endereço: Ladeira da Glória, 98 - Glória, Rio de Janeiro - RJ, Brasil.
















"Muito importante e imprescindível para a CULTURA de um país, quando se preserva essas residências. Memórias que são resgatadas/recuperadas e isso ultrapassa o tempo. Sim, a história não fica esquecida e tampouco as lembranças são apagadas com o decorrer do tempo. Muito lindo, o que os dirigentes/administradores conseguiram fazer, com a CASA DA GLÓRIA, reativaram as MEMÓRIAS que por pouco o tempo não apagou. PARABENIZAMOS-OS, efusivamente, aos novos empreendedores, que conseguiram reaver algo, que muitos de nós não conhecíamos/sabíamos. Portanto, precisamos sentir e apreciar essa beleza, no coração da cultura do Rio de Janeiro. PARABÉNS!" ALBERTO ARAÚJO - EDITOR DO FOCUS PORTAL CULTURAL.







APOIO NA DIVULGAÇÃO





sexta-feira, 28 de fevereiro de 2020

PRINCE CHARMANT POESIA DE FLORBELA ESPANCA





PRINCE CHARMANT
                                        

                                                          por Florbela Espanca
No lânguido esmaecer das amorosas
Tardes que morrem voluptuosamente
Procurei-O no meio de toda a gente.
Procurei-O em horas
silenciosas.

Das noites da minh'alma tenebrosas!
Boca sangrando beijos, flor que sente...
Olhos postos num sonho, humildemente...
Mãos cheias de violetas e de rosas...

E nunca O encontrei!... Prince Charmant
Como audaz cavaleiro em velhas lendas
Virá, talvez, nas névoas da manhã!

Ah! Toda a nossa vida anda a quimera
Tecendo em frágeis dedos frágeis rendas...
- Nunca se encontra Aquele que se espera
!...
                                                    Florbela Espanca,
                                                         do "Livro de Sóror Saudade








FLORBELA ESPANCA era muito intensa e estava muito à frente do seu tempo. Não se importava com política, não levantava nenhuma bandeira feminista, só queria viver a própria vida. Amargou ofensas da sociedade portuguesa da década de 20 por viver de igual para igual com os homens. Casou três vezes. INCANSÁVEL! Ela mesma se definia como insaciável e dizia que se cansava até de desejar. E toda essa intensidade é vista em sua obra, carregada de metáforas, cores, que nos dão a clara admiração do que ela estava sentindo naquele momento e só podia compartilhar com uma folha de papel, os seus poemas.




APOIO NA DIVULGAÇÃO






quinta-feira, 27 de fevereiro de 2020

FEST VOICE DA MATURIDADE 2020 COM INSCRIÇÕES ABERTAS. FESTIVAL DE CANTO PARA A TERCEIRA IDADE SERÁ REALIZADO NO DIA 1º DE ABRIL DE 2020, ÀS 18 HORAS, NA SALA NELSON PEREIRA DOS SANTOS. PARTICIPE!!!




INSCRIÇÕES ABERTAS: DESDE 17 DE FEVEREIRO DE 2020 a 13 DE MARÇO DE 2020.

FEST-VOICE DA MATURIDADE 2020!
PARA MAIORES DE 60 ANOS!

Premiação:
1° lugar:R$1.500,00
2° lugar:R$1.000,00
3° lugar:R$ 500,00
Grave sua música e mande por Whatsapp ou pelo link abaixo:

Formulário online no endereço:


WHATSAPP: 98776-1541

Locais físicos:
Quiosque do Idoso, no 3° piso do Niterói-Shopping.
Secretaria Municipal do Idoso, na Avenida Amaral Peixoto, 171A/sala 401- Centro - Niterói.
Apoio: FAN
Secretaria Municipal de Cultura
Sala Nelson Pereira dos Santos
Vamos fazer de Niterói a melhor cidade para o Idoso Viver e Ser Feliz!




APOIO NA DIVULGAÇÃO











VIRADOURO ESCOLA DE SAMBA DE NITERÓI É A CAMPEÃ DO CARNAVAL 2020 DO RIO DE JANEIRO.







VIRADOURO ESCOLA DE SAMBA DE NITERÓI 
É A CAMPEÃ DO CARNAVAL 2020 DO RIO DE JANEIRO. 


Ode à cultura popular baiana e poder feminino marcaram o desfile da escola, que contou a história das Ganhadeiras de Itapuã.

Viradouro é um bairro do município de Niterói. É uma ampliação do Bairro de Santa Rosa, por isso eventualmente, é dito que as escolas de samba Unidos do Viradouro e Folia do Viradouro são originárias de lá.

Com o enredo "Viradouro de Alma Lavada", a escola de samba de Niterói se consagrou a vencedora do desfile do Grupo Especial pela segunda vez na história.




A Viradouro foi a primeira a desfilar na Sapucaí, com um enredo em homenagem à quinta geração de lavadoras de roupa na Lagoa do Abaeté. A escola chamou a atenção desde a comissão de frente, em que a atleta da seleção brasileira de nado sincronizado Anna Giulia virava sereia e dava mergulhos de até um minuto em um aquário com 7 mil litros de água mineral.

A Viradouro havia sido campeã pela primeira vez em 1997. A decisão saiu no último quesito, a harmonia. Viradouro, Grande Rio e Beija-Flor haviam chegado empatadas até ali. A Grande Rio ficou em segundo, a Mocidade pulou para terceiro e a Beija-Flor acabou em quarto lugar.

Neste ano, o título do Carnaval carioca foi disputado por 13 escolas de samba. A apuração começou por volta das 16h15, quando dirigentes de todas as agremiações estavam concentrados na Avenida Marquês de Sapucaí para a abertura dos envelopes.

Em 2020, a apuração do Grupo Especial do Carnaval do Rio de Janeiro contou com novidades. No ano passado, cada quesito era avaliado por quatro jurados e a menor nota era descarada.

Neste desfile, cinco jurados foram responsáveis por conceder nota nas nove categorias, sendo a maior e a menor as notas desprezadas. Após reunião da Liga das Escolas de Samba do Rio de Janeiro, ficou estabelecido que o primeiro critério de desempate fosse o de harmonia, e o segundo, o de evolução.




Confira a letra do samba da Viradouro



Viradouro de Alma Lavada


Ó, mãe! Ensaboa, mãe!

Ensaboa, pra depois quarar

Ó, mãe! Ensaboa, mãe!

Ensaboa, pra depois quarar

Ora yê yê ô oxum! Seu dourado tem axé

Faz o seu quilombo no Abaeté

Quem lava a alma dessa gente veste ouro

É Viradouro! É Viradouro!

Ora yê yê ô oxum! Seu dourado tem axé

Faz o seu quilombo no Abaeté

Quem lava a alma dessa gente veste ouro

É Viradouro! É Viradouro!

Levanta, preta, que o Sol tá na janela

Leva a gamela pro xaréu do pescador

A alforria se conquista com o ganho

E o balaio é do tamanho do suor do seu amor

Mainha, esses velhos areais

Onde nossas ancestrais acordavam as manhãs

Pra luta sentem cheiro de angelim

E a doçura do quindim

Da bica de Itapuã

Camará ganhou a cidade

O erê herdou liberdade

Canto das Marias, baixa do dendê

Chama a freguesia pro batuquejê

Camará ganhou a cidade

O erê herdou liberdade

Canto das Marias, baixa do dendê

Chama a freguesia pro batuquejê

São elas, dos anjos e das marés

Crioulas do balangandã, ô iaiá

Ciranda de roda, na beira do mar

Ganhadeira que benze, vai pro terreiro sambar

Nas escadas da fé

É a voz da mulher!

Xangô ilumina a caminhada

A falange está formada

Um coral cheio de amor

Kaô, o axé vem da Bahia

Nessa negra cantoria

Que Maria ensinou

Ó, mãe! Ensaboa, mãe!

Ensaboa, pra depois quarar

Ó, mãe! Ensaboa, mãe!

Ensaboa, pra depois quarar

Ora yê yê ô oxum! Seu dourado tem axé

Faz o seu quilombo no Abaeté

Quem lava a alma dessa gente veste ouro

É Viradouro! É Viradouro!

Ora yê yê ô oxum! Seu dourado tem axé

Faz o seu quilombo no Abaeté

Quem lava a alma dessa gente veste ouro

É Viradouro! É Viradouro!

Levanta, preta, que o Sol tá na janela

Leva a gamela pro xaréu do pescador

A alforria se conquista com o ganho

E o balaio é do tamanho do suor do seu amor

Mainha, esses velhos areais

Onde nossas ancestrais acordavam as manhãs

Pra luta sentem cheiro de angelim

E a doçura do quindim

Da bica de Itapuã

Camará ganhou a cidade

O erê herdou liberdade

Canto das Marias, baixa do dendê

Chama a freguesia pro batuquejê

Camará ganhou a cidade

O erê herdou liberdade

Canto das Marias, baixa do dendê

Chama a freguesia pro batuquejê

São elas, dos anjos e das marés

Crioulas do balangandã, ô iaiá

Ciranda de roda, na beira do mar

Ganhadeira que benze, vai pro terreiro sambar

Nas escadas da fé

É a voz da mulher!

Xangô ilumina a caminhada

A falange está formada

Um coral cheio de amor

Kaô, o axé vem da Bahia

Nessa negra cantoria

Que Maria ensinou

Ó, mãe! Ensaboa, mãe!

Ensaboa, pra depois quarar

Ó, mãe! Ensaboa, mãe!

Ensaboa, pra depois quarar

Ora yê yê ô oxum! Seu dourado tem axé

Faz o seu quilombo no Abaeté

Quem lava a alma dessa gente veste ouro

É Viradouro! É Viradouro!

Ora yê yê ô oxum! Seu dourado tem axé

Faz o seu quilombo no Abaeté

Quem lava a alma dessa gente veste ouro


É Viradouro! É Viradouro!



Classificação final

1º Viradouro 269,6

2º Grande Rio 269,6

3º Mocidade 296,4

4º Beija-Flor 269,4

5º Salgueiro 269

6º Mangueira 268,9

7º Portela 268,8

8º Vila Isabel 268,6

9º Tijuca 267.6

10º São Clemente 267

11º Tuiuti 266,2

12º Estácio 264,7 (rebaixada)

13º União da Ilha 264,2 (rebaixada)


OUTRAS IMAGENS















APOIO NA DIVULGAÇÃO