quinta-feira, 22 de outubro de 2015

A SÉRIE TERÇAS ERUDITAS APRESENTA, DIA 27 DE OUTUBRO, ÀS 20 HORAS, NO TEATRO DA UFF, O CONJUNTO CODEX SANCTISSIMA, DIRIGIDO POR FÉLIX FERRÁ.

 
 



A SÉRIE TERÇAS ERUDITAS
APRESENTA,
DIA 27 DE OUTUBRO,
ÀS 20 HORAS, NO TEATRO DA UFF,
CONJUNTO CODEX SANCTISSIMA,
DIRIGIDO POR FÉLIX FERRÁ.
 

A série Terças Eruditas apresenta o conjunto Codex Sanctissima, dirigido por Félix Ferrà. No programa de concerto, músicas medievais e renascentistas, centradas no tema da fragilidade humana e no papel da música na sua superação.

Formado com o intuito de difundir a música antiga para públicos variados, o Codex Sanctissima dá ênfase ao repertório medieval e busca aproximá-lo do ouvinte menos acostumado a esse estilo, sem abrir mão da autenticidade estética e da pesquisa musicológica. Contando com a participação de especialistas em música antiga, investe constantemente em formação e na aquisição de instrumentos fabricados por luthiers de renome internacional. Em suas apresentações, são usados instrumentos raros no Brasil, como a cítola, a viela de roda, a gaita de fole, o órgão portativo, o saltério pinçado, a viela de arco, as flautas medievais e o duduk, entre outros. Estes instrumentos são valorizados por uma cuidadosa seleção de repertório e arranjos fundamentados nos tratados dos respectivos períodos escolhidos para os concertos do grupo. Dessa forma, o público também tem a oportunidade de aprender sobre eles, conhecer sua sonoridade e modo de funcionamento. Para isso, além da execução das composições musicais, são dadas explicações sobre as obras, seu contexto histórico, seu estilo específico e significado.

O Codex Sanctissima é formado por André Paiva (voz, flautas), Carla Marinho (voz, cítola), Doriana Mendes (voz, saltério pinçado, supervisão vocal), Juliana Piva (voz, sinos, percussão), Pedro H. Novaes (viela de arco, flautas, gaita de fole, charamela), Rita Cabus (teclados medievais, órgão) e Félix Ferrà (organetto, viela de roda, flauta, percussão, direção geral).

No programa do concerto a ser realizado no Teatro da UFF e intitulado “Salus Infirmorum”, foram incluídas Cantigas de Santa Maria do rei Afonso X, o Sábio (séc. XIII), entre as quais a obra central do programa, a Cantiga “Santa Maria Os Enfermos Sãa”; música festiva das aldeias e burgos medievais (séc. XIV); obra do manuscrito de São Tiago de Compostela (séc. XII); obra do manuscrito do Mosteiro de Las Huelgas (séc XIV); música dos trovadores (séc. XII); Ars Nova italiana (séc. XIV); música da renascença espanhola e germânica (séc. XV e XVI).
 
27 de outubro de 2015
Terça-feira – 20h
Teatro da UFF
Rua Miguel de Frias, 9, Icaraí – RJ
Ingressos: R$ 10,00 (inteira), R$ 5 (meia)
Classificação: Livre
Informações: 3674-7512 | a partir de 14h
 
APOIO CULTURAL
 

 
 
 
 
 
 
FONTE:
 
 


Nenhum comentário:

Postar um comentário