quinta-feira, 30 de abril de 2015

CONVITE PARA LANÇAMENTO DO LIVRO REIS E SANTOS: GREGÓRIO DE TOURS E A SOCIEDADE CRISTÃ NA GÁLIA DOS SÉCULOS V E VI DO HISTORIADOR EDMAR CHECON DE FREITAS.




Reis e santos: Gregório de Tours e a sociedade cristã na Gália dos séculos V e VI

As Histórias, escritas por Gregório de Tours, entre os anos de 580 e 590, constituem certamente uma das mais importantes fontes para o estudo da Gália no século VI. Durante sua pesquisa de doutoramento, o historiador Edmar Checon de Freitas debruçou-se sobre os escritos do bispo gaulês, analisando a obra como portadora de um projeto de ordenamento cristão da sociedade àquela época. O resultado do trabalho encontra-se no livro Gregório de Tours e a sociedade cristã na Gália dos séculos V e VI, décimo número da Coleção Medieval, que a Eduff lança, dia 7 de maio, às 18h, na Livraria Icaraí (Rua Miguel de Frias 9, Icaraí, Niterói).

No livro, Freitas apresenta o cristianismo no projeto empreendido por Gregório de Tours como uma alternativa mais ampla e universalista aos galo-romanos e germanos para superar suas particularidades étnicas na construção de uma identidade francesa. O projeto do bispo articulava as estruturas políticas e eclesiásticas, bem como definia o padrão de conduta aplicável a todos os integrantes da sociedade.

Para o historiador, ao compor sua narrativa, Gregório de Tours recorreu aos modelos de santidade e de realeza cristã como os eixos principais de sustentação desse projeto. Os santos nas Histórias são figuras exemplares, cujos milagres após a morte eram tomados como sinais de sua presença no céu. Por outro lado, o modelo de realeza proposto por Gregório também se conecta a essa ideia, tomando Davi e Ezequias como exemplo de reis em busca da santidade.

Sobre a obra - Além da importância do tema e da abordagem atualizada e original dada pelo autor, o livro é um belo exemplo de que texto erudito pode ser agradável e, sobretudo, claro em sua exposição. Lembro-me de uma frase que ouvi de um velho mestre: quem pensa claro, fala claro e escreve claro. É o caso de nosso autor. Vânia Leite Fróes, professora titular de História Medieval do Departamento de História da UFF.

Sobre o autor  


Edmar Checon de Freitas vem construindo uma sólida carreira no âmbito do medievalismo. Graduou-se em História na Universidade Federal do Espírito Santo, onde elaborou a monografia Monacato basiliano: Igreja e sociedade no Oriente do século IV, e fez o mestrado em História na Universidade Federal Fluminense, com a dissertação Martinho de Tours, o Apóstolo da Gália: monaquismo e evangelização na Vita Martini de Sulpício Severo. Nesta mesma universidade, doutorou-se com a tese Realeza e santidade na Gália Merovíngia: o caso dos Decem Libri Historiarum de Gregório de Tours (538-594), agora publicada em livro. Desde 2006, é professor adjunto do Departamento de História da Universidade Federal Fluminense.




Serviço
Lançamento
Dia 7 de maio, às 18 horas.
Local: Livraria Icaraí
Rua Miguel de Frias, 9, anexo, reitoria, 
Icaraí, Niterói.



APOIO CULTURAL NA DIVULGAÇÃO






Nenhum comentário:

Postar um comentário