quinta-feira, 31 de maio de 2018

JORNALISTA ANDRÉ SANTA ROSA É ELEITO SUPLENTE SETORIAL DO TEATRO E CIRCO DO CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA DE NITERÓI.

 
 
 
 
 
HOMENAGEM DO
FOCUS PORTAL CULTURAL
 
 
 
 
 
 
 
JORNALISTA ANDRÉ SANTA ROSA É ELEITO SUPLENTE SETORIAL DO TEATRO E CIRCO DO CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA DE NITERÓI.
 
 
Em concorridíssima eleição o advogado jornalista e professor de teatro André Luiz Santa Rosa Soares de Oliveira é eleito para o Conselho Municipal de Cultura de Niterói. Este Conselho estabelece as políticas públicas voltadas para a área cultural da cidade. A eleição aconteceu em 30 de maio de 2018, no Centro Cultural Paschoal Carlos Magno, situado no Campo São Bento em Icaraí.
 
Com 31 votos obtidos de cidadãos niteroienses o jornalista André Santa Rosa foi eleito CONSELHEIRO SUPLENTE DO SETOR TEATRAL E CIRCENSE e representará essa cultura por dois anos. Sim, sabemos que Marcello Mattos foi eleito com 51 votos e  comandará o CONSELHEIRO MUNICIPAL DE CULTURA por dois anos.  Sabemos também, que em muitos setores os SUPLENTES são atuantes, e sem sombra de dúvidas se destacam mais. Fica a nossa torcida!


A postagem foi feita como uma forma de homenagear o companheiro  e colega de trabalho, pois temos uma coluna no periódico jornal Santa Rosa. Alberto Araújo com a coluna cultura e André Santa Rosa assina a coluna de política. 

Portanto, esta revista o parabeniza e rogamos a Deus que o nobre advogado tenha a mente aberta e suas ideias ajudem o Diretor do Conselho, e juntos  eles possam trazer inúmeras inovações nas ações e políticas destinadas à construção de uma Niterói melhor! É disso que precisamos, de pessoas de mentes abertas e saiba ser receptivos com o público. PARABÉNS!





 
 
AGRADECIMENTO DE ANDRÉ SANTA ROSA
 
 
Gostaria de informar que fui eleito CONSELHEIRO SUPLENTE DA CULTURA de NITERÓI com 31 votos, obrigado a todos, os que se dispuseram a comparecer prestigiando meu projeto. Serão dois anos de mandatos, não é remunerado. Trabalharei intensamente, em prol da construção de políticas culturais que favoreçam a cidade de Niterói.
Abraços cordiais,
ANDRÉ SANTA ROSA
 
 
 

 
 
 
 
ANDRÉ LUIZ SANTA ROSA SOARES DE OLIVEIRA | ANDRÉ SANTA ROSA é advogado, jornalista, professor de Teatro. Licenciado em Artes Cênicas pela Universidade Estácio de Sá – UNESA/RJ (2015).  Bacharel em Direito - Sociedade Unida de Ensino Superior e Cultura – SUESC/RJ (1994).
 
ATIVIDADES PROFISSIONAIS
 
Ator Profissional – Formado pela Escola de Teatro Leonardo Alves – ETLA – Catete/RJ, tendo atuado em diversas peças de teatro.  Professor de Teatro (Interpretação Cênica/História do Teatro/Literatura Dramática), tendo ministrado aulas no ITV (Tijuca) e na ETLA (Catete). Advogado nas áreas Criminal, Cível, Família e Juizados Especiais. Jornalista especializado em Política, com coluna em tradicional periódico de Niterói (JORNAL SANTA ROSA).
                                                                           
CURSOS DE APERFEIÇOAMENTO NA ÁREA ARTÍSTICA
 
Interpretação Cênica – Cia Arte de Interpretar/Professor Guga Gallo (premiado como melhor Ator no Festival de Esquetes de Niterói). Curso de Teatro na oficina Social de Teatro (OST) - Niterói. Curso Livre de Interpretação na Escola de Teatro Martins Pena/RJ. Aperfeiçoamento na Técnica de Interpretação na Casa de Artes de Laranjeiras – CAL/RJ. Curso Livre de Interpretação no Tablado/RJ. Técnicas de Canto Livre – Maestrina Arlete Candian – Niterói. Locução de Rádio AM Fluminense. Dublagem de filmes para TV na antiga Herbert Richers. Curso Técnicas de atuação para TV e Cinema, vinculado à diretora da TV Record Curso de Formação de Palhaços – Cris Munhoz/Vila Isabel.
 
CURSOS DE APERFEIÇOAMENTO NA ÁREA JURÍDICA
Especialista em Direito – Pós-Graduação “Lato Sensu” pela UNESA/2004
Curso Regular da Escola Superior da Defensoria Pública/RJ
Aperfeiçoamento em Direito - Professor Glioche/RJ
Direito Constitucional - Professor Humberto Peña de Moraes – Niterói/RJ Participação em diversos Seminários, Encontros e Palestras na Ordem dos Advogados do Brasil em Niterói e no Rio de Janeiro
 
Exerceu as funções de Comissário de Bordo da Varig Air Lines (1987 a 2006) ocupando os cargos de Chefe de Equipamento; Instrutor de Alunos -  Comissários e Alunos - Chefes de Equipe em preparação para cargos de chefia; compôs as Rotas Nacionais e Internacionais.
 
Cursos nas áreas de salvamento e sobrevivência na selva, no mar e primeiros socorros, integrando o grupamento Para-Médico da Save Life.
 
Auxiliar de Escritório na Federação Interestadual de Professores, com sede no Rio de Janeiro (1979 a 1985).
 
 
IDIOMAS
 
Inglês – Centro Cultural Brasil-Estados Unidos/CCBEU – Niterói e London English School – Niterói (Nível Avançado)
 
Francês – Aliança Francesa de São Gonçalo (Nível Intermediário)
 
Espanhol - Ministrado pelo setor de idiomas da Varig Air Lines (Nível Intermediário)
 
 
EXPERIÊNCIA COMO ATOR PROFISSIONAL
 
2017: Peça Teatral ‘A Empregada Maluca’, de Vanda de Moraes – comédia com direção da autora, como o personagem Rustler, apresentada no Teatro da Estácio de Sá, Barra da Tijuca/RJ.
 
2017: Peça Teatral ‘Geração Trianom’, de Ana Maria Nunes, como o personagem ‘O Ensaiador’, direção de Aline Allesiée, comédia apresentada no Teatro do Instituto Tocando em Você, na Tijuca/RJ.
 
2017: Participou em Curtametragem ‘Manual da Vida - O Pastor’, 28 mts, como o personagem Pastor. Sete Alfa Produções ( acessar fb.com/setealfa ) – Drama.
 
2015: Peça Teatral ‘Orfeu’, adaptação de Orfeu Negro de Vinícius de Moraes,  direção de Aline Allesiée, personagem ‘Apolo’, pai de Orfeu, apresentada no Instituto Tocando em Você, Tijuca/RJ – Drama.
 
2013: ‘É Pecado?’- comédia com adaptação do texto de João Bittencourt, A Solução Brasileira, no personagem Padre, sob a direção de Tárlia Laranjeira. Apresentada no Teatro da Escola de Teatro Leonardo Alves (ETLA), Catete/RJ.
 
2012: Peça Teatral "O Inspetor Geral", de Nicolai Gogol, no papel do Chefe dos Correios (ator convidado) - sob direção de Dario Galo nos teatros da ETLA, do Calouste Gulbenkian e participou da Mostra Estudantil do Banco do Brasil, como peça especialmente convidada – Comédia.
 
2011: Como diretor, participou da peça "O Grande Herói da História", evangelizando crianças, de Frederico Campos, apresentada em diversas Igrejas de Niterói/RJ - Peça Cristã.
 
2009: Atuou em diversas leituras dramatizadas na OST, Oficina Social de Teatro, em Niterói, além de participar como ator em apresentações em empresas, levando conhecimento sob aspectos de segurança.
 
2007: Participou, através da Cia Arte de Interpretar, como ator, sob a direção de Guga Galo, do Festival de Esquetes da Faculdade Plínio Leite, de diversos esquetes de autoria do diretor: Reunião de Condomínio/O Morto Vivaldo/A Dama das Camélias/Descobrimento do Brasil/Efeito Colateral - Prêmio de Melhor Ator. Comédia
 
 
 
Atividades Diversas
 
Escreve contos, poesias e dramaturgia (peças curtas de teatro). Membro fundador da Academia de Letras da Região Oceânica de Niterói. Compõe o Círculo Monárquico de Niterói
 
CONTATO COM ANDRÉ SANTA ROSA
 
 
ALGUNS MOMENTOS
DE ANDRÉ SANTA ROSA
 
 


André Santa Rosa em cena




Na foto: Renan Moraes, Rodrigo Montiel, Gael Silveira, Robert Rodrigues, Marcus Montevini, Ginaldo Berto, Clara Garçone, Karolline Belchior, Dani Silva, André Luiz Santa Rosa e Joseluiz França em  Espaço Cultural Tocando Em Você.



Na foto: André Luiz Santa Rosa e Renan Moraes, no Espaço Cultural Tocando Em Você.



 
NA FOTO: Rodrigo Montiel, Fernando Crestan, Joseluiz França, Flávia Óliver, Gael Silveira, Aline Allesiée, Karina Amorim, Dani Silva, Gilvan César Pires Melo, Clara Garçone, Robert Rodrigues, Karolline Belchior, Ginaldo Berto, Si Oliver, Renan Moraes, André Luiz Santa Rosa e Marcelo Evangelista e outros.



 
Jornalistas: Ernesto Guadalupe, Sílvia Tani,
André Santa Rosa e Alberto Araújo
Aniversário de 35 anos do Jornal Santa Rosa,
no Restaurante Verdana - Niterói.

 
Na Eleição de Conselheiro Municipal de Cultura de Niterói, em 30/05/18, no Centro Cultural Paschoal Carlos Magno. —  Fábio Andriolli, André Luiz Santa Rosa e Luiz Meato.
 





APOIO NA DIVULGAÇÃO
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

terça-feira, 29 de maio de 2018

NITERÓI REALIZA SEMINÁRIO CULTURA E TERRITÓRIOS.


 
 
 
 

A Prefeitura de Niterói, por meio da Secretaria de Cultura e da Fundação de Arte de Niterói (FAN), em parceria com a Fundação Casa de Rui Barbosa (FCRB), sob a chancela “Cátedra Unesco de Políticas Culturais e Gestão”, realiza o SEMINÁRIO CULTURA E TERRITÓRIOS, nos dias 4 e 5 de junho, no Solar do Jambeiro, com entrada gratuita e aberto ao público.
 
As inscrições podem ser feitas no site

www.culturaniteroi.com.br/formulario 
 
Ao todo, serão oito mesas-redondas e uma conferência, capitaneadas por cerca de 40 participantes com atuação no campo da diversidade cultural e dos agenciamentos territoriais. O encontro contará ainda com o lançamento do livro “Gestão Cultural”, com textos de Lia Calabre, Eliane Costa, Carlos Augusto Calil, José Mauro Gnaspini, Carlos Paiva, Tatiana Richard, Danielle Nigromonte, Juliana Carneiro e Lia Baron.
 
“A realização deste Seminário deve ser destacada como uma iniciativa de extrema importância no aprofundamento das relações entre poder público e sociedade civil, com o objetivo de se construir políticas culturais democráticas e participativas, nas quais se permitam efetivamente o diálogo entre os diferentes atores que atuam no campo, criando espaços de reflexão mais horizontalizados”, afirma Lia Calabre, da FCRB.
 
No centro do Seminário está o tema da territorialidade, em relevância crescente no ambiente dos fazeres e das políticas culturais brasileiras. As práticas culturais oriundas dos territórios populares e periféricos vêm, há cerca de 20 anos, revelando o quanto são importantes para as cenas artísticas das cidades, tendo incitado a criação políticas específicas ao seu desenvolvimento.
 
Um dos pontos fortes do Seminário será a troca de experiências entre os realizadores culturais. O público presente terá meios de se aprofundar em temáticas atuais e expressivas no ambiente cultural, como políticas públicas, tradição e reinvenção, comunicação comunitária, novas formas de organização da cultura, estética das periferias, gestão cultural e articulação comunitária, fenômenos culturais que se fortaleceram na última década (como as batalhas de rimas e de passinhos) e gênero.
 
Com curadoria de Juliana Carneiro e Julia Pacheco e organização de Danielle Nigromonte (subsecretária de Cultura de Niterói), Lia Baron e Roberta Martins (dirigentes da FAN), o SEMINÁRIO CULTURA E TERRITÓRIOS faz parte do ciclo de seminários sobre gestão cultural iniciado em abril de 2017 pela FAN, com o “Encontro Fluminense de Gestores Municipais de Cultura: troca de experiências”. Estas ações vêm sendo pensadas com o objetivo de contribuir, de maneira efetiva, para os processos de articulação de redes de agentes e gestores da cultura, além de estimular a formulação de políticas públicas.
 
O livro “Gestão Cultural”, primeiro volume da coleção “A Ponte”, um dos resultados do encontro, será lançado no dia 5, às 19h, durante o evento. Trata-se de uma ação de extrema relevância institucional, uma vez que amplia o alcance dos debates realizados naquela ocasião. No coquetel, a publicação será distribuída gratuitamente ao público presente no Solar do Jambeiro.
 
SERVIÇO:
 
SEMINÁRIO CULTURA E TERRITÓRIOS
- Dia 04 de junho (segunda-feira)
Credenciamento - 13h30
Abertura - 14h
Mesas - 15h às 19h
 
- Dia 05 de junho (terça-feira)
Credenciamento - 9h30
Mesas - 10h às 18h
Conferência de encerramento - 18h às 19h
Lançamento do livro - 19h
 
Local: Solar do Jambeiro
Endereço: 
Rua Presidente Domiciano, 195,
Boa Viagem,
Niterói-RJ 
Telefones: (21) 2109-2222 | (21) 2109-2223
Entrada gratuita 
 




APOIO NA DIVULGAÇÃO
 
 
 
 
 
 
 
 







--
 
FONTE
Departamento de Imprensa SMC/FAN
Secretaria Municipal de Cultura - Niterói
Fundação de Arte de Niterói - FAN
 
 

LUIS LEITE E ERIKA RIBEIRO APRESENTAM “VENTO SUL” NA CASA DO CHORO, 30 DE MAIO, QUARTA-FEIRA. CONSAGRADOS VIOLONISTA E PIANISTA BRASILEIROS FAZEM SHOW COM OBRAS DO ÚLTIMO ÁLBUM DE LUIS LEITE.

 
 
 


 

No próximo dia 30 de maio, quarta-feira, a Rua da Carioca, no Centro do Rio, vai receber novos ventos sonoros com a apresentação, na Casa do Choro, dos músicos brasileiros Luis Leite (violão) e Erika Ribeiro (piano).

 

Artistas de visão singular, Luis e Erika usam sensibilidade e técnica para a construção de uma intensa expressividade musical, se destacando por sua versatilidade, lirismo e refinado virtuosismo. Juntos fazem uma música viva e cosmopolita, que abraça as diferentes nuances e possibilidades expressivas de seus instrumentos.

 

Na Casa do Choro, o Duo apresentará músicas do último álbum de Luis Leite, “Vento Sul”, com direção musical do Duo. Neste que é seu terceiro álbum autoral, Luis buscou inspiração na riqueza poética da música da América do Sul, evocando o colorido plural de nossos países vizinhos, e que aqui ganha emoção particular através da interpretação em formato de Duo.

 

Em “Vento Sul” Luis Leite une grande sofisticação na interpretação e na composição a uma fértil imaginação de referências advindas do universo da improvisação musical. Através dessa concepção, usa de todas as suas virtudes em prol do bonito encontro entre o erudito e o popular, o chamado third stream diluindo as fronteiras existentes entre os dois gêneros através de linguagens da música instrumental latino-americana.

 

O violonista e compositor Luis Leite é um dos principais violonistas brasileiros em atividade. Vencedor de vários concursos nacionais e internacionais de violão, possui intensa atuação internacional – se apresentou em mais de 20 países tocando em salas como a Wiener Musikverein e Wigmore Hall. (“Um verdadeiro virtuose do violão” – Revista Concerto, Viena).

 

A pianista Erika Ribeiro é considerada uma das mais proeminentes musicistas de sua geração. Vencedora de 10 concursos de piano no Brasil e premiada em mais de 20, Erika é solista convidada de várias orquestras brasileiras e colabora intensivamente como camerista junto às mais diversas formações.

 

SERVIÇO:

 

30/09 – quarta-feira - Luis Leite e Erika Ribeiro apresentam “Vento Sul” na Casa do Choro.

Horário: 19h

Endereço: Rua da Carioca, 38 - Centro, Rio de Janeiro

Informações: (21) 2242-9947

Ingressos: R$40,00 (inteira) / R$20,00 (meia-entrada)

Classificação livre

Comprar ingressos:


 

 
CLICAR NA IMAGEM PARA ASSISTIR AO VÍDEO
  
 
 

 
 
 

Ouvir e adquirir o CD “Vento Sul”
www.luisleite.art.br/ventosul

 

Produzido por Luis Leite

Composições e arranjos: Luis Leite

Direção artística: Luis Leite e Erika Ribeiro

Engenheiro de som: Carlos Fuchs

Projeto gráfico: Maria Birba

Participações: Tatiana Parra, Lívia Nestrovski, Erika Ribeiro, Sergio Krakowski, Giuliano Rosas, Fred Ferreira, Elisa Monteiro, Márcio Sanchez, Marcelo Caldi, Diego Zangado, Ivo Senra, Felipe Continentino, Luis Ribeiro, Wolfgang Puschnig e Peter Herbert.

 

 

APOIO NA DIVULGAÇÃO

 

 

 

 

 

FONTE
Cezanne Comunicação -
Assessoria de Imprensa em Cultura e Arte
VISITE O SITE: