segunda-feira, 30 de setembro de 2024

INFORMATIVO DO ELOS INTERNACIONAL - PRESIDENTE MATILDE SLAIBI CONTI NA REUNIÃO DA UBE-RJ



30 de setembro de 2024. A presidente do Elos Internacional, Dra. Matilde Slaibi Conti marcou presença na reunião do mês de setembro da UBE-RJ União Brasileira de Escritores, sob a presidência da acadêmica Eurídice Hespanhol. 

Ocasião em participou como artista plástica, juntamente, com Nelson Polzin e Cecília Ribas da Exposição de Artes Plásticas – COLETIVO-UBE-RJ, sob a curadoria de Carmem Teresa Elias, onde expôs duas telas, tema: “Marinha”, de sua autoria. 

A programação da UBE no mês de setembro foi recheada de atividades. Aconteceu a Mesa Redonda: “162 anos de Júlia Lopes de Almeida”, com os expositores: Anna Faedrich; Gabrielle Mondego; Gilberto Araújo. A Leitura Dramatizada 3 x Julia, peça adaptada do livro “Eles e Elas” da escritora Julia Lopes de Almeida, encenada pelo Coletivo de Teatro PoesiaEncena. O lançamento do livro “Outras Urbanas” do escritor Jorge Ventura e outras atividades. A reunião aconteceu na Sociedade Nacional de Agricultura, Av. General Justo, 171, Rio de Janeiro. 

Editorial

Alberto Araújo

Diretor Cultural do Elos Internacional

 
















A PRESIDENTE DA ACADEMIA FLUMINENSE DE LETRAS, MÁRCIA DE JESUS PESSANHA SERÁ A 2ª SECRETÁRIA DO FÓRUM BRASILEIRO DAS ACADEMIAS ESTADUAIS DE LETRAS.

 

Divulgação do Focus Portal Cultural. 30 de setembro de 2024. A Presidente da Academia Fluminense de Letras, Dra. Márcia de Jesus Pessanha foi convidada para compor e tendo acolhido o convite, será empossada como membro da Diretoria do FAEL - FÓRUM BRASILEIRO DAS ACADEMIAS ESTADUAIS DE LETRAS. Exercerá o cargo de 2ª Secretária do Fórum. A solenidade acontecerá no dia 14 de outubro, segunda-feira, às 16 horas, no Salão Nobre da Academia Brasileira de Letras. Av. Presidente Wilson, 203, Centro, Rio de Janeiro. 

O que informou Márcia Pessanha para a nossa editoria: “Eu aceitei ser a 2ª Secretária, apesar de minhas diversas atividades, para que a Academia Fluminense de Letras figure entre as mais importantes e seja bem divulgada nos Estados do Brasil. Ano de 2023, participei do Fórum em Campo Grande, no Mato Grosso do Sul e este ano de 2024, em Belém, Pará”

 

Editorial

Alberto Araújo

Focus Portal Cultural

 

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MARAVILHA! Parabéns, CE Márcia Pessanha por mais esse belíssimo projeto em sua trajetória cultural, que há muito, a sua coroa historiográfica tem sido confeccionada, com os preciosos louros da vitória, isto é, de triunfo apoteótico. O fenomenal é ver a Academia Fluminense de Letras declarada Patrimônio Cultural Imaterial de Niterói em sua gestão. Louvável! Abraços do Alberto Araújo.

 

sexta-feira, 27 de setembro de 2024

MAGDA BELLOTI E TALITHA PERES EM “CANÇÕES INESQUECÍVEIS”, NO SOLAR DO JAMBEIRO.

 

 

O duo Magda Belloti e Talitha Peres apresentam no sábado, 28 de setembro de 2024, às 16h, no Solar do Jambeiro, o Recital Canções Inesquecíveis com vasto repertório e diversos estilos musicais.

 

O Duo é formado pelo piano de Talitha Peres e a voz de Magda Belloti, ambas vem atuando há 28 anos, com várias premiações e distinções ao longo de suas carreiras. Já se apresentaram em vários Teatros e Salas de Concerto dentro e fora do país.

 

As artistas lançaram o seu primeiro CD, intitulado “Paisagens Musicais”, em 2005, no Teatro Municipal de Niterói, no Museu da Imagem e do Som na capital paulista, na Sala Juvenal Dias em Belo Horizonte, entre outras cidades.

 

Já se apresentaram em turnês internacionais pela Europa, como em Lisboa, em 2019, homenageando o compositor Heitor Villa-Lobos e em 2014 com a turnê Retratos da Música Brasileira, na Inglaterra e em Portugal.

 

MAGDA BELLOTI – Soprano, graduada em Canto pelo Centro Universitário Conservatório Brasileiro de Música do Rio de Janeiro em 2004, Pós-graduação com ênfase em Canto Lírico pelo Coletivos das Artes. Desenvolve intensa atividade operística e camerísta. Laureada com diversas premiações e condecorações por seu destacado trabalho musical, social e cultural. Em 1992, conquistou o primeiro lugar no VI Concurso Nacional Villa-Lobos, realizado em Vitória (ES). Em 2005, lançou o seu primeiro álbum Paisagens Musicais, em duo com a pianista Talitha Peres. Internacionalmente, realizou turnês na Europa (Inglaterra e Portugal), nos EUA e América Latina, sempre dedicados à divulgação e apreciação da música de câmera brasileira.

 

Talitha Peres - Pianista mineira, de Montes Claros, mestre em musicologia pelo Conservatório Brasileiro de Música do Rio de Janeiro- RJ, fez sua formação técnica e musical com a Profª Marina Lorenzo Fernandez Silva, em Montes Claros, MG. Gravou um álbum totalmente dedicado à obra pianística de Chiquinha Gonzaga, resultado da sua tese de mestrado sobre a compositora. Laureada em vários concursos de piano, apresentou-se como concertista e solista de orquestras nas melhores salas de concerto do país. Como solista e acompanhando cantores, se apresentou em diversas cidades brasileira e no exterior em países como Alemanha, Inglaterra, Portugal, Argentina e Venezuela, divulgando a música brasileira e latino-americana. Com o soprano Maria Lúcia Godoy divulgou intensamente a música brasileira e gravou dois álbuns.

 

SERVIÇO:

Recital Duo Magda Belloti e Talitha Peres

Data: Sábado, 28 de setembro de 2024

Horário: 18h

Classificação Livre

Ingressos à venda no local por R$30,00, inteira e R$15,00, meia.

Local: Solar do Jambeiro

Endereço: Rua Presidente Domiciano 195, Niterói, São Domingos.

JORDÃO PABLO DE PÃO TOMARÁ POSSE NA ACADEMIA FLUMINENSE DE LETRAS

 


O escritor, historiador da literatura e gestor cultural Jordão Pablo de Pão tomará posse na Academia Fluminense de Letras em 28 de setembro de 2024, sábado, às 10h30min, no Museu de Arte Contemporânea. O intelectual ocupará a Cadeira 32, patronímica de Pedro Luís e anteriormente ocupada por Emmanuel de Macedo Soares. Será recebido por Márcia Pessanha.

A cerimônia promete manter o tom memorialístico dos integrantes da instituição centenária. "É uma honra tomar assento na esteira do pesquisador Macedo Soares e do parisiense Kleber de Sá Carvalho. Ambos fizeram de sua trajetória uma proposta de estruturar a cena cultural de Niterói e arredores; e eu também quero ser lembrado assim", afirma o neoacadêmico Jordão. 

Além da capacidade de discursos que aliam emoção e intenso compromisso contextual, o evento contará com uma “performance” de múltiplas artes, tendo a literatura como linguagem conectora. A cerimônia também dará posse à jornalista e escritora Verônica Oliveira. 

JORDÃO PABLO DE PÃO 

O escritor literário, historiador e gestor cultural Jordão Pablo Rodrigues de Pão nasce em São Gonçalo, Rio de Janeiro, em 29 de dezembro de 1987. Aos 36 anos, toma posse na Academia Fluminense de Letras, enquanto pesquisa a história da literatura niteroiense e coordena o setor do Livro, Leitura e Memória da Fundação de Arte de Niterói. 

Escritor de Literatura, tem quatro livros nesta expressão artística: O Mar do Meu Velho (2018), Café Quente (2019), Doce Maresia (2021) e Cáustico (2023). Produz, ainda, mais de três dezenas de fanzines e de opúsculos artesanais. Referência na organização de eventos literários na cidade de Niterói, participa ativamente no incentivo ao setor criativo do setor de publicações, com projetos de democratização de acesso e ações de publicização de eventos. 

Membro da Academia Fluminense de Letras, da Academia Niteroiense de Letras e da Academia Gonçalense de Literatura de Cordel. Atua como curador de obras literárias e mentor de escritores, contando quase uma centena de obras publicadas em parceria, sob sua orientação, com sua apresentação ou com sua participação nas bancas de seleção. Organizador do Sarau Nikity, une literatura e memória local. 

Historiador, está cursando o Mestrado do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Salgado de Oliveira com pesquisa sobre a roda literária do Café Paris. Há três anos, assina curadoria e docência do Curso Revisitando a Literatura Niteroiense, em parceria com o Centro de Memória da História e da Literatura Fluminense, da Prefeitura Municipal de Niterói. Autor dos livros Afinal, para que Academias de Letras? (2023) e Antes do Café Paris (2024). Participa de diversos eventos como palestrante sobre a História Literária da região metropolitana do Rio de Janeiro. 

Gestor Cultural, servidor público da Fundação de Arte de Niterói, atual Coordenador do Livro, Leitura e Memória da instituição. Com passagens exitosas e marcadas pelo apoio à literatura pelo Theatro Municipal João Caetano, pela Sala Carlos Couto, pelo Solar do Jambeiro e pela Niterói Livros, tem seu nome vinculado a projetos já tradicionais na cidade como o Projeto Arte na Rua - tomo Literatura e a Festa Literária Internacional de Niterói. Recebeu o Título de Cidadão Niteroiense pela Câmara Municipal de Niterói neste ano, em reconhecimento ao seu trabalho em prol da cultural local. 

ACADEMIA FLUMINENSE DE LETRAS 

Fundada em 22 de julho de 1917, a Academia Fluminense de Letras surgiu pela vontade de intelectuais idealistas que desejavam fazer a Renascença Fluminense, tendo entre seus objetivos: estimular e promover a cultura, as ciências sociais e as artes, a valorização do Idioma e das Letras Nacionais; contribuir para a preservação da memória dos vultos que se distinguiram na história literária, especialmente a do Estado do Rio de Janeiro; apoiar iniciativas e eventos literários, socioculturais e entidades voltadas para o desenvolvimento das publicações literárias e artísticas, a memória e a história do Estado do Rio de Janeiro; fomentar a cooperação e o intercâmbio entre academias e entidades congêneres. Além da classe de Letras, que conta com 50 cadeiras, conta com as classes de Belas-Artes, Ciências Sociais e Ciências, cada uma com quinze acadêmicos. Foi a primeira Academia a admitir uma mulher, a ter uma mulher presidente e atualmente é presidida por Márcia Pessanha. 

SERVIÇO

Posse de Jordão Pablo de Pão na Academia Fluminense de Letras

Data: 28/09/2024, sábado

Horário: 10h30min

Local: Museu de Arte Contemporânea - Mirante de Boa Viagem, sn.

Classificação Etária: Livre

Entrada Gratuita

Contato: 21 981247937 / jordaopablo@gmail.com

 








TEATRO BRADESCO É ELEITO "O MAIS AMADO DE SÃO PAULO" PELA VEJA E GANHA RECONHECIMENTO DA FOLHA DE S. PAULO EM "SUPERPRODUÇÃO" E "CONFORTO"

 

Com uma trajetória de conquistas, o espaço de destaca como o favorito entre os paulistanos. 

O Teatro Bradesco, localizado no Bourbon Shopping, Zona Oeste de São Paulo, acaba de reafirmar sua posição de destaque no cenário cultural brasileiro ao ser premiado por dois dos mais renomados meios de comunicação do país. 

Pelo segundo ano consecutivo, o espaço conquistou o 1º lugar na categoria Teatro, do prêmio “Os Mais Amados de SP 2024” pela Veja São Paulo, reforçando o carinho do público e seu lugar cativo na memória afetiva dos paulistanos. Além disso, a Folha de S. Paulo também reconheceu o local como o melhor teatro de “Superprodução” e “Conforto”, coroando a excelência em oferecer experiências memoráveis ao público e aos artistas. 

Este reconhecimento não é um feito isolado. Desde sua inauguração, em 2009, o Teatro Bradesco acumula uma trajetória repleta de prêmios e conquistas. Eleito duas vezes o Melhor Teatro Paulistano pela revista Época São Paulo, em 2010 e 2011, e vencedor das categorias de Teatro Mais Bonito e Melhor Banheiro pela Folha de São Paulo em 2014, 2015 e 2017, o espaço se tornou sinônimo de sofisticação, conforto e tecnologia de ponta para apresentações artísticas de diversos gêneros.

Administrado pela Opus Entretenimento, a maior plataforma de shows e entretenimento ao vivo do Brasil, o Teatro Bradesco já recebeu mais de 900 eventos e um público superior a 2 milhões e meio de pessoas. O presidente da Opus, Carlos Konrath, reforça o compromisso pela qualidade e excelência em todas as produções. 

"Receber esses prêmios é motivo de grande honra e orgulho para nós. Essas conquistas são o resultado do trabalho coletivo e incansável de toda a equipe da Opus Entretenimento, que se dedica diariamente para proporcionar uma experiência única e emocionante aos amantes das artes de todo o país. Este reconhecimento reafirma que estamos no caminho certo, unindo excelência técnica, conforto e uma curadoria artística diversificada e de altíssimo nível. Nosso objetivo é que cada pessoa que visita o Teatro Bradesco, seja para um grande musical, uma peça ou um show mais intimista, sinta-se envolvida por um ambiente acolhedor. Esses prêmios fortalecem o nosso compromisso em seguir aprimorando e inovando, elevando ainda mais a qualidade dos espetáculos que oferecemos", declarou.  

Com uma estrutura que alia inovação técnica, conforto inigualável e uma programação eclética, o Teatro Bradesco continua a escrever sua história de sucesso, mantendo-se no topo das preferências do público e da crítica especializada. O futuro promete ser ainda mais grandioso, com novas produções e experiências que continuarão a encantar e emocionar a todos que cruzarem suas portas.

 









Confira agenda completa do Teatro Bradesco, no link:

 https://teatrobradesco.com.br/programacao-e-ingressos

 

FONTE:

Assessoria de imprensa - Teatro Bradesco

segunda-feira, 23 de setembro de 2024

OBRA INÉDITA DE MOZART É DESCOBERTA EM LEIPZIG-ALEMANHA

(CLICAR NO VÍDEO PARA ASSISTIR A PEÇA)

Uma recente descoberta está agitando o cenário da música clássica: uma composição até então desconhecida de Wolfgang Amadeus Mozart foi encontrada em uma biblioteca de Leipzig, na Alemanha.

A obra, que data, provavelmente, dos anos 1760, quando Mozart ainda era um adolescente prodígio, é um trio para cordas com sete movimentos-miniatura e duração de cerca de doze minutos. A peça oferece um vislumbre precioso do gênio em formação.

O manuscrito não foi escrito pelo próprio Mozart, mas acredita-se ser uma cópia feita por volta de 1780. Nomeada de “Ganz kleine Nachtmusik” Música noturna muito pequena, a composição foi anunciada durante o lançamento da mais recente edição do catálogo Köchel o arquivo definitivo das obras de Mozart. A obra foi executada durante o lançamento do catálogo, no dia 19 de setembro, em Salzburgo, na Áustria, e teve sua estreia alemã em 21/09, na Ópera de Leipzig.

Ulrich Leisinger, pesquisador-chefe da Fundação Internacional Mozarteum de Salzburgo e editor da recente edição do catálogo Köchel, destacou a importância da descoberta: “Até agora, conhecíamos o jovem Mozart principalmente como compositor de peças para piano, árias e sinfonias. Mas uma lista elaborada pelo pai de Mozart já indicava a existência de outras peças de câmara compostas pelo jovem artista, consideradas perdidas até o surgimento deste trio de cordas”.

Leisinger especula ainda que a inspiração para a obra pode ter vindo da irmã de Mozart, Nannerl, e sugere a possibilidade de que ela tenha guardado a peça como uma recordação do irmão.

Esta descoberta não apenas enriquece o já vasto legado de Mozart, mas também nos lembra que, mesmo após séculos de estudo e admiração, o passado ainda guarda segredos capazes de emocionar e surpreender. O trio de cordas “Ganz kleine Nachtmusik” ressurge como um eco do passado, pronto para encantar uma nova geração de ouvintes e reafirmar o gênio atemporal de Mozart.

VÍDEO

Wolfgang Amadeus Mozart - Serenata ex C, também chamada de "A Very Little Night Music" nos degraus da Ópera de Leipzig. A espetacular descoberta de uma composição de Mozart até então desconhecida atraiu centenas de ouvintes interessados ​​ao @LeipzigOper, onde a obra foi cerimoniosamente apresentada à imprensa internacional. O trio formado por Vincent Geer, David Geer e Elisabeth Zimmermann também atua em posições de destaque na orquestra sinfônica juvenil da @musikschuleleipzigJSB.

 

 

 


TEATRO SÉRGIO CARDOSO RECEBE ESTREIA DA TERCEIRA PARTE DA TRILOGIA GRANDE SERTÃO: VEREDAS - "O JULGAMENTO DE ZÉ BEBELO"

 


No dia 4 de outubro de 2024, às 19h, o Teatro Sérgio Cardoso, instituição vinculada à Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo e gerido pela Associação Paulista dos Amigos da Arte, será palco da estreia de "O Julgamento de Zé Bebelo", terceira parte da Trilogia Grande Sertão: Veredas. A peça é um recorte de um dos trechos mais marcantes do clássico "Grande Sertão: Veredas", do renomado escritor mineiro João Guimarães Rosa. A temporada prossegue até 27 de outubro.

"O Julgamento de Zé Bebelo" transporta o público para a transição entre a República Velha e o início do governo de Getúlio Vargas, explorando o sistema dos jagunços e o poder dos coronéis. Zé Bebelo, um chefe jagunço derrotado, ao invés de ser executado, exige um julgamento "correto e legal". A peça retrata um panorama único de justiça, com Joca Ramiro assumindo o papel de juiz e garantindo a Zé Bebelo o direito à defesa. 

O projeto Trilogia Grande Sertão: Veredas teve início em 2020, com a estreia de "Riobaldo", indicado ao Prêmio Shell 2022 nas categorias de Melhor Ator e Dramaturgia. Em 2022, foi a vez de "O Diabo na Rua, No Meio do Redemunho" dar continuidade à obra. Desde então, a trilogia tem viajado pelo Brasil e pelo mundo, incluindo apresentações em Portugal e Bogotá.

A montagem, estrelada por Gilson de Barros e dirigida por Amir Haddad, preserva a poética de Guimarães Rosa, com uma encenação minimalista que prioriza a força narrativa e as questões universais presentes na obra.

SINOPSE 

O Julgamento de Zé Bebelo é um recorte do livro Grande Sertão: Veredas, escrito por João Guimarães Rosa. A passagem ilustra a transição do período da República Velha - o sistema de coronéis (1889-1930), para o Governo Provisório e Constitucional de Vargas (1930-1937), onde o escritor mineiro traça um panorama do “Sistema Jagunço”. 

Gilson de Barros (ator e dramaturgo) 

 Indicado ao Prêmio Shell 2023 nas categorias de Melhor Dramaturgia e Melhor Ator, este notável operário do teatro destaca-se por sua versatilidade como ator, gestor e dramaturgo. Com formação em Artes Cênicas pela UNIRIO, sua sólida trajetória inclui colaborações com renomados diretores como Augusto Boal, Luiz Mendonça, Mário de Oliveira e Domingos Oliveira, além de uma significativa parceria artística com Amir Haddad na Trilogia Grande Sertão: Veredas. Com mais de 25 peças em seu currículo, atuou em produções diversas, como "Bolo de Carne" de Pedro Emanuel, dirigido por Yuri Cruschevsk; "Murro em Ponta de Faca" com texto e direção de Augusto Boal; e "A Tempestade" de Shakespeare dirigido por Paulo Reis, entre outras. Seu talento foi reconhecido com prêmios destacados, incluindo Melhor Ator no Festival Inter-regional de Teatro do Rio em 1982 e o prêmio de Melhor Ator no Festival de Teatro SATED/RJ em 1980.

Amir Haddad

Li as duas primeiras páginas do ‘Grande Sertão’ várias vezes até perceber que aquela ‘língua’ tinha tudo a ver comigo. O resto da narrativa devorei em segundos, segundo minhas sensações. Aprendi a ler, aprendi a língua, lendo este romance portentoso no original. Entendi! Não era uma tradução, era um livro brasileiro, escrito na ‘língua’ brasileira. 

Até hoje me orgulho de ser conterrâneo e contemporâneo de Guimarães Rosa. E tenho certeza de que qualquer leitor estrangeiro que ler o livro traduzido jamais lerá o que eu li. Assim como jamais saberei o que lê um inglês quando lê Shakespeare. Os realmente grandes são intraduzíveis.

 

FICHA TÉCNICA

 

Recorte e atuação: Gilson de Barros

Direção: Amir Haddad

Cenário e direção de arte: José Dias

Iluminação: Aurélio de Simoni

Programação visual: Pedro Azamor

Produção e Assessoria de Imprensa SP: Fábio Camara

Assessoria de Imprensa RJ: Júlio Luz – 21 981279366

Fotos: Renato Mangolin

Realização: Barros Produções Artísticas Ltda.

Serviço

"O Julgamento de Zé Bebelo"

Local: Teatro Sérgio Cardoso - Rua Rui Barbosa, 153 - Bela Vista

Temporada: 04 a 27 de outubro de 2024 | Sexta-feira, sábado e domingo, às 19hI

Ingressos: R$ 30,00 (meia entrada) e R$ 60,00

Classificação etária: 16 anos

Duração: 60 minutos

Capacidade: 149 lugares

Sobre a Amigos da Arte

A Associação Paulista dos Amigos da Arte, Organização Social de Cultura responsável pela gestão de chamadas públicas, do Teatro Sérgio Cardoso, e do Teatro de Araras, além do Mundo do Circo SP, trabalha em parceria com o Governo do Estado de São Paulo e a iniciativa privada desde 2004.

 

Música, literatura, dança, teatro, circo e atividades de artes integradas fazem parte da atuação da Amigos da Arte, que tem como objetivo fomentar a produção cultural por meio de festivais, programas continuados e da gestão de equipamentos culturais públicos. Em seus 19 anos de atuação, a Organização desenvolveu cerca de 70 mil ações que impactaram mais de 30 milhões de pessoas.

FONTE:

Assessoria de Imprensa do Teatro Sérgio Cardoso – Pevi 56

FAMÍLIA NO PARQUE TERÁ PROGRAMAÇÃO ESPECIAL DE DIA DAS CRIANÇAS COM ATRAÇÕES GRATUITAS: PERSONAGENS DO LOONEY TUNES E ESPETÁCULO MUSICAL PLANETA OCA

 

Evento acontecerá no dia 12 de outubro de 2024 com apresentações e interações em diversos horários, além de espaços instagrameáveis e sessões de fotos em meio às atividades ao ar livre e brinquedos, como: infláveis gigantes, tirolesa, bungee trampolim, brincadeiras gratuitas com os recreadores, e outras opções de lazer.

O Família no Parque, evento que acontece aos finais de semana e feriados no Villa-Lobos, preparou uma programação especial e gratuita para celebrar o Dia das Crianças com muita diversão e educação ambiental na programação de lazer. Entre as atrações principais, estão a presença dos queridos personagens Piu-Piu e Pernalonga, do universo Looney Tunes, e o espetáculo musical Planeta Oca, que traz uma proposta inovadora de conscientização ecológica através da música. 

O espetáculo Planeta Oca foi concebido com o objetivo de conectar as crianças à natureza por meio de canções divertidas e educativas, reforçando a importância da preservação e da sustentabilidade. 

Ao longo do dia especial no Família no Parque, quem passar pela programação ainda poderá se divertir com os personagens Piu-Piu e Pernalonga, que estarão à disposição do público para fotos. Para garantir a segurança e conforto de todos, haverá um número limitado de senhas para a sessão de fotos, distribuídas por ordem de chegada, garantindo que cada criança tenha a chance de conhecer de perto os famosos personagens e registrar esse momento.

O Família no Parque possui 10 mil metros quadrados de área verde contendo mais de 20 outras opções de brinquedos para o lazer de adultos e crianças. Entre as atrações, estão infláveis gigantes, como o tobogã T-Rex de 5 metros; simulador Rafting 4D; tirolesa; bungee trampolim; futebol de sabão; Área Kids; trenzinho; escorregadores, entre outras opções.

O simulador Rafting 4D, indicado para todas as idades, é um bote que se move através de braços pneumáticos, em sincronia com o filme exibido nos óculos de realidade virtual, com imagem e som, projetação de vento e de gotículas de água nos participantes, tornando a experiência ainda mais imersiva. A capacidade do brinquedo é de oito pessoas simultaneamente. 

Para quem gosta de brincadeira radical, a dica é o Hippo, maior tobogã inflável da América Latina, com 15 metros de altura e 55 de comprimento, que agora traz a descida com água, proporcionando uma experiência única, onde os visitantes podem deslizar pelo brinquedo e se divertir enquanto se refrescam.

Para aproveitar ao máximo as atividades do parque, é recomentado que os papais levem uma troca de roupas para a criançada que não quiser ficar molhada, assim como acessórios para proteção solar, como bonés, roupas com fator de proteção etc, garantindo o conforto para a diversão dos pequenos.

Para aqueles que buscam por uma opção mais tranquila de passeio, há o trenzinho, que leva os visitantes pela área interna do parque, um percurso que dura, em média, 15 minutos. A capacidade é de 35 pessoas.

A Área Kids é exclusiva para os pequenos com até 5 anos, um espaço com circuito com pula-pula inflável, carrossel, cama elástica, trenzinho e escorregadores, entre outras atividades. 

O Família no Parque funciona aos finais de semana e feriados, das 10h às 18h. A entrada é gratuita e os brinquedos pagos custam a partir de R$ 10, com opção de combo por R$ 80 ou VipPass por R$ 150, que dá acesso ilimitado às atrações no mesmo dia.

Para facilitar a brincadeira, o Família no Parque passou a oferecer um cartão recarregável, que pode ser adquirido através do app Zig, bastando apenas gerar QR Code para desfrutar das atrações e evitando filas no caixa. A nova forma de aquisição dos ingressos ainda oferece descontos em todas as atrações. A ativação do cartão tem um custo de R$5 que, após utilização do saldo carregado, pode ser revertido em 1 água. Para valores acima de R$ 80, o visitante terá desconto de 20%.

 

Mais informações através do www.familianoparque.com.br

 

Dia das Crianças no Família no Parque no Villa-Lobos

12 de outubro de 2024, sábado.

Atrações gratuitas entre 11h30min e 17h

Espetáculo Musical Planeta Oca

Presença dos personagens de Looney Tunes e sessão de fotos

* Será distribuído por ordem de chegada um número limitado de senhas para as sessões de fotos.

Horário de funcionamento do parque: das 10h às 18h

Local: Parque Villa-Lobos, entrada principal

Valor das atrações: utilizando o app Zig, os brinquedos saem a partir de R$8. Além disso, tem a opção do VipPass por R$ 150, com acesso livre às atividades no mesmo dia.

 

Cartão recarregável: R$ 5 para ativação, após utilização do saldo, pode trocar o cartão pelos R$ 5 ou por 1 água.

*Os tickets impressos foram substituídos por cartões do app Zig. A nova modalidade dá desconto de 20% nas compras acima de R$80, além de desconto unitário em todas as atrações. Utilizando o app não é necessário ficar na fila do caixa, basta gerar o QR Code para o brinquedo escolhido e se divertir.

Formas de pagamento: cartões de crédito, de débito e dinheiro

Site: www.familianoparque.com.br

Facebook @familianoparque

Instagram:@oficialfamilianoparque

 







domingo, 22 de setembro de 2024

165 ANOS DO NASCIMENTO DE B. LOPES POSTAMOS TRÊS SONETOS DE SUA AUTORIA.


Em celebração aos 165 anos do nascimento do Bernardino da Costa Lopes, o B. Lopes, trazemos para homenagear o escritor, três sonetos da obra B. Lopes – O Poeta Fidalgo, organização e apresentação Liane Arêas, a obra contém 150 páginas, é o terceiro volume da Coleção Introdução aos Clássicos Fluminenses da Editora Nitpress, sob a direção do editor Luiz Augusto Erthal.



BERÇO 

Recordo: um largo verde e uma igrejinha,

Um sino, um rio, um pontilhão e um carro

De três juntas bovinas, que ia e vinha

Rinchando alegre, carregando barro.

 

Havia a escola, que era azul e tinha

Um mestre mau, de assustador pigarro

(Meu Deus! que é isto, que emoção a minha

Quando estas cousas tão singelas narro?)...

 

"Seu" Alexandre, um bom velhinho rico,

Que hospedara a Princesa; o tico-tico

Que me acordava de manhã, e a serra...

 

Com o seu nome de amor Boa-Esperança,

Eis tudo quanto guardo na lembrança

Da minha pobre e pequenina terra!

Páginas 31/32

 

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NAMORADOS 

Nessas manhãs alegres, perfumadas,

De éter sadio e claro firmamento,

Acariciando o mesmo pensamento

Percorremos o parque, de mãos dadas.

 

Aves trinando em cima das ramadas,

Alvos patos e um cisne a nado lento

Sobre as águas do lago, num momento

Pela brasa do sol ensanguentadas...

 

Brilha o sereno trêmulo nas pontas

Do vistoso gramal, como se fosse

Solto rosário de opalinas contas...

 

Enquanto uns casos rústicos de aldeia

Eu vou narrando-lhe, em linguagem doce,

Escuto a queixa de seus pés na areia!

Páginas 44/45 

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SINHÁ FLOR 

Desde que te amo (e é desde que eu conheço

A mais formosa por meus olhos vista)

Tenho a incendiar-me a ideia fantasista

O grande sol de um rútilo adereço.

 

De uma ourivesaria celinista

— Gemas de tiara e cetro, e ouro — careço,

Para que suba de esplendor e apreço

A vitória do Sonho de um artista.

 

Possuído, esmero e acaricio a Obra,

Vendo que ela, fulgindo, se desdobra

Era lavor sideral e íris facetos...

 

Para laurear-te o Soberano Estilo

De aclamada Cleópatra — burilo

Uma regia corda de sonetos.

Páginas 55,56


SOBRE B. LOPES

Bernardino da Costa Lopes nasceu no arraial da Boa Esperança, município de Rio Bonito, no Rio de Janeiro, em 19 de janeiro de 1859. Poeta mulato nascido então antes do fim da escravidão, mas filho de pais livres e de classe média baixa, o pai, Antônio da Costa Lopes, escrivão; a mãe, Mariana, costureira e bordadeira, conseguiu ser aceito pela sociedade da época. 

Residiu em Santa Ana de Japuíba sob a condição de caixeirinho e, neste mesmo lugar iniciou seus estudos. Mais tarde, mediante concurso, mudou-se para o Rio de Janeiro com a finalidade de exercer cargo no funcionalismo fiscal. 

Casou-se com Cleta Vitória de Macedo e teve com ela cinco filhos, todos criados apenas pela esposa, pois o poeta havia encontrado a “mulher de sua vida”. Era “Sinhá Flor”, cujo nome real era Adelaide Uchoa Cavalcante, divorciada e já tendo filhos e netos, com a qual teve um relacionamento extremamente conturbado. Foi para ela que B. Lopes escreveu o livro homônimo. 

No que diz respeito a sua obra, segundo Andrade Muricy, foi no ano de 1881, quando o Parnasianismo ainda não tinha se afirmado e o Simbolismo esperaria aproximadamente doze anos para seu tímido florescimento, que surge seu livro Cromos. Para Muricy, B. Lopes conseguiu dar à linguagem poética uma feição naturalista e mais familiar, já sem a idealização e a ebriedade românticas, distanciando-se assim de Ezequiel Freire, este um dos poetas de grande influência em sua obra, além dos parnasianos Teófilo Dias e Gonçalves Crespo. 

B. Lopes, juntamente com Emiliano Pernetta, Oscar Rosas, Cruz e Souza, Gonzaga Duque, J. H. de Santa Rita, Virgílio Várzea, Lima Campos, Artur de Miranda Ribeiro, Mário Pederneiras e Azevedo Cruz, formam o primeiro grupo de simbolistas, dentre os quais nosso poeta é quem, à época, seguramente tem mais prestígio. Mas ressalte-se que sua poesia não é clara nem resolutamente simbolista. Várias influências se misturam nela de maneira surpreendentemente harmoniosa. Em outras palavras, B. Lopes trabalhou as vertentes parnasiana e simbolista ao mesmo tempo, ou seja, o que impossibilitou os críticos de o classificarem como simbolista ou parnasiano. E foi dentro de toda essa atmosfera, biográfica e intelectual, profissional e literária, que o poeta escreveu sua obra poética. Mas toda essa produção, se granjeou a admiração de vários jovens que então se iniciavam nas letras, não resultou em prestígio nem respeito por parte da crítica estabelecida. Consta o poeta, no prefácio do livro Ânforas, do poeta piauiense Jonas da Silva, queixou-se dos críticos, que lhe negavam sinceridade e espontaneidade. Entre os intelectuais das famosas rodas boêmias do Rio de Janeiro de fin-de-siècle, B. Lopes até mesmo ridicularizado, sobretudo pelo implacável Emílio de Menezes. 

Em 1916, Bernardino da Costa Lopes foi internado no Hospício Nacional de Alienados para uma desintoxicação alcoólica. Logo depois voltou à sua casa onde teve uma crise epilética, ou talvez, segundo Muricy, “um assomo de delírio”. Morreu em 18 de setembro de 1916. 

OBRA POÉTICA: Cromos, 1881; Pizzicatos, 1886; Dona Carmen, 1890; Brasões, 1895; Sinhá Flor, 1899; Val de lírios, 1900; Helenos, 1901;  Patrício, 1904 e Plumário, 1905.

 

 

SOBRE LIANE ARÊAS 

Liane de Souza Arêas, natural do Rio de Janeiro. Professora, alfabetizadora, pedagoga, poetisa, escritora e fotógrafa expositora da Sociedade Fluminense de Fotografia. Cursos de extensão curricular: Literatura, Língua e Cultura Espanhola na Universidade de Salamanca - Espanha, Orientação Educacional na Empresa - RH e Psicopedagogia na Empresa pela UFRJ, Filosofia da Educação Infantil/Pedagogo Lauro de Oliveira Lima, dentre outros cursos de alfabetização infantil no Colégio Brasil e na UPE-União dos Professores Estaduais e, para adultos, no antigo Mobral.  Manteve durante quatro anos o Curso Pré-escolar e Alfabetização Nosso Cantinho, onde preparava os alunos para o ingresso no Instituto Abel, São Vicente de Paulo, Centrinho... Lecionou aula particular de Espanhol.  Integra as Diretorias do Cenáculo Fluminense de História e Letras, da Associação Niteroiense de Escritores, do Elos Clube de Niterói e do Centro da Comunidade Luso-Brasileira do Estado do Rio de Janeiro. É do Grupo Mônaco de Cultura/Livraria Ideal, do Instituto Histórico e Geográfico de Niterói, da Associação dos Diplomados da Academia Brasileira de Letras, da Academia Guanabarina de Letras, do Sindicato dos Escritores do Estado do Rio de Janeiro, da Sociedade de Cultura Latina do Rio de Janeiro e da Academia de Letras Rio Cidade-Maravilhosa. 

Participa de antologias, revistas e periódicos em Niterói, no Rio de Janeiro e em outros estados. Possui vários Certificados: Jurada e Presidente de Júri em Concursos de Poesia, fotografia, e artes plásticas. Diplomas de Honra ao Mérito e Troféus, dentre estes:  Prêmio Niterói Cultura da ANE - Associação Niteroiense de Escritores; Troféu e Diploma 1º lugar Concurso Ensaio Literário - Aspectos Formadores da Cultura Brasileira/Academia Carioca de Letras/2001; Menção Honrosa XIX Salão de Arte Fotográfica AABB Niterói; Ao Mérito Cultural Elos Clube e Comunidade Luso-Brasileira; UBT - Niterói - XXXV Jogos Florais - Escultura de Bronze;  X Prêmio de Poesia da ANE - Medalha de Bronze Florbela Espanca Edição Especial... Recebeu Moção Honrosa da Câmara Municipal do Rio de Janeiro (Vereador José Carlos de Carvalho), da Câmara Municipal de Niterói (Vice-Presidente Dr. Fernando Nery de Sá) e da Câmara Municipal do Rio de Janeiro, Vereadora Teresa Bergher.

 



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Alberto Araújo - editor