Uma noite de elegância, emoção e compromisso com o servir!
Na noite de 24 de junho de 2025-terça-feira, o Salão Nobre da Casa da Amizade, Charitas, Niterói foi palco de uma cerimônia repleta de emoção, brilho e prestígio. Às 20 horas, teve início a Assembleia Geral Ordinária para transmissão e posse das novas presidentes, em uma atmosfera de celebração, afeto e continuidade.
Diante de uma plateia concorridíssima, formada por rotarianos, autoridades, familiares e convidados, duas grandes mulheres assumiram a missão de liderar com sabedoria e generosidade: Maria do Perpétuo Socorro Vasconcelos Cardoso, como presidente do Rotary Club de Niterói-Norte, e Zeneida Apolônio Seixas, como presidente da Casa da Amizade, ambas para a gestão 2025-2026.
A solenidade teve início com os acordes do Hino Nacional Brasileiro por intermédio eletrônico, símbolo prestigioso em saudação à Bandeira Nacional e o tradicional toque do sino rotário. Assim, então a presidente do Rotary Niterói-Norte, Regina Coeli Vieira da Silveira e Silva, deu as boas-vindas com palavras de gratidão e emoção. Durante a sua fala ela ficou bastante comovida e certamente, emocionou a todos.
Conduzido pelo 1º Diretor de Protocolo Antônio Carlos Sá de Gusmão, foi composta a mesa presidencial, reunindo ilustres convidados e lideranças rotárias. Ao Centro: A Presidente Regina Coeli Vieira da Silveira e Silva; a direita Maria do Perpetuo Socorro Vasconcelos – presidente eleita do Rotary C. Niterói Norte; Angela Cristina Siqueira - Presidente da Casa da Amizade; Ricardo Fonseca de Pinho – Governador Distrito 4751-2024-25; Zeneida Apolônio Seixas – presidente da Casa da Amizade -2025-26; Márcia de Jesus Pessanha – Presidente da Academia Fluminense de Letras; Gilson Miguel Menezes – Governador Distrito 4751-1994-95; Hidelbrando Afonso – Presidente Rotary Norte-2024-25; Matilde Carone Slaibi Conti – Presidente da Academia Brasileira Rotária de Letras-Estado do Rio.
Após discursos de agradecimento e reconhecimento à gestão anterior, a presidente Regina Coeli presenteou a nova presidente Maria do Socorro com uma simbólica e elegante caneta personalizada. Em seguida, a nova presidente foi oficialmente empossada, realizando um discurso tocante, pautado por gratidão, fé, amor ao Rotary e o compromisso de dar continuidade a projetos que transformam vidas.
Com alegria, Maria do Socorro apresentou sua diretoria administrativa e homenageou os presentes, agradecendo aos companheiros, visitantes e amigos pela confiança, companheirismo e presença. Seu discurso emocionou a todos e revelou sua essência: humildade, entrega e profunda vocação para servir.
Na sequência, a presidente da Casa da Amizade, Ângela Cristina Ferreira de Siqueira, transmitiu o cargo à nova presidente Zeneida Apolônio Seixas, mulher de sensibilidade, dedicação e história marcante na instituição.
Em sua fala, Zeneida expressou gratidão, assumindo o novo desafio com serenidade e entusiasmo. Tomou posse sua diretoria e recebeu homenagens, entre elas a saudação afetuosa da rotariana Riva Maria Leite Costa, que apresentou uma belíssima retrospectiva em imagens de sua trajetória.
Encerrando a noite, todos os presentes foram convidados a compartilhar um momento de confraternização, com um jantar delicioso e sobremesas preparadas pela Chef Beth Schuler, coroando com sabor uma noite já repleta de sentimentos nobres.
A solenidade foi encerrada sob o espírito do companheirismo, da amizade e da esperança em novos tempos de realizações. Mais do que uma troca de presidência, foi uma celebração da força feminina no Rotary, do poder da união e da continuidade de um legado de amor ao próximo.
A solenidade foi, sem dúvida, um marco de emoção, gratidão e renovação. A presidente Regina Coeli Vieira da Silveira e Silva encerrou sua gestão à frente do Rotary Club de Niterói-Norte com dignidade, competência e dedicação exemplar, deixando um legado de ações relevantes, união e compromisso com os ideais rotários. Da mesma forma, Angela Cristina Ferreira de Siqueira, ao se despedir da presidência da Casa da Amizade, emocionou a todos ao afirmar que entrega a instituição “de alma lavada”, por ter sido feliz e realizada durante sua gestão.
Ambas, Regina e Angela, protagonizaram capítulos de beleza e serviço na história das instituições que representaram com tanto zelo.
Agora, os olhares e os corações se voltam com esperança para as novas presidentes. Zeneida Apolônio Seixas, que retorna à liderança da Casa da Amizade após uma gestão anterior memorável, reafirma o compromisso com a seriedade da instituição e com a continuidade de um trabalho feito com afeto, propósito e responsabilidade.
Já Maria do Perpétuo Socorro Vasconcelos Cardoso assume pela primeira vez a presidência de uma instituição, e emocionada, declarou que fará o melhor possível, com fé, coragem e dedicação.
As
duas presidentes simbolizam a força da mulher rotariana: que cuida, transforma,
lidera e inspira. Com elas, o Rotary Club de Niterói-Norte e a Casa da Amizade
seguem firmes, acolhedores e vivos, como faróis acesos no serviço à comunidade
e à fraternidade entre os povos.
SOBRE O ROTARY CLUB DE NITERÓI-NORTE
Parte
de uma rede global de mais de 1,4 milhão de líderes comunitários em 37.000
clubes espalhados pelo mundo, o Rotary se dedica a promover paz, educação,
saúde, meio ambiente e desenvolvimento econômico por meio de projetos
sustentáveis. O Rotary Club de Niterói‑Norte
segue esse propósito, unindo profissionais, empresários e moradores locais em
ações transformadoras. Sob a liderança da presidente Regina Coeli em 2024–25, o
clube continuou desenvolvendo iniciativas comunitárias, reforçando a parceria
com a Casa da Amizade e a participação ativa em projetos educativos, de saúde e
apoio social.
SOBRE A CASA DA AMIZADE
A Casa da Amizade é uma associação voluntária, formada por esposas e mulheres ligadas ao Rotary, com origem no início do século XX na América Latina – a primeira foi criada em 1938 em Bauru, SP. Oficialmente reconhecida como entidade de utilidade pública no Brasil, ela atua de forma autônoma e parceira, destacando-se em ações de filantropia, cuidado com crianças, idosos e projetos comunitários. Ao longo dos anos, tornou-se um espaço de afeto, trocas e solidariedade, sustentado pelos lemas “Dar de si antes de pensar em si” e “Mais se beneficia quem melhor serve”
Créditos
das fotografias:
Alberto Araújo
Carlos
Alberto de Paula Chagas – “Carlinho”
Editorial
Alberto
Araújo
Focus
Portal Cultural
MENSAGENS
A rotariana Riva Costa disse: Alberto meus parabéns pela excelente representação nas mensagens e nas fotos de toda festiva de Posse de nosso RC de Niterói Norte e da Casa da Amizade. A minha impressão ao ver agora a noite e, estar participando de tudo novamente.
******
Olá, Riva, obrigado pelo carinho de sempre. Recebo suas palavras com muita alegria e gratidão no coração. Que bonito saber que, ao ver as fotos e o texto, você pôde reviver a emoção da noite festiva, tão cheia de significado, de afeto e de esperanças renovadas! E permita-me retribuir com sinceridade: você brilhou, Riva! Sua saudação acadêmica à presidente Zeneida foi um verdadeiro gesto de elegância, inteligência e afeto. Uma fala sensível, pontual e comovente. Você é uma lady, no mais pleno e admirável sentido da palavra, representa com distinção a força serena e inspiradora da Casa da Amizade. Seguimos juntos nessa caminhada de servir com amor, luz e companheirismo.
Abraços do Alberto Araújo
Nenhum comentário:
Postar um comentário