domingo, 11 de outubro de 2015

O LUME INTELECTUAL DE UMA ILUSTRE PROFESSORA. CARTA DE CONGRATULAÇÃO À PROFESSORA, DOUTORA E ACADÊMICA MÁRCIA MARIA DE JESUS PESSANHA.

 
 
CARTA DE CONGRATULAÇÃO
À PROFESSORA, DOUTORA E ACADÊMICA
MÁRCIA MARIA DE JESUS PESSANHA.
 
 

 

 
O LUME INTELECTUAL DE UMA ILUSTRE PROFESSORA
  

"Os progressos obtidos
por meio do ensino são lentos;
Já os obtidos por meio de exemplos
são mais imediatos e eficazes".
Afirmava em sua alocuções:
Lucius Annaeus Sêneca;
(Corduba, 4 a.C. - Roma 65)
um dos mais célebres
escritores, pensadores
e intelectuais do Império Romano.
 

O Focus Portal Cultural, na pessoa de seu editor Alberto Araújo, sempre atento aos valores culturais de nossa cidade, congratula a escritora e acadêmica Márcia Maria de Jesus Pessanha por ter sido escolhida, entre os intelectuais da cidade, para receber, em dezembro próximo, o TÍTULO INTELECTUAL DO ANO, concedido pelo IFEC. Tal mérito foi-lhe atribuído pelo  brilhantismo, a competência e a disposição de sempre participar da cena cultural de Niterói. 
Diante disso, gostaria de cumprimentá-la também pelas suas conquistas e renovações realizadas ao longo de sua caminhada, incluindo a sua maneira prazerosa  de comunicar-se e de difundir os conhecimentos literários e principalmente os subsídios básicos da educação diferenciada, que caracterizam de forma ímpar a sua intelectualidade. Junte-se a isso o sentido da obrigação educacional dirigido  à sociedade, em construção, além da sua deferência aos semelhantes. Essas são qualidades essenciais  que devem caracterizar a performance de um intelectual sensível  aos problemas, relativos ao ensino e à cultura.
Portanto, a família foculista deseja juntar-se às felicitações que Márcia Pessanha tem recebido, e, por isso, agrega um sentido especial a estas singelas palavras: Você conquistou o TÍTULO INTELECTUAL foi e é, acertadamente, uma personalidade significativa pelo que tem feito pela LITERATURA E EDUCAÇÃO.
Afirmando-a, este Blog Portal Cultural endossa que você é mesmo um estandarte no mundo das letras fluminenses. Eu, seu amigo e confrade, uno-me aos aplausos em sua homenagem e me orgulho de sua amizade.
Também não posso me esquecer de agradecer o seu fidelíssimo apoio sempre dedicado ao meu sítio cultural, principalmente ao prestigiar com assiduidade as  páginas que escrevo. Isso tanto no Focus, na Coluna Cultura do Jornal Santa Rosa e agora recentemente na coluna Focus Cultural no Portal Sem Fronteiras. Sinto-me orgulhoso pelo seu acesso. Que Deus lhe conceda vida longa, com paz e muita saúde, e que seus caminhos sejam sempre iluminados com a luz divina para que jamais se apague o brilho que vem de você, grande mulher, dona de personalidade exemplar, digna de muito respeito e admiração!!!
 
 
Alberto Araújo
editor e colunista
Niterói (RJ), outubro de 2015.
 
 

***********************************

 

 
Alberto Araújo e Marcia Pessanha
No Istituto Italiano di Cultura - 17 de junho de 2015.
(Ocasião quando a professora presidiu a minha posse na ANL)
 
 
 
 
 
HOMENAGEM DOS BLOGS E JORNAL QUE ESCREVO:
 
FOCUS PORTAL CULTURAL
COLUNA FOCUS CULTURAL NO PORTAL SEM FRONTEIRAS
E DA COLUNA CULTURA DO JORNAL SANTA ROSA
 
 
 
 
COMENTÁRIOS DE PERSONALIDADES AMIGAS
DO FOCUS PORTAL CULTURAL
 
 
 
 
Bela carta de Alberto Araújo. Eu sou a Fã Nº 1 de Márcia Pessanha, por quem nutro a maior admiração e carinho. Tive a honra de ser saudada por ela por ocasião de minha posse na Academia Niteroiense de Letras, em 29 de agosto de agosto de 2007, na Cadeira Nº 38, patronímica de Raul de Leoni. E tenho acompanhado a atuação dela nas Academias de Letras: Guanabarina, da qual foi presidente, Niteroiense, também presidente, Fluminense de Letras, da qual é secretária, Cenáculo Fluminense de Letras, sempre com a maior dedicação e o maior brilho. Parabéns, Márcia. Votei em você e tinha que ser você mesmo. Estaremos presentes para abraçá-la em dezembro deste ano.
Neide Barros Rêgo.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Neide Barros Rêgo
é escritora e Intelectual do Ano 2010.
 
****************************************
 
 

Márcia é realmente merecedora do título. Estou muito feliz pelo olhar atento dos organizadores do evento para a figura exemplar de nossa querida Márcia. Salve Ela!
Belvedere.


 
 
 
 
Belvedere Bruno
é escritora e jornalista.
 
 

*********************************
 
 
 
Alberto, felicito-o pelo trabalho cultural que vem exercendo. Com relação ao merecido título conferido a Márcia Pessanha, externo o meu sentimento de entusiasmo, principalmente por ter sido uma escolha referendada pelas entidades culturais de Niterói.
Aldo.
 

 
 
 
 

 
 
Aldo Pessanha
Membro do Cenáculo
e comunicador cultural.

 ************************************************* 
Alberto Araújo! Siga, siga, siga sempre comentando o que merece ser comentado. É justo! Márcia merece e você o poeta de sensibilidade esculpida na delicadeza que faz da vida, soube se tornar um escultor e esculpir com argila, prata, ouro um trono para Márcia Pessanha reinar com a coroa da inteligência, sabedoria e sempre buscando a visão profunda da natureza do homem. Parabéns,e o meu carinho.
Angela Gemesio.
 
 
 
 
 
Angela Gemesio
é atriz, escritora e acadêmica.


 

************************************* 
 
 

Profª e Drª Márcia Pessanha
Há muito tempo esperava ver o seu nome como a intelectual do ano. Merecidamente!  Você transborda sabedoria no falar, no escrever, nos relacionamentos, expondo suas ideias criativas e construtivas, beneficiando a todos.  Você é ótima! Parabéns!!!!
Dionilce.
 

 
 
 
 
 
 
Dionilce Faria
é filóloga, escritora e acadêmica.

 
 
****************************************
 
 
Márcia Maria de Jesus Pessanha Intelectual do Ano!
 
En hora buena, ha llegado!  Momento de realizações consolidadas pela dedicação, competência e trabalho; pela coerência e serenidade do passo a passo, do dia a dia... Marcia, que suas Bênçãos possam, sempre, se desdobrar em favor dos seus amados familiares, de si própria e do próximo.  
Aplausos pelo merecido reconhecimento do Título!  
Muchas bendiciones!
"...Que o calor do sol aqueça o seu coração/ ...Que a luz da lua inspire e ilumine a sua trajetória..."(Frases de oração irlandesa).
Com fraterno abraço, celebremos! 
 
P.S.:  Parabéns Alberto! Parabéns pela bonita e inspirada página-carta escrita e postada por você no FOCUS, em homenagem à Márcia.
Parabéns pelo trabalho altruísta, grandioso, fraterno.  
Infinitas Bênçãos!  
Infinita Luz!   
"Mucho éxito" !  
 
Abraço da Liane.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Liane Arêa
é escritora e acadêmica
 
 
***************************************************

Um comentário:

  1. Marcia é realmente merecedora do título. Estou muito feliz pelo olhar atento dos organizadores do evento para a figura exemplar de nossa querida Marcia. Salve Ela!

    ResponderExcluir