A Exposição Siza permanecerá até 26 de
agosto, na Galeria Principal e Galeria de Exposições Temporárias. A Exposição
mostra duas dimensões distintas de Álvaro Siza Vieira: por um lado, as suas
obras de arquitetura; por outro, o seu traço, o desenho, que são a forma mais
visível do seu pensamento. Trinta verbos que vão de “Afastar” a “Voar” procuram
organizar a imensidão da obra do primeiro Pritzker português. A partir deste
conceito, podem ver-se 90 projetos, construídos ou por construir, mas também
900 fotografias, plantas, móveis, cadernos, esquiços, retratos que permitem
mergulhar no atlas de Siza.
Exposição dedicada à obra de um dos
grandes nomes vivos da arquitetura e urbanismo mundiais, Álvaro Siza Vieira,
que reúne material original dos seus arquivos, bem como uma série de obras de
referência para o seu trabalho.
Siza é uma mostra dedicada à obra do arquiteto Álvaro Siza Vieira. Tendo como centro da reflexão o papel do desenho na obra de Siza Vieira, a exposição reúne material original, desenhos, plantas de trabalho e plantas finais, fotografias, peças de design, bem como obras de artistas que compõem a constelação de referências pessoais, artísticas e profissionais daquela que é uma das mais importantes figuras da história da arquitetura em Portugal, e um dos grandes nomes vivos da arquitetura e urbanismo moderno no mundo.
Com a curadoria do também arquiteto, crítico e curador espanhol Carlos Quintáns Eiras responsável pelo Pavilhão de Espanha na Bienal de Veneza em 2016, vencedor do Leão de Ouro esta exposição ambiciona cobrir todos os aspetos criativos da carreira de Siza. Para o efeito, irá recorrer aos arquivos depositados na Fundação de Serralves, no CCA, Canadian Centre for Architecture, no centro britânico Drawing Matter, bem como na Fundação Calouste Gulbenkian e no próprio ateliê do arquiteto.
JAZZ EM AGOSTO
Do dia 01 a 11 de agosto de 2024, Vários espaços da Fundação. A 40.ª edição do Jazz em Agosto conta, este ano, com James Brandon Lewis, Darius Jones, Fire! Orchestra de Mats Gustafsson, Dieb 13, The Locals, Peter Evans, Black Duck, Espvall Rocha Lobo, e muitos outros nomes do jazz mundial. Ao todo, serão 17 os concertos que passarão pelos palcos do Grande Auditório, do Anfiteatro ao Ar Livre, e do Auditório 2.
Veja a programação completa e assegure
o seu lugar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário