sexta-feira, 31 de janeiro de 2025

ROTARY CLUB NOVOS TEMPOS, ANGELA RICCOMI NA FUNDAÇÃO DE UM NOVO ROTARY NA CIDADE, PARA SERVIR A COMUNIDADE E FAZER CONEXÃO ENTRE PROFISSIONAIS LÍDERES PARA UM FUTURO TRANSFORMADOR


Angela Riccomi - Fundadora do Rotary Club Novos Tempos

Angela Riccomi, uma visionária por trás do novo ciclo de modernidade apresentado pela organização Rotary Internacional.                                                                             

Em um marco de esperança e renovação, o Rotary Club de Niterói Novos Tempos está, oficialmente, em fundação, sob a liderança de Angela Riccomi. Este novo Club do Rotary Internacional chega para somar forças e trazer consigo a modernização que a organização promove no mundo inteiro.

Em perfeita sintonia com o espírito do tempo, o objetivo é prestar serviços humanitários, comunitários e promover o networking entre os associados. Uma escolha que ecoa a crescente importância de construir uma sociedade mais justa e igualitária com associados que têm seu serviço profissional valorizado e divulgado para melhor servirem. 

O Rotary Club de Niterói Novos Tempos, em fundação, não poderia ter vindo em melhor hora, no pós-pandemia, onde ainda tanto as comunidades quanto os profissionais necessitam de um melhor acolhimento e fazer conexões de serviços. Em pleno Janeiro Branco, a campanha nacional de conscientização sobre a saúde mental e emocional, a iniciativa se junta a um movimento que busca promover o bem-estar e a qualidade de vida das pessoas. Afinal, cuidar da mente é tão importante quanto cuidar do corpo. 

Para abrilhantar a ocasião, a Dra. Fátima Dantas, renomada Neuropsicóloga, presenteou os participantes com a palestra "Mente sã, Vida plena". Com sua vasta experiência e carisma, a Dra. Fátima abordou temas relevantes e atuais, proporcionando um momento de reflexão e aprendizado sobre a importância de cultivar uma mente saudável para uma vida plena e feliz. 

Ao final do evento, Angela Riccomi expressou sua gratidão à palestrante e a todos os membros presentes, que juntos celebram o início de uma nova jornada em prol do serviço e do bem-estar das comunidades. 

SOBRE A NEOINSTITUIÇÃO 

O Rotary Club Novos Tempos será um novo Club da Organização Rotary Internacional, e que tem como objetivo principal agregar valor à comunidade. 

O Rotary Internacional é uma organização mundial de líderes profissionais e empresariais que tem como objetivo principal promover a paz mundial e o bem-estar da humanidade. Fundada em 1905, a organização é composta por mais de 1,2 milhão de membros em mais de 200 países e territórios. 

O Rotary Club Novos Tempos chega para somar forças com as demais Clubs do Rotary Internacional, atuando em projetos e iniciativas que visam o desenvolvimento social, econômico e comunitário. A organização tem como foco principal a promoção da paz, a luta contra a pobreza, a promoção da saúde, a educação de qualidade e o desenvolvimento de lideranças e o networking.

Assim como o Rotary Internacional, o Rotary Club Novos Tempos é uma organização não governamental, sem fins lucrativos e apartidários. A organização é mantida por meio de doações e parcerias 

A fundação do Rotary Club Novos Tempos é um marco importante para a comunidade, que passa a contar com mais uma organização engajada na promoção do bem-estar social e da paz mundial. Acredita-se muito que a nova organização terá um papel fundamental no desenvolvimento de projetos e iniciativas que beneficiem a todos. 

A FORMALIDADE DAS REUNIÕES

O interessante a mudança na formalidade da mesa de reunião do Rotary Club Novos Tempos! Muito pertinente a qual reflete a essência do que o Rotary Internacional e, por consequência, o Rotary Club Novos Tempos buscam promover a conexão e aproximação dos membros. 

A forma como os membros se organizam durante as reuniões, seja em mesas redondas, retangulares ou como for, tem um impacto significativo na dinâmica do grupo. Quando todos estão reunidos em um mesmo nível, sem distinções hierárquicas, a sensação de igualdade e pertencimento é reforçada. Isso facilita a troca de ideias, o diálogo aberto e a construção de laços mais fortes entre os membros. 

É admirável como o Rotary Club Novos Tempos valoriza os pilares que sustentam o Rotary Internacional: serviços sociais e networking. Esses dois pilares se complementam de forma extraordinária. Ao mesmo tempo em que os membros se unem para realizar projetos e iniciativas que beneficiam a comunidade, eles também têm a oportunidade de se conectar com outros líderes e profissionais de diversas áreas, expandindo suas redes de contato e criando um ambiente propício para o desenvolvimento pessoal e profissional. 

A história do Rotary Internacional, contada através da trajetória de seu fundador Paul Harris, é inspiradora. Sua visão de conectar pessoas e promover o bem-estar da humanidade se mantém viva até os dias de hoje. A decisão de realizar reuniões em mesas redondas ou retangulares era uma forma de simbolizar a união e a igualdade entre os membros. As mesas de honra ficavam reservadas para ocasiões especiais, como grandes solenidades, onde a formalidade se fazia necessária. 

É com entusiasmo que se ressalta a importância de atrair novos membros para o Rotary Club Novos Tempos. A participação de pessoas engajadas e dispostas a servir ao próximo e fazer conexões são fundamentais para fortalecer a organização e ampliar seu impacto. 

Ao se associarem ao Rotary Club de Niterói Novos Tempos, os novos membros terão a oportunidade de conhecer de perto a instituição, seus valores e seus projetos, além de fazer parte de uma rede global de líderes que trabalham em prol de um mundo mais justo e pacífico. 

Se você se identifica com os ideais do Rotary Internacional e deseja fazer a diferença na sua comunidade, junte-se ao Rotary Club de Niterói Novos Tempos! Seja parte dessa corrente de solidariedade e contribua para a construção de um futuro melhor. 

Editorial

Alberto Araújo

Focus Portal Cultural


ALGUMAS IMAGENS DA REUNIÃO

Dra. Fátima Dantas, renomada Neuropsicóloga, 
presenteou os participantes com a palestra 
"Mente sã, Vida plena".

Dra. Fátima Dantas proferindo a palestra: "Mente sã, Vida plena".

Dra. Fátima Dantas é aplaudida pelas rotarianas.

Associados ouvem atentamente a Fundadora Angela Riccomi.


Angela Riccomi e Dra. Fátima Dantas.


A Fundadora Angela Riccomi 
posa entre associados do Rotary Novos Tempos.


(Clicar na imagem para ver os slides)



É inspirador ver pessoas como a Fundadora Angela Riccomi, com essa dedicação, assumindo a liderança e impactando positivamente a nossa cidade. O Rotary tem um papel fundamental na comunidade, promovendo projetos e ações transformadoras, e com a Angela no comando do Rotary Novos Tempos, temos certeza que esse novo capítulo será ainda mais brilhante. Desejo todo o sucesso do mundo nessa nova jornada e que o futuro seja repleto de realizações e muitas alegrias. Niterói só tem a ganhar com essa iniciativa! Parabéns, 

Alberto Araújo.




O APÓSTOLO PAULO E O AMOR: UM PILAR DA FÉ CRISTÃ



O apóstolo Paulo escreveu cartas para as comunidades que visitou, com o objetivo de aconselhar e consolá-las. As cartas de Paulo são conhecidas como Epístolas Paulinas e estão no Novo Testamento da Bíblia. 

Algumas das cartas escritas pelo apóstolo Paulo são: 

2 Timóteo

A última carta de Paulo, escrita quando ele estava preso em Roma.

Gálatas

Paulo escreveu esta carta para se defender de acusações de falsos mestres. 

1 Coríntios

Paulo escreveu esta carta à igreja de Corinto, alertando sobre a conduta dos cristãos. 

Romanos

Paulo escreveu esta carta aos santos que moravam em Roma, com a ajuda de Tércio, um escrevente.

As cartas de Paulo tinham como objetivo ensinar as máximas cristãs, como a fé, o amor e a santidade.

 

1 CORÍNTIOS 13: UM ESTUDO SOBRE O CONCEITO DE AMOR ÁGAPE. 

O apóstolo Paulo dedicou uma parte significativa de seus escritos a explorar o tema do amor. Ele é considerado um dos maiores teólogos da Igreja Primitiva e suas cartas, que fazem parte do Novo Testamento da Bíblia e são ricas em ensinamentos sobre o amor de Deus, o amor ao próximo e o amor como fruto do Espírito Santo. 

Uma das passagens mais conhecidas sobre o amor, escritas por Paulo, encontra-se em 1 Coríntios 13. Nela, o apóstolo descreve o amor de forma poética e profunda, destacando suas características:

Paciência: O amor é capaz de esperar e suportar as dificuldades.

Bondade: O amor se manifesta em atos de bondade e generosidade.

Não inveja: O amor não se alegra com o mal do outro.

Não se vangloria: O amor não busca a própria glória.

Não se orgulha: O amor é humilde.

Não age indecorosamente: O amor respeita aos outros.

Não busca os seus próprios interesses: O amor se coloca a serviço dos outros.

Não se irrita: O amor é paciente e não se deixa levar pela raiva.

Não guarda rancor: O amor perdoa e esquece as ofensas.

Não se alegra com a injustiça: O amor se regozija com a verdade.

Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta. 

Paulo também enfatiza o profundo amor de Deus por nós, um amor incondicional e sacrificial, revelado na morte de Jesus Cristo na cruz. Ele nos convida a amar a Deus sobre todas as coisas e a amar ao próximo como a nós mesmos. 

Para Paulo, o amor é o fundamento da comunidade cristã. Os cristãos devem se amar uns aos outros, servindo de exemplo para o mundo.

O apóstolo Paulo nos apresenta um conceito de amor que transcende os sentimentos humanos e se torna um modo de vida. O amor, segundo Paulo, é um dom do Espírito Santo que nos capacita a viver em harmonia com Deus e com o próximo. 

1 CORÍNTIOS 13 COMPLETO: O HINO AO AMOR 

1 Coríntios 13 é um dos capítulos mais conhecidos e amados da Bíblia, considerado um hino ao amor. Nele, o apóstolo Paulo descreve de forma poética e profunda o que é o verdadeiro amor. Em 1 Coríntios 13 é um hino à mais bela e sublime das virtudes: o amor. É um texto que nos inspira a amar mais profundamente, a servir aos outros e a buscar a perfeição em Cristo.

TEXTO COMPLETO 

1 Se eu falar as línguas dos homens e dos anjos, e não tiver amor, sou como o bronze que soa ou como o címbalo que retine.

 2 E, se eu tiver o dom de profecia, e conhecer todos os mistérios e toda a ciência, e tiver toda a fé, de modo que transporte montanhas, e não tiver amor, nada sou.

 3 E, se eu distribuir todos os meus bens para alimentar os pobres, e se entregar o meu corpo para ser queimado, mas não tiver amor, nada disso me aproveita.

4 O amor é paciente, o amor é bondoso. O amor não tem inveja, o amor não se vangloria, não se orgulha.

5 Não maltrata, não procura seus interesses, não se ira facilmente, não guarda rancor.

6 O amor não se alegra com a injustiça, mas se alegra com a verdade.

7 Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.

8 O amor nunca falha. Mas os dons de profecia acabarão, as línguas cessarão e o conhecimento será aniquilado.

9 Porque, em parte, conhecemos, e em parte profetizamos.

10 Mas, quando vier o que é perfeito, o que é parcial acabará.

11 Quando eu era menino, falava como menino, sentia como menino, pensava como menino; mas, quando me tornei homem, deixei para trás as coisas de menino.

12 Agora, vemos por espelho, em enigma, mas então veremos face a face. Agora conheço em parte, mas então conhecerei plenamente, como também sou plenamente conhecido.

13 Agora permanecem a fé, a esperança e o amor, estes três; mas o maior deles é o amor. 

Paulo afirma que todos os dons espirituais, por mais impressionantes que sejam, são inúteis sem o amor. O amor é o fundamento de tudo. O amor é paciente, bondoso, não invejoso, não se vangloria, não se orgulha, não é rude, não busca os seus próprios interesses, não se irrita, não guarda rancor, não se alegra com a injustiça, mas se alegra com a verdade. Ele sofre, crê, espera e suporta tudo. Enquanto os dons espirituais são temporários, o amor é eterno. O amor é o maior dos dons espirituais.

 


UM POUCO SOBRE PAULO

Paulo nasceu na Cilícia c. 5 – c. 67, comumente conhecido como Paulo de Tarso ou São Paulo, foi um dos mais influentes escritores, teólogos e pregadores do cristianismo, cujas obras compõem parte significativa do Novo Testamento. A influência que exerceu no pensamento cristão, chamada "paulinismo", foi fundamental por causa do seu papel como preeminente apóstolo do Cristianismo durante a propagação inicial do Evangelho pelo Império Romano. Paulo também exerce uma grande influência na filosofia cristã, tendo Agostinho de Hipona e Tomás de Aquino usufruído de seu pensamento. 

Conhecido também como Saulo, se dedicava à perseguição dos primeiros discípulos de Jesus na região de Jerusalém. De acordo com o relato na Bíblia, durante uma viagem entre Jerusalém e Damasco, numa missão para que, encontrando fiéis por lá, "os levasse presos a Jerusalém", Saulo teve uma visão de Jesus envolto numa grande luz, ficou cego, mas teve a visão recuperada após três dias por Ananias, que também o batizou. Começou então a pregar o Cristianismo. Juntamente com Simão Pedro e Tiago, o Justo, ele foi um dos mais proeminentes líderes do nascente cristianismo. Era também cidadão romano, o que lhe conferia uma situação legal privilegiada. A questão de sua cidadania romana gera certa curiosidade. Paulo afirma em Atos 22, 28 ser romano "de nascimento". Tal declaração parece indicar que o apóstolo herdou essa posição de seu pai.

Treze epístolas no Novo Testamento são atribuídas a Paulo, mas a sua autoria em sete delas é contestada por estudiosos modernos. A interpretação de Martinho Lutero das obras de Paulo influenciou fortemente sua doutrina de sola fide.

A conversão de Paulo mudou radicalmente o curso de sua vida. Com suas atividades missionárias e obras, Paulo acabou transformando as crenças religiosas e a filosofia de toda a região da bacia do Mediterrâneo. Sua liderança, influência e legado levaram à formação de comunidades dominadas por grupos gentios que adoravam o Deus de Israel, aderiam ao código moral judaico, mas que abandonaram o ritual e as obrigações alimentares da Lei Mosaica por causa dos ensinamentos de Paulo sobre a vida e obra de Jesus e seu "Novo Testamento", fundamentados na morte de Jesus e na sua ressurreição.





UPPES TV: SEDE ESTADUAL INAUGURA ELEVADOR PANORÂMICO

(Clicar na imagem ou clicar no link 
para assistir ao vídeo)


A INAUGURAÇÃO DO ELEVADOR PANORÂMICO NA UPPES é um marco importantíssimo para a comunidade. A acessibilidade proporcionada pelo elevador é um passo fundamental para garantir que todos, independentemente de suas capacidades físicas, possam desfrutar das instalações e serviços da UPPES.

A visão panorâmica proporcionada pelo elevador é um bônus adicional, permitindo que os visitantes apreciem a beleza da região de um ângulo único. É um presente para os olhos e um incentivo a mais para visitar a UPPES.

O Dr. Stelling, como líder e visionário, demonstra mais uma vez seu compromisso com a inclusão e com a melhoria contínua da UPPES. Sua gestão tem sido marcada por avanços significativos em diversas áreas, e a inauguração do elevador panorâmico é mais um exemplo de sua dedicação à comunidade.

Parabéns à UPPES, ao Dr. Stelling e a todos os envolvidos nesta iniciativa. Que este elevador seja um símbolo de acessibilidade, inclusão e progresso para a comunidade.

Editorial

Alberto Araújo

Focus Portal Cultural





quinta-feira, 30 de janeiro de 2025

BOLETRAS - BOLETIM DA ACADEMIA FLUMINENSE DE LETRAS, PRESIDENTE MÁRCIA PESSANHA, EDIÇÃO 39, MÊS DE JANEIRO DE 2025


PRESERVANDO O PASSADO E CONTRUINDO O FUTURO

O Dia Mundial da Paz é celebrado em primeiro de janeiro, daí a importância desta data para a humanidade, ocasião em que a esperança floresce em nossos corações, aguardando que o ano que se inicia seja venturoso, com a realização de sonhos, projetos, missões que precisam ser cumpridas.

Convém ressaltar que o mês de janeiro marca o início do ano no calendário gregoriano, cuja origem do nome deriva do deus da mitologia romana “Janus”, representado com duas faces, que olham em direções opostas, simbolizando o passado e o futuro.

Tal simbologia serve, também, para ilustrar o papel de nossa academia: olhar para trás, mantendo suas tradições, preservando sua história e nosso idioma pátrio, “última flor do Lácio”, relembrando e homenageando seus fundadores, seus patronos, e dando continuidade aos feitos do passado, alicerce que nos solidificou até hoje; e simultaneamente olhar para frente, conectados ao presente, com suas novas demandas, visando a um futuro promissor. E o ciclo vai se retroalimentando com a entrada de novos acadêmicos.

E mesmo que ventos adversos soprem em diversas situações de nossa vida, devemos seguir firmes, esperançosos, pois viver é lutar. E com este espírito combativo é que a AFL tem se mantido nestes 108 anos, a completar no dia 22 de julho, enfrentando procelas, mas a “nau capitânia”, como bem disse nosso Presidente de Honra Waldenir de Bragança, sempre vislumbra novos portos onde atracar, com a finalidade de divulgar e compartilhar saberes. Neste sentido, a AFL tem buscado parcerias com outras instituições, promovido sessões abertas ao público, participado de eventos em outros municípios e estados.

O Boletras tem sido eficaz meio de comunicação da AFL. Por intermédio dele, na medida do possível, divulgamos as notícias culturais referentes aos eventos da Academia, bem como de seus Acadêmicos: posses, lançamentos de livros, palestras, congressos, recitais, saraus, etc. Tudo isso apresenta um retrato ilustrado e dinâmico de nossa instituição. Por isso, mostramos nesta edição as capas das anteriores de 2024. No número do mês de março do corrente ano incluiremos as informações de fevereiro, visto que neste mês a Academia estará em recesso.

Esperamos em 2025 ampliar nossas atividades e contamos com o apoio dos confrades e confreiras participando de nossas reuniões, posses, assembleias, sessões festivas e, também, contribuindo com o pagamento da anuidade.

E para finalizar, cito uma frase de Coelho Neto “O braço constrói, o espírito eterniza”. Assim, vamos construindo unidos a continuidade histórica de nossa Casa de Cultura, para que fique eternizada no espírito das gerações futuras.

Editorial
Márcia Pessanha, Presidente da AFL







Alberto Araújo e Márcia Pessanha

À Presidente da Academia Fluminense de Letras, Márcia Pessanha 

Agradeço, imensamente, por ter publicado minhas fotos no Boletras Boletim da Academia Fluminense de Letras, edição 39, mês de janeiro. É uma honra ter meu trabalho reconhecido por uma instituição tão importante.  Fiquei muito feliz em ver meu trabalho sendo divulgado por vocês. É sempre inspirador ver a Academia Fluminense de Letras valorizando a cultura e os artistas. Muita GRATIDÃO à presidente Márcia Pessanha e a toda a equipe da Academia.

Um abraço do Alberto Araújo

*************************** 

O Boletras, boletim da Academia Fluminense de Letras, consolidou-se como um marco fundamental em nosso cenário literário e acadêmico. A cada edição, a publicação desperta em nós a expectativa de novos conhecimentos e reflexões sobre a rica produção cultural fluminense. Sua regularidade tornou-se um convite irresistível para mergulharmos no universo das letras e nos mantermos atualizados sobre as diversas manifestações artísticas de nossa região. O Boletras já virou aquele nosso cantinho literário preferido. A cada mês, a gente fica naquela ansiedade boa para saber o que vem por aí. É sempre uma surpresa descobrir novas histórias, editoriais, divulgação dos eventos e reflexões que nos inspiram e fazem a gente amar ainda mais a nossa cultura. Sim, a publicação abrange uma ampla gama de temas, desde lançamentos de obras da literatura contemporânea.

Alberto Araújo – Focus Portal Cultural

******************

Frisamos o convite da presidente Márcia Pessanha na página 4 do Boletras 39, mês de janeiro: PREZADOS ACADÊMICOS. Solicitamos que enviem suas contribuições para a Revista da AFL através dos e-mails: academiafluminensedeletras@gmail.com  ou revista afl.2020@gmail.com 

O Boletras estará em recesso no mês de fevereiro, retornando em março.

É muito importante todos os acadêmicos fazerem parte dessa rica jornada e compartilharem na página suas criações. Todos juntos, construindo uma comunidade literária ainda mais forte e vibrante. Sua voz é fundamental para enriquecer o Boletras e inspirar outros escritores. Não perca a oportunidade de ter seu trabalho reconhecido e divulgado. As inscrições estão abertas! Envie seu texto e faça parte da próxima edição da Revista da AFL.

SOBRE O EDITORIAL DO BOLETRAS

O editorial "Preservando o Passado e Construindo o Futuro" do Boletras 39, janeiro da Academia Fluminense de Letras explora a dualidade da instituição em manter suas tradições e, ao mesmo tempo, adaptar-se aos desafios do presente e vislumbrar o futuro. 

A presidente Márcia Pessanha enfatiza a importância de preservar sua história, homenagear seus fundadores e manter vivas as tradições da Academia, como forma de fortalecer sua identidade e legado.

A Academia demonstra um olhar atento para o futuro, buscando novas parcerias, promovendo eventos e utilizando ferramentas de comunicação modernas, como o Boletras, para alcançar um público mais amplo. 

O editorial reconhece a necessidade de se adaptar às novas demandas da sociedade, buscando novas formas de divulgar o conhecimento e fortalecer a cultura. 

A Presidente Márcia Pessanha destaca a importância da participação ativa dos membros da Academia para o sucesso das atividades e para a construção do futuro da instituição. Pois, o boletim é apresentado como um importante instrumento de comunicação da AFL, utilizado para divulgar as atividades da Academia e manter os membros informados. 

O editorial demonstra um equilíbrio interessante entre a preservação das tradições e a busca por inovação. A AFL mostra-se consciente da importância de manter suas raízes, ao mesmo tempo em que busca se adaptar aos novos tempos. A linguagem utilizada é clara e objetiva, facilitando a compreensão do leitor. A Presidente Marcia Pessanha demonstra um bom domínio da comunicação, transmitindo com clareza os objetivos da Academia. 

A ênfase na participação dos membros demonstra uma preocupação em fortalecer a comunidade acadêmica e garantir a sustentabilidade da instituição.

Além, apresenta uma visão abrangente da Academia Fluminense de Letras, destacando sua importância para a cultura e a sociedade. A Academia se mostra como uma instituição viva e dinâmica, comprometida em preservar sua história e construir um futuro promissor.

Alberto Araújo

Focus Portal Cultural


********************** 


MENSAGENS



A presidente da AFL, Márcia Pessanha disse:

Ao prezado jornalista e escritor, diretor do Focus Portal Cultural, Alberto Araújo, nossos agradecimentos por sua leitura sensível do Boletras, sua apreciação crítica, seu reconhecimento pelo nosso trabalho e pela divulgação de nossas atividades. 

Você tem sido um importante e porta-voz de nossas instituições. Gratidão e aplausos para você. Que Deus continue abençoando sua vida. Márcia Pessanha. 30-01-25

************************

A presidente Matilde Slaibi Conti disse: Suas palavras em relação ao querido Alberto refletem o que todas nós gostaríamos de dizer e você tão bem soube se expressar.  Nossa gratidão. Matilde. 30-01-25.

****************

GRACINHA REGO disse: Verdade  Alberto! Nossa querida Presidente Márcia é uma locomotiva no ambiente cultural de nossa Niterói e o Boletrando, unidade literária de enorme importância para o conhecimento do que ocorre na nossa AFL e em outras entidades culturais, além dos seus textos maravilhosos!.. O braço constrói, o espírito eterniza....Coelho Neto....que maravilha de citação,  vinda de alguém muito estudiosa, culta, que busca o que há de melhor no cenário literário de nossa AFL e de seus integrantes, para nos colocar à frente do conhecimento! Viva Márcia!🌹🌹🌹🌹🌹🌹🌹🌹🥰🥰🥰🥰🥰 Gracinha Rego.30-01-25.

***************************

ZENEIDA APOLÔNIO SEIXAS disse: Excelente compartilhamento do acadêmico  Alberto Araújo sobre a confecção  do BOLETRAS  escrito pela presidente da AFL, Márcia  Pessanha. Parabéns.

***************************

RIVA COSTA disse: Parabéns companheira Márcia Pessanha pelas excelentes informações culturais  através do já renomado Boletras.

***************************

LUCIANA do Elos Clube disse: Parabéns Márcia !!!👏👏👏👏

**************************

MATILDE SLAIBI CONTI disse outra vez: Parabéns pelo seu caminhar.  Mais um Boletras entregue à sociedade e à comunidade acadêmica. 






Link da postagem no Instagram da AFL. Clicar aqui: 








 

quarta-feira, 29 de janeiro de 2025

ELOS INTERNACIONAL SE PREPARA PARA CONVENÇÃO EM NITERÓI EM 2025

 

Encontro de lideranças define atividades                   

29 de janeiro. Reunião liderada por Matilde Carone Slaibi Conti, Presidente do Elos Internacional, coauxiliada pela Governadora do Distrito 8, Marcia Pessanha e a Presidente do Elos de Niterói, Sara de Lourdes Cabral Rodrigues.

A presidente da Federação Internacional Elos da Comunidade Lusíada anunciou que a programação para a convenção de outubro já começou. 

O encontro dos líderes foi realizado em ambiente aconchegante, a Cafeteria Pão & Etc., foi o local escolhido para o encontro de Líderes e membros do Elos Internacional que se reuniram para discutir e planejar as atividades para a XXXV Convenção Internacional, que será realizada em Niterói em 2025. A Cidade escolhida por sua relevância histórica e cultural para a comunidade lusófona. 

O clima entre os presentes era de entusiasmo e expectativa para a convenção.

Todos estão ansiosos para a grande festa que celebrará a XXXV Convenção de cultura lusófona do Elos Internacional. 

Elos Internacional, um movimento de impacto global, presente em mais de 18 países. A organização se dedica à promoção da cultura e da língua portuguesa. O evento será um marco para o movimento, reunindo delegações de diversos países. A convenção é aberta a todos que se identificam com os valores elistas. 

A XXXV Convenção Internacional do Elos Internacional, marcada para primeira quinzena de outubro em nossa cidade, promete ser um marco para a organização. Além de celebrar os 66 anos de história do Elos Clube, o evento tem como objetivo principal reunir delegações dos 18 países onde a instituição está presente, promovendo um intercâmbio cultural e de ideias entre os participantes. 

A programação da convenção está sendo cuidadosamente elaborada por uma comissão organizadora, liderada pela presidente do Elos Internacional, Matilde Carone Slaibi Conti. Na programação, o evento contará com palestras, mesas redondas, apresentações culturais e outras atividades que abordam temas como a defesa da língua portuguesa, a promoção da cultura dos países lusófonos e o papel do Elos Internacional no cenário global. 

Além disso, a convenção será uma oportunidade para que os membros dos Elos Clubes de diferentes países possam se conectar, trocar experiências e fortalecer os laços que unem a comunidade lusófona. 

A expectativa é de que a XXXV Convenção Internacional do Elos Internacional seja um evento memorável, capaz de impulsionar o trabalho da organização em prol da língua portuguesa e da cultura dos países lusófonos. 

A diretoria da organização convida a todos a se juntarem a esta celebração da cultura e da língua portuguesa. Juntos, iremos construir um futuro de sucesso na convenção de outubro. A participação de cada um é fundamental para o crescimento da comunidade elista e para alcançarmos nossos objetivos.

A XXXV CONVENÇÃO INTERNACIONAL DO ELOS INTERNACIONAL: UM CONVITE PARA O MUNDO 

A Festiva do Elos Internacional é um evento que se abre para além das fronteiras da comunidade lusófona e convida todos os povos da nação elista e amigos a participarem desta celebração da cultura e da língua portuguesa. 

A diretoria do Elos Internacional, aguarda a todos com carinho e afeto, e convida a todos a se juntarem a esta grande festividade, que promete ser um marco na história da organização.

A convenção reunirá representantes de diversos países, proporcionando um espaço para a troca de experiências e o conhecimento de diferentes culturas.

O evento será uma oportunidade para celebrar a riqueza e a beleza da língua portuguesa, que une povos de diferentes continentes.

Além, será um espaço privilegiado para conhecer pessoas de diferentes áreas de atuação, trocar contatos e fazer novas amizades.

NITERÓI: A CIDADE ACOLHEDORA

Niterói, Rio de Janeiro, Brasil a cidade escolhida para sediar a XXXV Convenção Internacional do Elos Internacional, é conhecida por sua beleza natural, com suas praias, montanhas e paisagens exuberantes. A escolha de Niterói como sede da convenção não foi aleatória. A cidade foi selecionada por sua relevância histórica e cultural para a comunidade lusófona, abrigando diversos locais e monumentos que remetem à história da língua portuguesa e da colonização. Além disso, a cidade oferece uma rica variedade de atrações culturais, como museus, teatros e centros históricos. O foco na defesa da língua portuguesa e na promoção da cultura dos países lusófonos. 

Se você deseja fazer parte desta grande celebração da cultura e da língua portuguesa, entre em contato com o Elos Internacional e saiba como participar. Detalhes sobre a programação da convenção serão divulgados em breve. 

A diretoria do Elos Internacional aguarda você de braços abertos! 

****** 

MEMÓRIA CULTURAL: a XXXIV foi realizada em Londrina; Mandaguari; Maringá de 12 a 14 de outubro de 2023, sob a presidência do elista Sidney Cardoso da França, atual Vice-presidente da Instituição. Registradas as presenças de delegações com os membros do Elos Londrina, Elos Mandaguari, Elos Maringá, Elos Praia Grande, Elos São Vicente, Elos Santos, Elos São Paulo-Sul, Elos Grande ABC, Elos Niterói, Elos Petrópolis, Elos Cidade Maravilhosa, Elos Visconde do Rio Branco. 

Site do Elos Internacional:

https://www.elosinternacional.com.br/ 








ELOS INTERNACIONAL SE PREPARA PARA CONVENÇÃO EM NITERÓI EM 2025. Encontro de lideranças define atividades 29 de janeiro. Reunião liderada por Matilde Carone Slaibi Conti, Presidente do Elos Internacional. 
TAMBÉM POSTADO AQUI: CLICAR NO LINK:






SÃO TOMÁS DE AQUINO, PATRONO DAS UNIVERSIDADES E ESCOLAS CATÓLICAS. EFEMÉRIDES



EFEMÉRIDES. 28 DE JANEIRO

Considerado um dos maiores filósofos e teólogos da Igreja Católica, e sua obra Suma Teológica é um marco do pensamento escolástico. São Tomás de Aquino também é conhecido por sua defesa da razão como caminho para o conhecimento de Deus, o que o torna um patrono adequado para instituições de ensino superior. 

Foi um dos mais influentes filósofos e teólogos da Igreja Católica. Ele nasceu em 1225 e faleceu em 1274.


PRIMEIROS ANOS E FORMAÇÃO

Tomás de Aquino nasceu no castelo de Roccasecca, na Itália. Sua família era nobre e influente. Foi educado em um mosteiro beneditino e depois estudou na Universidade de Nápoles. Em 1244, ingressou na Ordem Dominicana, apesar da oposição de sua família. Estudou em Paris com o famoso filósofo Alberto Magno. Tornou-se professor na Universidade de Paris, onde lecionou teologia e filosofia.

OBRAS PRINCIPAIS

"Suma Teológica": Uma obra monumental que resume a teologia católica e aborda uma ampla gama de tópicos filosóficos.

"Suma Contra Gentiles": Uma defesa racional da fé cristã contra não cristãos.

Outras obras importantes incluem comentários sobre Aristóteles e a Bíblia, além de tratados sobre diversos temas teológicos e filosóficos.


Neste KIT estão reunidos os cinco volumes da Suma Teológica e a Suma Contra os Gentios (um volume), todos de autoria de Santo Tomás de Aquino. Essas obras são consideradas por muitos as mais importantes e representativas do pensamento do autor. Nelas diversas questões filosóficas e teológicas são abordadas e explicadas abrangendo uma variedade imensa de temas. No total, os seis volumes deste KIT, contém cerca de 4.800 páginas. A tradução da Suma Teológica (5 Volumes) é a de Alexandre Correia, que contou com a revisão do Prof. Luis Alberto De Boni. A Suma contra os Gentios (1 Volume) foi traduzida por Dom Odilão e também revisada pelo Prof. De Boni.



Na Súmula Contra os Gentios, São Tomás de Aquino, faz uma exposição completa da religião católica, identificando o que há de verdade nela. Gentios eram os pagãos e os maometanos. Essa suma trata de Deus e suas obras, da fé no mistério da santíssima trindade, da encarnação, dos sacramentos e da vida eterna.

Deus é a verdade pura, sem falsidade vontade que existe em si e para si e neste processo estende sua vontade para o que não é a sua essência. O que não é sua essência seriam só as coisas percebidas, pois Deus é tudo. Não tem ódio, não quer o mal, sua potência indica-se com a sua ação, mas ele não pode tudo. Santo Tomás de Aquino faz a distinção entre a filosofia e teologia. E as criaturas não existem desde sempre. Ele descreve o momento em que se inicia uma vida, quando mostra como a alma se junta ao corpo.

É uma grande obra, que influenciou e influencia até hoje todos os que se querem católicos, além de filósofos e outros estudiosos.

Tomás de Aquino é conhecido por sua tentativa de conciliar a fé cristã com a razão filosófica de Aristóteles. Sua obra principal, a "Suma Teológica", aborda uma vasta gama de tópicos, desde a natureza de Deus até a ética e a política. 

É  um dos principais representantes da Escolástica, um método de pensamento que buscava integrar a filosofia clássica com o pensamento cristão. 

O pensamento de Tomás de Aquino teve um impacto profundo na teologia católica e na filosofia ocidental. Suas ideias continuam a ser estudadas e debatidas até os dias de hoje. 

FILOSOFIA E TEOLOGIA: 

Tomás de Aquino buscou conciliar a fé cristã com a razão filosófica de Aristóteles. Defendeu a importância da razão natural para o conhecimento de Deus e do mundo. Desenvolveu uma teologia sistemática que influenciou profundamente o pensamento católico. Seu pensamento influenciou a teologia, a filosofia e o direito. Foi canonizado como santo em 1323 e declarado Doutor da Igreja.