quinta-feira, 26 de junho de 2025

CELEBRAÇÃO DOS 82 ANOS DA ACADEMIA NITEROIENSE DE LETRAS – UM BRINDE À PALAVRA VIVA

Acadêmicos da Academia Niteroiense de Letras

Palavras que se encontram têm o dom de eternizar o tempo. E quando os que cultivam a palavra se reúnem, o que se celebra é muito mais que um aniversário: é a permanência da memória e da inteligência no coração da cidade – Alberto Araújo. 


No dia 25 de junho de 2025, em ambiente de elegância, afeto e cultura, os membros da Academia Niteroiense de Letras, sob a presidência do notável Nagib Slaibi Filho, celebraram com um requintado almoço de confraternização os 82 anos de fundação da instituição, guardiã da literatura, da memória e do pensamento niteroiense. 

O encontro ocorreu no acolhedor Restaurante Ícone, situado na Rua Visconde de Sepetiba, no Centro da cidade, próximo à Prefeitura de Niterói. Com um cardápio variado e repleto de sabores, o momento extrapolou o âmbito gastronômico, tornando-se um verdadeiro banquete para os afetos e para o espírito. 

Estiveram presentes acadêmicos e convidados ilustres, entre os quais se destacam: Presidente Nagib Slaibi Filho, Matilde Slaibi Conti a irmã do presidente, Márcia Pessanha, Gilda Uzeda, Veronica Oliveira, Antônio Machado, Luiz Barros, Geraldo B. Menezes, Monsenhor João Guedes, Leda Mendes Jorge, Fernanda Sampaio, Luzia Velloso, Inês Drummond, José Átila, Luiz Ferreira, entre outros nomes que enriquecem a cena literária da cidade. 

As imagens do evento, captadas com sensibilidade, foram gentilmente, compartilhadas pela acadêmica Matilde Slaibi Conti. Dentre os registros, destaca-se uma fotografia marcante: Matilde posa ao lado de seu irmão, o presidente Nagib, ambos sorridentes, numa expressão que revela o orgulho fraterno e a alegria por fazerem parte de uma história cultural viva e pulsante. 

Foi um dia de reencontros, de reafirmação da amizade, da admiração mútua e, sobretudo, da responsabilidade comum pela preservação e expansão da cultura. A Academia Niteroiense de Letras, ao completar seus 82 anos, mantém-se viva, vibrante e indispensável, tal qual um livro aberto, onde cada página escrita é uma promessa de futuro. 

Parabéns à ANL! Que os próximos capítulos sejam ainda mais luminosos, pois onde há palavra, há permanência. Onde há afeto, há legado. E onde há essa notável confraria de letras, há, sobretudo, um amanhã culturalmente promissor.

 

Editorial

Alberto Araújo

Focus Portal Cultural


Acadêmicos: Nagib Slaibi Filho e Matilde Slaibi Conti

Acadêmico Luiz Ferreira

Acadêmica Gilda Uzeda









 

Nenhum comentário:

Postar um comentário