sexta-feira, 30 de setembro de 2022

CARIOCA RECEBE TÍTULO DE CÔNSUL HONORÁRIA EM LIECHTENSTEIN

 



Por Luiza Monteiro
(Liechtenstein, 27.09.2022)

A arquiteta carioca Denise da Cruz, radicada desde 2003 no principado de Liechtenstein, recebeu das mãos do Embaixador Dr. Martin Frick, Chefe do Gabinete dos Negócios Estrangeiros, o título de Cônsul Honorária assinado pelo chefe de estado Daniel Risch e pelo príncipe regente Alois von und zu Liechtenstein.

Depois houve uma reunião com o Chefe de Protocolo - o Dr. Wildfried Hoop - que é um admirador do Brasil e trouxe um jornal suíço com várias páginas com matérias sobre o Brasil. Ele confirmou os direitos e obrigações que a Denise tem a partir de agora como Cônsul Honorária.

Denise é a Diretora-Fundadora da iniciativa cultural CASA BRASIL LIECHTENSTEIN, onde desde 12.12.2012 tem promovido diversos eventos no salão de convenções e eventos VADUZER SAAL. O foco deste eventos tem sido divulgar a arte brasileira no seu novo país.

Denise nos conta “Eu tenho certeza que os meus pais onde quer que estejam estão orgulhosos de mim. O recebimento deste título não me envaidece. Ele é um reconhecimento do meu empenho há dez anos em promover a arte brasileira em Liechtenstein e o continuarei fazendo”.

Denise vai estar recebendo obras de artistas brasileiros no dia 08.10.2022 no Vaduzer Saal.

A plataforma Brasileiros Sem Fronteiras trará mais informações e imagens desta posse de cargo para vocês!
www.BrasileirosSemFronteiras.com

Denise Da Cruz
Casa Brasil Liechtenstein


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quarta-feira, 28 de setembro de 2022

A SALA CARLOS COUTO RECEBE A EXPOSIÇÃO "ARTE DA MODA INSPIRADA NO SÉCULO XIX".


A Sala Carlos Couto abre no dia 04 de outubro de 2022-terça-feira, às 11h, a exposição “Arte da Moda Inspirada no Século XIX”. A mostra foi elaborada em conjunto com a unidade Niterói do Senac RJ (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial) e será composta por sete figurinos do século XIX, confeccionados por alunos da turma do curso de Modelista, com as orientações das instrutoras Lohrane Barros e Débora Nardello.

No início do século XIX, a moda era uma indicação de status, a condição social ditava a cor e o tecido que se podia usar. A década de 1830 adota um perfil mais romântico, com saias mais amplas e grandes mangas bufantes, embora o comprimento das saias ainda fosse ligeiramente mais curto. Na década seguinte, a tendência romântica se consagra e a silhueta feminina vai afetando a forma de um sino, ou uma flor invertida, e foi consagrado com o advento da crinolina, sendo este o primeiro modismo que poderíamos chamar de "universal"

Ficha Técnica

Alunos do Senac Niterói

Caroline Santos Feitosa

Eliete Ruas Mattos

Evelize Machado Medeiros

Isabela Cristina Ferreira Braga

Isabelle Andrade

Juciara Rosa Nascimento de Moura

Luiza Scultori Moreirão de Souza

Milena Seabra Cerqueira

Renata Constantino dos Santos

Rosilene Silva de Oliveira

Victor Hugo de Sousa Reis Marques

 

SERVIÇO

Exposição: Arte da Moda Inspirada no Século XIX | “Coprodução SENAC Niterói”

Abertura: 04 de outubro às 11h.

Visitação: 05 de outubro a 06 de novembro

Horário: Quartas às sextas de 11h às 18h; Sábados e Domingos das 15h às 18h. Feriado não funciona.

Quando não houver espetáculo aos sábados e domingos no Theatro Municipal de Niterói, a Sala Carlos Couto não abrirá para visitação.

Local:  Sala Carlos Couto – anexo Theatro Municipal de Niterói

Endereço: Rua XV de Novembro, 35, Centro, Niterói

Tel: 3628-6908

ENTRADA GRATUITA

terça-feira, 27 de setembro de 2022

TV CULTURA CELEBRA DIA MUNDIAL DA MÚSICA COM SHOW INÉDITO DA CANTORA PORTUGUESA MARO APRESENTAÇÃO, QUE ACONTECEU NA SALA SÃO PAULO, VAI AO AR SÁBADO - 01 DE OUTUBRO DE 2022, ÀS 22H30MIN.




No Dia Mundial da Música, a TV Cultura exibe o show inédito da cantora portuguesa MARO, que aconteceu na Sala São Paulo. A apresentação com a jovem representante da música lusitana celebrou o Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, em junho. Vai ao ar no dia 01 de outubro de 2022.

Com o show, MARO prestigia a maior cidade do mundo de língua oficial portuguesa e canta com convidados especiais. Entre eles, os irmãos brasileiros Pedro Altério (guitarra, violão e voz) e Gabriel Altério (bateria e percussão), além dos norte-americanos Isaiah Beard (guitarra, baixo e voz) e John Blanda (piano e voz).

No repertório estão canções como "Deixa", "O Que Será de Ti", "Páro Quando Oiço o Teu Nome", "I SEE IT COMING", "juro que vi flores", "we’ve been loving in silence" e "am i not enough for now?", de MARO. E ainda, "Só Sorriso", de Dani Black, "Pra Que Me Chamas?", de Xênia França, "Pra Você Dar O Nome", de Tó Brandileone, e "Pensando Bem", de Pedro Altério e Tó Brandileone. 

A apresentação fez parte da programação do Experimenta Portugal, iniciativa de caráter cultural do Consulado Geral de Portugal em São Paulo. 

Quem é MARO?

MARO (Lisboa, Portugal, 1994), é multi-instrumentista, vocalista, produtora, arranjadora e compositora portuguesa e que influenciada, pela sua mãe professora, começou a estudar aos quatro anos. Se formou em 2017 em Professional Music, na Berklee College of Music em Boston, onde criou o projeto Berklee People, com o objetivo de fomentar a colaboração entre músicos da escola e desconstruir a competição. MARO tomou a difícil decisão de deixar Portugal e investir na sua carreira internacional.

Reconhecida pelo seu timbre de voz, talento musical e genuinidade, foi ganhando a atenção de nomes como Justin Timberlake, Jessie J, Tracy Chapman, Eric Clapton, Jacob Collier e muitos outros nomes notáveis em todo o mundo. MARO é agenciada por Tom Windish (agente de longa data de Billie Eilish e executivo da Paradigm Talent Agency) e, recentemente, foi incluída na lista de artistas da Quincy Jones Management, reconhecida por produzir uma lista impressionante de notáveis incluindo Michael Jackson, Frank Sinatra, Aretha Franklin e Rufus & Chaka Khan. Tal como o lendário Quincy Jones, MARO é fã da musica brasileira e partilham alguns artistas favoritos como Milton Nascimento, Simone e Ivan Lins. 

A recente participação no Festival da Eurovisão com “Saudade, saudade”, canção que dedicou ao avô, trouxe-lhe ainda mais reconhecimento nacional e internacional. MARO admite que “é um grande incentivo” receber o apoio de artistas que ouve “desde a infância”, é um sonho poder trabalhar com quem admira e escrever “até para outros artistas”. Atualmente, está animada com o seu novo disco, cujo lançamento se aproxima (terceiro trimestre, 2022). 

Fotos de Thales Menezes

 


 



FONTE

imprensa@tvcultura.com.br

Site TV Cultura | Portal Planeta Cultura

THEATRO MUNICIPAL DE NITERÓI RECEBE A QUINTA EDIÇÃO DO CARIOCA PROGFESTIVAL


 

O Theatro Municipal de Niterói recebe nos dias 30 de setembro e 1 de outubro de 2022(sexta e sábado), às 19h, a quinta edição do CaRIOca ProgFestival. Consolidado como referência nacional na música progressiva, o festival recebe as bandas Jubal Troupe, Anxtron, Ronaldo Rodrigues e Organic Reaction. 

O CaRIOca ProgFestival surgiu em 2017, com a sua 1ª edição, com quatro dias e um show por dia, no Centro da Música Carioca, na Tijuca, Zona Norte do Rio de Janeiro. A partir de 2018, em sua 2ª edição, cresceu e foi adquirindo uma maior credibilidade no cenário cultural abrangendo tanto teatros públicos quanto privados, no Rio de Janeiro e em Niterói, fazendo um circuito integrado de rock progressivo, da Zona Norte ao Centro e à Zona Sul do Rio de Janeiro, e em Niterói.

Teatros do Rio de Janeiro, como: Centro da Música Carioca, na Tijuca, na Zona Norte. O Centro Cultural Justiça Federal, no Centro. E, o Teatro Solar de Botafogo e a Casa de Pedra, na Zona Sul do Rio de Janeiro. E, em Niterói, compondo desde a 3ª edição, em 2019, o Theatro Municipal de Niterói, que possui um histórico junto ao mundo do rock e potencialmente com o rock progressivo. 

As bandas da 5ª edição

Formada em 2003 na cidade de Niterói, Anxtron é rock progressivo instrumental com músicas repletas de solos e improvisos, influenciada pelo pop ao heavy metal, proporcionando distintas atmosferas ao longo das apresentações. A discografia é composta pelo debut Brainstorm e o segundo disco, Jellyfish, além do ao vivo gravado na edição de 2020 do CaRIOca ProgFestival.

A Jubal Troupe, formada por cinco músicos, tem a diversidade em seu DNA, desde a pluralidade dos integrantes até o estilo eclético instrumental com base no rock progressivo. O EP de estreia chama Negative Revealed. 

Ronaldo Rodrigues, tecladista e compositor carioca, que já contabiliza mais de uma dezena de álbuns oficiais lançados, entre trabalhos próprios e participações. Também é crítico musical e escreve periodicamente para os sites Consultoria do Rock e BeProg.

Suas bandas, Caravela Escarlate e Arcpelago, figuram entre os principais expoentes da nova geração do rock progressivo brasileiro; integra também o projeto musical multinacional Blue Rumble, contando com músicos da Suíça, Luxemburgo e EUA. Ronaldo também toca teclado para a banda de stoner blues Blind Horse e fez parte da última formação da lendária Módulo 1000. 

O Organic Reaction, também do Rio de Janeiro, que foge de rótulos e apresenta trabalho autoral repleto de influências notáveis, que vão do rock progressivo dos anos 70 até o moderno heavy metal. O primeiro álbum “Mysteries of the Lost World” foi lançado no início de 2021 em todas as plataformas digitais e em CD.

 

SERVIÇO

CaRIOca ProgFestival

Datas: 30 de setembro e 01 de outubro de 2022

Horário: 19h.

Duração: 180 min

Classificação etária: livre

Local: Theatro Municipal de Niterói

Endereço: Rua XV de Novembro 35, Centro, Niterói.

Telefone: 3628-6908

 

 

 

BILHETERIA

 

Sympla - vendas online.

Ingressos à venda na bilheteria do teatro - aceita dinheiro, cartões de crédito/débito e Vale Cultura.

Horário de Funcionamento:

Dias com espetáculo - Quarta a domingo, das 14h até o início do mesmo.

Dias sem espetáculo - Quarta a sexta, das 14h às 18h.

 








 

 

POR ALBERTO ARAÚJO

FONTE: ASSESSORIA DE IMPRENSA DO TMN

segunda-feira, 26 de setembro de 2022

ASSISTA A GRAVAÇÃO DO PROGRAMA UMA SÓ VOZ QUE ENTREVISTOU NINA FERNANDES

 


NO YOU TUBE: Assista a gravação do PROGRAMA UMA SÓ VOZ com a apresentadora SABRINA CAMPOS em parceria com REDE SEM FRONTEIRAS que entrevistou Nina Fernandes. Natural do Rio de Janeiro. Incansável Ativista Cultural. Participa de várias antologias literárias pelo mundo. Atriz, compositora, escritora. Ocupa o cargo de Diretora Artística da Casa do Compositor Musical. 

Trabalhou na - UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro. Ocupou o cargo de Diretora Cultural e de Eventos da AJEB/RJ; na gestão, 2017/2021 e Delegada da AJEB/Nacional na gestão 2017/2021; Diretora de Artes da UBT/RJ; Membro Honorário da ABRAMES; Membro do Grupo Canto e Poesia; Detentora das Medalhas: Castelo Branco da Academia Brasileira de Medalística Militar; Medalha Austregésilo de Athayde da Academia de Diplomados da Academia Brasileira de Letras. Homenageada por intermédio do Lions Clube Princesa do Leme como “Personalidade Cultural”. Atua, profissionalmente, como jornalista e divulgadora cultural. É colunista no Jornal Posto Seis – Editor Mauro Franco. 

É Membro Oficial da Rede Sem Fronteiras, integrando a Equipe Dourada. A profissional é responsável por toda a divulgação da Instituição que é presidida pela jornalista e escritora Dyandreia Valverde Portugal a sua função é de publicar todos os projetos literoculturais nas redes sociais e nos grupos de Whatsapps. Na entrevista a Autora cantou o Hino da Rede Sem Fronteiras que é uma composição sua e falou de suas obras: “Em minhas pegadas” e “Vida que Segue... Simples Assim – Prosa e Verso”. Esses livros estiveram expostos no Pavilhão D92 da Rede Sem Fronteiras, na 92ª Feira do Livro de Lisboa. 

O programa foi ao ar em 26 de setembro de 2022 (segunda-feira). 

Clicar no link: https://youtu.be/jimz2nDk8lQ 

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ÓPERA O AMOR DAS TRÊS LARANJAS, ENCONTRO COM AUTORES E FESTIVAL CHOPIN MARCAM A PROGRAMAÇÃO DE OUTUBRO NO THEATRO MUNICIPAL DE SÃO PAULO.

 



Ópera de de Sergei Prokofiev, com direção cênica de Luiz Carlos Vasconcelos, escritores como Ignácio de Loyola Brandão e Amara Moira discutindo a ficção atual e uma homenagem a Nelson Freire são alguns dos destaques do mês, que também tem programação especial dedicada ao dia das crianças

Teatro, encontros com escritores, ópera e concertos dos principais corpos artísticos, como Orquestra Sinfônica Municipal, Coro Lírico Municipal, Coral Paulistano e Quarteto de Cordas da Cidade de São Paulo são alguns dos principais destaques do mês de outubro no Theatro Municipal, além de uma programação especial para o Dia das Crianças.

Logo no primeiro dia do mês, a aguardada ópera O Amor das Três Laranjas “L’Amour des Trois Oranges”, de Sergei Prokofiev, será apresentada na sala de espetáculos do Theatro Municipal, com apresentações até 8 de outubro. A ópera traz uma trama cômica e de origem bastante complexa, a partir de um conto do século XVII originalmente escrito por Giambattista Basile, adaptado para a linguagem teatral, sob a assinatura de Carlo Gozzi, um século depois. Com traços da Commedia Dell'Arte e um olhar político bastante aguçado, o espetáculo promete trazer fantasia e humor numa meta-ópera, que tem direção cênica assinada pelo ator, cofundador da escola Piolim, em João Pessoa, grande nome do cinema e do teatro brasileiros, Luiz Carlos Vasconcelos. A ópera tem duração de aproximadamente 2h15minutos, com intervalo de 20 minutos.

Na Praça das Artes, o espetáculo AnonimATO, da Cia. Mungunzá de Teatro, com direção de Rogério Tarifa, fica em cartaz até 30 de outubro dentro do projeto Teatro no Theatro. No espetáculo, oito personagens - figuras anônimas de uma cidade grande - são convocados de várias maneiras para um ato e se encontram nessa caminhada. A peça segue em cartaz até 30 de outubro, tem 80 minutos de duração e a entrada é gratuita, por ordem de chegada. 

Outubro também recebe a continuidade do projeto Encontros com Autores, que chega com o intuito de diversificar as linguagens apresentadas na casa e aproximar o público e os escritores contemporâneos para um debate informal sobre suas obras e sobre os assuntos que os movem. A conversa mediada seguida de bate-papo com o público acontece em um dos mais belos locais do complexo: o Salão Nobre do Theatro, espaço onde também são realizados, mensalmente, animados saraus literários. 

No dia 06, às 18h, o encontro será no Salão Nobre e contará com duas importantes mesas: a Caminhos Distópicos, com os convidados Ignácio de Loyola Brandão e Felipe Castilho e a Ouça minha voz, leia minha letra, com Amara Moira, Monique Malcher e Eliane Potiguara. Os encontros, mediados por integrantes do conselho curatorial do Prêmio Jabuti, são abertos ao público e gratuitos. 

No dia 11, o Coral Paulistano apresenta o concerto Taverner a Tavener -- Da Renascença à Atualidade, no Salão Nobre, às 20h, com a regência de Isabela Siscari. No repertório, obras dos compositores ingleses, tais como os renascentistas J Taverner, como Quemadmodum, Dum Transisset Sabbatum e Brithday Sleep, Thomes Tallis e grandes nomes dos séculos XIX e XX, como Benjamin Britten, William Harris e Edward Elgar. O público também poderá acompanhar no dia anterior, no dia 10, às 13h na escadaria do Theatro, uma palinha do que será apresentado no dia seguinte gratuitamente. 

Resgatando as Vesperais Líricas tradicionais do Theatro e finalizando as celebrações dos 200 anos da Independência do Brasil, o Vesperal Niza & Gomes irá trazer canções, árias e conjuntos de Carlos Gomes (1836-1896), primeiro destaque brasileiro internacional na Ópera, e sua conterrânea e grande divulgadora, o soprano Niza Tank (falecida em abril de 2022), pelas vozes de cantores formados por ela e que atuaram com ela, entre eles a soprano Elisabeth Ratzersdorf, o tenor Marcello Vannucci, o barítono Sebastião Teixeira, o baixo Thoróh de Souza, com Marcos Aragoni ao piano. No repertório o público poderá ouvir árias e outros trechos de óperas como Il Guarany, Il Brigante, Fosca, Salvator Rosa e Colombo. A vesperal acontece no Salão Nobre no dia 18 de outubro, às 17h30, tem 60 min de duração e classificação livre. Os ingressos são gratuitos.

Para os amantes de violino e viola, o Quarteto de Cordas da Cidade de São Paulo fará a apresentação Compositoras Românticas, no dia 20 de outubro, às 20h, na Sala do Conservatório, na Praça das Artes. Com um programa que traz nomes como a alemã Fanny Mendelssohn (Quarteto em Mi Bemol) e a americana Amy Beach (Quinteto Op.67), junto à pianista Karin Fernandes em um concerto de 60 minutos.

Para os fãs da Orquestra Sinfônica Municipal, o grupo fará diversas apresentações ao longo de todo o mês de outubro, sob diferentes regentes. Nos dias 14 e 15, o corpo artístico apresenta o espetáculo Modernistas Internacionais na Sala de Espetáculos do Theatro Municipal. A regência será de Alessandro Sangiorgi e Cristian Budu é o solista ao piano. No repertório, o norte-americano Charles Ives, a finlandesa Kaija Saariaho e o húngaro György Ligeti. O espetáculo de 65 minutos fecha com a obra-prima Rapsody in Blue, do norte-americano George Gershwin. Já nos dias 21 e 22 a OSM terá como regente o mexicano Arturo Diemecke e o violinista Pablo de León, numa apresentação que traz compositores como os franceses Darius Milhaud e Maurice Ravel e o norte-americano Samuel Barber. O violino irá brilhar no concerto de classificação indicativa livre e duração de 72 minutos.

Finalmente, nos dias 28 e 29, a OSM, numa parceria com o Instituto Italiano de Cultura, o Consulado Geral da Itália e a cia. Ópera São Paulo, presta, sob a regência de Roberto Minczuk, a Ópera Gala -- Tributo a Renata Tebaldi. Homenagem à soprano lírico spinto italiana considerada uma das melhores sopranos de todos os tempos e que comemoraria 100 anos em 2022. Livre, a apresentação terá 100 minutos e trará no programa trabalhos de Puccini, Verdi, Mascagni, Francesco Cilea e Umberto Giordano. Participam deste concerto a soprano Maria Pia Piscitelli, o tenor Luciano Ganci e o barítono Rodolfo Giugliani, além do Coro Lírico Municipal.

E a palavra também ocupa um lugar especial no mês. Além dos amantes de literatura, quem faz versos tem espaço especial na Praça das Artes em diversas apresentações artísticas gratuitas e abertas ao público. No dia 5, às 20h, o vão da Praça das Artes recebe mais uma vez o Esta Noite se Improvisa!, sob o comando do MC Max BO, ex-apresentador do programa Manos e Minas da TV Cultura.

E finalmente, os amantes de piano poderão se deliciar com o encerramento do Festival Chopin, que traz no dia 30, às 17h, ao palco do Theatro Municipal uma Homenagem a Nelson Freire em um recital de piano da premiada pianista polonesa Ewa Poblocka. Considerada pelos poloneses a Embaixadora da música de Chopin, a musicista foi laureada no Concurso Chopin em 1980 e além de pianista tem na Polônia o título de professora emérita. Tem gravações pela Deutsch Gramomophon, Polskie Nagrania, Victor JVC, e CDACCORD. No repertório, as famosas Duas Polonaises Op. 40; 2 Noturnos Op 27; Scherzo No 1 em si menor Op. 20; Impromptu em Lá bemol maior, Op. 29; Balada nº 3 em Lá bemol maior, Op. 47 e Três Mazurcas Op. 59. 

Programação especial da Semana da Criança

Nos dias dias 8 e 9 de outubro, às 10h e às 14h, as crianças são convidadas a trabalhar ritmo, percepção sonora e técnicas para extração de som com uma pequena música ao fim da regência. As oficinas são gratuitas e por ordem de chegada e tem capacidade para grupos de 25 crianças na Sala de exposições da Praça das Artes. 

Para as crianças, o projeto Aquasinestesia apresenta no dia 12, na Praça das Artes, a Orquestra de Objetos Desinventados, que parte de instrumentos musicais objetos de uso cotidiano, tais como conduítes, vasos de cerâmica, galões de água, tubos de PVC e, para alegria dos pequenos, aquários afinados com água. Neste dia serão apresentadas duas sessões, às 11h e às 15h 

Haverá também, para os pequenos, concertos especiais da Orquestra Experimental de Repertório, nos dias 12 de outubro (16h e 19h) e 13 de outubro (15h30). Com regência de Jamil Maluf, o programa traz obras como A Festa no Céu e o Carnaval dos Animais.

E no dia 13, das 10h às 16h, o Literasampinha, seminário voltado à participação das crianças no pensar políticas culturais públicas, debate o tema “Brincar na Rua, Ocupar as Ruas”. Essa é uma ação exclusiva para alunos de escolas públicas.

Serviço

Theatro Municipal

Praça Ramos de Azevedo, s/nº

Sé - São Paulo, SP

Capacidade Sala de Espetáculos - 1530 pessoas

 

Praça das Artes

Avenida São João, 281

Sé - São Paulo, SP

Capacidade Sala do Conservatório - 200 pessoas

 

SOBRE O COMPLEXO THEATRO MUNICIPAL DE SÃO PAULO

O Theatro Municipal de São Paulo é um equipamento da Prefeitura da Cidade de São Paulo ligado à Secretaria Municipal de Cultura e à Fundação Theatro Municipal de São Paulo.

O edifício do Theatro Municipal de São Paulo, assinado pelo escritório Ramos de Azevedo em colaboração com os italianos Claudio Rossi e Domiziano Rossi, foi inaugurado em 12 de setembro de 1911. Trata-se de um edifício histórico, patrimônio tombado, intrinsecamente ligado ao aperfeiçoamento da música, da dança e da ópera no Brasil. O Theatro Municipal de São Paulo abrange um importante patrimônio arquitetônico, corpos artísticos permanentes e é vocacionado à ópera, à música sinfônica orquestral e coral, à dança contemporânea e aberto a múltiplas linguagens conectadas com o mundo atual (teatro, cinema, literatura, música contemporânea, moda, música popular, outras linguagens do corpo, dentre outras). Oferece diversidade de programação e busca atrair um público variado.

Além do edifício do Theatro, o Complexo Theatro Municipal também conta com o edifício da Praça das Artes, concebido para ser sede dos Corpos Artísticos e da Escola de Dança e da Escola Municipal de Música de São Paulo. 

Sua concepção teve como premissa desenhar uma área que abraçasse o antigo prédio tombado do Conservatório Dramático e Musical de São Paulo e que constituísse um edifício moderno e uma praça aberta ao público que circula na área.

Inaugurado em dezembro de 2012 em uma área de 29 mil m², o projeto vencedor dos prêmios APCA e ICON AWARDS é resultado da parceria do arquiteto Marcos Cartum (Núcleo de Projetos de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura) com o escritório paulistano Brasil Arquitetura, de Francisco Fanucci e Marcelo Ferraz. 

Patrocinadores do Complexo Theatro Municipal de São Paulo - Sustenidos: Nubank, Bradesco e Visa.

 

SOBRE A SUSTENIDOS

 

A Sustenidos é a organização responsável pela gestão do Conservatório Dramático e Musical de Tatuí e do Theatro Municipal de São Paulo, dos programas Musicou, Som na Estrada, e MOVE (Musicians and Organizers Volunteer Exchange); e pelos festivais Ethno Brazil e Imagine. Foi responsável pela gestão do Projeto Guri, programa de ensino musical, no litoral e no interior do Estado de São Paulo, incluindo os polos da Fundação CASA, de 2004 a 2021. Além do Governo de São Paulo, a Sustenidos, eleita a Melhor ONG de Cultura de 2018, conta com o apoio de prefeituras, organizações sociais, empresas e pessoas físicas. Instituições interessadas em investir na Sustenidos, contribuindo para o desenvolvimento integral de crianças e adolescentes, têm suporte fiscal da Lei Federal de Incentivo à Cultura e do Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (FUMCAD). Pessoas físicas também podem ajudar. Saiba como contribuir no site da Sustenidos.

Quem apoia nossos projetos: Nubank, Visa, Bradesco, CTG Brasil, CCR, Sabesp, Grupo Maringá, SulAmérica, Microsoft, Bayer, CSN, Novelis, Blau, Cipatex, Eixo SP, Rodovias do Tietê, Faber-Castell, WestRock, SKY, BTP, CNH Industrial, Supermercados Tauste e Castelo Alimentos. 

Patrocinador do projeto Municipal Circula: Nubank.

Gestão de relacionamento com a imprensa e influenciadores: Approach Comunicação

OSESP INTERPRETA SINFONIA DE MAHLER SOB A BATUTA DE SEU REGENTE TITULAR, THIERRY FISCHER, PELA PRIMEIRA VEZ.



Concertos terão também participação do pianista francês Cédric Tiberghien, que interpreta duas obras do conterrâneo Maurice Ravel; performance de sexta (30/set) será transmitida ao vivo no YouTube da Osesp

Clicar no link: https://www.youtube.com/videososesp

Entre 29/set e 01/out de 2022, a Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo - Osesp realiza mais três concertos na Sala São Paulo sob a batuta de seu Diretor Musical e Regente Titular, Thierry Fischer, e recebe também o pianista francês Cédric Tiberghien. O programa começa com duas obras de Ravel a Sonatina em Fá Sustenido Maior e o Concerto para a Mão Esquerda em Ré Maior  e termina com a grandiosa Sinfonia nº 1 - Titã, de Gustav Mahler -- esta será a primeira vez que Fischer rege uma sinfonia do compositor checo-austríaco com a Osesp. A apresentação de sexta-feira (30/set), às 20h30min, terá transmissão digital pelo canal da Orquestra no YouTube.

 

Dedicada a Ida e Cipa Godebski, grandes amigos de Ravel, a Sonatina ganhou sua estreia sob os dedos da cantora e pianista francesa Paule de Lestang, em Lyon, no dia 10 de março de 1906. Pouco tempo depois, Gabriel Grovlez fez a estreia parisiense da obra na série Société Nationale de Musique, na Schola Cantorum. A obra logo se tornou uma das favoritas do público, fazendo com que Ravel frequentemente executasse os dois primeiros movimentos em suas viagens pela Europa, bem como em sua primeira turnê pelos Estados Unidos, em 1928.

 

Paul Wittgenstein (1887-1961), irmão do famoso filósofo Ludwig Wittgenstein (1889-1951), já tinha uma carreira estabelecida quando perdeu o braço direito na Primeira Guerra Mundial. Recusando-se a desistir de seu instrumento, fez inúmeros arranjos e também encomendou a vários compositores peças que pudesse interpretar apenas com uma mão. A mais famosa delas é o Concerto para a Mão Esquerda, em que o desafio proposto pelo pianista ao compositor encontra, por parte de Ravel, uma resposta plena e sedutora. Ravel se debruçou sobre várias peças para mão esquerda para encontrar ideias e inspiração. Para não afogar a voz solista, a cor geral da orquestra é mais concentrada na região grave, o que acaba emprestando ao Concerto um viés bastante sombrio. Também se encontram aqui ecos de jazz, música que estava começando a influenciar compositores clássicos de todos os quadrantes. A lembrança da guerra aparece em trechos marciais tanto no piano quanto na orquestra.

 

É curioso que a Sinfonia nº 1, entre todas as obras de Mahler, tenha sido sempre a mais polêmica. A conturbada história de suas inúmeras versões testemunha o embate do jovem compositor com as expectativas do público e da crítica. A primeira apresentação da obra, em 1889, foi um fiasco, decepcionando até mesmo os amigos, que consideraram a música “sem sentido, confusa e grotesca”. Em 1896, uma sétima versão da Sinfonia, que seria enfim publicada em 1899, obteve uma reação um pouco menos hostil, pois a maioria do público permaneceu na sala até o fim do concerto.

 

As contraposições abruptas que caracterizam a obra teriam sido inspiradas no romance Titan [Titã], do escritor alemão Jean Paul (1763-1825), que sobrevive como subtítulo tradicional da Sinfonia, mesmo após Mahler ter abandonado as referências explícitas ao programa. Uma carta a Richard Strauss explica o apego às bruscas alternâncias de sentido, presentes tanto no romance quanto na sinfonia: “Minha intenção era simplesmente representar uma batalha na qual a vitória fica cada vez mais longe, no exato momento em que o guerreiro acredita estar próximo dela”. O herói que enfrenta o mundo encontra sua forma musical nos momentos de máxima tensão, como se o fluxo sonoro, ao se deparar com uma barreira, acumulasse forças para rompê-la e superá-la. Esse rompimento abala a própria forma-sonata, pois não deixa espaço para uma recapitulação tradicional. A música recolhe então os pedaços e cacos do mundo, mas os articula em uma “colagem” formalmente rigorosa, incorporando como música absoluta as contradições previstas pelo programa abandonado.

 

ORQUESTRA SINFÔNICA DO ESTADO DE SÃO PAULO – OSESP

 

Criada em 1954, é uma das mais importantes orquestras da América Latina; desde 1999, tem a Sala São Paulo como sede. O suíço Thierry Fischer é seu Diretor Musical e Regente Titular desde 2020, tendo sido precedido, de 2012 a 2019, pela norte-americana Marin Alsop, que agora é Regente de Honra. Em 2016, a Osesp esteve nos principais festivais da Europa e, em 2019, realizou turnê pela China. No mesmo ano, estreou projeto em parceria com o Carnegie Hall, com a Nona Sinfonia de Beethoven cantada ineditamente em português. Em 2018, a gravação das Sinfonias de Villa-Lobos, regidas por Isaac Karabtchevsky, recebeu o Prêmio da Música Brasileira.



Thierry Fischer

Desde 2020, Thierry Fischer é Diretor Musical e Regente Titular da Osesp, cargo que também assume na Orquestra Sinfônica de Castilla y León, na Espanha. Desde 2009, é Diretor Artístico da Sinfônica de Utah, da qual se tornará Diretor Artístico Emérito a partir do segundo semestre de 2023. Foi Principal Regente Convidado da Filarmônica de Seul (2017-20) e Regente Titular (agora Convidado Honorário) da Filarmônica de Nagoya (2008-11). Já regeu orquestras como a Royal Philharmonic, a Filarmônica de Londres, as Sinfônicas da BBC, de Boston e Cincinnatti e a Orchestre de la Suisse Romande. Também esteve à frente de grupos como a Orquestra de Câmara da Europa, a London Sinfonietta e o Ensemble Intercontemporain. Thierry Fischer iniciou a carreira como Primeira Flauta em Hamburgo e na Ópera de Zurique.   



Cédric Tiberghien 

O pianista francês é amplamente reconhecido por sua versatilidade, por seus programas instigantes e diversificados e por seus formatos inovadores de performance. Dentre os destaques deste e do próximo ano, está sua estreia com a Osesp e o retorno à Sinfônica de Sydney e à National Symphony Orchestra, de Washington. Ele também irá interpretar a Sinfonia Turangalîla de Messiaen com a Filarmônica de Berlim e a Orquestra Nacional da França. Um entusiasta da música de câmara, apresenta-se regularmente com a violinista Alina Ibragimova, o violista Antoine Tamestit e com o barítono Stéphane Degout. Dentre seus álbuns recentes está a gravação dos Concertos de Ravel com a orquestra francesa Les Siècles, sob regência de François-Xavier Roth (Harmonia Mundi, 2022) — o disco apareceu como “Escolha do Editor” na revista Gramophone.

 

Os concertos sinfônicos da Temporada Osesp 2022 na Sala São Paulo têm patrocínio da Meta, do Itaú, da Klabin, da igc, da Usiminas, da Almaviva, da Deloitte, da Crown Embalagens, da Kapitalo, do Mattos Filho, da Salesforce, do Credit Suisse, da NTT Data e do UBS Investment Bank. Realização: Fundação Osesp, Lei Federal de Incentivo à Cultura, Secretaria Especial da Cultura e Ministério do Turismo.

 

PROGRAMA

 

TEMPORADA OSESP: THIERRY FISCHER E CÉDRIC TIBERGHIEN

ORQUESTRA SINFÔNICA DO ESTADO DE SÃO PAULO

THIERRY FISCHER regente

CÉDRIC TIBERGHIEN piano

Maurice RAVEL

Sonatina em Fá Sustenido Maior

Concerto para a Mão Esquerda em Ré Maior

Gustav MAHLER | Sinfonia nº 1 em Ré Maior - Titã

 

SERVIÇO

29 de setembro de 2022, quinta, às 20h30min

30 de setembro, sexta, às 20h30min Concerto Digital

01 de outubro, sábado, às 16h30min

Endereço: Sala São Paulo | Praça Júlio Prestes, 16, Campos Elíseos

Taxa de ocupação limite: 1.484 lugares

Recomendação etária: 7 anos

Bilheteria (INTI): Neste link

(11) 3777-9721, de segunda a sexta, das 12h às 18h.

Cartões de crédito: Visa, Mastercard, American Express e Diners.

IMPORTANTE: Seguindo as orientações do Decreto Municipal nº 61.307, de 13 de maio de 2022, a Sala São Paulo deixa de exigir o comprovante de vacinação contra a Covid-19 para a entrada de seus públicos em concertos e demais atividades da casa. Segundo nota publicada pela Prefeitura, "a decisão leva em conta as mais de 31,2 milhões de doses de vacinas contra a Covid-19 aplicadas em todas as faixas etárias e grupos elegíveis, (...) além da diminuição das internações hospitalares" ocasionadas pelo vírus. Lembrando que o uso de máscaras é facultativo desde o dia 17 de março — a proteção segue obrigatória em transportes públicos coletivos como ônibus, trens e metrô, e nas unidades de saúde. A Fundação Osesp segue comprometida com a higienização constante dos espaços, zelando pelo bem-estar de seus diversos colaboradores e do público.


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