sábado, 4 de julho de 2015

GOTAS DE ORVALHO DE GERALDO FREITAS CALDAS É A OBRA INDICADA NA VITRINE DO FOCUS PORTAL CULTURAL NO MÊS DE JULHO DE 2015. CONFIRA.


(CLICAR NA IMAGEM PARA ASSISTIR AO VÍDEO
DO LANÇAMENTO DE GOTAS DE ORVALHO DE
GERALDO CALDAS).


OU CLICAR NO LINK PARA ASSISTIR AO CANAL YOU TUBE
DO FOCUS PORTAL CULTURAL



Capa do livro Gotas de Orvalho de Geraldo Caldas
(designer gráfico David Queiroz).





HAICAIS ILUSTRADOS DE GERALDO CALDAS






Mantendo a tradição de realçar o livro do mês,  Focus Portal Cultural selecionou, para  iluminar sua vitrine neste julho,  a obra recém-publicada,  Gotas de Orvalho, do poeta Geraldo Freitas Caldas.

O livro, já sugestivo no título,  é composto na estrutura do  haicai, poesia sintética, introduzida nos meios intelectuais de Niterói, pelo poeta Luís Antônio Pimentel, recentemente falecido. Prosseguindo o ritual de haicaístas, ele deixou muitos prosélitos no ciclo intelectual da cidade. E, dentre eles, ressalta-se Geraldo Caldas, que traduziu com esmero artístico sua alma poética  nos pequenos versos, porém, densos de beleza,  dessas Gotas de Orvalho.

Em suas páginas transbordam imagens de significativa vivência,    condensando a  lírica cosmovisão do Poeta. Com atraente ilustração e bem cuidado projeto gráfico-editorial elaborado pela Parthenon, Gotas de Orvalho traz fragmentos da natureza  e  retratos de vida, gotejando beleza em cada haicai dedicado a um amigo.

Em todas as páginas, há uma foto colorida  de alguém significativo ao coração de Geraldo, ou um belo desenho, composto pelo designer gráfico David Queiroz  harmonizando-se com o teor temático do  poema.  A sensibilidade  do escritor  enamorado pela natureza, pelo apelo  da vida e do amor atravessam as palavras e chegam ao leitor.

Magnífica também é a capa, pois é delineada com folhas outonais e recebe aval do Uirapuru, ave canora e sagrada da Amazônia, símbolo de brasilidade.

Seus escritos são suaves e intensos. Pela delicadeza de sua sensibilidade todas as paisagens mostram-se admiráveis, refletindo o interior do Poeta.

Ao todo,  são pingos d´água de afeto, recolhidos do orvalho das madrugadas,  que a pena de Geraldo Caldas cristalizou  em poemas. Em cada gota reverbera uma lembrança. Em cada gota pulsa uma saudade.  Em cada gota vibra uma homenagem.

Eis aqui alguns exemplos dos cristais poéticos das Gotas de Orvalho de Geraldo:


Água de moringa,
Fazenda dos meus avós,
Saudades da infância.

Meu alegre fado
Estar sempre derretido
De amor por Regina.

Amor de infância
Doce lembrança da vida
Que não volta mais.


Tantas são as gotas orvalhadas neste livro de Geraldo Caldas  que elas se transformaram na água fecunda de um enorme rio.  No  extenso rio da existência de um Grande Homem, não só membro da Academia Niteroiense de Letras, mas da vida pública da cidade de Niterói, no exercício dos cargos de Procurador da Justiça, professor, escritor e poeta.

Por todos os méritos do advogado  Geraldo Freitas Caldas e diante dos  tocantes haicais do seu estro literário, nosso Focus Portal Cultural elegeu Gotas de Orvalho, com justa razão, o livro do mês de julho.

Prezado Foculista, vale a leitura de Gotas de Orvalho, cujo título já é bem poético. Há haicais que trazem cenas do mundo, que vão tocar seu coração.
Convido-o, portanto, a mergulhar, ou melhor, deixar suas emoções gotejarem em cada pontinho nuançado desses haicais totalmente ilustrados com imagens pertinentes.

 O livro,  transformado em paisagens memoriais e com as folhas carregadas de múltiplas emoções,  mereceu,  de fato,  ser o nosso eleito  para ilustrar a página rotativa, à direita,   da Vitrine do Focus Portal Cultural durante o mês de julho de 2015.


O diretor da revista Focus Portal Cultural compareceu ao lançamento  de Gotas de Orvalho, no  Clube Central, no dia 23 de junho para celebrar Geraldo Caldas. E trouxe para você estes instantâneos comprobatórios da excelência da assistência  e  do grande número de presenças.




VEJA NA SEQUÊNCIA
ALGUMAS IMAGENS DO LANÇAMENTO 
DO LIVRO GOTAS DE ORVALHO
DE GERALDO CALDAS


Momento em que o autor de Gotas de Orvalho
Geraldo Caldas, chega ao evento,
ladeado de seus filho e o editor Mauro Nolasco.

Geraldo Caldas, seu filho e esposa Regina Coeli.



Geraldo Caldas e o casal José França e Matilde Conti.

Geraldo Caldas autografa livro para Carlos Mônaco

Geraldo Caldas e o casal Terezinha e Antônio Soares.

Geraldo Caldas e o amigo Luiz Calheiros.

Geraldo Caldas e sua neta Larissa.


Geraldo Caldas autografa livro para Alberto Araújo,
editor desta revista eletrônica.

Momento de homenagens ao  escritor Geraldo Caldas.

Márcia Pessanha 
homenageia o escritor Geraldo Caldas.
(assista ao vídeo).


Regina Coeli homenageia seu esposo Geraldo Caldas.
(assista ao vídeo)

Larissa Caldas homenageia seu avô Geraldo Caldas.
(assista ao vídeo).

Sávio Soares de Sousa também homenageia 
o amigo escritor Geraldo Caldas.
(Assista ao vídeo)


O presidente da OAB-Niterói, 
Antônio José recebe autógrafo de Geraldo Caldas.

O escritor Carlos Rosa e Geraldo Caldas.









MENSAGENS DAS MAIS IMPORTANTES 
PERSONALIDADES DO MUNDO CULTURAL
DE NOSSA CIDADE. 


Belíssima reportagem sobre o lançamento do livro GOTAS DE ORVALHO, de Geraldo Caldas. Cheguei no final, não ouvi os discursos. Porém, agora, com a filmagem competente de Alberto Araújo postada no FOCUS PORTAL CULTURAL, podemos  desfrutar de todos os momentos emocionantes, com depoimentos de amigos e familiares. É um registro importantíssimo. Parabéns ao nosso amigo e confrade GERALDO CALDAS.  

O livro de Geraldo Caldas está lindo,  eu o li  inteiro na mesma noite do lançamento. Parabéns ao designer David Queiroz pela excelente capa, ao editor Mauro Carreiro Nolasco e a todos que se pronunciaram sobre a obra.

Obrigada, Alberto, pelo que você está fazendo pela cultura e pela alegria que você está proporcionando a todos nós.

Muitíssimo obrigada.

Neide Barros Rêgo.


***************************************************************************************


AGRADECIMENTO DE ALBERTO ARAÚJO


Gostaria muito de agradecer você. Muito obrigado prezada LADY Neide Barros Rêgo, pela suas constantes presenças em nossa revista cultural. 

Aprendi a admirar e respeitar você pela sua maneira gentil de nos prestigiar e sempre deixar suas nobres mensagens, que são para nós uma verdadeira honra. 

Saiba que esta casa é sua também, pode entrar e visitar o quanto quiser, ok. 

Quando eu for ao Piauí, levarei uma de  suas fotos para mostrar aos meus familiares e dizer a eles, que encontrei uma verdadeira Dama aqui em Niterói.  Além de minha esposa Shirley é claro!!!!.

Obrigado de coração!!!
por deixar novamente seus valiosos comentários.
Este já o imprimi e colocarei no livro que estou preparando.







Neide Barros Rêgo é acadêmica, poetisa, declamadora, comunicadora cultural e uma das personalidades de maior relevância cultural em nossa cidade. 



Alberto Araújo,
editor do Focus Portal Cultural.

***************************************************************************************



Prezado Geraldo, as imagens flagradas  por  Alberto Araújo, o comunicador mor da cidade, demonstraram  a  grandiosidade da sua noite.

Assistindo também ao vídeo, senti-me copartícipe da sua justíssima  celebração.

Parabéns pelas  cristalizadas  Gotas de Orvalho,    irisadas em poemas  pelo Sol da sua inspiração.

Abraços  fraternos.


Dalma Nascimento.


Dalma Nascimento é escritora e doutora em Literatura Comparada da UFRJ. Outra grande e respeitável personalidade da literatura e cultura contemporânea brasileira. Mulher de caráter, digna e honrada, resguarda a memória de importantes nomes de nossa cidade em seus excelentes livros publicados.

O Focus Portal Cultural a revista 100% cultural sempre avalia trabalhos culturais e literários, orgulha-se de sua presença constante em nosso blog e reconhece sua grande contribuição literária, a saber, que a mesma seja indelével na memória daqueles que amam a literatura.
Obrigado!

Alberto Araújo,
editor do Focus.






VEJA MAIS IMAGENS
ASSISTA AO VÍDEO NO CANAL YOU TUBE
DO FOCUS PORTAL CULTURAL


APOIO CULTURAL





Um comentário:

  1. Gostaria de adquirir o livro - Gotas de Orvalho de Geraldo Caldas, poderiam me ajudar com isso?

    ResponderExcluir