sábado, 4 de julho de 2015

MEMORÁVEL POSSE DO ESCRITOR E POETA ALBERTO ARAÚJO NA ACADEMIA NITEROIENSE DE LETRAS






MEMORÁVEL POSSE DE ALBERTO ARAÚJO 
NA ACADEMIA NITEROIENSE DE LETRAS.







Na festiva celebração acadêmica de 17 de junho de 2015, o poeta e jornalista Alberto Araújo, diretor da revista eletrônica Focus Portal Cultural, tornou-se Membro Titular da Academia Niteroiense de Letras (ANL). Numa cerimônia bastante concorrida pela intelectualidade local, sob a presidência da acadêmica Márcia Maria de Jesus Pessanha, o antigo menino de Luzilândia das terras do Piauí  –  seu ônfalo encantado, mas que agora fez morada no coração de Niterói  –  assumiu a Cadeira nº 22 daquela memorável instituição literário-cultural.

Com o aparato simbólico do ritual, o novel membro da Casa de Horário Pacheco foi introduzido pelos acadêmicos Franci Machado Darigo e Sávio Soares de Sousa no salão nobre do Istituto Italiano di Cultura, sediado em São Francisco (Niterói), onde se realizou o evento da posse.

Apresentado à Academia e saudado com o eloquente discurso do poeta e publicitário Paulo Roberto Cecchetti, Alberto Araújo foi analisado em dois horizontes que, no entanto, se entrelaçam: no da sua lírica poesia (com dois livros publicados: Caminhos percorridos - Eu e a Poesia e Identidade do Sol); e no de ativo divulgador dos movimentos intelectuais de Niterói em seu já internacional Focus Portal Cultural.

Em resposta, agradecendo e firmando seu compromisso de honrar os propósitos da ANL, a fala de Alberto Araújo foi expressiva e muito aplaudida. Iniciou com evocações aos Jardins de Academus da arcaica Grécia, matrizes geradoras das Academias, na qual os filósofos, passeando em grupos, iam discutindo temas e cultuando Apolo e as Musas, conforme diz o início do seu discurso de posse, cópia fornecida aos presentes:

Imerso na emoção, penetro no átrio desta egrégia Academia Niteroiense de Letras, casa da cultura, plêiade de luminares escritores de memorável tradição.  Sinto-me comovido e muito grato pela grande honra de agora integrar esta seleta confraria que cultiva o saber de Minerva, as luzes literárias do Parnaso e as lembranças de Mnemósine. Ao filiar-me a esta entidade, é como eu fosse conduzido à Academia da antiga Grécia, celeiro da inteligência no longínquo passado que deu origem às demais agremiações literárias.
Viajo no tempo e, pelos voos da imaginação, me vejo, então, passeando com os ilustres membros desta emérita entidade pelos jardins de Academus, a consagrada Academia dos filósofos gregos da arcaica tradição.  Entre as aleias do caminho e do arvoredo de Academus, sentimos juntos o resplendor de Apolo, o deus da harmonia e da inspiração poética, e também a iluminação das Musas.
E assim, vamos, peripateticamente, caminhando, lendo poesias e desfrutamos do prazer do Belo. E como autênticos companheiros, comungamos juntos o mesmo pão da literatura e da fraterna amizade.
Após a emocionante elocução do novo imortal, fez-se ouvir a palavra vibrante do jornalista Erthal Rocha. Ele testemunhou a performance de Alberto Araújo em prol da cultura e do jornalismo, enfatizando seu desempenho como comunicador intelectual da cidade.

Dentre os presentes, vale destacar os presidentes de várias instituições, jornalistas, escritores, professores e amigos: Márcia Pessanha e  Aldo Pessanha;  Matilde Slaibi Conti e o esposo José Conti; Neide Barros Rêgo e Walmir Ventura Rêgo; Renata Palmier, representando o Presidente da Imprensa Oficial Haroldo Zager; Aidyl Preis e Robert Preis; Edson Carvalho De Luna Freire; Leda Mendes Jorge e Elmir dos Santos; Shirley Araújo, esposa do novo acadêmico. Os jornalistas: Sílvia Tani; Belvedere Bruno, Hilário Francisconi; Edgard Fonseca. Os professores, escritores e amigos Eneida Barros e Newton Valle; Mauro Carreiro Nolasco; Gentil da Costa Lima; Erthal Rocha;  Cyana Leahy Dios; Zeneida Apolonio Seixas; Dulce Rocha Mattos; Alba Helena Corrêa; Wanderlino Teixeira Leite Netto; Renato Augusto Farias de Carvalho; Eugênio Simões Filho; Luiz Calheiros; Antônio Soares,  Terezinha Campos; Gilson Rangel Rolim; Marly Prates; Bruno Pessanha; Liane Arêas e Will Martins; Ângela Gemesio; Dionilce Silva de Faria e seu filho Marco Aurélio Faria; Sandro Rebel; Carlos Rosa Moreira; José Pais Moura; Sissa Schultz; Ronald Gregório; Nilde Barros Diuana; José Mauro São Paio e Marlene Pessoa São Paio e o casal Swami Vivecananda e Márcia Lopes, representando os familiares de Alberto Araújo em Niterói e outros segmentos do mundo cultural.

Para coroar a noite memorável, prosseguiu a confraternização entre os presentes no refinado coquetel, conjugando, assim, na  efeméride, os esplendores do espírito aos prazeres do paladar.


Matéria da redação do Jornal Santa Rosa, publicado em julho de 2015.

 ALGUMAS IMAGENS DO EVENTO





Paulo Roberto Cecchetti e Alberto Araújo


Sávio Soares de Sousa, Alberto Araújo e Franci Machado Darigo.






Alberto Araújo,
momento em que presta 
o juramento acadêmico.


Leda Mendes Jorge,
momento em que lê o 
Termo de Posse.

Alberto Araújo,
assina o livro registro de posse.

Gracinda Rosa diploma o acadêmico Alberto Araújo.


Paulo Roberto Cecchetti profere o discurso
de saudação ao novel acadêmico.


Alberto Araújo profere discurso de elogio
ao Patrono e os antecessores.

Imagem parcial do público.

Outro ângulo do público presente.


O jornalista Erthal Rocha homenageia Alberto Araújo.

Márcia Pessanha encerra os trabalhos.

Paulo Roberto Cecchetti, Márcia Pessanha, Alberto Araújo.

Alberto Araújo e Robert Preis.

Alberto Araújo e Márcia Pessanha.

Alberto Araújo e Gilson Rangel Rolim.

Alberto Araújo e Sávio Soares.

Márcia Pessanha e Sílvia Tani.

Alberto Araújo e Edgard Fonseca.

Paulo R. Cecchetti, Márcia Pessanha e Alberto Araújo.



Neide Barros Rêgo, Alberto Araújo e Nilde Barros Diuana.

Paulo Roberto Cecchetti, Matilde Conti, José França Conti
e Alberto Araújo.


.
José Pais, Carlos Rosa Moreira e Alberto Araújo.



Alberto Araújo no Istuto Italiano di Cultura di Niterói.


APOIO CULTURAL






ASSISTA AO VÍDEO NO YOU TUBE.




VEJA A MATÉRIA SOBRE A POSSE DE ALBERTO ARAÚJO
NO PORTAL DO JORNAL SEM FRONTEIRAS.

CLICAR NO LINK:








MENSAGENS





Prezado amigo e confrade Alberto Araújo:


Sua posse na Academia Niteroiense de Letras, em 17 de junho de 2015, foi uma das mais bonitas e emocionantes que já presenciei.

Gostei muito dos discursos (de Paulo Roberto Cecchetti, que o saudou, e do seu).
Achei lindo quando você mencionou com tanto amor e carinho sua querida esposa Shirley, nossa querida amiga. O coquetel preparado por Rita Festas estava ótimo. Fiquei muito feliz ao rever tantos amigos e confrades que foram abraçá-lo por mais essa conquista merecida. A carta que você nos enviou agradecendo a presença me encantou. Como você é gentil! E um modelo digno de ser imitado. 

Assisti ao filme que você postou no FOCUS PORTAL CULTURAL, vi as fotos que me fizeram recordar aquela tarde tão agradável. Mais uma vez parabéns e obrigada por tudo o que você faz pela Cultura de nossa Cidade, do Estado do Rio e do Brasil.

Neide Barros Rêgo.




Neide Barros Rêgo,
poetisa, declamadora 
e presidente da CCMS.



*****************************************************




Alberto,
a resposta já deveria ter sido dada, mas sempre é tempo.
Sua muito gentil carta emocionou-me. Eu é que fiquei feliz
e honrado de estar na sua festa, de ser seu confrade
e amigo. Que Deus o conserve sempre disposto e talentoso.
Um grande abraço.

Carlos Rosa Moreira.



Carlos Rosa Moreira
é escritor e acadêmico.



*********************************************************



Caro Confrade Alberto, é com imensa emoção que revejo - através do belo vídeo! - a sua posse na Academia Niteroiense de Letras/ANL. Somente os que trazem pureza no coração poderão entender da importância do seu ingresso na "Casa de Horácio Pacheco". Mais uma vez lhe digo: Seja bem-vindo! Um forte abraço, do amigo,


P.R.Cecchetti.



Paulo Roberto Cecchetti
é escritor, publicitário e
diretor dos Escritores Ao Ar Livro.



*************************************************************



Que maravilha a sua posse na Academia Niteroiense de Letras, querido Alberto, fantásticos os discursos de P.R.Cecchetti e o seu, além da palavra sempre poética da intelectual Márcia Pessanha, presidente em exercício da ANL.

Não pude estar presente porque minha filha, que atualmente chefia o serviço de portos da ANVISA, precisava que eu ficasse com a minha neta Giulia até que ela chegasse. Mas Niterói está de parabéns por contar com um piauiense da sua estirpe!
Um forte abraço!

Gracinha Rego.














Gracinha Rego
é declamadora e acadêmica da AFL.




*****************************************************************




Olá querido Alberto, já viu em quantos sites pelo Brasil afora seu crédito foi publicado?
Conte comigo,
beijos.

Claudia Cataldi.














Claudia Cataldi,

é jornalista  da Coluna Informe
do jornal O Fluminense e acadêmica da AFL.



**********************************************************



Parabéns, Alberto!
Um grande abraço pra você!


Anabelle.













Anabelle Loivos Considera,
é escritora, educadora 
e organizadora das obras literárias
de Euclides da Cunha.


********************************************************

Amigo Alberto,
receba meus parabéns por
mais um sucesso em sua vida,
pois você além de ser a pessoa esforçada,
também é inteligente!
Shirley está maravilhosa ao seu lado.
Adorei!
Grande abraço para vocês.
Telma Maria Frizzera















Telma Maria Frizzera,
escritora e educadora.

*************************************************************





Um comentário:

  1. Caro Confrade Alberto, é com imensa emoção que revejo - através do belo vídeo! - a sua posse na Academia Niteroiense de Letras/ANL. Somente os que trazem pureza no coração poderão entender da importância do seu ingresso na "Casa de Horácio Pacheco". Mais uma vez lhe digo: Seja bem-vindo! Um forte abraço, do amigo,
    P.R.Cecchetti

    ResponderExcluir