sábado, 30 de março de 2024

EFEMÉRIDES: HÁ 171 ANOS, EM 30 DE MARÇO DE 1853 NASCEU VINCENT VAN GOGH PINTOR HOLANDÊS CONSIDERADO UMA DAS PERSONALIDADES MAIS FAMOSAS E INFLUENTES DA HISTÓRIA DA ARTE OCIDENTAL.



Van Gogh pintor pós-impressionista holandês, considerado um dos maiores de todos os tempos é considerado um dos pioneiros na ligação das tendências impressionistas com as aspirações modernistas, sendo a sua influência reconhecida em variadas frentes da arte do século XIX, como por exemplo, o expressionismo, o fauvismo e o abstracionismo. 

Vincent van Gogh é um dos maiores representantes do pós-impressionismo. Van Gogh morreu praticamente no anonimato, depois de uma vida atormentada que o levou ao isolamento e finalmente ao suicídio. Com uma trajetória difícil, cheia de problemas emocionais, Van Gogh deixou uma obra comovente e vigorosa que se constitui em um dos maiores legados artísticos da humanidade. 

Vincent Willem van Gogh nasceu em Zundert, no dia 30 de março de 1853 e faleceu em Auvers-sur-Oise,no dia 29 de julho de 1890

Nascido numa família de classe média alta, Van Gogh começou a desenhar ainda criança, sendo descrito como uma pessoa séria, quieta e pensativa. Trabalhou como vendedor de arte quando jovem e viajava frequentemente. Porém, entrou em depressão depois de ser transferido para Londres. Eventualmente, Van Gogh acabou por se voltar para a religião, tendo passado algum tempo como missionário protestante na Bélgica. Ao longo dos anos enfrentou problemas de saúde e solidão, até começar a pintar em 1881, tendo-se mudado para casa dos seus pais. O seu irmão mais novo, Theo, apoiou-o financeiramente e os dois mantiveram uma duradoura e prolífica correspondência ao longo da vida de ambos. Os seus primeiros trabalhos exploravam o tema da natureza-morta e retratos da vida no campo. Em 1886, Van Gogh mudou-se para Paris onde se encontrou com vanguardistas como Émile Bernard e Paul Gauguin, que se opunham à sensibilidade impressionista. Lá, à medida que produzia suas obras, criou uma nova abordagem às naturezas-mortas e às paisagens, com suas pinturas a assumir cores mais vivas enquanto desenvolvia um estilo que se estabeleceu por completo em 1888, durante a sua estadia em Arles. Durante esse período, o pintor também ampliou seus temas que passaram a incluir oliveiras, ciprestes, campos de trigo e girassóis. 

Van Gogh pintou aquarelas na escola, porém apenas alguns exemplos sobreviveram ao tempo e sua autoria já foi questionada. Quando ele decidiu dedicar-se à pintura na fase adulta, Van Gogh começou no nível elementar. Seu tio Cornelis Marinus, dono de uma conhecida galeria de arte contemporânea em Amsterdã, pediu no início de 1882 por desenhos de Haia. O trabalho de Van Gogh não alcançou as expectativas. Marinus ofereceu uma nova comissão, especificando em detalhes o que desejava, porém novamente ficou decepcionado com o resultado. Van Gogh perseverou, experimentando com luzes em seu estúdio ao usar várias persianas e diferentes materiais. Ele trabalhou com figuras únicas por mais de um ano, estudos em preto e branco altamente elaborados, que na época apenas geraram críticas. Depois essas obras acabaram sendo consideradas primeiras obras-primas. 

Durante a sua vida, Vincent teve episódios psicóticos e delírios, temendo pela sua estabilidade mental e negligenciando frequentemente a sua saúde física, por um lado, ao não manter uma alimentação regular e, por outro lado, bebendo muito. Sua amizade com Gauguin terminou numa briga que culminou com um ataque de fúria de Van Gogh, durante o qual, cortou parte de sua própria orelha esquerda com uma lâmina. Acabou por passar algum tempo internado em vários hospitais psiquiátricos, incluindo o período passado no Saint-Rémy-de-Provence. Depois de ter recebido alta, ficou sob os cuidados do médico homeopata Paul Gachet, mudando-se para o vilarejo de Auvers-sur-Oise. 

Em 1888, Van Gogh encontra-se com a saúde precária e segue os conselhos de Toulouse-Lautrec, vai para o campo e, em fevereiro, está em Arles, pintando ao ar livre. 

Na época, Van Gogh pinta suas obras mais importantes - foram mais de 100 quadros, entre eles: Vista de Arles com Lírios 1888, Girassóis 1888, em que o amarelo é valorizado através das modulações de luz, e Quarto em Arles 1888. 

Em maio de 1889 ele mesmo pede ao irmão que o interne. Vai para o Hospital de Saint-Rémy-de-Provance e transforma seu quarto em um ateliê. Vigiado por um guarda, pinta paisagens. Produz mais de duzentos quadros e centenas de desenhos, entre eles uma de suas obras mais aclamadas, A Noite Estrelada 1889.

 

OBRAS DE VINCENT VAN GOGH

A produção de Van Gogh foi intensa. Mas podemos destacar algumas obras importantes: 

A Igreja em Nuenen, 1884

Os Comedores de Batata, 1885

A Casa Paroquial de Nuenen, 1885

Caveira com Cigarro Aceso, 1886

Guinguette de Montmartre, 1886

A Italiana, 1887

A Ponte Debaixo da Chuva, 1887

Natureza Morta com Absinto, 1887

Dois Girassóis Cortados, 1887

Auto-Retrato com Chapéu de Palha, 1887

Pai Tanguy, 1887-1888

Auto-Retrato Dedicado a Gauguin, 1888

Terraço do Café na Praça do Fórum, 1888

A Casa Amarela, 1888

Barcos de Saintes-Maries, 1888

O Velho Moinho, 1888

La Mousmé, 1888

A Vinha Vermelha, 1888

Girassóis, 1888

O Quarto em Arles, 1889

Noite Estrelada, 1889

Auto-Retrato com Orelha Cortada, 1888

Oliveiras, 1889

Os Ciprestes, 1889

A Sesta, 1890

A Ronda dos Prisioneiros, 1890

Amendoeiras, 1890

A Igreja de Auvers, 1890

Trigal com Corvos, 1890

Retrato de Dr, Gachet, 1890

O Museu Van Gogh em Amsterdam é dedicado aos seus trabalhos e aos dos seus contemporâneos.

 







 

Nenhum comentário:

Postar um comentário