domingo, 31 de março de 2024

EFEMÉRIDES: HÁ 292 ANOS, EM 31 DE MARÇO DE 1732 NASCEU JOSEPH HAYDN COMPOSITOR AUSTRÍACO


Franz Joseph Haydn foi um dos mais importantes compositores do período clássico. Personifica o chamado "classicismo vienense" ao lado de Wolfgang Amadeus Mozart e Ludwig van Beethoven. A posteridade apelidou este grupo como "Trindade Clássica Vienense". Para, além disso, é considerado como um dos autores mais importantes e influentes da história da música erudita ocidental com uma carreira que cobriu desde o fim do Barroco aos inícios do Romantismo. A sua capacidade de orquestração resultou, fundamentalmente, de uma visão otimista da vida, da união do intelectual com o emocional e da moderação. Ele é considerado a ponte e o motor que permitiram que esta evolução sucedesse.

O período entre 1768 e 1774 marca a maturidade de Haydn como compositor. Algumas das suas obras, como Stabat Mater (1767) e Missa Sancti Nicolai (1772), são suficientes para o colocar entre os melhores compositores da sua época.

Franz Joseph Haydn nasceu em Rohrau, em 31 de março de 1732 e faleceu em Viena, no dia 31 de maio de 1809.

Era irmão do igualmente ilustre compositor Michael Haydn, colega de Mozart em Salzburgo, e do tenor Johann Evangelist Haydn, que mais tarde Joseph fará vir para Eszterhaza em 1763. Tendo vivido a maior parte da sua vida na Áustria, Haydn passou a maior parte de sua carreira como músico de corte para a rica família dos Eszterházy. Isolado de outros compositores, foi, segundo ele próprio, “forçado a ser original”. A sua genialidade foi amplamente reconhecido durante a sua vida.

Haydn é considerado o pai da sinfonia clássica e do quarteto de cordas, além de ter escrito muitas sonatas para piano, trios, divertimentos e missas, que se tornou a base do estilo clássico de composição de música erudita. Além disso, escreveu também algumas músicas de câmara, óperas e concertos, que hoje não são tão conhecidos. Haydn foi o maior influenciador do estilo da época.

O desenvolvimento da forma-sonata de um esquema rígido em uma maneira sutil e flexível de expressão musical, que se tornou dominante no pensamento musical clássico, é devido quase que completamente a Haydn. Ele também criou a forma sonata, a forma de variação dupla, e foi também o primeiro a integrar a fuga e outros modelos contrapontísticos à forma clássica.

Primeiro movimento (allegro moderato) do quarteto de cordas nº 53 em ré maior Op. 64/5 Hob III:63.

Segundo movimento da sonata para piano nº 38 Hob XVI:23.

Segundo movimento da sinfonia n.º 101 em ré maior Hob 1:101.

 

IMPORTANTE:

 

Um dos pianos de Anton Walter, utilizado pelo compositor, está agora em exposição na Casa-Museu de Haydn, na cidade de Eisenstadt. No ano de 1788, em Viena, Haydn comprou um piano construído por Wenzel Schantz para si. Quando o compositor visitou Londres pela primeira vez, John Broadwood, um construtor de pianos inglês, forneceu-lhe um piano de cauda.

 

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Haydn morreu em casa em 31 de maio de 1809, aos 77 anos, durante um violento bombardeio nas vésperas da tomada de Viena pelo exército de Napoleão Bonaparte. Por ordem do próprio Napoleão, um guarda foi colocado à porta de sua casa em seus últimos momentos de vida, de modo a evitar que fosse perturbado, tamanho o prestígio do qual gozava.

Como a Áustria estava em guerra e Viena ocupada pelas tropas de Napoleão, um funeral bastante simples foi realizado em Gumpendorf, a paróquia de Viena à qual pertencia a casa de Haydn em Windmühle, seguido de sepultamento no cemitério de Hundsturm. Após o enterro, dois homens planearam subornar o coveiro e roubar a cabeça do compositor. Esses eram Joseph Carl Rosenbaum, um ex-secretário da família Esterházy (empregadores de Haydn), e Johann Nepomuk Peter, governador da prisão provincial da Baixa Áustria.

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Em 1820, o antigo patrono de Haydn, o príncipe Nikolaus Esterházy II, decidiu transferir os restos mortais de Haydn de Gumpendorf para a residência da família em Eisenstadt, perante a falta do crânio, Rosenbaum deu ao Príncipe Esterházy um crânio diferente.

Em 1932, o príncipe Paul Esterházy, descendente de Nikolaus, construiu um túmulo em mármore para Haydn na Bergkirche (Igreja do Monte) em Eisenstadt. Este era o local adequado, visto que foi onde algumas das missas que Haydn escreveu para a família Esterházy foram estreadas. O propósito expresso do Príncipe era unificar os restos mortais do compositor. No entanto, houve muitos atrasos, e foi somente em 1954 que o crânio pôde ser transferido, numa cerimônia esplêndida, completando assim o processo de sepultamento de 145 anos. Quando o crânio do compositor foi finalmente reunido ao restante de seu esqueleto, o crânio substituto não foi removido. Assim, o túmulo de Haydn contém dois crânios.



 

sábado, 30 de março de 2024

JOGOS OLÍMPICOS DE 2024 OFICIALMENTE DENOMINADOS JOGOS DA XXXIII OLIMPÍADA, EM FRANCÊS: JEUX DE LA XXXIIIE OLYMPIADE



O evento multiesportivo internacional programado para acontecer de 26 de julho a 11 de agosto de 2024 na França, com Paris como principal cidade anfitriã e 16 outras cidades espalhadas pela França Metropolitana, além de uma subsede no Taiti, uma ilha dentro do país ultramarino francês e da coletividade ultramarina da Polinésia Francesa.

Paris foi escolhida como sede dos Jogos na 131ª Sessão do Comitê Olímpico Internacional em Lima, Peru, em 13 de setembro de 2017. Após múltiplas desistências que deixaram apenas Paris e Los Angeles na disputa, o Comitê Olímpico Internacional COI aprovou um processo para defini-las como locais de realização dos Jogos de 2024 e 2028 respectivamente. Tendo anteriormente sediado os Jogos de 1900 e de 1924, Paris se tornará a segunda cidade, depois de Londres que foi a anfitriã em 1908, 1948 e 2012, a sediar três vezes os Jogos Olímpicos de Verão. Paris 2024 também marcará o centenário de Paris 1924, e estes Jogos Olímpicos serão os sextos organizados pela França (três no verão e três no inverno), e os primeiros Jogos Olímpicos franceses desde os Jogos Olímpicos de Inverno de 1992 em Albertville.

 Após Paris 2024, os Jogos Olímpicos de Verão retornarão ao tradicional ciclo olímpico de quatro anos, já que os Jogos de 2020 em Tóquio.

Os Jogos de 2024 contarão com a estreia do breakdance como evento olímpico, e serão os últimos Jogos Olímpicos realizados durante a gestão do presidente do COI, Thomas Bach. Os Jogos serão os primeiros a contar com número idêntico de atletas entre homens e mulheres. A questão da participação de atletas russos e bielorrussos foi debatida antes do evento. As Olimpíadas de Paris deverão custar 8,3 bilhões de euros.


 

EFEMÉRIDES: HÁ 171 ANOS, EM 30 DE MARÇO DE 1853 NASCEU VINCENT VAN GOGH PINTOR HOLANDÊS CONSIDERADO UMA DAS PERSONALIDADES MAIS FAMOSAS E INFLUENTES DA HISTÓRIA DA ARTE OCIDENTAL.



Van Gogh pintor pós-impressionista holandês, considerado um dos maiores de todos os tempos é considerado um dos pioneiros na ligação das tendências impressionistas com as aspirações modernistas, sendo a sua influência reconhecida em variadas frentes da arte do século XIX, como por exemplo, o expressionismo, o fauvismo e o abstracionismo. 

Vincent van Gogh é um dos maiores representantes do pós-impressionismo. Van Gogh morreu praticamente no anonimato, depois de uma vida atormentada que o levou ao isolamento e finalmente ao suicídio. Com uma trajetória difícil, cheia de problemas emocionais, Van Gogh deixou uma obra comovente e vigorosa que se constitui em um dos maiores legados artísticos da humanidade. 

Vincent Willem van Gogh nasceu em Zundert, no dia 30 de março de 1853 e faleceu em Auvers-sur-Oise,no dia 29 de julho de 1890

Nascido numa família de classe média alta, Van Gogh começou a desenhar ainda criança, sendo descrito como uma pessoa séria, quieta e pensativa. Trabalhou como vendedor de arte quando jovem e viajava frequentemente. Porém, entrou em depressão depois de ser transferido para Londres. Eventualmente, Van Gogh acabou por se voltar para a religião, tendo passado algum tempo como missionário protestante na Bélgica. Ao longo dos anos enfrentou problemas de saúde e solidão, até começar a pintar em 1881, tendo-se mudado para casa dos seus pais. O seu irmão mais novo, Theo, apoiou-o financeiramente e os dois mantiveram uma duradoura e prolífica correspondência ao longo da vida de ambos. Os seus primeiros trabalhos exploravam o tema da natureza-morta e retratos da vida no campo. Em 1886, Van Gogh mudou-se para Paris onde se encontrou com vanguardistas como Émile Bernard e Paul Gauguin, que se opunham à sensibilidade impressionista. Lá, à medida que produzia suas obras, criou uma nova abordagem às naturezas-mortas e às paisagens, com suas pinturas a assumir cores mais vivas enquanto desenvolvia um estilo que se estabeleceu por completo em 1888, durante a sua estadia em Arles. Durante esse período, o pintor também ampliou seus temas que passaram a incluir oliveiras, ciprestes, campos de trigo e girassóis. 

Van Gogh pintou aquarelas na escola, porém apenas alguns exemplos sobreviveram ao tempo e sua autoria já foi questionada. Quando ele decidiu dedicar-se à pintura na fase adulta, Van Gogh começou no nível elementar. Seu tio Cornelis Marinus, dono de uma conhecida galeria de arte contemporânea em Amsterdã, pediu no início de 1882 por desenhos de Haia. O trabalho de Van Gogh não alcançou as expectativas. Marinus ofereceu uma nova comissão, especificando em detalhes o que desejava, porém novamente ficou decepcionado com o resultado. Van Gogh perseverou, experimentando com luzes em seu estúdio ao usar várias persianas e diferentes materiais. Ele trabalhou com figuras únicas por mais de um ano, estudos em preto e branco altamente elaborados, que na época apenas geraram críticas. Depois essas obras acabaram sendo consideradas primeiras obras-primas. 

Durante a sua vida, Vincent teve episódios psicóticos e delírios, temendo pela sua estabilidade mental e negligenciando frequentemente a sua saúde física, por um lado, ao não manter uma alimentação regular e, por outro lado, bebendo muito. Sua amizade com Gauguin terminou numa briga que culminou com um ataque de fúria de Van Gogh, durante o qual, cortou parte de sua própria orelha esquerda com uma lâmina. Acabou por passar algum tempo internado em vários hospitais psiquiátricos, incluindo o período passado no Saint-Rémy-de-Provence. Depois de ter recebido alta, ficou sob os cuidados do médico homeopata Paul Gachet, mudando-se para o vilarejo de Auvers-sur-Oise. 

Em 1888, Van Gogh encontra-se com a saúde precária e segue os conselhos de Toulouse-Lautrec, vai para o campo e, em fevereiro, está em Arles, pintando ao ar livre. 

Na época, Van Gogh pinta suas obras mais importantes - foram mais de 100 quadros, entre eles: Vista de Arles com Lírios 1888, Girassóis 1888, em que o amarelo é valorizado através das modulações de luz, e Quarto em Arles 1888. 

Em maio de 1889 ele mesmo pede ao irmão que o interne. Vai para o Hospital de Saint-Rémy-de-Provance e transforma seu quarto em um ateliê. Vigiado por um guarda, pinta paisagens. Produz mais de duzentos quadros e centenas de desenhos, entre eles uma de suas obras mais aclamadas, A Noite Estrelada 1889.

 

OBRAS DE VINCENT VAN GOGH

A produção de Van Gogh foi intensa. Mas podemos destacar algumas obras importantes: 

A Igreja em Nuenen, 1884

Os Comedores de Batata, 1885

A Casa Paroquial de Nuenen, 1885

Caveira com Cigarro Aceso, 1886

Guinguette de Montmartre, 1886

A Italiana, 1887

A Ponte Debaixo da Chuva, 1887

Natureza Morta com Absinto, 1887

Dois Girassóis Cortados, 1887

Auto-Retrato com Chapéu de Palha, 1887

Pai Tanguy, 1887-1888

Auto-Retrato Dedicado a Gauguin, 1888

Terraço do Café na Praça do Fórum, 1888

A Casa Amarela, 1888

Barcos de Saintes-Maries, 1888

O Velho Moinho, 1888

La Mousmé, 1888

A Vinha Vermelha, 1888

Girassóis, 1888

O Quarto em Arles, 1889

Noite Estrelada, 1889

Auto-Retrato com Orelha Cortada, 1888

Oliveiras, 1889

Os Ciprestes, 1889

A Sesta, 1890

A Ronda dos Prisioneiros, 1890

Amendoeiras, 1890

A Igreja de Auvers, 1890

Trigal com Corvos, 1890

Retrato de Dr, Gachet, 1890

O Museu Van Gogh em Amsterdam é dedicado aos seus trabalhos e aos dos seus contemporâneos.

 







 

sexta-feira, 29 de março de 2024

EFEMÉRIDES: HÁ 112 ANOS, EM 29 DE MARÇO DE 1912 NASCEU LUÍS ANTÔNIO PIMENTEL POETA, PROFESSOR, JORNALISTA E MEMORIALISTA BRASILEIRO.


Multifacetado escritor de nossa cidade. Era membro da Academia Fluminense de Letras-AFL; Academia Niteroiense de Letras-ANL e Presidente de honra no Grupo Mônaco de Cultura.

Sua vasta obra literária, conta com livros como: Contos do velho Nipon (1940), Tankas e haicais (1953), Cem haicais eróticos e um soneto de amor nipônico (2004). E se encontra reunida em três volumes publicados pela editora Niterói Livros, que contém o texto integral de Tankas e haicais, tal como coordenada pelo professor Nelson Eckhardt em 1953. 

Luís Antônio Pimentel nasceu em Miracema, no dia 29 de março de 1912 e faleceu em Niterói, no dia 06 de maio de 2015. 

Sobrinho por parte de pai do literato Figueiredo Pimentel, de quem reconhece a influência da obra sobre os primeiros trabalhos literários. Tendo sido aluno bolsista em intercâmbio no Japão, residiu lá entre os anos de 1937-1942, familiarizando-se com o haicai ao ter contato com autoridades como Hagiwara Sakutarô e Takamura Kôtarô. Pimentel tem sua poesia traduzida para o inglês, o alemão, o francês, o espanhol e o sueco. 

Pimentel é um dos precursores do haicai no Brasil, responsável pela divulgação deste estilo de poesia ao lado de Olga Savary e Helena Kolody. Tem parte na cunhagem definitiva do termo “haicai” em língua portuguesa quando, estudante da faculdade de filosofia da Universidade do Brasil, encaminhou a Aurélio Buarque de Holanda, por intermédio do gramático Celso Cunha, o pedido de dicionarização, evitando que o termo se dispersasse em outras transliterações como hai-cai, hai-kai, haikai, haiku, hai-ku e hokku. Com seu livro Namida no Kito, obra escrita em português no japão e traduzida para o japonês no ano de 1940, Pimentel se tornou o primeiro autor brasileiro traduzido para o japonês que se tem notícia. 

O autor reconhece ter se permitido inovar o haicai ao tratar de temas tropicais, criando também o haicai erótico, o engajado politicamente e o étnico. Contudo, estas pequenas transgressões não corrompem o cânon estético inaugurado por Matsuô Bashô como a rigorosa métrica e a exigência da indicação da estação do ano (Kigo) e dos fenômenos da natureza. 

A obra reunida, em acurada edição crítica de três volumes, conta também com poesias compiladas inéditas até 2004, data desta edição e versões para diversas línguas, entre elas o japonês, na tradução de Yonekura Teruo. 

Além da primeira biografia, assinada por Alaôr Eduardo Scisínio, a obra do poeta recebeu diversos estudos, como o escrito pelo filósofo brasileiro R.S. Kahlmeyer-Mertens, que fez ótimos trabalhos sobre a produção de haicais do poeta, destacando o relevo do pensamento de Pimentel para a contemporaneidade.

OBRAS 

Luís Antônio Pimentel. Obras Reunidas. Aníbal Bagança (org.) 3.vol. Niterói: Niterói Livros, 2004;

Haicais Onomásticos. Niterói: Nitpress, 2007;

Contos do Velho Nipon. Niterói: Nitpress, 2009;

Luís Antônio Pimentel em 176 haicais - Organização de Graça Porto e Mauro Carreiro Nolasco. Niterói: Parthenon Centro de Arte e Cultura, 2015. Última publicação em vida do escritor, aos 103 anos.

Na Beira da baia Maria embala seu filho Sem berço;

Deus enviou seu filho A Terra Foi um Deus nos acuda!

 

ALGUNS HAICAIS

 

Que é um haicai?

É o cintilar das estrelas

num pingo de orvalho.

 

O cego pergunta:

como é o luar? E a jovem

beija-o na fronte.

 

Completa a ternura:

tira os espinhos da rosa,

antes de ofertá-la.

 

A jovem romântica

tirou todos os espinhos

do balcão florido.

 

Lagarta, hoje verme,

amanhã, em altos voos,

vai sugar as flores.













PIMENTEL CHEGA AO PARNASO
A Luís Antônio Pimentel

Vai, bailarino das imagens e das letras,
Tu podes ir beijar a face de Deus.
A tua paz legítima há de nos fortalecer.     

  A tua glória e a bela essência do teu viver  

serão guardadas nas conchas atemporais.

Vai, bailarino de coração
humilde  e verdadeiro.
Tu podes ir,
 o Senhor do Universo  

chamou-te para juntos fotografarem
as belezas dos céus...       
Vai,  Pimentel!
Dançar nos verdes caminhos novos.
Há uma primavera inteira a te sorrir...
Vai ser astro.
Um quasar de coração nipônico.
O cheiro da flor singela
e fotógrafo do Onipotente!


Podes ir!
É chegada a tua hora
de conviver com  o Altíssimo.
O céu é lugar de homens bons...
Tu serás sempre o sol em alvorada,
acalentando de amores fraternais
os nossos corações...

By © Alberto Araújo
Niterói, 06 de maio de 2015.

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MENSAGEM PRESIDENTE MATILDE SLAIBI CONTI 

Muita falta nos faz Luiz Antônio Pimentel. Deixou uma grande lacuna no mundo acadêmico.  Sempre muito amável e educado para com todos.  Andava com sua máquina fotográfica e inúmeras vezes, por não mais dirigir,  voltava conosco, de carro,   para Icaraí.  Possuiu, eternamente,  uma coluna no jornal, A Tribuna, do nosso querido amigo Jordão Amora. 

Cecchetti,  atual presidente da Academia Niteroiense de Letras,  deu ao nosso poeta, uma maior dignidade e visibilidade, fazendo erigir, com a ajuda de outros confrades,  um busto do escritor,  em local nobre da Praça Getúlio Vargas.

Como você Alberto, disse na sua poesia, que o céu é o local de homens bons,

lá está o nosso Pimentel, olhando para todo o sempre, a face resplandecente do Senhor.  Matilde. 29-03-2024



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Belíssima! Amamos a sua mensagem de carinho ao nosso eterno confrade Luís Antônio Pimentel. Hoje estaria celebrando cento e doze anos. Mas estamos aqui irmanados e comemorando a data de aniversário natalício desse grande companheiro. Homem íntegro e amoroso com os amigos. Fizemos várias poesias dedicadas ao notável colega nas letras e no jornalismo. Tínhamos uma grande consideração por sua pessoa, por muitas vezes nos ensinou a arte da fotografia. Uma passagem significante, quando fomos fazer uma foto. Ele chegou até nós e falou: foto tem que ter a legenda. Perguntamos, o que é isso Pimentel? Ele na sua delicadeza. Mostrar o lugar de onde foi feita a foto. Outra que nunca esqueceremos é a de fazer foto próximo  ao rosto da pessoa. Ele falou, principalmente, as mulheres não gostam de mostrar as rugas. Desde, temos obedecidos às suas instruções. Obrigado presidente Matilde. Você é nossa Líder de verdade. Honra e prestígio compartilhar de sua amizade. 
Abraços do Alberto Araújo.

 
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A ESCRITORA LIANE ARÊAS disse na postagem Efemérides Pimentel: 

"Obrigada, Alberto! Sua sensibilidade está sempre dizendo para nós e por nós das “riquezas” que deixaram caminhos bem construídos… Pimentel foi exemplo de mestre, um professor amigo sempre disposto a passar conhecimentos, experiências, num descompromissado e bom diálogo… Lembro quando me falou, no Calçadão, sobre Adelmar Tavares, B. Lopes, Ari Parreiras, e tantos outros personagens… Pimentel foi um cultor guardião da ancestralidade histórica na literatura brasileira, principalmente. Tinha algo a dizer sobre tudo… Parabéns Luís Antônio Pimentel, você estará entre nós, sempre! Sou grata! 🙏 Liane.


MÁRCIA PESSANHA disse: PIMENTEL Criatura sempre lembrada por todos nós que tivemos o prazer de ter convivido com ele em momentos muito especiais. Nas instituições literárias e movimentos culturais ele era presença constante e irradiava seu saber em cascatas de luz, e ao mesmo tempo com simplicidade. Gostava de caminhar, pois dizia que assim observava a paisagem. E com seu olhar sensível captava os melhores cenários,  personagens e fotografava tudo que fosse do seu interesse. Tinha sempre sua máquina a tiracolo.

Pimentel escritor, poeta, fotógrafo, historiador e, acima de tudo um ser altruísta, cidadão digno. 

Deixou marcas para sempre impressas no contexto histórico de nossa cidade.

E em nossa memória afetiva ele ocupa um patamar dourado de gratas lembranças. 

Em especial, não posso deixar de lembrar dele com relação aos meus netos que o chamavam, carinhosamente, quando ainda menores de " vovô  Pepel". E ele correspondia ao papel de avô recebendo os afagos infantis. Belo gesto. 

Obrigada, amigo Pimentel, por tudo que nos legou. E nessa esteira de relembranças, seguimos com saudades de você... 

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MARIA OTÍLIA CAMILLO disse: Parabéns, ao nosso imortal, multifacetado, Amigo, querido , Jornalista, Fotógrafo, Poeta Luís Antônio Pimentel! A presença, tão profunda, amorosa e emocionante, do imortal Pimentel, agora, nos desperta, suas poesias declamadas, em recitais organizados , pela nossa, saudosa, Mestra da Arte de Dizer, Neide Barros Rêgo. E, também, destacamos a homenagem, póstuma, dedicada a ele por Alberto Araújo, com a Poesia “ Pimentel chega ao Parnaso”, enfim, Poesia, esta que, realmente, nos sensibiliza e encanta ! Ah! Luís Antônio Pimentel: Pelo decorrer do tempo, iremos, sempre, sentir a sua, brilhante, preciosa espiritualidade de Vida  que, tanto, e até, hoje, continua nos encantando, por se confirmar, celestialmente ! Iluminado carinhoso abraço! Maria Otilia




quinta-feira, 28 de março de 2024

EFEMÉRIDES: HÁ 214 ANOS, EM 28 DE MARÇO DE 1810 NASCEU ALEXANDRE HERCULANO ESCRITOR, HISTORIADOR, JORNALISTA E POETA PORTUGUÊS DA ERA DO ROMANTISMO.

 


Alexandre Herculano de Carvalho e Araújo nasceu em Lisboa, no dia 28 de março de 1810 e faleceu em Quinta de Vale de Lobos, Azoia de Baixo, Santarém, no dia 13 de setembro de 1877. 

Como liberal que era, teve como preocupação maior, estabelecida nas suas ações políticas e seus escritos, sobretudo em condenar o absolutismo e a intolerância da coroa no século XVI para denunciar o perigo do retorno a um centralismo da monarquia em Portugal. 

A sua obra, em toda a extensão e diversidade, ostenta uma profunda coerência, obedecendo a um programa romântico-liberal que norteou não apenas o seu trabalho, mas também a sua vida. 

Herculano foi o responsável pela introdução e pelo desenvolvimento da narrativa histórica em Portugal. 

Juntamente com Almeida Garrett, é considerado o introdutor do Romantismo em Portugal, desenvolvendo os temas da incompatibilidade do homem com o meio social. 

Como historiador, publicou História de Portugal, em quatro volumes, e entre 1854 e 1859, publica os três volumes da História da Origem e Estabelecimento da Inquisição em Portugal. Organizou Portugaliae Monumenta Historica (coleção de documentos valiosos recolhidos de cartórios conventuais do país).

A parte mais significativa da obra literária de Herculano concentra-se em seis textos em prosa, dedicados principalmente ao gênero conhecido como narrativa histórica. Esse tipo de narrativa combina a erudição do historiador, necessária para a minuciosa reconstituição de ambientes e costumes de épocas passadas, com a imaginação do literato, que cria ou amplia tramas para compor seus enredos. Dessa forma, o autor situa ação num tempo passado, procurando reconstituir uma época. Para isso, contribuem descrições pormenorizadas de quadros antigos, como festas religiosas, indumentárias, ambientes e aposentos, topografias de cidades. São frequentes as intervenções do narrador, que tece comentários filosóficos, sociais ou políticos, muitas vezes relacionando o passado narrado com o quotidiano do século XIX.

A narrativa de caráter histórico foi desenvolvida inicialmente por Walter Scott (1771–1832), poeta e novelista escocês que escreveu A Balada do Último Menestrel e Ivanhoé, entre outros trabalhos. Também o francês Vitor Hugo (1802–1885) serviu de modelo a Herculano: Hugo escreveu o romance histórico Nossa Senhora de Paris, em que surge Quasimodo, o famoso “Corcunda de Notre-Dame”. A partir desses modelos, desenvolveu-se a narrativa histórica de Herculano, que pode ser considerada o ponto inicial para o desenvolvimento da prosa de ficção moderna em Portugal.

As Lendas e Narrativas são formadas por textos mais ou menos curtos, que se podem considerar contos e novelas. Herculano abordou vários períodos da história da Península Ibérica. É evidente a preferência do autor pela Idade Média, época em que, segundo ele, se encontravam as raízes da nacionalidade portuguesa. 

O trabalho literário de Herculano foi, juntamente com as Viagens na Minha Terra, de Almeida Garrett, o ponto inicial para o desenvolvimento da prosa de ficção moderna em Portugal. A partir disto, as narrativas históricas foram focando épocas cada vez mais próximas do século XIX. Deixou ainda alguma poesia, romances não históricos e peças de teatro.

 

OBRAS PRINCIPAIS

 

POESIA

A Harpa do Crente — 1838 (eBook)

Poesias — 1850 (eBook)

TEATRO

A Crente na Liberdade — 1860

Drama histórico português em 3 atos.

Representou-se em Lisboa, em 1838, no teatro do Salitre.

Foi editado no Rio de Janeiro em 1862

Os Infantes em Ceuta — 1842

ROMANCE

O Pároco de Aldeia (1825) — 1851[22]

O Galego: Vida, ditos e feitos de Lázaro Tomé

 

ROMANCE HISTÓRICO

O Bobo (1128) — 1843 (eBook)

O Monasticon

Eurico, o Presbítero: Época Visigótica — 1844

O Monge de Cister; Época de D. João I — 1848 (Digitalizado em Google)

LENDAS E NARRATIVAS — 1851

O Alcaide de Santarém (950–961)

Arras por Foro de Espanha (1371–2)

O Castelo de Faria (1373).

A Abóbada (1401)

Destruição de Áuria: Lendas Espanholas (século VIII)

A Dama Pé de Cabra: Romance de um Jogral (Século XI)

O Bispo Negro (1130)

A Morte do Lidador (1170)

O Emprazado: Crónica de Espanha (1312)

O Mestre Assassinado: Crónica dos Templários (1320)

Mestre Gil: Crónica (Século XV)

Três Meses em Calecut: Primeira Crónica dos Estados da Índia (1498)

O Cronista: Viver e Crer de Outro Tempo. 









CONVITE PARA LANÇAMENTO DO LIVRO RUA ADENTRO ESCRITOR JOSÉ ÁTTILA VALENTE



“RUA ADENTRO” é o título do novo livro de José Áttila Valente, que será lançado no dia 09 de abril de 2024 (terça-feira), às 18h, na Sala Carlos Couto, anexo do Theatro Municipal de Niterói, Rua 15 de Novembro, nº 35, Niterói, RJ.

Programação: Noite de autógrafos, bate-papos e apresentação da música tema da imaginária cidade interiorana de Ameópolis, na qual está ambientada a trama, da mesma forma que o romance anterior, Cidade Afora. 

SINOPSE 

São sentimentos e conflitos marcados por lembranças, amor e desilusões. Um discutível relacionamento amoroso e os consequentes e inesperados embaraços permitem deduções e interferências do leitor na conclusão do romance.

 



UM POUCO SOBRE O AUTOR 

José Áttila Valente é natural de São Fidélis, RJ. Cidadão Honorário Niteroiense. Formação acadêmica: Jornalista, Bacharel em Direito, Administração contábil. Membro da Academia Fidelense de Letras e da União Brasileira de Escritores, RJ.

 

SERVIÇO:

 

Lançamento do livro "RUA ADENTRO", de José Áttila Valente

Data: Terça-feira, 09 de abril de 2024

Horário: 18h

Local: Sala Carlos Couto, anexo ao Theatro Municipal de Niterói

Endereço: Rua XV de Novembro, 35, Centro, Niterói,RJ

Entrada gratuita.





 

O POLÍPTICO DAS SETE DORES DE MARIA

POLÍPTICO de oito pinturas a óleo sobre madeira de carvalho criado de 1509 a 1511, tratando-se provavelmente de obra coletiva com participação proeminente do artista flamengo Quentin Metsys (1466-1530), e que decorou o altar-mor do Convento da Madre de Deus, no bairro de Xabregas em Lisboa, estando atualmente os vários painéis dispersos por três museus. 

O Políptico das Sete Dores de Maria é composto por um painel central, a Virgem das Dores, e sete painéis laterais, sendo a Apresentação do Menino no Templo, o Descanso na Fuga para o Egito, o Menino Jesus entre os Doutores, Cristo a Caminho do Calvário, o Calvário, a Lamentação e S. João Evangelista e as Santas Mulheres depois do enterro de Cristo, que correspondem às Sete Dores da Virgem Maria da devoção católica. 

O painel central, Virgem das Dores, e cinco painéis laterais, a Apresentação do Menino no Templo, o Menino Jesus entre os Doutores, Cristo a Caminho do Calvário, a Lamentação e S. João Evangelista e as Santas Mulheres depois do enterro de Cristo encontram-se no Museu Nacional de Arte Antiga de Lisboa, o Calvário no Museu Dom João VI do Rio de Janeiro, e o Descanso na Fuga para o Egito no Museu de Arte de Worcester, Massachusetts. 

O retábulo do altar primitivo da igreja do Convento da Madre de Deus de Xabregas, em Lisboa, deveria ser da invocação das "Sete Dores" de Maria. Dado que o Convento foi fundado por D. Leonor, viúva de D. João II e irmã do reinante D. Manuel I, em 1509, é de crer que a encomenda deste Políptico tenha sido efetuada imediatamente, havendo autores como Max Friedländer que consideram que a feitura dos quadros tenha ocorrido entre 1504 e 1511. Com efeito, segundo um documento publicado por Reynaldo dos Santos, em 1513 D. Manuel ofereceu aquele Convento um pano para cobrir as pinturas do altar-mor.

Ignora-se se a encomenda foi da própria Rainha ou de qualquer outra entidade, nacional ou estrangeira, que quisesse obsequiá-la, admitindo Reynaldo dos Santos que tenha sido João Brandão, feitor em Antuérpia, o intermediário entre a Rainha e o Pintor e que a obra já estivesse colocada no Convento em 1513.

Para Dagoberto Markl e Fernando Pereira, o Políptico das Sete Dores de Maria é uma das principais obras de Quentin Metsys em terras portuguesas e que decoraria provavelmente o altar-mor do Convento da Madre de Deus, sendo esta também a convicção do historiador Luís Reis Santos. 

CRÉDITO DA IMAGEM: Simulação da disposição original do Políptico das Sete Dores de Maria (1509 - 1511), de Quentin Metsys e ateliê, que decorou o altar-mor do Convento da Madre de Deus.

 

A imagem está assim constituída.

 

Apresentação do Menino no Templo

A dor de Maria - a profecia de Simeão sobre Jesus 

(Lucas 2:34–35)

Descanso na Fuga para o Egito

Menino Jesus entre os Doutores

Cristo a Caminho do Calvário

Calvário

Lamentação

 

Políptico é um retábulo composto por painéis fixos ou móveis, que completam uma unidade ou formam um conjunto subordinado sobre um mesmo tema. Os polípticos são montados em uma estrutura, que pode ser composta por pequenos painéis, e em alguns casos conter cenas narrativas.