segunda-feira, 20 de julho de 2015

CONVITE PARA MUSICAL CAPITÃES DA AREIA - DA CIA. DE REPERTÓRIO DE TEATRO MUSICAL. COMPRE SEU INGRESSO, JÁ ESTÁ DISPONÍVEL.



(CONVITE VIRTUAL CLICAR NA IMAGEM)


OU CLICAR NO LINK DO CANAL YOU TUBE DO
FOCUS PORTAL CULTURAL








O diretor Marcello Caridade (de “Balaio de Gatos”), conhecido por formar e revelar novos talentos em seu curso e em sua CIA. DE REPERTÓRIO DE TEATRO MUSICAL, volta outra vez a apostar em nomes desconhecidos do público em projeto ousado. Dessa vez será um musical baseado no livro Capitães da Areia de Jorge Amado (1912-2001).

“CAPITÃES DA AREIA – O MUSICAL” é uma adaptação do livro do escritor Jorge Amado, publicado em 1937. A história é ambientada nos anos 30, em Salvador, e acompanha um grupo de crianças abandonadas liderado por Pedro Bala, que vive de pequenos furtos nas ruas da capital baiana. A obra tem personagens emblemáticos como Professor, Sem Perna, João Grande, entre outros.

CONHEÇA OS ATORES QUE DARÃO VIDA AO MUSICAL  - CAPITÃES DA AREIA - Dirigido por Marcello Caridade, que estreia em agosto no Teatro Municipal de Niterói, uma adaptação da obra de Jorge Amado, a história é ambientada nos anos 30 em Salvador, e aborda a vida e os sonhos de um grupo de crianças abandonadas liderado por Pedro Bala (Matheus Signorelli) que se apaixona por Dora (Giovanna Sassi).


Os ingressos já estão disponíveis na bilheteria Teatro Municipal de Niterói ou no ingresso rápido.  Dias 21, 22, 23, 28,29 e 30 de agosto às 20 horas.






O romance, que retrata o cotidiano de um grupo de meninos de rua, procura despontar não apenas os assaltos e as maneiras violentas de sua vida bestializada, mas também as aspirações e os pensamentos ingênuos, comuns a qualquer criança. A história é contada em função dos destinos de cada integrante do grupo de forma a montar um grande enigma.

O chefe do grupo Capitães da Areia é o jovem Pedro Bala, um menino loiro e filho de um grevista morto no cais. Tinha ido parar na rua por volta dos cinco anos de idade e desde jovem já se mostrava corajoso e o mais capacitado a se tornar o líder das crianças. O grupo ocupava um velho armazém abandonado na praia e era formado por mais de cinquenta crianças. 


Personagens:


Matheus Signorelli – Pedro Bala

O destaque entre os selecionados é Matheus Signorelli, que ficou com o papel de Pedro Bala. É nele que Jorge Amado concentra sua crença na força do homem para modificar seu destino em busca de uma redenção. Na história, Pedro Bala é o líder do bando de menores infratores Capitães da Areia, que vivem juntos em um velho armazém e aterrorizam Salvador com pequenos furtos. Antes de receber esse personagem importante, Signorelli fez os infantis “O Tesouro da Bruxa” e “A Princesa e a Ervilha”.


Giovanna Sassi – Dora

Dora: a garota que seus pais morreram, vítimas da varíola, quando tinha apenas 13 anos. É encontrada com seu irmão mais novo, Zé Fuinha, pelo Professor e por João Grande. Ao chegar ao trapiche abandonado, onde os garotos dormem, Dora quase é violentada, mas, tendo sido protegida por João Grande, o grupo a aceita, primeiro como a mãe de que todos careciam, depois como a valente mulher de Pedro Bala. A personagem será representada pela atriz Giovanna Sassi.


João Manoel – João Grande

João Grande: é respeitado pelo grupo em virtude de sua coragem e da grande estatura. Ajuda e protege os novatos do bando contra atos tiranos praticados pelos mais velhos. 


Wagner Trindade – Padre José

Padre José Pedro: padre de origem humilde, só conseguiu entrar para o seminário por ter sido apadrinhado pelo dono do estabelecimento onde era operário. Discriminado por não possuir a cultura nem a erudição dos colegas, demonstra uma crença religiosa sincera. Por isso, assume a missão de levar conforto espiritual às crianças abandonadas da cidade, das quais os Capitães da Areia são o grande expoente. 


Dandara Abreu – Dalva

Cleitom Lisboa – Pirulito

Pirulito: era o mais cruel do bando, até que, tocado pelos ensinamentos do padre José Pedro, converte-se à religião. Executa, com os demais, os roubos necessários à sobrevivência, sem jamais deixar de praticar a oração e sua fé em Deus. 


Adam Lee – Professor

Professor: intelectual do grupo, deu início às leituras depois de um assalto em que roubara alguns livros. Além de entreter os garotos, narrando as aventuras que lê, o Professor ajuda decisivamente Pedro Bala, aconselhando- o no planejamento dos assaltos. 


Anderson Calábria – Gato

Além deles, completam o elenco Adam Lee (de “O Mouro de Veneza”), Anderson Tardelli, Daniel Pimentel, Flavia Pepe (de “Eu Odeio Cássia Eller”), João Campany,  Matheus Lana (de “Aladin e a Lâmpada Maravilhosa”). Eles interpretam, cantam e dançam, dando vida a mais de 40 personagens.

“Capitães da Areia – O Musical” conta com músicas originais compostas por Marcello Saber, diretor musical, e tem como missão não diluir o caráter crítico social do livro com essa concepção. O resultado disso poderá ser visto a partir do dia 21 de agosto, no Teatro Municipal de Niterói.



APOIO CULTURAL E DIVULGAÇÃO













FONTE: IMAGENS E TEXTO ADQUIRIDOS NO SITE:

http://teatroemcena.com.br/home/conheca-os-atores-que-darao-vida-a-versao-musical-de-capitaes-da-areia/ 





2 comentários:

  1. Dalma Nascimento - Escritora e Doutora em Literatura Comparada21 de julho de 2015 às 01:44

    Alberto, mais uma vez você transita, multifacetado, em várias frentes, divulgando a cultura da terra.

    Agora é o musical, adaptado do livro de Jorge Amado, Capitães da areia; dias antes, outras artes irmanadas no seu já reconhecido Blog.

    Você está sendo sempre o porta-voz do que está por realizar-se em Niterói.

    A ANL ganhou um grande colaborador.

    Meus cumprimentos.

    Dalma.


    ResponderExcluir
  2. Luíza Sassi - Istituto Italiano di Cultura.21 de julho de 2015 às 21:58

    Ficou maravilhoso, vc é muito bom nisso... Nossa!!! Muito obrigada!

    Tem uma outra peça também de um grande amigo que vai estrear também em agosto no Municipal é infantil. É um ator espetacular, também atua como diretor.

    Att

    Luiza Sassi

    ResponderExcluir