sexta-feira, 24 de julho de 2015

MOMENTO CULTURAL E ARTÍSTICO NO CENÁCULO FLUMINENSE DE HISTÓRIA E LETRAS



(CLICAR NA IMAGEM PARA ASSISTIR AO VÍDEO)


CLICAR NO LINK DO VÍDEO 
PARA ASSISTIR AO CANAL YOU TUBE DO
FOCUS PORTAL CULTURAL






Banner do Cenáculo



O CFHL de Niterói, sigla pertinente ao Cenáculo Fluminense de História e Letras, estreita seus laços com artistas fluminenses, ao difundir a cultura em todo o estado fluminense. Academia agregadora de multifacetados saberes, o Cenáculo entidade histórica e literária, vem desvelando horizontes para o desenvolvimento intelectual  da coletividade.

Tendo em seu quadro figuras exponenciais da cultura de Niterói, eméritas personalidades já passaram por esta egrégia instituição, cujos nomes permanecem imortalizados. Dentre eles, ressalta-se a presença do professor Julio Cezar Vanni que dirigiu a entidade por muitos anos. Recentemente, ele partiu rumo ao Parnaso. Todavia, deixou sua marca, ao cumprir sua tarefa de presidente com proficiência e mestria.

Mas, como tudo na vida tem continuidade, realizou-se a eleição da nova diretoria. Agora,  está à frente dos trabalhos a acadêmica Matilde Carone Slaibi Conti, que, desde os primeiros passos, vem dinamizando eficazes trabalhos, mostrando que os cenaculistas não podem deixar a entidade soçobrar nas águas das dificuldades. Com empenho e coragem, ela assumiu o timão e  o leme do Cenáculo, capitaneando o barco dessa entidade cultural,  No   dia 26 de junho, ela lançou estas vigorosas palavras aos presentes:




“O Cenáculo  está cada vez mais forte. Nosso principal objetivo  é  usar a cultura como uma ferramenta para a educação e transformação, para melhorar a vida dos cenaculistas e as pessoas que o seguem. Assim, as nossas obrigações  também têm que crescerem, Estou muito contente com os resultados que estamos obtendo e com isso a nossa entidade ficará  mais resistente. Queremos ter elevação também na arte, música e outras atividades culturais, do Brasil ou de fora, e isso fará parte da nossos propósitos.”



Com tal convicção, os cenaculistas foram agraciados, no final da tarde de sexta-feira, dia 26, durante a reunião mensal da entidade, com a exposição do Painel da Saudade da acadêmica e artista plástica Veronica Debellian Accetta. 



Apresentado pelo editor da Parthenon, Mauro Carreiro Nolasco, ele discorreu, com eloquência e pitadas de saudosa reminiscência, uma pequena parte da trajetória profissional da intelectual, da grande pintora e de cidadã humana que foi Verônica. Nome que honra Niterói.

No outro momento, o acadêmico Antônio Soares(ASO) e o violonista Lenio Araújo fizeram uma bonita apresentação musical. No repertório, músicas da cultura popular brasileira. Os músicos, que têm entre suas referências compositores do Brasil, classificam seu trabalho como um importante instrumento na formação cultural da sociedade.



“A melodia vai além do litígio cultural, cotiza-se com a formação da cidadania. Temos uma boa preocupação na escolha do nosso repertório. Por isso, estudamos bastante sobre os autores que compõem as músicas e homenageamos, destacou Antônio Soares.


O evento, iniciativa e organização da presidência do Cenáculo Fluminense de História e Letras, visou a proporcionar momentos de lazer e cultura de categoria aos presentes.


O Focus Portal Cultural apoia suas iniciativas, Matilde Carone!  Parabéns, Grande Timoneira do Barco dos Cenaculistas  pelo congraçamento da efetiva convivência entre os presentes.  Sua gestão, tendo sua marca peculiar de alto estilo, estará dando continuidade,  grandeza, aconchego aos  encontros sempre presentes no  Cenáculo Fluminense de História e Letras.
                           












Alberto Araújo,
editor do Focus.






ALGUMAS  IMAGENS DO EVENTO




Matilde Carone Slaibi Conti,
momento em que inicia os trabalhos.


Mauro Carreiro Nolasco,
momento em que apresenta o Painel da Saudade
de Verônica Debellian Accetta.


Antônio Soares e Lenio Araújo (violão).

Matilde Carone, momento beneficente.
Ela faz doações de fraldas geriátricas  
ao Abrigo Cristo Redentor.
  
Renato Augusto Farias é presenteado
pelo seu aniversário no mês de junho.



Matilde Carone e Neide Barros Rêgo.

José Conti e Renato Farias de Carvalho,
aniversariantes do mês de junho,
cortam o bolo de aniversário.


Marcia Pessanha, José França Conti, Renato Augusto de Farias,
Franci Darigo, Shirley Araújo e Alberto Araújo.


Mauro Nolasco e Luiza Sassi.

 Julio Cezar Vanni, 
leo sobre tela - Cezar Monge).
Esse artista plástico expõe seus geniais trabalhos
na Praia de Icaraí, 
aos domingos ensolarados.

José França Conti e Matilde Conti



APOIO CULTURAL





VÍDEO SUGERIDO PELO
FOCUS PORTAL CULTURAL

POSSE DA NOVA DIRETORIA DO CENÁCULO

CLICAR NA IMAGEM




Um comentário:

  1. Desejo registrar os meus mais sinceros parabéns a todos os integrantes do Cenáculo Fluminense de História e Letras, sob a presidência da M.D. Sra. Matilde Conti, pela realização de mais um encontro cultural e festivo entre intelectuais de ideias afins em nossa cidade de Niterói.

    ResponderExcluir