Por iniciativa do Conselho da Europa, o DIA EUROPEU DAS LÍNGUAS é celebrado, todos os anos no dia 26 de setembro, desde o ano 2001.
O Dia Europeu das Línguas comemora-se a 26 de setembro. O objetivo deste dia é celebrar a diversidade de línguas na Europa e procurar atingir a compreensão intercultural no velho continente. Saber se comunicar em outras línguas traz benefícios para a saúde mental, vida social e também pode ser um grande diferencial na carreira profissional das pessoas. Dessa forma, este dia é um incentivo à aprendizagem de línguas estrangeiras. Este dia tem como objetivo a celebração do patrimônio linguístico e da diversidade cultural comum ao continente europeu.
Na Europa existem mais de 225 línguas faladas e a maior parte das línguas europeias emprega o alfabeto latino e algumas línguas eslavas utilizam o alfabeto cirílico.
Por toda a Europa, 800 milhões de Europeus dos 47 estados-membros do Conselho da Europa são encorajados a aprender mais línguas, em qualquer idade, dentro e fora da escola. O Conselho da Europa promove o plurilinguismo em todo o continente, com base na convicção de que a diversidade linguística é uma via para alcançar uma maior compreensão intercultural e um elemento-chave da riqueza do patrimônio cultural da Europa.
O seu principal objetivo é o de fomentar a aprendizagem de idiomas em toda a Europa, ao longo de toda a vida, mas visa também favorecer o plurilinguismo e a comunicação intercultural e, de maneira mais evidente, celebrar a diversidade linguística e cultural do continente. Assim, todos os europeus são encorajados a iniciar a aprendizagem de um novo idioma ou de ter orgulho nas suas habilidades linguísticas. Da mesma maneira, os responsáveis por fornecer acesso ao ensino de idiomas são encorajados a facilitar o público a aprender todo um conjunto de línguas e a apoiar iniciativas de promoção a quaisquer línguas. Existe também uma ênfase na aprendizagem de outro idioma que não o inglês.
Para comemorar esta ocasião, é dado início a uma série de eventos por toda a Europa, incluindo aquelas dirigidas a crianças e jovens, programas de rádio e televisão, aulas de idiomas e conferências. Os estados-membros e potenciais parceiros recebem rédea livre na organização de atividades, sendo estas coordenadas a nível nacional, e a pedido do Conselho da Europa, por um «intermediário».
Na sequência do êxito do AEL-2001, o Conselho da Europa instituiu o Dia Europeu das Línguas, é celebrado todos os anos no dia 26 de setembro. Os objetivos gerais do Dia Europeu das Línguas são:
Alertar o público em geral para a
importância da aprendizagem das línguas e diversificar a oferta linguística de
modo a incrementar o plurilinguismo e a compreensão intercultural;
Promover a riqueza da diversidade linguística e cultural da Europa, que deve ser preservada e valorizada;
Fomentar a aprendizagem de línguas ao longo da vida, dentro e for a da Escola, seja para fins acadêmicos ou profissionais, seja para fins de mobilidade ou por prazer e intercâmbio.
Em 26 de setembro de 2011 assinalou-se
o 10º aniversário do Dia Europeu das Línguas (DEL), celebrado no Conselho da
Europa e em todos os 47 estados-membros.
Nenhum comentário:
Postar um comentário