sexta-feira, 31 de maio de 2024

“OS ROSTOS QUE TENHO”, ESCRITA PELA CONSAGRADA AUTORA NÉLIDA PIÑON

 


A obra é póstuma. Um legado deixado com sua integridade de sempre e acima de tudo, o livro está recheado de sua essência intelectualizada e feliz.

 “Viver requer a estado artístico”. Em obra póstuma e inédita, a autora consagrada Nélida Piñon costura, através de 147 capítulos, o seu testamento literário: Os rostos que tenho.

Nélida Pinõn acreditava na importância de deixar rastros. Rastros de existência, da própria criação, de palavras que se incorporam a um legado para os que ficam. Com 147 capítulos curtos que lembram a estrutura de um diário, a autora consagrada esculpe uma extensa pluralidade de máscaras que flutua pelos meandros da vida, da arte e da mortalidade. Ao lado da pressa por escrever em contrapelo ao tempo que lhe resta, não habita a autocomiseração, mas a festa: “Luto para meus dias serem festivos. Só por estar viva, mesmo sem razão concreta, ergo a taça da ilusão”. Obra póstuma e inédita, Os rostos que tenho é, segundo o escritor Rodrigo Lacerda, o “testamento literário” de Nélida Piñon.

A primeira escritora a se tornar presidente da ABL sabia do papel social e literário que exercem os registros que deixamos, as memórias que nos empenhamos para preservar. Através de textos curtos que, no entanto, não correm o risco de minguar na superfície, Nélida mergulha em suas próprias máscaras, tecendo um balanço de vida coeso, complexo e multifacetado. Os rostos que tenho nos apresenta a recortes de sua infância, na qual as línguas espanhola e portuguesa se entrelaçam, criando uma sinfonia cultural que ecoa através de sua vida e de sua literatura. Somos convidados, ainda, a conhecer sua relação íntima com a palavra, com a criação, com os seus contemporâneos. Em uma reflexão profunda sobre a mortalidade, reconhecemos a preciosidade de seus rastros e vontades de memória.

O prefácio desta primeira edição, assinado pelo escritor e editor de Nélida Piñon,  Rodrigo Lacerda, deixa um recado ao leitor: “Haveria ainda muito a se falar sobre o testamento literário de Nélida Piñon e seus rostos mutantes, ou, como diz o capítulo 46, suas “máscaras”.

É melhor, no entanto, deixar que os leitores se surpreendam com o livro. E se emocionem com as derradeiras perguntas que Nélida deixa no ar, vendo próximo o fim de uma vida inteira dedicada ao poder de invenção e reinvenção pelas palavras.”




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MUSEU DA LÍNGUA PORTUGUESA TERÁ ENTRADA GRATUITA AOS DOMINGOS ATÉ 31 DE AGOSTO DE 2024.

 


O Museu da Língua Portuguesa, na região central de São Paulo, terá entrada gratuita todos os domingos entre 02 de junho e 31 de agosto de 2024.

Duas exposições estão em destaque: uma temporária sobre as línguas africanas presentes no português e a exposição principal que mostra a língua portuguesa falada no Brasil e em outros países. 

Na exposição “Línguas africanas que fazem o Brasil” há menções ao Iorubá, eve-fom e as línguas do grupo bantu que moldaram o modo como pronunciamos as palavras e entoamos as frases. A sala interativa apresenta o significado de palavras como axé, afoxé e acarajé. 

A curadoria é de Tiganá Santana e a mostra contém obras de nomes como Aline Motta, J. Cunha, Goya Lopes e Rebeca Carapiá que ajudam a revelar a existência das culturas africanas na arquitetura, no design e na arte como um todo do país.

Já a exposição principal “Línguas do mundo”, que tem dois andares, há experiências audiovisuais e imersivas e o Beco das Palavras, um jogo em que as pessoas juntam sufixos e prefixos para formar uma palavra em uma mesa interativa.

Além das exposições, é possível visitar o terraço do Museu, onde há uma vista da torre do relógio, do prédio da Estação da Luz e do entorno do Museu. Ao redor, podem ser avistados locais como o Parque da Luz e a Sala São Paulo.

 

SERVIÇO

Quando? De terça a domingo, das 9h às 16h30min, com permanência até as 18h. 

Quanto? Grátis aos sábados e domingos até 31 de agosto de 2024; demais dias: Vinte e quatro reais (inteira); doze reais (meia); grátis para crianças até 7 anos. Venda de ingressos na bilheteria e pela internet. 

Onde? Museu da Língua Portuguesa - Praça da Língua, s/nº - Luz – São Paulo.




REVISTA CONEXÃO LITERATURA - EDIÇÃO 108 - JULHO 2024

 



Já está disponível a nova edição da Revista Conexão Literatura – junho 2024 - nº 108

Amigos leitores

Inicio o editorial de junho com a seguinte frase: leia mais e incentive um autor nacional. E por que temos que ler mais? Porque expandimos o nosso conhecimento, enriquecemos o nosso vocabulário, passamos a ter novas ideias e enxergamos mais o que está ao nosso redor. E isso certamente abrirá novos caminhos. E nada melhor do que começar com um livro de um autor nacional, incentivando mais a nossa cultura e dando apoio para nossos irmãos brasileiros, pois grande parte da nossa mídia cede destaque mais para o entretenimento, como música, filmes, reality, futebol, etc., e não que isso não seja importante, mas é necessário dar mais espaço para os livros e os autores nacionais, incentivando as pessoas para que torne a leitura um hábito em suas vidas.

Para saber como participar da nossa edição de julho/2024

https://revistaconexaoliteratura.com.br/ja-esta-disponivel-a-nova-edicao-da-revista-conexao-literatura-junho-no-108/     





quinta-feira, 30 de maio de 2024

O THEATRO MUNICIPAL DE NITERÓI HOMENAGEIA O COMPOSITOR ITALIANO GIACOMO PUCCINI


Espetáculo com as mais belas árias do repertório do compositor italiano Giacomo Puccini, com os sopranos Amanda Ayres, Maria Gerk, Sophia Dornellas e Tina França, acompanhados do narrador e de orquestra de câmara regida pelo maestro Edvan Moraes. 

O Theatro Municipal de Niterói recebe no dia 05 de junho de 2024, às 19h, a abertura do Projeto FELINI - Festival Lírico de Niterói, com a apresentação do espetáculo Le Donne de Puccini, "Homenagem aos 100 anos de morte do compositor Giacomo Puccini". O Festival é organizado pelas cantoras líricas niteroienses Amanda Ayres, Maria Gerk e Tina França. 

Espetáculo apresentará as mais belas árias do repertório do compositor italiano Giacomo Puccini, com os sopranos Amanda Ayres, Maria Gerk, Sophia Dornellas e Tina França, acompanhados do narrador e de orquestra de câmara regida pelo maestro Edvan Moraes. 

Morte, doenças incuráveis, ciúme, traição, abandono, fracassos e sucessos. A intensa vida de Puccini inspirou suas obras primas assim como seus grandes personagens femininos. “Le Donne de Puccini” é um passeio por várias dessas obras famosas, como La Boheme, Tosca e Turandot, rico de melodias marcantes presentes no imaginário do publico cativo e dos curiosos do mundo lírico. 

O tema central da obra de Puccini é constituído por mulheres extraordinárias, totalmente entregues ao amor e arte, reféns do destino. O espetáculo cria, através da narração do próprio Puccini, uma reflexão pessoal sobre a relação do compositor italiano com suas musas, entrelaçando as árias e emoções. 

Sobre o projeto FELINI

Niterói é reconhecidamente um celeiro de grandes artistas na música erudita. Em seu primeiro ano, o projeto tem a proposta de prestigiar o legado destes artistas renomados e tornar este acervo cultural acessível ao público e jovens talentos.

O Festival Lírico de Niterói é composto por diferentes manifestações artísticas, como concertos, recitais, óperas, cenas líricas, música sacra, acontecendo ao longo das semanas, com a participação de diversos artistas (artistas renomados, coros institucionais, jovens talentos, etc), em diferentes espaços culturais de Niterói (teatros, igrejas, museus e centros culturais). 

Serviço

"Homenagem aos 100 anos de morte do compositor Giacomo Puccini"

Data: Quarta-feira, 05 de junho de 2024

Horário: 19h

Duração: 60min

Classificação indicativa: Livre

Ingressos: Sessenta (inteira)

Vendas pelo Sympla, ou na bilheteria do Theatro Municipal de Niterói

 

Local: Theatro Municipal de Niterói

Endereço: Rua XV de Novembro, 35 - Centro, Niterói.

Telefone de contato: (21) 3628-6908

 

 


UM POUCO SOBRE O HOMENAGEADO

Giacomo Puccini nasceu em Lucca, 22 de dezembro de 1858 e faleceu em Bruxelas, 29 de novembro de 1924, foi um compositor italiano de óperas. Dentre os compositores com óperas mais populares, é o mais novo.

Assim como a família Bach, a família Puccini produziu músicos por várias gerações, especialmente músicos de igreja. Seus antepassados foram organistas da igreja de São Martinho em Lucca, o cargo tendo passado de pai para filho na família Puccini desde o século XVIII.

Giacomo estudou órgão com o pai até que este morreu, em 1864, quando Puccini ainda não havia completado seis anos de idade. Para seguir a tradição secular da cidade de Lucca, o governo municipal decretou que Giacomo herdaria o cargo do pai, que foi desempenhado por diversos professores que repartiam com a viúva os modestos vencimentos anuais.

Puccini continuou seus estudos de órgão com seu tio, Fortunato Magi, e com Carlo Angeloni. Aos dez anos de idade começou a cantar no coro da igreja. Puccini parecia destinado a seguir a tradição da família e ser um simples músico de igreja, até que um dia, em 1876, aos 18 anos, ele ouviu a Aida de Verdi, que despertou nele tal fogo, tal paixão, que ele percebeu em si mesmo um instinto musical que levava naturalmente à composição de óperas. 

Conseguiu então uma bolsa de estudos da rainha Margherita e, com um pouco de ajuda financeira do tio, entrou para o Conservatório de Milão, onde foi aluno de Amilcare Ponchielli. Graduou-se em 1883 com o Capriccio Sinfonico, peça que parecia anunciar um compositor de sinfonias, tamanho o brilho de sua orquestração. 

Sua primeira ópera, Le Villi, foi composta em 1883 para participar de um concurso. Não ganhou o primeiro prêmio, mas chamou a atenção de Giulio Ricordi, dono da Editora Musical Ricordi, que encomendou a ele uma segunda ópera, Edgar, que foi friamente recebida quando estreou no Teatro Scala de Milão na primavera de 1889. Essas duas primeiras óperas são as únicas de Puccini que são raramente encenadas hoje em dia. 

Sua terceira ópera, Manon Lescaut, que estreou no Teatro Regio de Turim a 1 de fevereiro de 1893, foi um sucesso estrepitoso, apesar da ousadia de Puccini, que utilizou uma história sobre a qual o compositor francês Jules Massenet já havia composto uma ópera poucos anos antes e que havia se tornado um sucesso internacional. 

A quarta ópera de Puccini, La Bohème, estreou também no Teatro Regio de Turim, em 1896, sob a regência de Arturo Toscanini, que se tornaria amigo de Puccini pelo resto da vida. 

A quinta, Tosca, estreou em Roma, em 1900, e também causou sensação. Em 1905, Puccini visitou a Argentina. Em 1907, viajou para os Estados Unidos, para a estreia americana de sua sexta ópera, Madama Butterfly, que se deu no Metropolitan Opera House de Nova York a 22 de fevereiro, com a presença do compositor.

A próxima ópera de Puccini, La Fanciulla del West, mostra influência de Debussy e Richard Strauss. Estreou no Metropolitan de Nova York em 1910, também sob a regência de Toscanini.  

Em 1924, Puccini foi diagnosticado com câncer na garganta, e seguiu para Bruxelas para tratamento, onde morreu, a 29 de novembro de 1924 do mesmo ano, deixando inacabada sua última ópera, Turandot.

 





FICÇÃO CIENTÍFICA NARRA GUERRA ESPACIAL PELO CONTROLE DO TEMPO.

 


"The Brain" conta a saga de um cientista que coloca o destino do universo em risco após abrir um portal para outra dimensão. 

Será que algum dia  nós conseguiremos viajar para outras dimensões? Segundo a teoria da relatividade, Albert Einstein acreditava que uma viagem seria possível pela manipulação da curvatura da gravidade entre espaço-tempo, enquanto Stephen Hawking propôs que buracos negros e de minhoca serviriam como portais. No mundo real, a viabilidade prática ainda é uma incógnita. Mas na ficção científica The Brain, escrita por Wanessa de Oliveira Grisol, leitores já podem embarcar em uma jornada espacial e temporal pelo universo. 

Neste livro, a autora se inspira nas ideias do teórico alemão e do físico britânico para narrar uma trama que desafia os limites da Física. Junto com a equipe na Universidade de Washington, o pesquisador Joe Hawk constrói uma máquina aceleradora de partículas para recriar o momento em que o Big Bang originou toda a matéria. Porém, a experiência abre um portal dimensional que desencadeia uma série de desastres naturais na Terra, além de afetar a zona controlada por Brain, o mestre e guardião do tempo que dá título à obra.

A entidade luta para manter o equilíbrio das leis temporais frente ao desastre cósmico, enquanto seu filho rebelde, Lux, inicia uma missão para destruir as proteções do espaço-tempo estabelecidas há bilhares de anos pelo pai. É neste momento que Brain decide formar uma aliança improvável com o Doutor Hawk e outros personagens intergalácticos para salvar o multiverso de um vírus mortal e garantir a sobrevivência da humanidade. 

Como espécies, indivíduos muitas das vezes diferentes uns dos outros, usamos o princípio da dominação para sobreviver dentro de um sistema de sociedade, buscamos diversas maneiras dentro de nossas espécies para produzir a insegurança, a dúvida e o medo. Quem poderia controlar o tempo? The Brain, p. 14.

A guerra pelo controle do tempo resulta em uma narrativa provocadora: até onde somos capazes de ir em busca pelo poder? Entre os dilemas vividos pelos protagonistas e as referências a cientistas renomados como o próprio nome do Doutor Hawk, inspirado em Stephen Hawking, esta leitura diverte ao mesmo passo que convida a refletir sobre a importância da responsabilidade na exploração científica e as consequências da ambição humana. 

 

FICHA TÉCNICA

Título do livro: The Brain 

Editora: Editorial Casa 

Formato: Livro físico

Páginas: 138 

Onde comprar: Amazon:

https://www.amazon.com.br/Brain-Wanessa-Oliveira-Grisol/dp/6553995168/ref=sr_1_1?dib=eyJ2IjoiMSJ9.3vKUYEj4Lo1afB_FbF2bZD37ypEWcd_E3NdKGz5qPibGjHj071QN20LucGBJIEps.hRrBUH1-TMJf_ALT9O8O2bylbmLl1NTSIamDMPGx4MQ&dib_tag=se&keywords=the+brain+wanessa&qid=1716232010&sr=8-1

 

Sobre a autora:  Wanessa de Oliveira Grisol é natural de Volta Redonda (RJ). Graduada e pós-graduada em Geopolítica, possui MBA de Comunicação e Marketing em Mídias Digitais, no qual aprimorou e aprofundou o conhecimento na área de e-commerce. Trabalha atualmente como assessora de Recursos Humanos e tem como principais hobbies os jogos eletrônicos (games) e a leitura. The Brain é seu livro de estreia.

 

Redes sociais da autora:

Instagram: @wanessadeoliveiragrisol  

LinkedIn: Wanessa de Oliveira Grisol  

Facebook: Wanessa Oliveira Grisol    


Wanessa de Oliveira Grisol




DIO COME TI AMO - INTERPRETAÇÃO DE HEBE CAMARGO E MAX WILSON - NO QUADRO “O AMOR ESTÁ NO AR” DO FOCUS PORTAL CULTURAL



Mande essa música para quem você ama!

 

DIO COME TI AMO

 

Nel Cielo Passano Le Nuvole

Che Vanno Verso Il Mare.

Sembrano Fazzoletti Bianchi.

Che Salutano Il Nostro Amore.

 

Dio, Come Ti Amo

Non È Possibile.

Avere Tra Le Braccia

Tanta Felicità.

 

Baciare Le Tue Labbra

Che Odorano Di Vento

Noi Due Innamorati

Come Nessuno Al Mondo

 

Dio, Come Ti Amo

Mi Vien Da Piangere

In Tutta La Mia Vita

Non Ho Provato Mai

 

Un Bene Così Caro

Un Bene Così Vero

Chi Può Fermare Il Fiume

Che Corre Verso Il Mare

 

Le Rondini Nel Cielo

Che Vanno Verso Il Sole

Chi Può Cambiar L'amore

L'amore Mio Per Te

 

Dio, Come Ti Amo

 

Un Bene Così Caro

Un Bene Così Vero

Chi Può Fermare Il Fiume

Che Corre Verso Il Mare

 

Le Rondini Nel Cielo

Che Vanno Verso Il Sole

Chi Può Cambiar L'amore

L'amore Mio Per Te


Dio, Come Ti Amo

Dio, Come Ti Amo



COMPOSIÇÃO: DOMENICO MODUGNO.


EM 'DIO COME TI AMO' A CELEBRAÇÃO DO AMOR ETERNO

 

A canção 'Dio Come Ti Amo', interpretada pela primeira vez pela cantora italiana Gigliola Cinquetti e no vídeo, postada com a belíssima interpretação da saudosa Hebe Camargo e o tenor Max Wilson é uma declaração intensa e comovente do amor em seu contorno mais puro e intenso.  A canção fala de um amor tão grande, um amor que nunca foi experimentado antes na vida do eu lírico. A repetição do verso 'Dio, come ti amo' ressalta a profundez do sentimento e a percepção de que é quase inconcebível ter tanta felicidade nos braços de outro alguém.

 

A letra da música, que em português significa 'Deus, Como Eu Te Amo', utiliza imagens da natureza para descrever a magnitude do sentimento que o eu lírico tem pelo seu amado. As nuvens que passam no céu e se dirigem ao mar são comparadas a lenços brancos que acenam para o amor dos dois, recomendando uma despedida ou um tributo à eficácia desse amor.

 

A comparação do amor com subsídios irrefreáveis da natureza, como um rio que corre para o mar ou andorinhas voando em direção ao sol, ressalta a ideia de que o amor verdadeiro é uma força poderosa e inevitável.




APERIOPERA APRESENTA A ÓPERA TOSCA DE GIACOMO PUCCINI

 

No dia 07 de junho de 2024, às 20h, a AperiOpera Brasil apresenta uma experiência cultural única no Altruísta Osteria e Enoteca, um restaurante italiano localizado no bairro Jardins, em São Paulo. Este evento exclusivo que já encantou centenas de brasileiros em São Paulo e em Belém do Pará promete proporcionar uma experiência inesquecível. 

Durante a apresentação, os participantes terão a oportunidade de conhecer o mundo da Ópera de uma forma envolvente, diferente e cativante. Um ator especializado guiará os presentes durante aproximadamente 75 minutos, explicando cada ato e acompanhando o espectador pelo enredo da Ópera, na magia da música e do canto. A obra será contextualizada, proporcionando percepções exclusivas sobre os personagens, a história por trás do libreto, o contexto histórico, e outras curiosidades. 

Este ano, em especial, será comemorado o centenário da morte do compositor da Tosca, Giacomo Puccini. Dia 07 de junho será uma boa oportunidade de explorar esta composição. Os ingressos incluem uma mini degustação e uma taça de vinho de 120ml, permitindo que os espectadores desfrutem dos sabores autênticos da Itália. Garanta o seu lugar e desfrute da cultura, música e sabores italianos. Não perca essa oportunidade de vivenciar o AperiOpera - uma experiência que vai além da Ópera!

 

Os ingressos já estão disponíveis no link.

https://www.sympla.com.br/evento/aperiopera-brasil-opera-narrada-tosca/2399939


Localização:

Altruísta Osteria e Enoteca - Restaurante Italiano

Endereço: Alameda Campinas, 952 - Jardins, São Paulo - SP

 

Sobre AperiOpera

 

AperiOpera é uma iniciativa cultural que combina música, narrativa e gastronomia italiana para oferecer experiências únicas aos seus participantes. Com eventos realizados em diversos países, seu objetivo é promover a apreciação da Ópera de forma acessível e envolvente, ultrapassando as fronteiras do tradicional.



REGISTRO CULTURAL NA REDE SEM FRONTEIRAS, PRESIDENTE DYANDREIA PORTUGAL.

 


A Presidente da Rede Sem Fronteiras, jornalista Dyandreia Portugal entrega coletânea ao Presidente da República Portuguesa, Marcelo Rebelo de Sousa.

Na oportunidade a jornalista entregou ao Presidente Marcelo, a Coletânea “Laços Portugueses, Histórias Lusófonas de Hereditariedade e Amor”. 

Informações compartilhadas pela jornalista Dyandreia Portugal 

Mais uma vez fomos bem acolhidos pelo nosso Presidente da República Portuguesa, Marcelo Rebelo de Sousa, que recebeu a Coletânea “Laços Portugueses, Histórias Lusófonas de Hereditariedade e Amor”. 🥰 ❤🙌🏼

Vejam as imagens no anexo dessa postagem.

 

Editorial

Alberto Araújo

Focus Portal Cultural

 



quarta-feira, 29 de maio de 2024

SARAU NIKITY - CURADORIA PABLO JORDÃO DE PÃO - BIBLIOTECA POPULAR MUNICIPAL AGUINALDO PEREIRA DE MACEDO



SARAU NIKITY

CURADORIA PABLO JORDÃO DE PÃO

DIA 01 DE JUNHO DE 2024 - DAS 10 ÀS 12 H

LOCAL - BIBLIOTECA POPULAR MUNICIPAL AGUINALDO PEREIRA DE MACEDO

ENDEREÇO - RUA TENENTE OSÓRIO, 73 - FONSECA - NITERÓI










 

LETRAS VIRTUAIS PRODUÇÕES APRESENTA SARAU OCUPA PARTISAN



Henrique Vianna, Presente!

Dia 30 de maio de 2024. Na Lapa- Rio de Janeiro.

Participe, vai ser incrível.

 

Curadoria:

Adriana Vaitsman

Apoio Cultural:

Julinho da Glória

 

SERVIÇO

 

PARTISAN DA LAPA, novo espaço dedicado a eventos culturais.

Endereço: Rua Morais e Vale, 31 – Lapa, Rio de Janeiro.

Data: 30 de maio de 2024, quinta-feira

Horário: Às 19 horas.

 

Obs: Na entrada, o participante que fizer um Pix, terá direito ao sorteio de livros.


 

EM 2024 CELEBRAMOS OS 150 ANOS DA PRIMEIRA PUBLICAÇÃO DA OBRA “A MÃO E A LUVA” DE MACHADO DE ASSIS.

 


A Mão e a Luva. Machado de Assis, 1874. Folhetim

 

A Mão e a Luva” é o segundo romance escrito por Machado de Assis, publicado em 1874, sua primeira experiência como folhetinista de jornal, seguindo o exemplo de seus amigos Manuel Antônio de Almeida e José de Alencar.

 

ENREDO

 

O enredo conta a história de Guiomar, uma moça que no início da história quando Estêvão se apaixona pela primeira vez por ela, está com 17 anos, afilhada de uma baronesa, "criaturinha galante e delicada, assaz inteligente e viva, um pouco travessa" e que deseja ascender socialmente. Ela é disputada por três homens: Jorge, Estêvão e Luís Alves. 

Estêvão "logo a amou, como se ama pela primeira vez na vida  amor um pouco estouvado e cego, mas sincero e puro", porém é um caráter fraco, vacilante, indeciso, nascido mais para derrotas do que para vitórias. Jorge, sobrinho e preferido da baronesa, "vivendo do pecúlio que dos pais herdara e das esperanças que tinha na afeição da baronesa", tem um amor "pueril e lascivo", como descreve o próprio Machado de Assis. Luís Alves começa a admirar Guiomar apenas depois, com o passar do tempo. Porém, é um meio-termo entre os dois primeiros, pois ele é um homem resoluto e ambicioso. Jorge, com o apoio da baronesa e de sua governanta inglesa, Mrs. Oswald, pede a mão de Guiomar. No dia seguinte, Luís Alves faz o mesmo. Então, a baronesa pede a Guiomar que se decida entre os dois pretendentes "escolhe com plena liberdade aquele que te falar ao coração". Guiomar diz que escolhe Jorge, porém a baronesa sabe que a afilhada quer casar-se com Luís Alves. Depois, Guiomar e Luís Alves casam-se e o trecho final do livro justifica seu título:

— Mas que me dá você em paga? Um lugar na Câmara? Uma pasta de ministro?

— O lustre do meu nome, respondeu ele. 

Guiomar, que estava de pé defronte dele, com as mãos presas nas suas, deixou-se cair lentamente sobre os joelhos do marido, e as duas ambições trocaram o ósculo fraternal. Ajustavam-se ambas, como se aquela luva tivesse sido feita para aquela mão...

RECEPÇÃO PELA CRÍTICA 

Trechos da obra

Guiomar passou da poltrona à janela, que abriu toda, para contemplar a noite o luar que batia nas águas, o céu sereno e eterno. Eterno, sim, eterno, leitora minha, que é a mais desconsoladora lição que nos poderia dar Deus, no meio das nossas agitações, lutas, ânsias, paixões insaciáveis, dores de um dia, gozos de um instante, que se acabam e passam conosco, debaixo daquela azul eternidade, impassível e muda como a morte.

 

Amores não se encomendam como vestidos; sobretudo não se fingem, ou não se devem fingir nunca.

 

Há criaturas que chegam aos cinquenta anos sem nunca passar dos quinze, tão símplices, tão cegas, tão verdes as compõe a natureza; para essas o crepúsculo é o prolongamento da aurora. Outras não; amadurecem na sazão das flores; vêm ao mundo com a ruga da reflexão no espírito, embora, sem prejuízo do sentimento, que nelas vive e influi, mas não domina. Nestas o coração nasce enfreado; trota largo, vai a passo ou galopa, como coração que é, mas não dispara nunca, não se perde nem perde o cavaleiro. 

Guiomar refletiu ainda muito e muito, e não refletiu só, devaneou também, soltando o pano toda a essa veleira escuna da imaginação, em que todos navegamos alguma vez na vida, quando nos cansa a terra firme e dura, e chama-nos o mar vasto e sem praias. A imaginação dela, porém não era doentia, nem romântica, nem piegas, nem lhe dava para ir colher flores em regiões selváticas ou adormecer à beira de lagos azuis. Nada disso era nem fazia; e por mais longe que velejasse levaria entranhadas na alma as lembranças da terra.




UM POUCO SOBRE MACHADO DE ASSIS

 

Contista, poeta, cronista, teatrólogo, romancista, crítico, ensaísta, tradutor. Estas foram às muitas facetas literárias que Machado de Assis apresentou ao longo dos seus 69 anos, além da extensa carreira como jornalista e funcionário público, função esta que garantiu sua subsistência durante boa parte de sua vida.

Joaquim Maria Machado de Assis nasceu em Morro do Livramento, no Rio de Janeiro, em 21 de janeiro de 1839. Filho de um operário mestiço de negro e português, Francisco José de Assis e da açoriana, Maria Leopoldina Machado de Assis. Machado de Assis não frequentou regularmente às escolas públicas nas quais estava matriculado, muito menos foi à universidade. No entanto, desde pequeno mostrou interesse no aprendizado, aproveitando que sua madrasta vendia doces numa escola para meninas para assistir a algumas aulas, além de estudar francês com um imigrante durante as noites. Alguns biógrafos inclusive relatam que ele demonstrou grande fascínio pela leitura, tendo expandido sua bagagem cultural por conta própria. Faleceu no Rio de Janeiro, 29 de setembro de 1908, aos 69 anos.

 

 

MUSEU DA IMAGINAÇÃO ESTREIA NOVAS INSTALAÇÕES EM SÃO PAULO

 

Com novas exposições interativas e inclusivas, o Museu da Imaginação oferece uma jornada enriquecedora em um ambiente educativo e estimulante para crianças e adolescentes.

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O Museu da Imaginação, reconhecido como um dos principais centros de criatividade e aprendizado lúdico para o público infantojuvenil, anuncia a abertura de seu novo espaço na Rua Virgilio Wey, 100, em São Paulo. Este novo capítulo na história do Museu se caracteriza por uma expansão significativa para 7.000 m² , um espaço interativo dedicado à ciência, arte e tecnologia, prometendo revolucionar a maneira como arte, ciência e tecnologia são apresentadas às novas gerações.

 

Com a inauguração oficial marcada para o dia 1º de junho, o novo museu oferece 13 novas mostras interativas, incluindo a "Formigas em Ação", "Dentro do Cérebro", e "Plantando o Futuro", que proporcionam experiências educativas envolventes e estimulantes. Uma das adições mais notáveis é a Sala do Silêncio, pensada especialmente para visitantes do espectro autista, o que reforça o compromisso do Museu com a inclusão e a acessibilidade.

 

"Nosso novo espaço foi meticulosamente projetado para não apenas dobrar nossa capacidade de visitação, mas para aprofundar a experiência educativa de cada criança e adolescente que nos visita. As novas instalações e mostras interativas são um convite para explorar sem limites a criatividade e a curiosidade", fala Vanessa Lima, diretora executiva do Museu da Imaginação.

 

Este projeto de expansão, que representou um investimento de R$ 30 milhões, contou com o apoio de parceiros renomados como Deca, Grupo Multi, Merck, Multikids, Unipar e Suzano, além do suporte do Ministério da Cultura. O Museu também estabeleceu uma parceria com a loja PikurruchA'S Brigadeiros, oferecendo um sabor especial à experiência dos visitantes.

 

O Museu da Imaginação foi inicialmente inaugurado em janeiro de 2017 e rapidamente se estabeleceu como um espaço fundamental para o aprendizado lúdico e a conscientização sobre a importância das ações presentes para o futuro. A curadoria interna das exposições, liderada por uma equipe técnica dedicada e pelos colaboradores Alexandre Ostrowiecki e David Feffer, garante que cada instalação seja não apenas educativa, mas também profundamente inspiradora.

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As Atividades do Museu da Imaginação

 

O novo Museu da Imaginação oferece uma série de exposições e atividades interativas projetadas para estimular a criatividade e o aprendizado das crianças. Confira algumas das principais atrações:

 

• Formigas em Ação: um megaformigueiro interativo onde as crianças podem aprender sobre a complexa vida social das formigas.

 

• Dentro do Cérebro: uma jornada pelos cinco sentidos humanos, oferecendo uma experiência imersiva dentro da mente.

 

• Plantando o Futuro: simula uma trilha de arvorismo em um bioma de floresta cenográfica, incentivando o conhecimento sobre ecologia.

 

• ImaginEinstein: experimentos eletrizantes, incluindo um gerador de Van de Graaff.

 

• Mondrian: imersão nas obras e estilos de Piet Mondrian, estimulando a apreciação artística.

 

• Escalando o Mundo: uma aventura que desafia as habilidades físicas e mentais através de escaladas lúdicas.

 

• Biomáquina: como o corpo humano funciona como uma máquina através de instalações interativas.

 

• Agriventura: uma exploração da agricultura através de uma abordagem divertida e educativa.

 

• Pequenos Construtores: uma zona de construção onde as crianças podem montar e criar estruturas.

 

• Matemágica: a magia dos números e formas através de jogos e puzzles.

 

• Imagination Playground: um espaço lúdico que incentiva o jogo livre e a criatividade.

 

• Suas escolhas, seu futuro: uma exposição interativa que ensina sobre as consequências de nossas escolhas diárias.

 

• Baby Sensorial by Multikids: espaço dedicado para bebês, focado no desenvolvimento sensorial através de atividades adaptadas.

 

• Espaço Oficinas: atividades práticas que variam desde artes até ciências, proporcionando aprendizado hands-on.

 

• Sala do Silêncio: um ambiente calmo e acolhedor especialmente projetado para visitantes do espectro autista.

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Essas atividades são apenas uma parte do que o Museu da Imaginação tem a oferecer. Cada espaço foi cuidadosamente planejado para garantir que os visitantes de todas as idades e habilidades possam desfrutar de uma experiência educativa e divertida.

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O novo espaço também inclui uma cafeteria, loja de souvenirs, e um estacionamento espaçoso com entrada para ônibus escolares, facilitando o acesso para grupos maiores e visitas escolares.

 

 

 

Sobre o Museu da Imaginação:

 

O Museu da Imaginação é uma associação sem fins lucrativos que se dedica a proporcionar um ambiente onde a educação encontra a fantasia. Com exposições interativas e instalações imersivas, o Museu estimula a curiosidade e o desenvolvimento criativo de crianças e adolescentes. Estabelecido pela primeira vez em 2017, o Museu é um espaço vibrante de atividade e imaginação, comprometido com a criação de experiências educativas divertidas e inspiradoras, acessíveis a todas as crianças e famílias.

 

Serviço:

Museu da Imaginação

Rua Virgilio Wey, 100 - Água Branca, São Paulo – SP.

www.museudaimaginacao.com.br  

Instagram oficial

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Informações à imprensa:

DaTa Studio de Comunicação